Ao começar a cultivar qualquer planta, é sempre melhor ouvir os conselhos de jardineiros experientes, especialmente quando se trata de plantas comuns como batatas, cebolas e tomates. Os segredos do cultivo não se resumem apenas a fertilizar e regar. É preciso saber a melhor época para plantar e obter cebolas como as da foto, como escolher o local ideal para o plantio e quais culturas podem ser plantadas depois. Antes de plantar suas primeiras cebolas de inverno, é recomendável pesquisar todas as informações necessárias.
Noções básicas da teoria
Aqueles que cultivam lavouras agrícolas e possuem o conhecimento científico necessário para tal estão bem familiarizados com o conceito de rotação de culturas. Originalmente conhecido como "multi-campo" (multicultura), refere-se à alternância adequada de culturas em uma determinada área de terra.
Até mesmo os cultivadores de hortaliças iniciantes sabem que, se você plantar ervas e vegetais no mesmo local por 2 a 3 anos, não pode esperar uma boa colheita, por mais ideais que sejam todas as outras condições.
Você também pode se interessar por:O problema é que certas culturas requerem um conjunto específico de micronutrientes presentes no solo. A cada ano, a deficiência desses nutrientes aumenta, enquanto o acúmulo de outros, liberados pelo sistema radicular, também aumenta. A rotação de culturas adequada permite que novas culturas utilizem o que faltou às anteriores e reabasteçam os nutrientes ausentes no solo com seus próprios produtos.
Há outro fator importante: as pragas que conseguem sobreviver ao inverno no solo, apesar do tratamento mais rigoroso, despertam na primavera e encontram as plantações prontas para serem destruídas. Se você plantar cebolas no mesmo local durante o inverno, corre o risco de perder a colheita antes que ela amadureça completamente. Isso pode ser evitado com segurança se você souber quais plantas não representam uma ameaça potencial aos bulbos e às folhas.
As principais vantagens de uma abordagem científica e da utilização dos princípios da rotação de culturas permitem melhorias significativas em apenas 12 meses. Ao plantar cebolas no outono, após culturas predecessoras cuidadosamente selecionadas, é possível alcançar diversos efeitos benéficos:
- Melhorar a higroscopicidade e a permeabilidade do solo à água para o plantio e alcançar a máxima absorção dos fertilizantes aplicados previamente;
- Utilizando depósitos deixados por outras culturas e criando um obstáculo ao seu crescimento em benefício de hortaliças recém-plantadas;
- Restauração da microflora e otimização do processo de recuperação de solos degradados;
- O cultivo de hortaliças permite o pleno aproveitamento do solo disponível, obtendo cabeças de cebola grandes e saudáveis durante o período de colheita.
Você também pode se interessar por:Precursores recomendados e proibidos
A opção ideal, mencionada em todas as publicações sobre o tema de quais culturas são as melhores para plantar após qualquer hortaliça, incluindo cebolas, em qualquer época favorável, é a adubação verde. Não é por acaso que são chamadas de adubos verdes.
Após a adubação verde, o plantio de cebolas resultará em uma boa colheita. As culturas para adubação verde incluem leguminosas (ervilhaca, ervilha, grão-de-bico, lentilha, feijão e soja), além de trevo, esparceta, culturas de inverno e plantas crucíferas (rabanete, mostarda e colza).
Agrônomos profissionais recomendam trigo sarraceno, tremoço, alfafa, trigo e centeio, que podem ser semeados em grandes áreas, proporcionando o dobro dos benefícios e uma nova colheita abundante. Isso também criará um grande suprimento de fertilizante natural para o manejo subsequente do campo.
Na verdade, a lista de plantas ornamentais que podem proporcionar benefícios duplos é muito mais longa. Elas podem ser plantadas entre canteiros de hortaliças ou em solos severamente empobrecidos, reservados para recuperação e temporariamente deixados sem semeadura.
Os benefícios da adubação verde são inegáveis e comprovados por anos de prática. Antes de plantar cebolas no outono, é importante analisar as condições do solo na área escolhida. O planejamento a longo prazo não exige muito tempo, mas produz excelentes resultados.
Você também pode se interessar por:Biomassa do solo, húmus formado e aumento da atividade e do conteúdo da microflora do solo são apenas alguns dos benefícios que advêm do plantio dessas culturas. Listá-los todos levaria bastante tempo, já que mais de 400 plantas se enquadram nessa categoria, então você sempre pode escolher as mais adequadas como precursoras da cebola de inverno.
É igualmente importante lembrar quais culturas de hortaliças podem ser plantadas depois das cebolas de inverno: elas prosperam em solos danificados por plantações de tomate, repolho, pepino e alface. Embora não seja recomendado, geralmente é possível plantá-las depois das batatas, caso estas não tenham sido afetadas por pragas, embora isso raramente aconteça.
O processo de aterrissagem
Após o preparo do solo para o plantio, é necessário fertilizá-lo. As cebolas prosperam em solo fértil, e as cebolas de inverno, em especial, precisam de nutrientes para sobreviver às condições climáticas adversas do inverno. Jardineiros experientes costumam aplicar fertilizantes potássicos, superfosfatos e composto orgânico e, para maior segurança, polvilham os futuros canteiros com cinzas de madeira. O processo em si é bastante simples.
Valas rasas são cavadas no solo (uma profundidade de 5 centímetros é suficiente). Cada canteiro é espaçado de 15 a 20 cm do anterior.
Os bulbos de cebola preparados e secos (com diâmetro de 1 a 3 cm), dispostos a uma distância de 5 a 7 cm, são cobertos com uma camada de terra seca e solta.
Você também pode se interessar por:
A rega não é necessária, mas se não chover durante 10 dias, pode regar, mas pouco.
Antes da geada, os canteiros são cobertos com ramos de abeto ou agulhas de pinheiro. Folhas secas podem ser usadas para esse fim, mas não é recomendável devido ao potencial risco de pragas hibernarem nelas.
O preparo das sementes é diferente se você estiver plantando chalotas em vez das cebolas comuns: em vez de secar as sementes, corte os talos e deixe-os de molho em água bem quente por 24 horas. Se você estiver cultivando batun (cebolas-choronas) para obter verduras ricas em vitaminas na primavera, não precisará se preocupar com isso — basta secar as sementes e plantá-las de acordo com as instruções acima.

Dias favoráveis para o plantio de cebolas no inverno de 2021, de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de mudas de cebola em 2021, de acordo com as fases da lua e considerando as regiões.
Qual é a melhor época para plantar cebolas ao ar livre em 2021, de acordo com o calendário lunar?
Datas de colheita das cebolas plantadas para armazenamento de inverno em 2020, de acordo com a lua.