Os exuberantes botões rosados encantam e cativam o olhar durante todo o verão. Para garantir que a flor cresça saudável e bonita, ela requer cuidados ao longo do ano. Um ponto importante é estacas de rosas no outono Em casa. Este procedimento não levará muito tempo, mas lhe dará a oportunidade de cultivar lindas flores em casa.
Os benefícios das estacas de outono
Para cultivar novas roseiras a partir de estacas, o ideal é esperar até o outono. A época mais adequada para esse procedimento é do final de outubro ao início de novembro. Em regiões com clima frio, o preparo para a propagação deve ser adiado para setembro ou início de outubro. As estacas têm algumas vantagens. Em comparação com as vacinas:

- Esses arbustos são mais fáceis de cuidar porque não desenvolvem raízes em excesso;
- As roseiras obtidas por estacas resistem melhor aos invernos rigorosos e podem recuperar de um botão dormente mesmo com geadas significativas;
- O material de plantio pode ser obtido de qualquer roseira.
Algoritmo passo a passo
Se o jardineiro fizer tudo corretamente, depois de algum tempo a estaca desenvolverá raízes fortes e saudáveis. Uma planta totalmente florida surgirá após dois anos. Propagação de rosas por estacas no outono em casa. é realizado em várias etapas:

- Selecione brotos para o plantio. Eles devem estar bem maduros, brilhantes e saudáveis. A espessura deve ser de aproximadamente 5 mm. Brotos verdes muito crescidos não são adequados para propagação. A superfície deve estar livre de manchas ou danos.
- Cada broto é dividido em várias seções de 10 a 15 cm. Cada seção deve ter de 3 a 4 gemas bem desenvolvidas. Na parte superior, faça um corte reto, de 2 a 3 cm acima da gema superior, e na parte inferior, faça um corte diagonal. Apare as extremidades com uma ferramenta bem afiada. Antes de começar, esterilize a faca com álcool etílico ou água fervente.
- As folhas inferiores das estacas são removidas e as folhas superiores são aparadas, deixando-se apenas metades. Isso protegerá as estacas do apodrecimento ou ressecamento. Com o mesmo propósito, todos os espinhos são removidos do broto.
- O material de plantio resultante pode ser armazenado por algum tempo antes do replantio. Para isso, embrulhe as pontas inferiores em jornal e coloque os brotos em um saco plástico. Periodicamente, umedeça levemente os brotos.
- No dia do plantio, encha o recipiente com uma solução rosa fraca de permanganato de potássio e mergulhe as extremidades das estacas durante todo o dia.
- Coloque as estacas no solo em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Elas devem ser plantadas a uma profundidade máxima de 10 cm. Uma gema deve ficar enterrada e a outra acima da superfície.
- Os recipientes com material de plantio podem ser cobertos com filme plástico para manter um nível de umidade adequado.
Método alternativo
Alguns jardineiros preferem outros métodos de propagação de rosas As estacas são retiradas no outono. Os brotos são colocados em água fervida e fria, que é trocada a cada dois dias. As estacas permanecem nessa condição por 15 dias. Durante esse período, uma bolinha esbranquiçada deve se formar na ponta do broto — este é o embrião da futura raiz. Você pode transplantar as estacas para o solo nessa fase ou mantê-las na água por mais uma semana para permitir que as raízes se desenvolvam completamente. No entanto, esse método de enraizamento tem algumas desvantagens — na água, as raízes não recebem oxigênio suficiente e podem começar a apodrecer.

Durante os dois primeiros anos, é necessário remover todas as folhas e botões que surgirem na muda. Caso contrário, a roseira desperdiçará toda a sua energia neles e não conseguirá desenvolver um bom sistema radicular. O resultado é uma planta com raízes pouco desenvolvidas. mudas Ela precisa de rega regular e ventilação adequada. Assim que as raízes estiverem fortes, a roseira poderá ser transplantada para o vaso definitivo.
Armazenamento de inverno

Recebido no outono As estacas podem ser guardadas. Até a primavera. Para garantir que a planta sobreviva às geadas de inverno, cave um pequeno buraco no solo, com cerca de 15 cm de profundidade. O fundo do buraco deve ser isolado; um pano de algodão é o ideal. Coloque as mudas sobre o pano, distribuindo-as uniformemente. Remova todas as folhas. Cubra todos os ramos com o mesmo pano e adicione uma fina camada de terra por cima.
Para encontrar brotos escondidos na primavera, você pode fincar estacas de madeira ou hastes de metal ao redor das bordas da cova. Na primavera, desenterre a cova e inspecione os brotos rosados. As pontas das plantas já estabelecidas desenvolverão calos — pequenos crescimentos brancos com raízes. Essas mudas devem ser transplantadas imediatamente para o solo em um local definitivo ou para uma caixa de mudas.
Plantio no outono
As estacas resultantes podem ser deixadas até a primavera, mas propagam-se em solo protegido no outono.Para isso, utilizam-se vasos ou caixas especiais chamadas caixas de mudas. Com esse método de plantio, as primeiras raízes começam a se formar em apenas 14 dias. Após cerca de mais duas semanas, a muda estará firmemente enraizada no solo em seu local definitivo. Depois disso, as mudas de rosa devem ser transferidas para um local fresco e escuro, onde permanecerão até a primavera.

Durante o outono e o inverno, o solo nos vasos deve ser regado e afofado periodicamente. Na primavera, quando o solo do jardim estiver suficientemente aquecido, as mudas podem ser plantadas em um substrato nutritivo. Este substrato é preparado com uma mistura de grama, húmus de folhas e areia. Para melhorar a aeração do solo, pode-se adicionar uma pequena quantidade de perlita ao substrato. A mistura de solo preparada deve ser previamente umedecida com uma solução de permanganato de potássio para eliminar patógenos.
O buraco deve ser ligeiramente menos raso que o comprimento do broto. Coloque a muda no buraco e regue. Após o plantio, preencha o buraco com terra e cubra com 3 cm de areia. Isso evitará o acúmulo de umidade no sistema radicular.
Algumas sutilezas
Para cultivar rosas com sucesso a partir de estacas no outono, é importante conhecer e seguir algumas dicas. Isso ajudará a acelerar o crescimento durante o outono e o inverno e a prevenir doenças. As regras para preparar o material são as seguintes:

- O ideal é obter brotos para fazer estacas a partir de flores rosas durante a poda de arbustos antigos.
- As rosas são plantas que não prosperam em todos os tipos de solo. Solos ácidos e solos com alto teor de argila são inadequados. Para o plantio em vasos e em campo aberto, prepare uma mistura de húmus, turfa e areia de rio.
- Antes do plantio, o solo deve ser desinfetado.
- À medida que a camada superficial do solo seca, precisa ser umedecida.
- O filme plástico ou o frasco de plástico devem ser removidos periodicamente da estaca para ventilar a planta.
Enraizamento usando diferentes métodos
Existe outra, incomum, mas eficaz. método de enraizamento de estacas em tubérculos de batataO preparo da estaca segue o procedimento padrão. Primeiro, ela é imersa em uma solução fraca de permanganato de potássio e, em seguida, por 12 horas, em uma mistura de partes iguais de suco de babosa e água limpa. Após esse período, a estaca é retirada e inserida no tubérculo da batata. A batata e seu broto são colocados em um vaso preenchido com 2/3 de substrato rico em nutrientes. O solo é abundantemente regado com uma solução concentrada de permanganato de potássio e a batata é levemente coberta com terra.

Para aqueles que desejam desfrutar novamente da beleza desvanecida. rosas de um buquêVocê pode fazer estacas e cultivar um arbusto jovem. Para isso, prepare as estacas a partir do caule da roseira da maneira usual. As estacas resultantes podem ser enraizadas em vasos de flores. Isso pode ser feito em qualquer época do ano. Em vez de vasos com terra, você pode usar sacos plásticos preenchidos com turfa fibrosa ou musgo. O substrato deve ser generosamente umedecido com uma mistura de água limpa e suco de babosa na proporção de 9:1.
Os sacos contendo as mudas são levemente inflados, amarrados e pendurados em uma janela. O aumento da umidade cria um efeito estufa no interior, o que estimula a rápida formação de raízes. A umidade do ar e do solo deve ser mantida constante. Para garantir que a planta desenvolva raízes fortes e saudáveis, as folhas e os brotos novos devem ser podados antes do transplante da roseira para o exterior na primavera.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?