Existem muitas receitas para fazer fertilizante de levedura para plantas. Os fertilizantes orgânicos voltaram a estar na moda recentemente, embora tenha havido uma época em que os jardineiros preferiam os químicos aos naturais.
Fertilizantes naturais comumente usados para plantas de jardim e de interior incluem esterco, excrementos de pássaros, aparas de madeira e turfa. Muitas propriedades possuem uma composteira dedicada, onde restos de plantas e frutas são coletados para permitir que o processo natural de decomposição produza fertilizante. Esterco de galinha e esterco bovino são geralmente diluídos em água. Esses fertilizantes podem ser usados para nutrir tomates, berinjelas, árvores e arbustos.
Outra excelente opção para adubação natural de plantas é o alimento de levedura, cuja receita pode ser vista no vídeo ou encontrada mais adiante no texto deste material.
Pode ser uma grande surpresa para alguns saber que o fermento culinário pode ser usado como fertilizante para plantas. O fermento pode ser comprado por um preço muito baixo em qualquer loja; geralmente é vendido até mesmo no caixa. Mas como usá-lo como fertilizante?
Não há dúvida de que a levedura Os fertilizantes beneficiarão as plantas.Este produto contém diversos nutrientes, incluindo aminoácidos e microelementos. Aumenta a resistência das plantas, acelera o crescimento e melhora a formação das raízes. Enriquece o solo com elementos essenciais como nitrogênio, potássio e fósforo. Acelera também o processo de reciclagem da matéria orgânica, permitindo que as plantas cresçam e se desenvolvam normalmente.
Receitas de culinária
Existem diversas maneiras comuns de preparar fertilizante usando este produto. Tudo depende se o fermento utilizado é fresco ou seco. Alternativamente, a receita pode ou não incluir fermento natural de trigo. É importante manter as proporções corretas para obter a composição final adequada. O fermento deve sempre ser dissolvido em água morna, e o ideal é aplicar este fertilizante em solo aquecido.
Receita nº 1
Dissolva 10 gramas de fermento biológico seco e 5 colheres de sopa de açúcar comum em 10 litros de água. Isso iniciará o processo de fermentação. Para enriquecer o fertilizante, você pode adicionar um pouco de cinzas de madeira e esterco de galinha (cerca de 500 gramas de cada). Deixe em infusão por duas horas. Em seguida, dilua essa solução na proporção de 1:10 com água comum e regue as plantas.
Dica! Este fertilizante deve ser aplicado, preferencialmente, não diretamente no tronco, mas sim regando a terra ao redor do tronco ou caule da planta.
Receita nº 2
Se você adicionar um quilo de fermento biológico fresco a cinco litros de água, poderá preparar uma segunda opção de fertilizante. Após duas horas, quando as substâncias tiverem reagido, dilua a mistura em água na proporção de um para um e regue o solo com o fertilizante.
Receita nº 3
Para cada quilo de grãos de trigo, adicione água suficiente para cobri-los. Os grãos devem inchar em 24 horas e brotos jovens começarão a aparecer. Triture-os usando um liquidificador ou um moedor de carne. Adicione cinco colheres de sopa de açúcar e um pouco de farinha.
Este fertilizante deve ter a consistência de creme de leite espesso. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por 15 minutos e deixe esfriar. Como você pode ver, a receita não inclui fermento, mas a composição nutricional e a eficácia do fertilizante serão as mesmas dos dois primeiros métodos.
Em que casos se aplica?
A maioria das espécies de plantas responde bem ao fertilizante de levedura. No entanto, esse fertilizante é mais indicado para plantas que precisam desenvolver um sistema radicular forte ou promover uma frutificação vigorosa e abundante.
Para quais plantas é melhor usar fertilizantes de levedura:
1. Tomates e pimentões, berinjelas, pepinos e feijões.
2. Culturas de raízes, como rabanetes ou cenouras, quando se precisa desenvolver frutos grandes e também obter uma colheita precoce.
3. Para girassóis, para acelerar o amadurecimento.
4. O fertilizante também é adequado para o cultivo de melões (se usado corretamente).
5. Este produto acelerará perfeitamente o crescimento das mudas. Aplique o fertilizante uma semana após o plantio das sementes no solo; isso promoverá o rápido desenvolvimento de raízes fortes.
6. Para plantas de interior, flores em canteiros abertos.
7. Árvores e arbustos frutíferos.
Importante! Fertilizantes à base de levedura não são adequados para batatas, alho e cebolas. Isso porque esses frutos ficarão muito moles e não se conservarão bem. fertilizantes químicos para plantações de jardim.
Observe que o uso constante desse tipo de fertilizante pode causar a perda significativa de potássio e cálcio do solo. Portanto, é sempre necessário adicionar cascas de ovo ou cinzas de madeira ao solo. Duas a três aplicações de fertilizante de levedura por estação são suficientes para obter os melhores resultados.
O fertilizante de levedura e suas receitas são bastante simples. O resultado é um produto natural perfeito para uma ampla variedade de hortaliças, plantas de interior, árvores frutíferas e arbustos.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes