Produtos químicos e remédios caseiros são usados para nutrir e tratar pepinos. O soro do leite, o líquido residual da produção de kefir ou queijo cottage, é uma opção popular. Este produto alimentar é utilizado como fertilizante, para proteção contra pragas, tanto isoladamente quanto em formulações multicomponentes. É mais eficaz em condições de alta umidade.
Propriedades benéficas dos produtos lácteos fermentados
Ao regar pepinos com soro de leite, o ideal é usar um produto fresco. Sua composição vitamínica e mineral inclui cálcio, potássio, fósforo, magnésio, manganês, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Contém também ácidos orgânicos e leveduras que inibem o crescimento de diversos esporos patogênicos. As bactérias do ácido lático também aceleram a decomposição e a absorção da matéria orgânica, enriquecendo e oxigenando o solo.
Processamento de pepinos com soro de leite:
- Estimula o desenvolvimento, o que é benéfico para o crescimento e formação dos ovários;
- aumenta a disponibilidade de fertilizantes nitrogenados para as plantas;
- inibe o desenvolvimento da podridão;
- Destrói pragas de insetos.
Utilizando produto lácteo fermentado natural para Ao tratar mudas ou plantas transplantadas em campo aberto, é importante considerar o efeito a curto prazo. A chuva e a irrigação removem o soro, exigindo fertilização e irrigação repetidas. Isso pode ser dispendioso.
Você também pode se interessar por:Soluções de soro e métodos de aplicação
Ao utilizar soluções à base de produtos lácteos fermentados para alimentar pepinos Durante o período de crescimento ativo, a aplicação foliar é a mais utilizada. Durante a estação de crescimento, recomenda-se alternar com a aplicação no solo, enquanto durante a frutificação, é melhor limitar a aplicação à pulverização de soro ou pesticida.
A rega deve ser feita apenas de manhã ou à noite, evitando a luz solar direta. Utilize no máximo 0,5 litros de solução por planta para evitar a acidificação do solo. O canteiro deve ser bem umedecido previamente e as folhas devem ser borrifadas.
Do oídio
A doença é facilmente reconhecida pelo primeiro sinal: o aparecimento de uma camada branca, semelhante a pó, nas folhas. O soro para pepino deve ser aplicado nessa fase, sem esperar que a camada branca fique cinza e as folhas comecem a enrugar.
Tipos de soluções:
- Durante a fase ativa da doença e para prevenção. Também atua como agente de controle de pragas. Dilua na proporção de 1 litro de produto lácteo fermentado para 13 gotas de iodo. Para aumentar a eficácia e prolongar a época de crescimento, adicione algumas gotas de Fitosporina (leia as instruções antes de diluir o produto). O tratamento deve ser realizado uma vez a cada duas semanas.
- Após flutuações de temperatura, o tratamento de pepinos com soro de leite e iodo é ineficaz em condições de alta umidade e frio. Nesse caso, utilize um método diferente: 3 litros de produto lácteo fermentado: 7 litros de água: 1 colher de chá de sulfato de cobre.
- Primeiros Socorros. Durante a fase ativa da doença, recomenda-se pulverizar os pepinos com uma solução concentrada de soro de leite e iodo. O ideal é usar kefir fresco (com fungos láticos viáveis), pré-aquecido a 30°C. Dilua 0,5 litro de soro de leite com 10 gotas de iodo. Ao tratar as raízes, não dilua a solução; ao pulverizar a folhagem, adicione água na proporção de 1:10.
Você também pode se interessar por:É permitido usar uma solução feita com ingredientes naturais e industriais. A solução mais eficaz é:
- soro de leite - 3 l;
- Calda de açúcar - 200 g dissolvidos em 1 colher de sopa de água fervente;
- sabonete líquido - 40 g;
- Infusão de ervas, deixada em repouso por 7 dias, 2 litros (coar antes de usar);
- Jardim Saudável - 20 comprimidos;
- Ecoberin - 20 doses;
- EM - 30 ml.
Pulverize as videiras; o produto não é mais adequado para uso durante a fase de formação dos frutos. Todas as formulações são utilizadas tanto para mudas quanto para plantas em floração, mas deve-se dar preferência a arbustos já estabelecidos.
míldio
Sinais de danos: uma camada branca aparece apenas na parte inferior das folhas. À medida que a doença progride, manchas cor de ferrugem se desenvolvem e os caules perdem a turgidez. No início da doença, trate com uma mistura de 500 ml de produto lácteo fermentado, 25 g de ureia, 1 ml de verde brilhante e 1 litro de água. Recomenda-se três tratamentos preventivos: antes da floração, durante a frutificação e após o período de crescimento.
Para estimular a floração
O ingrediente ativo neste caso é o mel. Misture 1 xícara de cinzas, 5 colheres de sopa de mel e 10 gotas de iodo em 2 litros de produto lácteo fermentado. Deixe em infusão por 72 horas. Dilua com água na proporção de 1:10 e use para pulverizar e para imersão de sementes.
O cheiro adocicado atrai insetos. Para evitar infestações, coloque armadilhas. Você pode pendurar fitas adesivas para moscas ou pedaços de papelão embebidos em óleo de rícino ao redor do jardim.
Contra pragas
As formulações mais comuns são aquelas que contêm sabão de lavar roupa. Para tratar pepinos, dilua 1 litro de solução de leite em 5 litros de água e dissolva 50 g de sabão de lavar roupa ralado. Este último ingrediente cria uma película na superfície, permitindo reduzir o número de aplicações para uma vez a cada 10 dias. A frequência de aplicação é de três vezes por temporada.
Você pode fazer uma armadilha para traças-da-maçã, lagartas-enroladoras e outras lagartas. Vire uma garrafa de plástico com rolha de cabeça para baixo, corte o fundo, encha-a com 1/4 de um produto lácteo fermentado e enterre-a no chão. As pragas cairão e morrerão.
Elas ajudam a combater não só o míldio ou o oídio, mas também são usadas como medida preventiva contra sarna, ferrugem, manchas foliares e fusariose.
Fertilizante universal
O vídeo mostra como diluir a mistura e fertilizar pepinos em campo aberto. A água deve repousar por pelo menos 24 horas para que aqueça. Misture 2 litros de soro de leite com 10 gotas de iodo e 2 colheres de sopa de cinzas de madeira. A melhor forma de aplicar é nas raízes de plantas adultas, a 50 cm do caule principal. Para regar as folhas de pepino, dilua a mistura na proporção padrão de 1:10 com água. Esta mistura é bastante agressiva, por isso recomenda-se não exceder a dosagem recomendada. O uso excessivo pode causar ressecamento da folhagem, queda precoce das folhas e encurtamento do período de crescimento.
Composto
Os adubos orgânicos caseiros são seguros para crianças e animais. Mesmo que uma criança coma um pepino diretamente da horta sem lavá-lo, não haverá nenhum problema após a adição de adubo caseiro.
Métodos de preparo:
- Encha um recipiente de 20 litros com 2 a 3 litros de esterco de galinha, adicione 1 pacote (200 g) de fermento fresco, 1 xícara de açúcar e despeje o soro, preenchendo 2/3 do recipiente. Deixe fermentar por 2 a 3 semanas. Não é necessário tampar, mas é recomendável cobrir com um saco de malha para evitar que azede após a fermentação.
- Encha o recipiente com o líquido leitoso com ervas. Pode ser usado após 14 dias.
- Os produtores desenvolveram uma receita eficaz. Um recipiente de no mínimo 50 litros é utilizado para a produção. 0,7 kg de levedura viva é fermentada com 30-35 g de açúcar e deixada em repouso por 72 horas. Em seguida, a mistura é colocada em um barril, juntamente com 1-2 kg de esterco de galinha, 1 kg de areia, 300 g de cinzas de madeira, 0,5 l de soro de leite, 1 kg de turfa e 1/3 de um balde de composto preparado de acordo com a receita nº 1. Encha o barril até a borda com água e agite por uma semana.
- Outra receita de compostagem, para o mesmo volume, consiste em encher o recipiente com: 0,25 baldes de grama ou palha, 1 litro de turfa e 1 litro de esterco de vaca, 0,75 litros de geleia azeda, 100 g de pão preto amanhecido e 250 ml de soro de leite. Deixe descansar por 1 semana e meia.
Antes de aplicar o fertilizante, ele deve ser diluído na proporção de 1:10.
Processamento em estufa
Pode ser usado em estufas. As composições utilizadas são as mesmas que em campo aberto, mas as condições específicas de cultivo devem ser levadas em consideração. Em ambientes fechados, mantém-se um microclima constante e o solo não é completamente renovado, portanto, se as recomendações para o preparo de produtos medicinais não forem seguidas, pode ocorrer acidificação. Para evitar isso, recomenda-se a pré-irrigação antes da aplicação do fertilizante.
A concentração da solução é reduzida em 50% em comparação com o solo aberto. Isso significa que, enquanto a diluição recomendada para rega de canteiros é de 1:10, em estufas a proporção é de 1:20. Antes de aplicar o fertilizante, regue com uma mangueira, deixe agir por 3 a 5 minutos e, em seguida, aplique o fertilizante com um regador de bico longo. Transplante os pepinos para estufas pela manhã para garantir uma ventilação adequada. As temperaturas caem à noite, portanto, não é recomendável deixar as janelas da estufa abertas por longos períodos.
Cuidado - soro!
Os métodos descritos acima para tratar e curar pepinos são seguros para pessoas e animais de estimação. Os pepinos podem ser consumidos com casca em até um dia após os tratamentos preventivos e curativos; basta enxaguá-los. No entanto, é importante lembrar que a sobredosagem pode afetar negativamente o desenvolvimento do pepino. Considere não apenas o potencial de acidificação do solo, mas também o risco de danificar as folhas ou os caules ao pulverizar sob luz solar direta.
Caso permaneça uma película de sabão na fruta, esfregue a superfície com uma escova. No entanto, não é recomendável tratar a fruta com uma solução contendo agentes de adesão nem reduzir a frequência do tratamento durante a frutificação.
O ideal é deixar a água usada para diluir as misturas decantar. De preferência, deixe-a ao sol para aquecer, mas uma estufa também serve. Evite lavar as mãos com a mistura preparada após o trabalho no jardim, pois isso pode introduzir esporos de fungos. Como todos os produtos são usados após o preparo, a eficácia do tratamento será reduzida. A viabilidade de microrganismos patogênicos na planta é favorecida pela introdução adicional de flora patogênica.
O ideal é preparar seu próprio soro de leite. O soro de leite comprado em lojas é pasteurizado antes da venda, eliminando praticamente todas as bactérias láticas vivas. Além disso, os produtos industrializados costumam conter conservantes. Os benefícios de um produto assim são mínimos.
Ao pulverizar, ajuste o bico para produzir uma névoa de água. Coe o líquido para evitar o entupimento do pulverizador. Isso garante uma cobertura uniforme de todas as partes da planta, evitando gotejamento ou acúmulo de água nos entrenós. Aplique a solução em ambos os lados das folhas e em um raio de 50 cm ao redor da planta. Se adicionar composto orgânico, espalhe-o com uma pá ou durante a rega regular, a 50 cm do caule. Aplique três vezes por estação para tratamento preventivo e uma vez a cada 10-14 dias para tratamento curativo.
Avaliações
Elena, 21 anos, Yaroslavl:
Sou uma jardineira inexperiente e tive que cuidar dos pepinos inesperadamente quando minha mãe saiu de férias. Quando as folhas começaram a ficar brancas, um vizinho sugeriu borrifá-las com um produto químico. Fiz isso, sem diluir o soro. Milagre! As plantas sobreviveram e meus pais ficaram felizes.
Olga Valentinovna, 56 anos, Kaliningrado:
Não gostei de nenhum dos métodos que meus vizinhos recomendaram. Uma vez tentei usar leite para tratar minhas plantas, mas em vez de uma camada branca nas folhas, acabei com uma infestação de insetos. Tive que recorrer a produtos químicos.
Vitaly Vladimirovich, 72 anos, p. Kalinovka:
Meus vizinhos me disseram que eu estava gastando muito dinheiro com fertilizante. Regue meus canteiros de pepino com soro de leite, iodo e mel; eles crescerão muito melhor e você terá uma colheita maior. Eu ouvi o conselho e fiquei muito satisfeita.
Irina, 32 anos, Orel:
Sou uma jardineira preguiçosa. Vejo meus vizinhos enterrando os canteiros, então decidi tentar compostagem com soro de leite. Os resultados foram incríveis, mesmo não aplicando a cada duas semanas como recomendado, mas apenas duas vezes durante o verão. No ano que vem, farei mais do meu próprio fertilizante.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas