Variedades de tomate ultraprecoces resistentes a doenças e geadas.

Tomates

A produtividade do tomate depende diretamente de diversos fatores. Entre eles, estão a variedade da semente, a qualidade da semente, as condições de cultivo das mudas, as condições de crescimento da planta de tomate (estufa ou campo aberto), a irrigação, a fertilização, os tratamentos, a resistência do tomateiro a diversas infecções e a composição do solo.

A base para a futura colheita começa na compra das sementes. Nenhuma variedade de tomate é 100% resistente à requeima e outras doenças fúngicas. Não confie na publicidade chamativa sobre a resistência absoluta de um novo super híbrido. No entanto, algumas variedades de tomate são mais resistentes a intempéries do que outras.

Variedades precoces de tomate

Jardineiros cultivam tomates para consumo fresco, picles, saladas e conservas. Variedades precoces e superprecoces são boas porque produzem sua colheita principal antes da chegada da requeima. Estufas são úmidas e quentes. O microclima é ideal para o crescimento e frutificação do tomate. No entanto, também é favorável a bilhões de bactérias e vírus. Portanto, para obter uma grande quantidade de tomates em estufas em regiões com práticas agrícolas extensivas, jardineiros profissionais:

  • Realizar tratamentos preventivos em estufas contra doenças no início e no final da temporada;
  • Selecione as variedades mais precoces adequadas para esta região;
  • Eles selecionam variedades que são mais resistentes à requeima e às flutuações de temperatura.
Atenção!
É importante lembrar que as variedades híbridas não podem ser colhidas para a obtenção de sementes. Novas sementes devem ser compradas a cada ano.

Firebird F1

Uma variedade híbrida desenvolvida na Sibéria para cultivo em estufa em climas rigorosos. Começa a frutificar de 3 a 3,5 meses após o plantio. O arbusto cresce de 60 a 90 cm, possui folhagem densa e necessita de suporte para tutoramento. É compacto, com 5 mudas por metro quadrado. Os tomates alaranjados pesam de 130 a 150 g e nascem em cachos de 7. Em ambientes internos, com os devidos cuidados, podem ser cultivados a partir de 1 mês de idade. arbusto Pássaro de Fogo Elas produzem até 13 kg de tomates.

Os tomates são cobertos por uma casca fina e têm um sabor único. A casca, resistente a rachaduras, contém poucas sementes. Os frutos são usados ​​principalmente em saladas e como acompanhamento, mas também são adequados para conservas e picles. Contêm altos níveis de betacaroteno e ácido ascórbico, tornando o suco de tomate laranja saboroso e nutritivo. Vantagens do híbrido:

  • Forma ovários mesmo em clima frio;
  • transportável;
  • é resistente ao mosaico do tabaco;
  • Pode ser armazenado por um longo período de tempo;
  • Não reage negativamente à falta de umidade no solo;
  • pouco exigente em relação às condições climáticas;
  • Você pode colher frutas maduras e verdes juntas.

Prima Donna F1

Este híbrido foi desenvolvido por meio de melhoramento seletivo por cientistas russos. Os primeiros tomates podem ser colhidos de 90 a 95 dias após o plantio. A planta cresce até 130 cm, possui um caule robusto coberto por cerdas finas e folhagem de porte médio. Os arbustos necessitam de suporte. Em estufas, cada arbusto produz 8 kg de tomates. Os frutos, que pesam até 120 g, são vermelhos, redondos e possuem uma protuberância na extremidade.

O tomate tem sabor agridoce, casca fina e não racha. A polpa é firme e carnuda. Os tomates são valiosos por seu alto valor nutricional, que se mantém mesmo após o cozimento. São melhores consumidos frescos ou em saladas. Também podem ser congelados, secos ou usados ​​para fazer sucos e pastas.

Vantagens:

  • transportável;
  • resistente à murcha de verticillium, alternaria, mosaico do tabaco;
  • amadurece rapidamente;
  • Possui um longo prazo de validade;
  • Dá frutos mesmo em condições climáticas desfavoráveis.
Atenção!
A variedade Prima Donna consegue frutificar antes do pico da requeima, que começa a se alastrar na segunda metade do verão.

Mikado

Das variedades antigas, as seguintes são conhecidas: Rosa MikadoDesenvolvida por produtores de Moscou, esta variedade atinge até 180 cm de altura. Requer tutoramento obrigatório; a planta deve ser conduzida em um único tronco, com a remoção dos ramos laterais. Começa a frutificar em 95 a 110 dias. Os frutos são rosados ​​e muito grandes, pesando até 350 g. No entanto, apenas os ramos inferiores produzem tomates desse tamanho. Quanto mais alto o cacho, menor o tomate. Adequada para saladas e consumo in natura. Os frutos rosados ​​são ligeiramente achatados e têm um sabor excelente. Uma planta produz cerca de 2 kg de tomates, e 1 metro quadrado rende cerca de 5 kg. Vantagens:

  • Possui frutos grandes;
  • Caracterizado pelo excelente sabor das frutas;
  • Em terrenos fechados, não é afetado pela requeima.

Imperfeições:

  • Em campo aberto, quando a requeima se alastra, a plantação é infectada imediatamente;
  • possui baixo rendimento;
  • É possível que a fruta rache.
Atenção!
A Mikado Pink é uma das melhores variedades precoces para fazer molhos.

Mesmo em zonas agrícolas de risco, jardineiros experientes conseguem cultivar boas colheitas de tomate. Isso requer variedades precoces e resistentes a doenças, capazes de frutificar em clima frio, solo protegido, cuidados adequados, incluindo rega, fertilização, remoção de rebentos laterais, tratamentos preventivos do solo e das plantas, e solo fértil.

variedades precoces de tomate
Comentários sobre o artigo: 3
  1. Anastasia

    Olá! Tenho interesse em muitas das variedades de tomate sobre as quais vocês fornecem informações. Mas onde posso comprar essas sementes? Moro na Letônia. É possível que elas sejam enviadas?

    Responder
    1. Irina

      Interessante...

      Responder
  2. Svetlana

    Cultivei a variedade Primadonna em estufa no ano passado. Gostei da variedade e tive uma boa colheita. No entanto, os frutos não têm o formato dos da foto deste artigo; são mais arredondados, também com uma ponta pequena, e maiores.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates