Preparar mudas para uma colheita abundante e ecologicamente correta requer espaço e condições favoráveis. Este vaso inteligente para compostagem resolve o problema do espaço limitado em parapeitos de janelas e varandas. Seu design não só permite o desenvolvimento de mudas fortes e resistentes, como também resolve o problema do descarte de resíduos orgânicos na propriedade.
O que é uma composteira?
O dispositivo é uma miniestufa instalada sobre uma composteira. A matéria orgânica em decomposição na composteira gera calor naturalmente. Uma camada de solo fértil é adicionada sobre o composto em decomposição, que é aquecido por baixo. Solo rico em nutrientes, temperaturas agradáveis do ar e do solo, e luz solar criam condições ideais para o crescimento das plantas.
A estrutura pode ser feita à mão com qualquer material disponível. A parte superior do berçário é montada a partir de uma estrutura revestida com polietileno ou carbonato alveolar. A parte inferior — a caixa — pode ser construída com:
- tábuas;
- chapa de ferro;
- ardósia;
- madeira compensada ou aglomerado;
- Plástico polimérico.
A parte inferior serve como área de armazenamento de matéria orgânica e consiste em uma estrutura revestida com os materiais mencionados anteriormente. É importante criar uma estrutura estável e confiável para a composteira, pois ela terá que suportar a pressão da matéria orgânica em suas paredes e o peso da estufa/viveiro.
Requisitos para os materiais
Na construção da parte inferior da composteira, os principais requisitos para os materiais e componentes são sua resistência e resistência à corrosão. A parte superior da composteira deve ser:
- hermeticamente fechado;
- fácil;
- com boa transmissão de luz;
- Fácil de manter.
Para maior comodidade no cultivo de mudas, foram instaladas unidades automáticas no viveiro de compostagem. sistemas de irrigação e ventilação.
Dimensões da estrutura
Para construir uma composteira/viveiro, você pode construir uma estrutura de qualquer tamanho. Considere os seguintes fatores:
- Não se deve construir uma composteira com mais de 70-100 cm de altura. O plantio em locais elevados dificulta a manutenção;
- O recipiente de compostagem não deve estar a menos de 50 cm do chão. Quanto mais altas as mudas estiverem em relação à superfície do solo, mais favoráveis serão as condições;
- Não é recomendável construir um viveiro grande. Um viveiro grande é difícil de manter. É melhor construir duas ou três estruturas menores.
A parte superior da composteira/viveiro pode ser dividida em compartimentos que podem ser abertos separadamente. Isso permite plantar diferentes variedades de culturas e criar condições ideais para cada uma. Por exemplo, você pode plantar um compartimento densamente com beterrabas e repolho, outro com tomates, que precisam de espaço e luz solar, e um terceiro com pepinos, que preferem alta umidade.
Vantagens e desvantagens do projeto
Uma composteira com canteiro para sementes é uma estrutura prática que pode ser instalada em um jardim. Suas vantagens incluem:
- É possível realizar o plantio precoce de mudas. Nas regiões do sul e na Rússia central, o plantio pode começar já no início de março. No norte da Europa, no Extremo Oriente, na Sibéria e nos Montes Urais, pode-se iniciar no início de abril.
- Compactação. Um único canteiro de mudas não é maior do que um canteiro de jardim comum. Você pode cultivar mudas para um jardim inteiro em uma única estrutura.
- Eficiência. O efeito estufa e a luz solar suficiente criam condições favoráveis para o rápido crescimento das plantas. Em um único viveiro, você cultivará mudas muito mais rápido do que em suas janelas em casa;
- Reciclagem orgânica. Você não só limpará seu jardim de galhos, folhas secas, aparas de grama, cascas e restos de comida, como também receberá um fertilizante valioso, completo e ecológico para seus canteiros;
- Facilidade no cuidado com as plantas. Você pode criar condições ideais de cultivo para cada cultura, criando um viveiro com compartimentos;
- Acessibilidade. Você pode montar a estrutura com qualquer material disponível ou comprá-los a baixo custo na loja;
- Fácil de montar. Você não precisa de nenhuma habilidade especial em carpintaria para construir esta estrutura. Basta construir uma armação resistente para a parte superior e inferior e revesti-la com materiais adequados.
- Tamanhos personalizados. Você decide o tamanho do quarto do bebê de acordo com suas necessidades;
- Instalar sistemas automatizados. Dispositivos simples de rega e ventilação pouparão tempo no cuidado das mudas e permitirão que você deixe a estrutura sem supervisão.
Se você não quer ou não pode cultivar mudas em casa e depois encontrar uma maneira de transportá-las para o seu jardim, construa um canteiro de compostagem inteligente. Isso garantirá que suas plantas recebam a quantidade máxima de nutrientes e luz suficiente. Você poderá plantar suas mudas assim que chegar o primeiro calor da primavera.
A única desvantagem de uma composteira é o tempo necessário para construí-la. Se você construir uma estrutura resistente, não precisará se preocupar com onde plantar as mudas da sua horta ou canteiro de flores pelas próximas 10 estações. Com os devidos cuidados, o dispositivo durará muito tempo.
Ferramentas e materiais
Um dos materiais mais confiáveis para estruturas é o perfil tubular de metal. Ele é altamente durável, resistente à umidade e às variações de temperatura, e suporta cargas pesadas. Você também pode construir uma estrutura de madeira. Lembre-se de que a matéria orgânica em decomposição ataca o metal ou a madeira. Portanto, é necessário garantir uma proteção eficaz dos materiais.
Um modelo prático para uma composteira é aquele com telhado de uma ou duas águas. Para a estrutura, utilize um tubo quadrado ou retangular, ou um bloco de madeira.
Por exemplo, para montar uma estrutura de telhado inclinado com vários compartimentos, é necessário:
- 28 m de perfil tubular ou bloco de madeira a partir do qual as peças devem ser feitas.
|
Número de elementos, unidades. |
Comprimento de cada segmento, m |
|
8 |
2 |
|
2 |
0,8 |
|
6 |
0,64 |
|
3 |
0,4 |
|
3 |
0,2 |
|
5 |
0,82 |
- Para cobrir a caixa de compostagem, você precisará de tábuas com pelo menos 1 cm de espessura. Para montar a caixa, você precisará de oito tábuas de 2 metros e oito tábuas de 0,8 metros para as paredes laterais.
- Para cobrir a parte superior do berçário, prepare placas de policarbonato alveolar com uma área total de pelo menos 4 metros quadrados. Corte as peças usando uma serra de arco ou tesoura.
|
Número de elementos, unidades. |
Dimensões da peça, m |
|
1 peça para a parede traseira longitudinal |
2,1 x 1,0 |
|
1 unidade para a tampa |
2,0 x 0,45 |
|
1 peça para a parede frontal longitudinal |
2,1 x 0,25 |
|
2 peças para costurar as extremidades em forma de trapézio. |
0,85 x 0,45 x 0,25 |
Se você planeja construir um berçário inteligente com compartimentos internos, faça as divisórias internas com policarbonato, madeira compensada ou outro material ligeiramente menor que as paredes laterais. Você pode cortar a tampa para que se ajuste ao número e tamanho dos compartimentos.
- Dobradiças para fechar a tampa - no mínimo 2 unidades para cada compartimento.
- Elementos de fixação – pregos, parafusos autoatarraxantes, parafusos com arruelas e juntas de borracha.
Para construir uma estrutura móvel, prepare quatro ou mais rodas, que devem ser fixadas na parte inferior da caixa. Para a construção, você precisará de uma serra de arco, um martelo ou chave de fenda, uma esmerilhadeira angular e uma trena.
Montando uma composteira
Antes de iniciar a construção, selecione um local onde você coletará resíduos orgânicos e cultivará as mudas. O ideal é escolher uma área protegida de correntes de ar e com iluminação adequada. Evite construir o viveiro próximo a residências, sob árvores ou perto de anexos. Certifique-se de que haja uma fonte de água próxima à estrutura.
A composteira/viveiro é montada na seguinte ordem:
- Montagem da estrutura para a composteira e miniestufa com telhado inclinado. Seções de tubos ou vigas de madeira são fixadas com cantoneiras, parafusos ou solda.
- Cobrir a caixa com tábuas ou outro material.
- Cubra o berçário com policarbonato ou polietileno. As laterais também podem ser completamente revestidas com placas, madeira compensada ou metal.
- Instalação de uma cobertura de policarbonato com dobradiças.
Construa a estrutura com bastante antecedência. Você pode construir uma composteira no outono ou no final do verão, enchê-la com resíduos orgânicos e deixá-la apodrecer até a primavera. Depois, quando o tempo esquentar, construa a parte superior — uma estufa.
Para um projeto com telhado de duas águas, você precisará construir paredes laterais em formato de pentágono, com uma longa travessa instalada no topo para suportar as tampas que abrem em ambos os lados. Para esse tipo de estrutura, você pode fazer a composteira/viveiro mais larga.
Composto e solo fértil
Qualquer material orgânico do seu jardim, horta ou casa pode ser usado como adubo. Isso inclui folhas, jornal, restos de comida, vegetais estragados, restos de alimentos, turfa e esterco. Todos os resíduos em decomposição podem ser compostados, e você pode espalhá-los nos canteiros após o plantio das mudas. O adubo é um fertilizante orgânico completo, rico em potássio, fósforo e nitrogênio. Evite compostar fezes de animais de estimação, papel brilhante e alimentos que contenham conservantes ou corantes.
Na primavera, após o derretimento da neve, é necessário adicionar solo fértil sobre o composto em decomposição. solo para mudasEm um recipiente grande, misture os seguintes ingredientes:
- 60% de terreno ajardinado;
- 5% de cinzas de madeira;
- 10% de turfa;
- 25% de esterco de vaca, estrume de cavalo ou excrementos de pássaros em decomposição.
Todos os ingredientes devem ser bem misturados e despejados em uma camada de pelo menos 10 a 15 cm de espessura. Isso é suficiente para que as mudas desenvolvam um sistema radicular forte e recebam nutrientes suficientes. SoloA área onde você irá semear será aquecida pela decomposição do composto no compartimento inferior.
Como cuidar e manter uma composteira
As mudas devem ser plantadas quando o clima estiver consistentemente quente. Antes da semeadura, recomenda-se tratar as sementes, deixando-as de molho em uma solução fungicida. Isso protegerá as plantas de doenças fúngicas posteriormente. plantio de mudas em campo aberto ou estufas.
As mudas precisam de rega e ventilação regulares. Se não for possível monitorá-las constantemente, instale sistemas automáticos. Para garantir que a composteira e as tampas da estufa se abram automaticamente para ventilação, instale um sensor de temperatura motorizado dentro da estrutura. Assim que a temperatura interna subir, o mecanismo de abertura das tampas será ativado.

Cada vez mais pessoas estão cuidando do meio ambiente, reciclando resíduos orgânicos por conta própria com a ajuda de minhocas e…
Para irrigação automática, instale um sistema usando gotejadores médicos padrão. Conecte uma mangueira a um reservatório de água posicionado próximo ao canteiro de mudas, em um canteiro elevado, e ligue os gotejadores. Abra um fluxo de água baixo. A água gotejada umedecerá o solo uniformemente e criará condições favoráveis ao crescimento das mudas.
Na composteira, você pode cultivar mudas fortes e saudáveis de qualquer variedade e espécie. Após o plantio, o dispositivo pode ser usado para colher salsa, cebola, alface e azedinha de forma rápida e ecológica. Durante o verão, você pode plantar pelo menos três tipos de hortaliças na estrutura para sua mesa. No outono, o composto orgânico pode ser transferido para os canteiros e uma nova porção de composto pode ser adicionada à composteira.
