Salada de carne de Tashkent: uma receita clássica
A salada de Tashkent é muito simples em sua composição; sua receita clássica consiste em apenas quatro ingredientes: carne cozida, rabanete, cebola e ovos cozidos. Variações podem ocorrer no corte, no molho e na forma de servir. Os rabanetes geralmente são cortados em tiras finas, mas se você quiser uma salada mais suculenta, é melhor ralá-los.
Você pode substituir o rabanete verde por rabanete daikon — ele não tem o sabor forte e amargo. Você também pode fazer a salada com rabanete preto, mas rale-o grosseiramente e esprema o suco primeiro, caso contrário a salada ficará amarga.
Em algumas receitas, os ovos não são misturados com os outros ingredientes, mas sim colocados fatiados em um prato. Quanto ao molho, tanto maionese quanto creme de leite, ou um molho feito com maionese e creme de leite, em qualquer proporção, são aceitáveis.
Ingredientes:
- Carne bovina cozida (vitela) – 200 g;
- daikon – 200 g;
- cebolas – 1 cebola grande;
- Ovos cozidos – 1 unidade por porção;
- óleo vegetal – 1,5 colheres de sopa;
- pimenta-do-reino preta – a gosto;
- Sal – a gosto;
- maionese – 2 colheres de sopa.
Como preparar salada Tashkent com carne
Descasque o daikon e rale-o em um ralador fino ou grosso (um ralador coreano serve para ralar bem).
Transfira o rabanete para uma saladeira ou tigela, adicione sal. Misture e deixe descansar por 10 a 15 minutos para liberar o suco. Não é necessário escorrer. Ao contrário do rabanete preto, o daikon não tem um sabor amargo forte nem um odor desagradável.
Nesta salada, a cebola é frita, mas não tanto quanto em um refogado. É importante não cozinhá-la demais, ou ela desenvolverá um sabor desagradável. Corte a cebola em tiras finas ou meias-luas.
Coloque a cebola no óleo aquecido. Refogue rapidamente até ficar translúcida ou levemente dourada, mas a cebola deve permanecer macia.
Adicione a cebola frita e o óleo ao rabanete. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora.
Cozinhe a carne bovina ou de vitela previamente (ou asse-a), deixe esfriar e corte em tiras não muito finas.
Após misturar o rabanete com a cebola e o azeite, adicione a carne fatiada. Delicadamente, com cuidado para não amassar a carne, misture a salada.
Tempere a salada com maionese. Use maionese caseira sempre que possível, mas se for usar maionese comprada pronta, escolha uma variedade espessa e com alto teor de gordura.
Misture a salada e distribua as porções nos pratos ou em saladeiras. Corte os ovos cozidos em quartos ou fatias. Decore com os ovos e ervas frescas e sirva. Bom apetite!

Salada em um minuto - uma salada incrível em apenas alguns minutos
Pãezinhos de repolho - eu os preparo todo fim de semana
A abóbora desidratada tem exatamente o mesmo gosto que a manga.