O que pode e o que não pode ser plantado perto de cebolas?

Cebola

Para aproveitar ao máximo o espaço da horta, alguns horticultores plantam cebolas junto com outras culturas no mesmo canteiro. Essa combinação nem sempre é bem-sucedida. Se as hortaliças se beneficiam mutuamente, plantá-las juntas cria condições favoráveis ​​para o crescimento da cebola. Isso protege a outra cultura de doenças e pragas. Caso contrário, as culturas vizinhas se prejudicam, esgotam rapidamente o solo e sufocam o crescimento.

Peculiaridades do cultivo de cebolas

Os produtores de hortaliças geralmente cultivam mudas de cebola. Elas toleram bem as variações climáticas e produzem uma boa colheita em temperaturas entre 16 e 18 graus Celsius. Para a germinação das sementes, temperaturas do solo de apenas 5 graus Celsius são suficientes. A hortaliça é resistente a infecções bacterianas e fúngicas. A única praga que representa uma ameaça é a mosca-da-cebola. Os nabos amadurecem rapidamente. O cuidado com a planta é simples e não exige muito tempo ou esforço.

O que pode e o que não pode ser plantado perto de cebolasEscolha uma área aberta e bem iluminada para plantar as mudas de cebola. O solo deve ser nutritivo e solto, com o mínimo de calcário possível. Se o solo for ácido, adicionar cinzas de madeira é benéfico, pois melhora a absorção de nutrientes.

Os bulbos de cebola não precisam de muita umidade para amadurecer rapidamente. Portanto, é preferível plantar o canteiro em um local mais alto para evitar que a água subterrânea atinja a superfície. Durante os estágios iniciais de desenvolvimento, os brotos podem sufocar as ervas daninhas. Por isso, é importante capinar os canteiros regularmente.

O local para o plantio das mudas de cebola é selecionado levando-se em consideração as necessidades de rotação de culturas. Culturas que deixam o solo rico em elementos benéficos são escolhidas como predecessoras. Solos com essas qualidades são obtidos após o plantio de repolho, abobrinha ou abóbora.

Importante!
Não plante mudas de cebola no mesmo local por vários anos seguidos. Deve haver um intervalo de pelo menos quatro anos entre os plantios. Caso contrário, pragas e patógenos se acumularão no solo.

A hortaliça cresce bem se o solo for fertilizado com húmus ou complexos minerais com alto teor de nitrogênio antes do plantio. Após um mês, é recomendável fertilizar com adubos potássicos e fosfatados. Para proteção contra doenças, é útil antes do plantio. plantar bulbos no solo Trate-os com uma solução rosada de permanganato de potássio e adicione um pouco de cinzas de madeira aos sulcos.

Vizinhos benéficos para cebolas

Quando cultivadas juntas, as mudas de cebola precisam de plantas vizinhas favoráveis ​​que lhes forneçam micronutrientes benéficos. Elas prosperam ao lado de muitas plantas e, às vezes, atuam como uma boa proteção contra pragas.

Plantar cenouras no mesmo canteiro que cebolas é uma boa ideia. As plantas se apoiam mutuamente, fornecendo nutrientes e protegendo-se contra pragas. O alho também pode ser plantado no canteiro adjacente. Ele também se dá bem com esses vegetais. No entanto, não devem ser plantados no mesmo canteiro.

Essas culturas requerem nutrientes semelhantes e preferem umidade. Consequentemente, essa proximidade leva ao rápido esgotamento do solo e à competição mútua, o que reduz significativamente a produtividade.

A beterraba prospera perto de bulbos. As raízes crescem mais e amadurecem mais rápido.

Os talos altos da cebolinha verde sombreiam os brotos de beterraba e os protegem da luz solar direta. Nessas condições, os brotos se estabelecem rapidamente e começam a crescer vigorosamente.

O que pode e o que não pode ser plantado perto de cebolasA cebola prospera quando plantada ao lado de brócolis ou couve-rábano. Esses membros da família das crucíferas preferem solo bem drenado. As cebolas também precisam de bastante água. No entanto, não é recomendável plantá-las juntas para evitar sombra.

Nabo, rabanete e tomate crescem bem sob a proteção das cebolas. O aroma das cebolas repele pragas. Pulgas e besouros-pulga são particularmente avessos ao cheiro de cebola. O endro pode ser plantado por perto. Essas plantas prosperam juntas e realçam as características umas das outras.

Os morangos crescem lindamente ao lado de bulbos. A hortaliça protege a safra de morangos da podridão e do ataque de pragas. As plantas enriquecem-se mutuamente com nutrientes. No entanto, com essa combinação, a rega deve ser limitada para evitar infecções.

Bairro neutro com cebolas

Cultivar hortaliças junto a certas culturas não produz interações benéficas. No entanto, essa prática não prejudica os bulbos de forma alguma. Portanto, se necessário, eles podem ser plantados juntos.

Os vizinhos neutros das cebolas serão:

  1. A abobrinha tem muito em comum com as cebolas. Com temperaturas diurnas consistentemente altas, elas toleram bem noites um pouco mais frias. Ambas as culturas exigem pouca manutenção. Rega moderada e capina regular são suficientes.
  2. A salsa e o coentro não interferem no crescimento da hortaliça. Eles exigem pouco nitrogênio, portanto os bulbos não sofrem com a deficiência desse nutriente. Por sua vez, a cebola repele insetos das folhas.
  3. Cultivar alface junto com outras plantas não é benéfico, mas também não é prejudicial. A cebola aromática repele pulgões. No entanto, ao plantar alface dessa maneira, deve-se ter cuidado para garantir que as folhas da alface não cresçam demais e sombreiem a planta vizinha.
Importante!
Ao planejar um plantio misto, escolha culturas que não necessitem de irrigação abundante. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes das cebolas.

vizinhos indesejados

Além de plantas vizinhas neutras ou benéficas, existem algumas que não são recomendadas para o mesmo canteiro ou para cultivo próximo a cebolas. Evite plantar repolho perto de cebolas. Embora o aroma do repolho afaste pragas e proteja as plantas, essa planta vizinha é prejudicial às próprias cebolas. Com suas folhas grandes, o repolho sombreia as pontas verdes das cebolas, privando-as da luz solar necessária e das condições ideais para o seu crescimento.

Cultivar feijões, favas e ervilhas ao lado ou em canteiros adjacentes não traz benefícios e pode até ser prejudicial. As leguminosas produzem inúmeros brotos, formando um verdadeiro tapete de rebentos jovens. Isso priva os bulbos de luz e sufoca as mudas.

As mudas de cebola prosperam junto a outros vegetais e frutos silvestres. São fáceis de cultivar, exigem pouca manutenção e se desenvolvem bem com outras plantas. Muitas podem ser plantadas no mesmo canteiro ou em canteiros adjacentes aos das cebolas.

O que pode e o que não pode ser plantado perto de cebolas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates