Como e quando plantar macieiras nos Urais: instruções para iniciantes

Maçã

Apesar do clima frio, diversas macieiras prosperam e frutificam nos Urais. Algumas variedades resistentes à geada conseguem suportar os invernos rigorosos da região. Para escolher a muda certa e plantar uma macieira nos Urais no outono, é importante seguir as práticas de cultivo adequadas. Respeitar os períodos ideais de plantio, cuidar das árvores em dias favoráveis ​​e implementar medidas de proteção oportunas são a base para o desenvolvimento bem-sucedido de uma árvore frutífera.

Selecionando uma variedade

O clima frio da região impõe certas restrições à seleção de variedades de macieiras. Nos Urais, apenas variedades resistentes ao inverno são plantadas, capazes de produzir frutos com sucesso apesar dos longos invernos e curtos verões. Descrições de macieiras resistentes à geada ajudarão você a escolher árvores para cultivo em áreas agrícolas de risco.

Antonovka

Uma macieira resistente ao inverno, desenvolvida por produtores dos Urais para cultivo em climas frios. Sua copa é piramidal e os frutos pesam entre 100 e 200 g. A casca das maçãs é amarela com um leve tom esverdeado, e a polpa é suculenta e ácida. No entanto, isso não diminui a popularidade da variedade entre os jardineiros. Os frutos começam a amadurecer em setembro e a maturação técnica, quando a colheita está pronta para armazenamento, ocorre em outubro. As maçãs mantêm sua qualidade por no máximo três meses.

Enchimento branco

Amplamente conhecida entre os jardineiros russos, a árvore cresce até 5 metros de altura, o que é considerado uma altura média. A copa amplamente piramidal de uma planta jovem torna-se arredondada com a idade. Os frutos, de lados simétricos e cor verde-esbranquiçada, distinguem-se por um ligeiro tom avermelhado na face voltada para o sul. A polpa é de textura grossa e solta. À medida que a árvore amadurece, as maçãs tornam-se gradualmente menores.

Uma planta jovem produz frutos com peso entre 130 e 140 g, enquanto uma planta mais velha produz 60 g. A colheita é feita no final do verão. Devido ao amadurecimento irregular, a colheita é feita seletivamente em vários estágios. As vantagens incluem alto rendimento, resistência à geada e maturação precoce.

Enchimento brancoDesvantagens da variedade:

  • Baixa vida útil;
  • baixa transportabilidade;
  • suscetibilidade à deterioração;
  • períodos de coleta prolongados.

Melba

Uma variedade de meia estação desenvolvida por criadores canadenses no final do século XIX. As árvores crescem até um tamanho médio, com uma copa ampla e angulosa, ligeiramente elevada. Os frutos são de tamanho médio, mas alguns exemplares podem atingir 200 g. As maçãs são redondas ou ligeiramente cônicas. A casca é firme, mas não dura, coberta por uma camada cerosa.

Para a sua informação!
Devido à sua fraca resistência ao inverno, pode ser cultivada nos Montes Urais do Sul como árvore de porte padrão e, mais ao norte, como árvore trepadeira.

Macieira MelbaAs maçãs são verde-claras, tornando-se branco-amareladas quando maduras. A colheita começa no final do verão, mas durante o clima frio, pode se estender até o final de setembro. Os aspectos positivos incluem maturação precoce e frutificação abundante. As desvantagens incluem suscetibilidade à sarna, baixa autopolinização e resistência limitada ao inverno.

Casco de Prata

Resultado do trabalho de melhoristas nacionais, desenvolvida especificamente para o cultivo em climas frios, a variedade "Silver Hoof" é ideal para os Montes Urais. É autoincompatível, necessitando de polinização cruzada com outras variedades. As árvores crescem um pouco abaixo da média em tamanho, com uma copa exuberante e arredondada. Os frutos raramente ultrapassam 110 g, com uma média de no máximo 80 g. As maçãs têm formato simétrico e arredondado, com uma cor base creme intensa, pontuada por um rubor brilhante. A colheita começa por volta da segunda quinzena de agosto e os frutos mantêm sua qualidade por 1,5 meses após o armazenamento.

"Spartacus"

Uma variedade de maçã adaptada para cultivo nos Montes Urais Centrais. Uma árvore adulta atinge até 6 metros de altura. A fruta é autopolinizável, mas os produtores recomendam a polinização cruzada para aumentar a frutificação. O peso médio do fruto é de 160 g, com um máximo de 200 g. O formato é arredondado-cônico com leves nervuras na parte superior. A casca é verde-clara com um leve tom avermelhado. Há uma camada cerosa em toda a superfície. O fruto amadurece de forma irregular; a colheita começa no início de setembro e termina 15 a 20 dias depois. As maçãs podem ser armazenadas por até dois meses após a colheita. Durante esse período, a fruta conservará seu sabor e a polpa manterá sua textura firme.

"Na tela"

Graças às suas características — alta resistência ao inverno e sabor vibrante da fruta — a macieira é cultivada nos Urais e em outras regiões da Rússia. O crescimento cessa a uma altura de 3 m, e a copa é ampla, ligeiramente densa e arredondada. Os ramos esqueléticos são dispostos de forma compacta. Esta árvore frutífera apresenta alta produtividade e frutificação estável. Uma árvore adulta pode produzir até 120 kg de frutos. Os frutos atingem um tamanho médio, pesando até 80 g. A casca é amarelo-esverdeada com um tom rosado brilhante. A polpa é densa, de textura fina, com aroma delicado e sabor agridoce. A colheita começa no início de setembro. Com armazenamento adequado, a fruta conserva sua qualidade por cinco meses.

Para a sua informação!
'Ekrannoe' é suscetível à sarna. Para proteger a planta, medidas preventivas são essenciais.

Tecnologia em crescimento

Para garantir que um jardineiro nos Urais possa desfrutar de maçãs deliciosas e saudáveis ​​cultivadas em seu terreno, ele deve levar em consideração o clima da região. Nessa área, a topografia irregular e as montanhas criam uma barreira que divide a região em duas zonas distintas. O lado oeste tem um clima mais ameno, com chuvas abundantes. O lado leste é mais seco e rigoroso. Por esse motivo, nem todas as variedades de frutas conseguem prosperar ou produzir frutos nessa região.

As nuances do pouso

A chave para altas colheitas no clima dos Urais é a seleção criteriosa das variedades de maçã. O jardineiro deve determinar qual variedade suportará bem o transplante e as geadas de inverno. Após o contato com o representante, define-se a época ideal de plantio. A localização da planta, assim como as técnicas de cultivo utilizadas, influenciam a frutificação e a resistência da planta a doenças e pragas.

Momento ideal

Nos Montes Urais, as macieiras são plantadas na primavera ou no outono. No primeiro caso, o procedimento é realizado após o derretimento da neve, mas antes da abertura dos botões. No entanto, jardineiros experientes recomendam o plantio no outono. A época ideal é do final de setembro ao início de outubro. Vantagens plantio de outono de macieiras– Enraizamento parcial da árvore antes da chegada do frio e desenvolvimento do sistema radicular após a chegada do clima quente. No entanto, esse método apresenta uma desvantagem significativa. Se as geadas chegarem muito cedo na região, o sistema radicular da muda pode ser danificado.

Seleção do local, requisitos do solo

Para um desenvolvimento saudável da árvore, é aconselhável escolher um local ensolarado no lado sul do jardim. A macieira prosperará se estiver protegida do vento e de correntes de ar por edifícios próximos ou árvores maduras com copa bem desenvolvida. Se o terreno for muito irregular, evite plantar a árvore em áreas baixas. Essas áreas podem ficar alagadas após a chuva, ou o lençol freático pode estar muito baixo. O excesso de água impacta negativamente o desenvolvimento da planta, leva a infecções fúngicas e reduz a resistência a outras doenças e pragas. Se o lençol freático estiver próximo da superfície do solo, pode-se instalar um sistema de drenagem para escoar o excesso de água para longe das raízes da planta.

O solo ideal para macieiras é o solo franco-argiloso com baixa acidez. No entanto, solos argilosos ou arenosos não interferem no cultivo desta árvore frutífera. Em qualquer caso, o crescimento rápido, o desenvolvimento e a frutificação abundante são alcançados com componentes minerais suficientes: nitrogênio, fósforo e potássio. A preparação do local começa com a remoção de ervas daninhas, folhas caídas e outros detritos. Plantas remanescentes do verão podem ser fontes de diversas infecções.

Como plantar uma macieira corretamente

Para a sua informação!
O enraizamento deve ser feito no outono, 3 a 4 semanas antes da chegada das geadas mais fortes. Durante esse período, o sistema radicular se adaptará ligeiramente e a probabilidade de brotação será minimizada.

A área selecionada é escavada até a profundidade de uma pá. Fertilizantes orgânicos são aplicados simultaneamente. São necessários 10 kg de composto ou 3 kg de serragem por metro quadrado. Se o solo for muito ácido, a acidez é corrigida com a adição de calcário. A quantidade a ser aplicada depende do valor do pH. Quando o valor do pH é difícil de determinar, aproximadamente 3 kg de fertilizante por metro quadrado são incorporados ao solo. Areia é adicionada a solos argilosos.

plantando uma macieiraA cova para o plantio deve ser cavada de 2 a 3 semanas antes da data prevista para o plantio. A cova deve ter pelo menos 90 cm de diâmetro e 70-80 cm de profundidade. Após cavar a cova, preencha-a parcialmente com um substrato rico em nutrientes. Este substrato pode ser feito com uma mistura de terra fértil, composto, esterco ou turfa. Estes podem ser combinados em proporções iguais. Folhas caídas podem ser adicionadas ao fundo. Uma vez decompostas, as folhas se transformarão em adubo orgânico. Regue o substrato abundantemente e deixe a cova descansar até o plantio da macieira.

Seleção de material de plantio

O critério determinante na seleção de mudas é a capacidade da variedade de suportar os invernos rigorosos da região. Culturas especialmente adaptadas a determinadas zonas climáticas ou variedades resistentes à geada são selecionadas para o plantio. Além disso, algumas regras devem ser seguidas na escolha do material de plantio:

  1. Compre mudas apenas de associações de jardinagem ou viveiros de confiança.
  2. Utilize apenas mudas com um ou dois anos de idade. As de primeiro ano não possuem ramos laterais, enquanto as de segundo ano já desenvolveram 2 a 3 brotos. Essas árvores jovens são mais fáceis de transplantar e se estabelecem mais rapidamente.
  3. Examine cuidadosamente o sistema radicular. Ele deve apresentar brotos com cerca de 30 cm de comprimento e estar saudável, sem espessamento ou irregularidades. Uma raiz fina pode ser aparada com uma faca. Uma tonalidade acinzentada no local da lesão indica danos causados ​​por geada ou o início de apodrecimento.
  4. Monitore o estado do tronco. Não permita que rachaduras ou crescimentos indesejados se formem no tronco.

Como plantar no outono

A muda é colocada em um buraco previamente preparado com um substrato rico em nutrientes no fundo. Ao chegar ao local, a árvore não é imediatamente retirada de sua "embalagem protetora". Ela é deixada para se aclimatar por 2 a 3 dias, após a remoção de todas as folhas e galhos que consomem umidade. O preparo da muda começa vários dias antes do plantio. Elas são retiradas do plástico e libertadas da juta úmida. As extremidades danificadas das raízes são aparadas até atingir o tecido saudável. Toma-se o cuidado de garantir que os cortes sejam leves e suculentos.

plantando uma macieiraO plantio deve ser feito em uma sequência específica:

  1. No centro do buraco, é feita uma depressão no substrato, cujo tamanho corresponde ao volume do sistema radicular.
  2. Uma estaca é cravada no buraco, o que é necessário para sustentar o tronco da macieira.
  3. As raízes da muda são endireitadas para que não formem nós ou emaranhados.
  4. A árvore é colocada na cova e coberta com terra fértil. O solo é compactado periodicamente para eliminar quaisquer bolsas de ar. O colo da raiz é deixado 2-3 cm acima do solo.
  5. O tronco é amarrado a um suporte e a terra ao redor é regada abundantemente. Se a terra assentar após a rega, adicione um pouco mais de água.
  6. O círculo ao redor do tronco da árvore é afrouxado para reduzir a taxa de evaporação da água e coberto com casca de árvore ou serragem.
Para a sua informação!
Dois dias antes do plantio, coloque a árvore em um recipiente com água limpa (de preferência água da chuva) à temperatura ambiente. Mergulhe as raízes e a parte inferior do tronco no líquido.

Segredos do cuidado

Para cultivar uma macieira forte e bem formada, não basta simplesmente seguir todas as instruções de plantio. Durante o crescimento, especialmente nos primeiros anos, a árvore frutífera requer cuidados sistemáticos. Uma abordagem abrangente para promover o crescimento e aumentar a produção é ainda mais importante no clima frio dos Urais do que em latitudes mais ao sul. As macieiras devem ser regadas, fertilizadas e podadas regularmente para fins de formação e higiene.

Rega

A hidratação é o passo mais importante para manter a saúde de uma planta. Jardineiros experientes recomendam seguir algumas regras para obter os melhores resultados:

  1. Regue apenas com água morna. A água fria afeta negativamente o sistema radicular, causando deformação e curvatura dos brotos.
  2. As árvores jovens são regadas duas vezes por semana. As árvores adultas são regadas apenas no verão, com dois baldes de água colocados sob cada árvore.
  3. Após a rega, afofe a terra. Isso é necessário para melhorar o fornecimento de oxigênio às raízes e reduzir a evaporação da água.
  4. O círculo ao redor do tronco da árvore está coberto com lascas de madeira.

Fertilização

A primeira adubação é feita no ano seguinte ao plantio. Os fertilizantes são aplicados na primavera ou no outono. Se a previsão for de verão quente, uma única aplicação de substâncias nitrogenadas é aceitável. Antes da floração, fertilize com azofoscina. A próxima adubação é feita antes da colheita. Nesse momento, é apropriado adicionar matéria orgânica juntamente com suplementos minerais. Fertilizantes potássicos ou complexos têm um efeito benéfico nas futuras colheitas.

Aparar

Jardineiros experientes realizam a poda de formação e rejuvenescimento da copa por conta própria. Iniciantes ou amadores devem aprender inicialmente com agrônomos ou compreender melhor as nuances do procedimento. A poda incorreta pode causar doenças ou a morte da árvore. Os jardineiros devem ter as ferramentas adequadas e compreender a estrutura da árvore, as regras de corte e os métodos para proteger os cortes. Existem quatro tipos principais de poda: de formação, sanitária, de manutenção e de rejuvenescimento.

Para maximizar a produção, as macieiras são podadas, deixando-se apenas os ramos mais fortes e robustos. A poda de formação é utilizada para garantir o desenvolvimento adequado da árvore. Ela é realizada pela primeira vez no ano seguinte ao plantio ou em um viveiro (se a muda tiver mais de dois anos). O procedimento é então repetido a cada primavera, quando a temperatura externa atinge um nível estável acima de zero. As mudas adultas passam por poda de formação e poda sanitária. Esta última é necessária para remover brotos mortos, doentes ou danificados.

Para a sua informação!
Ao realizar o treinamento de poda, leva-se em consideração a intensidade do crescimento da planta e sua capacidade de formar uma copa ampla.

Realização de vacinações

O procedimento é realizado no final de julho ou início de agosto. As mudas são enxertadas de variedades precoces para variedades tardias. Devido à sua simplicidade, o método de enxertia por gema em casca tornou-se popular. Todas as folhas são removidas do enxerto, deixando apenas os pecíolos. O enxerto é então inserido em um corte em forma de T feito no porta-enxerto. A junção é envolvida com filme plástico ou fita adesiva. Para melhorar a vedação e evitar a evaporação da umidade, o local da enxertia é tratado adicionalmente com piche de jardim.

Abrigo para o inverno

Mesmo as variedades resistentes à geada não sobreviverão ao primeiro inverno após o plantio se não forem preparadas para o frio. Para proteger uma macieira jovem, siga estes passos:

  1. Uma muda plantada no outono não é podada.
  2. A planta recebe rega abundante até a primeira geada.
  3. O tronco da macieira é revestido com cal ou tinta branca. Este procedimento é necessário para protegê-la contra danos causados ​​por insetos e é realizado várias semanas após o plantio.
  4. O tronco é isolado com juta ou outro material. Ao mesmo tempo, pode-se providenciar proteção contra roedores. A área ao redor do tronco é coberta com ramos de abeto para proteger as raízes do congelamento.
  5. Os brotos são cobertos com filme plástico. Isso protegerá a planta dos danos causados ​​pela forte luz solar. O material de cobertura é removido após o surgimento das primeiras folhas.

Proteção contra doenças e pragas

Cultivar uma macieira e obter uma colheita abundante e de alta qualidade exige o controle de insetos e doenças nocivas. Para reduzir o risco de organismos patogênicos, tratamentos preventivos regulares são essenciais. Tanto a planta quanto o solo sob a copa devem ser pulverizados. Misturas de inseticidas e fungicidas são utilizadas para os tratamentos. O período ideal é o início de abril, quando os botões ainda não estão inchados. Medidas preventivas também são recomendadas após o final do período de crescimento, quando a árvore perde as folhas e entra em um período de dormência.

processamento de macieirasUma praga comum nos Urais é a traça-da-maçã. Se não for erradicada rapidamente, suas larvas podem destruir a futura colheita já na fase de formação dos frutos. A calda bordalesa é usada como medida preventiva. A planta é tratada com ela uma vez por mês. Aqueles que se opõem ao uso de produtos químicos podem implementar medidas preventivas removendo as folhas caídas e cavando o tronco da árvore. As macieiras são suscetíveis à sarna. Uma solução de sulfato de cobre ou uma infusão de cascas de cebola ajudam a combater a doença. Pulverize a planta contra a sarna a cada duas semanas.

Cultivar uma árvore frutífera saudável e produtiva no seu jardim é fácil. O segredo é plantar a variedade certa, levando em consideração as condições agroclimáticas da região, e seguir as orientações adequadas de cultivo.

Como plantar uma macieira no outono nos Montes Urais
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates