Variedades de uvas azuis deliciosas e de grande porte: descrições com fotos.

Uva

uvas azuis

Dependendo da variedade, as uvas podem ter bagas azuis, vermelhas, rosas, verdes, branco-leitosas, cinzentas ou castanhas. Ao escolher uma variedade de uva, a cor desempenha um papel não só estético, mas também prático: a cor da fruta determina o seu valor nutricional e sabor, devido às diferenças na sua composição química.

Características das variedades de uva azul

As variedades de uva azul têm coloração semelhante à das uvas selvagens, que podem ser azul-escuras, roxas intensas ou quase pretas. Todas as outras variações de cor da fruta são resultado da intervenção humana.

Na maioria dos casos, a tonalidade azul se restringe à casca da fruta; a polpa, assim como o suco, é geralmente transparente. A cor é determinada pela concentração e distribuição de substâncias nos tecidos da casca, tais como:

  • clorofila, caroteno, xantofila (antoxantinas);
  • quercetina, quercetina (flavonas);
  • Pigmentos de antocianina.

As características varietais das uvas azuis estão associadas ao sabor, às propriedades nutricionais e medicinais do produto, enquanto as diferenças nas técnicas de cultivo raramente são determinadas pela cor das bagas.

Detalhes do atendimento

As variedades de frutos escuros podem ter diferentes épocas de maturação, usos, níveis de rendimento e resistência — esses fatores determinam as necessidades básicas da planta. No entanto, as uvas de frutos azuis também têm requisitos específicos de cultivo:

  1. Evite deixar a colheita amadurecer sob luz solar direta; a luz difusa é mais benéfica. Portanto, é necessário um mínimo de desfolhamento para melhorar a circulação de ar no arbusto; caso contrário, as bagas ficarão desbotadas, com coloração irregular e poderão sofrer queimaduras solares.
  2. É importante garantir que a planta receba um suprimento adequado de potássio e magnésio. A deficiência desses nutrientes atrasará o amadurecimento de frutos de cor escura, e a cor será menos intensa.
Saudável!
Nesse caso, uma forma arqueada ou em forma de pérgola é preferível, pois permite a criação de uma cobertura protetora de folhas sobre os aglomerados. Uma forma em forma de taça é a segunda melhor opção.

Propriedades benéficas

As uvas azuis contêm muitas substâncias valiosas para a saúde humana:

  • vitaminas C, E, PP, bem como todas as vitaminas do complexo B, exceto B7 e B12;
  • antioxidantes – beta-caroteno, resveratrol, glutationa, melatonina e outros (cerca de 300 compostos no total);
  • ácidos orgânicos – tartárico, succínico, oxálico, glicólico, málico, gálico, cítrico, tartárico, salicílico e outros;
  • bioflavonóides – proantocianidinas, quercetina, quercetina;
  • fitosteróis;
  • taninos;
  • Minerais – ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre, iodo, boro, cobalto, enxofre e molibdênio.

Em geral, todos os tipos de uva têm uma composição química semelhante, mas dependendo da cor dos bagos, podem conter concentrações maiores ou menores de certas substâncias, o que determina o grau de utilidade do produto em doenças. A medicina confirma os efeitos benéficos das uvas escuras nesses aspectos da saúde humana:

Efeito no corpo Substância útil
Fortalecimento do músculo cardíaco. Resveratrol, cobre, potássio.
Aumento da elasticidade dos vasos sanguíneos, normalização da pressão arterial. Bioflavonoides, cobre.
Reduzir os níveis de colesterol e prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Antioxidantes.
Fortalecimento do sistema imunológico. Vitaminas, antioxidantes.
Estimula a função intestinal (laxante). Ácidos orgânicos, fibras.
Ativação da produção de hemoglobina. Ferro.
Aumentar a resistência das membranas mucosas aos danos causados ​​por bactérias e vírus. Taninos.
Estimula a atividade cerebral, melhora a memória, aumenta a resistência ao estresse, previne a demência senil e a doença de Alzheimer.

Bioflavonoides, cobre, fósforo.

 

Reduzir o risco de formação de tumores. Antioxidantes.
Prevenção de doenças da tireoide. Iodo.
Normalização do equilíbrio hormonal em mulheres. Bor.
Remoção de substâncias radioativas do corpo. Substâncias pectinas.
Prolongar a aparência jovem da pele. Bioflavonóides.

Pessoas que sofrem de diabetes, doenças hepáticas, problemas no pâncreas, estômago ou intestino, ou que têm tendência a diarreia, devem evitar consumir essa iguaria.

Interessante!
A incidência de doenças cardiovasculares entre os franceses é quase 40% menor do que entre outros europeus com um padrão de vida comparável. Os cientistas atribuem esse fenômeno à tradição do consumo regular de vinho.

Vantagens e desvantagens das variedades azuis

Escolher uma determinada tonalidade de uva é uma questão de gosto, mas as variedades escuras têm vantagens e desvantagens distintas em comparação com outras. Entre as primeiras, podemos citar:

  1. A maior proporção de substâncias benéficas para o sistema cardiovascular.
  2. Menor índice glicêmico do que frutas com baixo teor de açúcar – 44-54 versus 44-58, portanto, menor aumento nos níveis de açúcar no sangue quando consumidas.
  3. A presença de uma camada cerosa na casca, também encontrada em algumas variedades de coloração clara, proporciona proteção adicional contra bactérias, danos mecânicos e condições climáticas adversas. Isso, em média, melhora a vida útil e a estabilidade da fruta durante o transporte.
  4. A aparência atraente das bagas azul-escuras faz delas um produto muito procurado.
  5. As variedades azuis podem ser usadas para fazer vinhos tintos e brancos, enquanto as variedades claras são adequadas apenas para a produção de vinhos brancos.
  6. As trepadeiras com cachos pretos têm uma aparência altamente decorativa, tornando-as ideais para uso em caramanchões ou sebes.

Entre as desvantagens, é necessário destacar:

  1. Elas têm um teor calórico mais elevado do que as frutas brancas – 69 kcal/100 g e 43 kcal/100 g, respectivamente. Em termos estritos, em ambos os casos, o indicador é considerado médio; para comparação, as ervilhas verdes têm um valor energético de 70 kcal, mas para pessoas com excesso de peso, essa diferença pode ser significativa.
  2. O impacto negativo do produto no esmalte dentário manifestou-se pelo seu escurecimento.
  3. Frutas escuras têm maior probabilidade de causar alergias do que frutas brancas ou rosadas.
  4. A necessidade de medidas adicionais de cuidado durante o amadurecimento da colheita.

Variedades de uva com fotos e descrições

Ao escolher uma variedade com frutos azuis, é preciso considerar todos os parâmetros habituais:

  • produtividade;
  • Finalidade – tabela, técnica ou universal;
  • Parâmetros da fruta (para frutas de mesa) – doçura, sabor, número de sementes, dureza da casca;
  • Indicadores técnicos (para vinho) – liberação de suco, teor de açúcar e acidez, presença de sabor residual, aroma;
  • período de maturação;
  • Condições de cultivo – resistência à geada, à seca, requisitos específicos para a tecnologia agrícola.
Atenção!
Se as uvas forem cultivadas para venda, deve-se atentar para as qualidades comerciais das bagas – atratividade (cor, tamanho), durabilidade e facilidade de transporte.

Variedades de alto rendimento

Ao escolher uma variedade de uva, considere não apenas o volume de frutos que uma planta produz, mas também o peso das bagas por metro quadrado ou por hectare de área plantada. Uvas vigorosas ocupam muito espaço, e mesmo uma produção aparentemente grande pode se mostrar pouco rentável, especialmente em um terreno pequeno.

Entre as variedades azuis, existem verdadeiros recordistas em termos de produtividade e tamanho dos frutos:

Variedade Colheita, período de maturação (dias) Características da estrutura do arbusto Características das frutas Vantagens e desvantagens da variedade
Strashinsky

2,5 kg/m2,

135-145

Os cachos grandes, com peso entre 0,6 e 1,7 kg, têm a forma de um cone ou cilindro alongado e podem ser densos ou frouxos. Os frutos são redondos, pesam de 6 a 12 g e contêm de 19 a 20% de açúcares e 8,5 g/l de ácidos. Adequados para consumo in natura.

Capacidade de suportar temperaturas até -23°C.

Resistente a ataques de filoxera e ácaros.

Suscetibilidade a fungos.

Os frutos não toleram transporte de longa distância.

Júpiter de Kishmish

2-2,4 kg/m2,

110-125

Os cachos cônicos pesam em média de 0,4 a 0,5 kg, mas podem chegar a 0,8 kg. As bagas são esféricas, ligeiramente achatadas e pequenas (4-5 g). São destinadas ao consumo in natura. O sabor é doce com um toque de moscatel no final.

Sua resistência ao frio permite que suporte temperaturas de até -30°C.

Ausência de sementes nos frutos.

Barão Black ou Rapture Black

2 kg/m2,

115-125

Vigoroso. Os cachos são cônicos e podem ser densos ou dispersos. Peso médio: 500-700 g, mas pode variar de 1 a 1,2 kg. Os frutos são redondos. O teor de açúcar é de 17,5%. A casca é coberta por uma camada esbranquiçada.

Resistência ao congelamento até -25°C.

A resistência ao oídio não se estende a outras doenças.

Requer muito espaço e exige cuidados constantes.

Nadezhda Azos

1,6 kg/m2,

120-130

Os frutos silvestres são acondicionados de forma solta no cacho. Cada cacho pesa no mínimo 0,7 kg e pode chegar a 2-3 kg. Os frutos são ovais, pesam entre 8 e 10 g e são crocantes ao morder. O teor de açúcar chega a 17% e a acidez a 7 g/l. O sabor é doce. Resiste a geadas até -22°C.
Muromets

1,3-1,6 kg/m2,

105-110

Vigoroso. Os cachos são cônicos e de densidade média. Peso: 0,5-1,1 kg. As bagas são esféricas, pesam entre 4 e 6 g e apresentam uma película aveludada. O teor de açúcar é de 17 a 19% e a acidez de 6 a 7 g/l. O sabor apresenta um retrogosto de moscatel. Não temem geadas de até -26°C.
Moldávia

1,5-2 kg/m2,

160-170

Os cachos cônicos pesam entre 0,3 e 0,6 kg. Os frutos são alongados, pesando até 6 g. A casca é grossa, mas não resistente. O teor de açúcar varia entre 16 e 19%, e a acidez entre 8 e 10 g/l. O sabor tem um toque de ameixa. Uma variedade universal.

Resistência ao congelamento até -27°C.

Os frutos toleram bem o transporte.

Variedades precoces de uva azul

Esse parâmetro é especialmente importante no cultivo em regiões com verões curtos, onde normalmente apenas as frutas precoces têm tempo de amadurecer completamente. Em outros casos, é possível plantar variedades com diferentes tempos de maturação para produzir frutos em lotes ao longo de um período prolongado.

Observação!
As variedades de uva precoces amadurecem entre 105 e 110 dias após o início da estação de crescimento. As variedades precoces de alta qualidade têm sabor comparável ao das variedades tardias.

As melhores variedades de uva azul de maturação precoce são:

Variedade Período de maturação (dias) Características da estrutura do arbusto Características das frutas Vantagens e desvantagens da variedade
Tambovsky 106-115 Os cachos são densos, pesando entre 0,5 e 0,7 kg. Bagas redondas e grandes com casca grossa. Sabor ácido. Aroma suave. Adequadas para sobremesas.

Resistente ao gelo – até -26°C.

Resistência média a doenças.

 

Viking 100-110 Cachos vigorosos e dispersos. As bagas são ovais e grandes (8-13 g). O teor de açúcar é de 16% e o teor de acidez é de 5-6 g/l. São adequadas para consumo in natura e têm um sabor agradável.

Resistente a geadas até -21°C.

Não suscetível a doenças.

Os cachos podem permanecer no arbusto por muito tempo, e as bagas não racham.

Baixo rendimento.

Gala 110-115 Cachos grandes – até 2 kg, em média 0,6-0,9 kg. Frutos ovais e grandes (9-14 g). Teor de açúcar – 16,5%, acidez – 6,8 g/l. Uva de mesa.

Resistente a geadas até -21°C.

Os frutos não têm formato de ervilha e resistem bem ao transporte.

Os frutos tendem a rachar quando estão muito maduros e atraem vespas.

Codryanka 110-118 Vigoroso. O peso médio do cacho é de 0,5 kg. As bagas são ovais, pesando de 7 a 16 g. A concentração de açúcar é de 18-19% e a acidez de 6-8 g/l. Sabor agradável.

Resistência à geada até -23°C. Os cachos podem ser mantidos nas videiras por um longo período.

Os frutos às vezes têm formato de ervilha.

Há 1,3 kg de frutos silvestres por 1 m².

Husayn Norte 116-125 Vigoroso. Os cachos são soltos, pesando de 0,5 a 0,7 kg. As bagas são ovais e medem de 7 a 9 g.

Resistência ao frio – até -20°C.

Suscetibilidade a danos causados ​​por pragas.

Bizâncio 120 Maços de até 1 kg, com formato cônico. Os frutos são muito escuros, ficando pretos quando muito maduros. São redondos e grandes (12 g). Possuem um sabor harmonioso. São destinados ao consumo in natura.

Resistência ao gelo – até -24°C.

As bagas podem ser submetidas a transporte de longa distância.

Suscetibilidade a danos causados ​​por pragas.

Descrição técnica das variedades de uva azul

Na maioria dos casos, as uvas industriais não são as mais saborosas quando frescas — não são suficientemente doces, às vezes são ácidas e contêm muitas sementes. As uvas para vinho são geralmente pequenas, assim como os cachos, já que essa característica não é importante para a produção da bebida.

Importante!
Na seleção de variedades de uvas industriais, o foco está nas características necessárias para uvas viníferas de alta qualidade. Estas incluem suculência — o suco pode representar até 70-80% do peso total da polpa — e concentração de açúcar, que não deve ser inferior a 17-18%.

As melhores variedades de uvas tintas para a produção de vinho:

Variedade

Teor de açúcar;

volume de ácidos;

rendimento de suco

Características da estrutura do arbusto Características das frutas Vantagens e desvantagens da variedade
Saperavi

17-21,1%;

7,8-12,6 g/l;

80-86%

O cacho é cônico e não pesa mais de 0,1 kg. A baga é pequena (1 g), com um sabor agradável.

Resistência ao congelamento até -20°C.

Baixa resistência ao oídio, pode ser afetado pela podridão cinzenta.

Rendimento: 9-10 kg por 100 m².

Pinot Noir

21,4%;

7,7 g/l;

75,5%

Os aglomerados são cilíndricos, com peso entre 70 e 110 g. Os frutos são redondos, pequenos (1,4 g), cobertos por uma casca fina.

Os frutos não racham com facilidade.

Rendimento: 0,5-1 kg por 1 m² de área plantada.

Suscetível à filoxera, resistência insuficiente ao mofo cinzento e ao míldio.

Português

16-19%;

6-8 g/l;

76,6-79,3%

Os cachos têm entre 250 e 500 g, são alongados e podem ser soltos ou densos. Bagas redondas com casca fina e polpa suculenta. Baixa transportabilidade das frutas.

Merlot

 

19,5-22%;

5,2-8,5 g/l;

73,5%

Cachos de 110 a 150 g, densidade média. As bagas são azul-escuras e cobertas por uma camada cerosa.

Resiste a geadas até -16…-17°C.

Suscetibilidade média ao pulgão da videira e ao oídio.

Cabernet Sauvignon

17,5-25%;

5,8-11 g/l;

68-72%

Cacho – 70-80 g, cilíndrico. As bagas têm casca de espessura média. A polpa é muito suculenta, com notas de groselha no sabor.

Boa durabilidade das frutas, possibilidade de transporte a longa distância.

Resistência a fungos e mofo cinzento. Imunidade acima da média a lagartas enroladoras de folhas e filoxera.

500-600 g de bagas amadurecem por 1 m2 de vinhedo.

Cabernet Franc

15,6-25%;

6,2-7,2 g/l;

67-70%

O peso de um maço é de 70 a 90 g. O sabor da fruta apresenta notas de frutos silvestres (amora, framboesa).

Alta resistência a doenças fúngicas e à filoxera.

Baixo rendimento – 350-400 g por metro quadrado de plantio.

Magia

23,5%;

8,1 g/l;

62-70%

O cacho é pequeno, solto e cônico. As bagas têm 1,9 g e formato oval. O sabor é bastante ácido, com um toque adocicado no final. São adequadas para a produção de vinhos doces.

Resistente a geadas até -25°C. O arbusto se recupera rapidamente dos danos causados ​​pela geada.

Imunidade fraca.

Produtividade: 1,4-1,6 kg por 1 m².

Mourvedre

 

16-21%;

5-7 g/l;

62-68%

Vigoroso. Os aglomerados podem ser cilíndricos ou cônicos, densos. Os frutos são redondos, menos frequentemente ovais.

Alta suscetibilidade ao ataque de fungos.

Boa tolerância à seca. Em condições de seca, a produtividade é de 600 g por metro quadrado, mas com boa irrigação, a produtividade aumenta significativamente.

A diversidade de variedades de uvas de frutos azuis oferece opções para todos os gostos e finalidades — seja para consumo comercial ou privado, para produção de vinho, geleia e suco, ou para jardinagem. Independentemente do tamanho do terreno, da região de cultivo ou das necessidades de cuidado, você encontrará a variedade de uva roxa-escura perfeita.

uvas azuis
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates