Todo jardineiro deseja cultivar uma colheita de tomates deliciosa e abundante. Os tomates amarelos são considerados alguns dos mais doces, com um sabor característico e polpa suculenta. Reunimos uma seleção dos tomates amarelos mais doces, adequados tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa, com base em avaliações de jardineiros. Cada variedade tem suas próprias características de cultivo, vantagens e desvantagens, então escolha a que melhor se adapta às suas necessidades e comece a plantar.
Variedades de tomate para a região central
Nas regiões de Smolensk, Tula, Moscou e outras da Região Central, as variedades amarelas podem ser cultivadas tanto em campo aberto quanto sob cobertura plástica. A maioria das variedades mais conhecidas é adequada para climas amenos, o que garante uma produção estável e sem perdas. Se o objetivo principal é produzir o máximo de tomates possível, os agrônomos recomendam o plantio das mudas sob cobertura plástica. O transplante para estufa é feito entre abril e maio, enquanto as variedades cultivadas ao ar livre geralmente são plantadas a partir de maio. Se plantadas muito cedo, as plantas jovens, mesmo as resistentes à geada, podem ser danificadas por mudanças bruscas de temperatura.
Gigante amarelo
A variedade de tomate Yellow Giant é conhecida pelo seu excelente sabor e alta produtividade. Esta variedade é frequentemente encontrada em Região de Moscou e fora da região de Moscou. É adequada para cultivo em estufas, mas em primaveras quentes, você pode tentar plantar tomates ao ar livre. Os arbustos são altos: pelo menos 1,2 m de comprimento, geralmente 1,5-1,6 m. Esta variedade recebeu seu nome incomum devido ao tamanho impressionante de seus frutos. Cada tomate pode pesar até 300-400 g. A polpa é carnuda, muito suculenta e doce, praticamente sem acidez.
O principal uso do tomate Yellow Giant é para consumo in natura. Não é ideal para conservas devido ao seu tamanho, mas pode ser usado para fazer suco ou purê de tomate. O período de maturação é um pouco longo, com aproximadamente 120 dias da germinação à colheita. Os tomates continuam a aparecer até o final do verão e até mesmo o início do outono. A produção é de 5 a 6 kg por planta.
As vantagens da Yellow Giant incluem:
- tamanho da fruta;
- Sabor excelente;
- alta produtividade;
- forma correta;
- simplicidade no cultivo.
Entre as desvantagens, os jardineiros apontam a baixa durabilidade e a curta vida útil. A variedade apresenta resistência insuficiente à requeima e requer tratamento regular com fungicidas.
Feixe
Esta variedade foi desenvolvida especificamente para a região central de Black Earth em 1999. Desde o seu lançamento, a Luch tem recebido inúmeras avaliações positivas de jardineiros devido às suas características de fácil cultivo. Esta planta de crescimento determinado atinge até 1 metro de altura e é plantada principalmente ao ar livre, mas também pode ser cultivada em estufa. Os frutos aparecem entre 105 e 110 dias após a germinação. Os tomates têm um formato incomum, ligeiramente alongados com a ponta afilada. Cada tomate pesa entre 50 e 60 gramas, sendo ideal para conservas.
Os jardineiros cultivam tomates Luch para conserva e salga, mas os frutos também são adequados para saladas e outros pratos devido ao seu agradável sabor adocicado. Os tomates possuem excelentes propriedades imunológicas e são resistentes à requeima, ao oídio e à podridão.
As vantagens do Luch são apresentadas abaixo:
- boa resistência à geada;
- período de colheita do meio para o início;
- características de sabor elevadas;
- versatilidade das frutas;
- Boa capacidade de conservação.
Uma desvantagem da variedade Luch é sua baixa produtividade. Quando cultivada ao ar livre, a produção mal chega a 2 kg por planta. Para aumentar a produtividade, recomenda-se fertilizar ou cultivar a variedade em estufa.
Salvadora de Mel
A variedade doce "Honey Spas" é ideal para cultivo em terrenos abertos. Os arbustos são pouco exigentes, crescendo praticamente sozinhos, e toleram bem geadas leves e períodos de seca. Esta variedade indeterminada de meia estação leva 110 dias para amadurecer. As plantas crescem bastante, atingindo 150 cm de altura. O uso de estacas é essencial, caso contrário, os caules quebrarão sob o peso dos frutos. Os tomates pesam no mínimo 200 g, frequentemente ultrapassando 400 e até 500 g. O sabor é doce, sem acidez. São destinados principalmente ao consumo in natura.
Você também pode se interessar por:A variedade Honey Spas produz até 5 kg por planta. Se cultivada em estufa, essa produção pode quase dobrar. Jardineiros destacam as seguintes vantagens da variedade Spas:
- bom sabor doce;
- alta taxa de rendimento;
- Polpa suculenta e carnuda;
- peso pesado;
- boas qualidades imunológicas.
Uma das desvantagens da variedade Honey Spas é a sua prolífica formação de rebentos laterais. Se os rebentos não forem removidos atempadamente, a produção diminui e, por vezes, a qualidade dos frutos deteriora-se.
Variedades para o Distrito Sul
Em climas mais quentes, o cultivo de tomates começa já no início da primavera. As variedades precoces, quando plantadas em março e abril, começam a produzir no início do verão. O cultivo em estufa raramente é necessário. A ausência de geadas noturnas e as temperaturas acima de zero durante quase todo o ano promovem o rápido crescimento das mudas jovens e sua frutificação imediata. Devido aos longos verões, as variedades com alta tolerância à seca são adequadas para o Distrito Federal do Sul.
Coração de Ouro
Esses belos tomates têm um formato perfeitamente redondo e um sabor adocicado e agradável. São leves, pesando tipicamente 200g. Essa variedade é adequada para cultivo ao ar livre em pequenos canteiros, pois os arbustos são compactos e não se espalham. Recomenda-se o plantio de cinco a seis plantas por metro quadrado. Amadurecem cedo, em cerca de 100 dias. São muito cultivados por jardineiros. Coração de Ouro Para diversos fins: saladas, consumo fresco, conservas e marinadas.
Você também pode se interessar por:As qualidades positivas do Coração de Ouro são:
- Forma correta e bom gosto;
- compacidade dos arbustos;
- boa resistência à seca;
- simplicidade na criação.
Não foram identificados defeitos óbvios nos tomates. No entanto, os jardineiros dizem que a variedade Golden Heart às vezes é afetada por doenças fúngicas, sendo necessário o tratamento preventivo com antifúngicos.
Cúpulas douradas
Os amantes de tomates grandes vão adorar os tomates com o nome memorável "Golden Domes". Esses tomates podem pesar até 200-250 kg, às vezes até mais. No sul, essa variedade é plantada diretamente no solo; em outras regiões, o cultivo em estufa é o preferido. As plantas são altas, atingindo 1,5 m de altura, e precisam de estacas. O tempo de maturação é médio – 110 dias. A produtividade é alta: até 12-13 kg por metro quadrado. Essa variedade apresenta resistência à maioria das doenças fúngicas e virais conhecidas. Os pontos fortes do "Golden Domes" incluem:
- alto rendimento;
- Sabor adocicado e polpa suculenta;
- imunidade forte;
- Uso geral.
Não foram identificadas quaisquer deficiências nesta variedade; pelo contrário, tornou-se muito popular entre os jardineiros russos.
Jubileu de Ouro da F1
Este híbrido de maturação precoce foi desenvolvido para cultivo ao ar livre em climas quentes, mas pode ser cultivado em outras regiões, porém apenas em estufa. A planta, de crescimento determinado, cresce rapidamente e a colheita está pronta de 80 a 90 dias após a germinação. Os tomates são amarelos, pesando de 200 a 250 gramas, e têm um sabor doce e não ácido. Colhe-se de 15 a 20 kg de frutos selecionados e de alta qualidade por metro quadrado. A colheita é utilizada principalmente para consumo in natura, mas parte dela é processada em conservas, sucos e purês. Esta variedade oferece as seguintes vantagens:
- período de maturação precoce;
- Aparência atraente;
- resistência à seca;
- Armazenamento de longo prazo.
Entre as desvantagens da variedade Golden Jubilee estão um sistema imunológico frágil e a suscetibilidade à requeima e ao oídio. Os tomates não toleram excesso de umidade no solo, portanto, tenha cuidado com a rega: nunca regue em excesso.
Variedades para a Região Norte e Sibéria
Para regiões com primaveras frias e verões tardios, os agrônomos recomendam o cultivo de tomates sob plástico. Existem variedades adequadas para plantio direto, com alta resistência à geada e frutificação tardia, mas estas não devem ser plantadas antes do início de maio. O solo deve aquecer a temperaturas acima de zero e o clima deve ser ameno. No plantio em estufa, o período de plantio não difere muito do de outras regiões – as mudas são plantadas de meados de abril a maio. Antes do plantio, o solo é fertilizado com adubos minerais e orgânicos para garantir que as plantas tenham força suficiente para prosperar nas condições adversas.
Dina
A variedade Dina, de ciclo médio-precoce, é adequada para plantio ao ar livre ou em estufa. A colheita inicia-se após 80 a 90 dias de cultivo. Os arbustos são baixos, raramente ultrapassando 80 cm. As plantas possuem um sistema imunológico forte e são resistentes à macrosporiose e à septoriose, mas ocasionalmente suscetíveis à requeima. A polpa é saborosa, suculenta e de sabor adocicado. O peso dos frutos varia de 100 a 130 g. Esses tomates são versáteis e adequados para qualquer finalidade. As vantagens da variedade Dina incluem:
- longa vida útil das frutas;
- bom gosto;
- armazenamento de longo prazo;
- resistência à geada;
- facilidade de manutenção.
A principal desvantagem da variedade Dina é sua baixa produtividade — cerca de 3 kg por planta. Para aumentar a produção, os melhoristas recomendam o uso de fertilizantes durante o período de crescimento das mudas.
Ouro de Verão
Este arbusto compacto e pequeno é adequado para cultivo ao ar livre em pequenos canteiros, pois atinge apenas 80 cm de altura. A produção é de 3 a 4 kg de tomates por planta, mas se cultivado em estufa, a produção aumenta em 1,5 vezes. Os tomates amadurecem rapidamente: do plantio à colheita, leva de 80 a 90 dias. Os frutos têm polpa carnuda e doce e são praticamente sem sementes. Cada tomate pesa de 150 a 200 g. No verão, podem ser consumidos in natura ou usados para sucos frescos e conservas. Esta variedade possui diversas qualidades positivas:
- características de sabor elevadas;
- uso universal;
- período de maturação precoce;
- boa imunidade.
Essa variedade não apresenta desvantagens significativas e é popular entre jardineiros de todo o país.
gelatina dourada
A variedade Gelfrut possui boa resistência à geada, podendo ser plantada ao ar livre mesmo em climas frios. Também é adequada para cultivo em estufa. Leva apenas 70 dias da germinação à maturação. Os tomates são redondos e compactos, pesando cerca de 100 gramas. Os jardineiros utilizam a maior parte da colheita para conservas, pois os tomates não racham. Também são ótimos para saladas, já que a polpa tem um sabor agradável e distintamente adocicado. A Gelfrut apresenta as seguintes vantagens:
- período de maturação precoce;
- resistência à maioria dos fungos e vírus;
- tamanho compacto da fruta;
- Sabor excelente;
- Uso geral.
Uma desvantagem observada é a baixa produtividade quando cultivada ao ar livre — 2,5 a 3 kg por planta. As plantas não toleram excesso de água, portanto, recomenda-se cautela.
Esta seleção apresenta apenas variedades populares de tomate que receberam inúmeras avaliações positivas de jardineiros. Evite experimentar o plantio de plantas que gostam de calor ao ar livre, pois isso as destruirá. Por outro lado, tomates cultivados ao ar livre podem ser plantados em estufa, o que só melhorará a qualidade e a quantidade da colheita.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto