
O bicarbonato de sódio é um ingrediente essencial em todas as cozinhas. Poucas pessoas sabem que esse produto versátil pode ser usado não apenas na culinária e nas tarefas domésticas, mas também na jardinagem, e com bastante eficácia. Aqui estão 15 maneiras de usar bicarbonato de sódio no seu jardim!
Bicarbonato de sódio contra ervas daninhas
Cada um encontra sua própria maneira de combater as ervas daninhas. Alguns as arrancam regularmente, outros as utilizam para fazer uma "lama" (uma infusão de fertilizante), e outros ainda preferem simplesmente aceitar o problema, alegando que as ervas daninhas ajudam a criar sombra ao redor das plantas e a reter mais umidade. Claro, você pode tomar medidas drásticas e usar produtos químicos. Mas, em primeiro lugar, isso é muito prejudicial e, em segundo lugar, os resultados não são nada do que você esperava.
Experimente usar bicarbonato de sódio contra ervas daninhas. Prepare uma solução com um litro de água morna e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e regue bem as áreas afetadas do seu jardim. Você precisará repetir esse processo pelo menos 3 a 5 vezes, com intervalos de duas semanas entre as aplicações, mas os resultados serão excelentes e não prejudicarão as plantações próximas nem o solo.
Bicarbonato de sódio contra oídio e requeima.
Essas doenças são o pior pesadelo de qualquer jardineiro. Quase todas as culturas podem ser afetadas por elas. O bicarbonato de sódio é excelente tanto para a prevenção de doenças quanto para o tratamento primário.
Existem diversas receitas comprovadas:
- Dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água, adicione uma colher de óleo vegetal, mexa e borrife as plantas com um borrifador. Algumas fontes recomendam adicionar uma xícara de detergente líquido à solução, mas como se trata de um composto químico, não recomendamos o seu uso. O tratamento deve ser repetido três vezes, com uma semana de intervalo entre cada aplicação, ao primeiro sinal de infestação.
- Para prevenção, você pode usar uma solução de cinco litros de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e metade de uma barra de sabão de lavar roupa finamente ralada. Borrife pelo menos cinco vezes por temporada: uma vez antes da floração e, em seguida, a cada 10 a 14 dias.
Recomenda-se realizar o tratamento em tempo seco e sem vento, após o pôr do sol.
Refrigerante para rosas
Cultivar rosas no jardim não é fácil. A maior frustração para os jardineiros é quando uma roseira adulta começa a envelhecer e não responde à poda.
Evite usar fertilizantes químicos comprados em lojas para revitalizar seus arbustos. Basta preparar uma solução com cinco litros de água morna, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 15 gotas de amônia e uma colher de chá de carbonato de sódio (soda de Epsom).
As roseiras devem ser pulverizadas a cada 10 dias desde o início da primavera, e muito em breve surgirão novos brotos, a cor ficará mais vibrante e duradoura, e o aroma será mais intenso.
Bicarbonato de sódio para repolho
Quando os jardineiros desistem de cultivar repolho, as pragas são as culpadas em 70% dos casos, destruindo as plantas. O bicarbonato de sódio também pode ajudar. Basta misturá-lo em partes iguais com farinha de trigo e polvilhar sobre os canteiros, depois polvilhar as plantas após a rega. Assim, não haverá lagartas, pulgões ou mosquitos. No entanto, esse procedimento deve ser repetido regularmente, pelo menos uma vez a cada 10 a 14 dias.
Bicarbonato de sódio para tomates
Esse tipo de adubação melhora significativamente a qualidade dos frutos do tomateiro e protege as plantas contra doenças e pragas. Recomenda-se a aplicação tanto na raiz quanto nas folhas, com intervalo de um a dez dias entre as aplicações.
Para pulverização, prepare uma solução de soda a 0,5%, e para irrigação radicular, a concentração deve ser triplicada.
Não utilize recipientes de metal ou água quente para preparar as soluções, caso contrário o bicarbonato de sódio perderá todas as suas propriedades benéficas.
Bicarbonato de sódio contra pulgões
Os pulgões atacam flores, frutas e hortaliças. Para preveni-los, prepare uma solução com sabão de lavar roupa ralado finamente, 10 litros de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
A pulverização deve ser feita antes e durante a floração, a cada duas semanas. Se a área já estiver infestada por pulgões, uma solução de bicarbonato de sódio preparada na proporção de uma colher de chá por litro de água ajudará. Essa solução pode ser usada uma vez a cada cinco dias, mas não mais do que cinco vezes seguidas.
Refrigerante para o solo
A acidez excessiva do solo é um dos problemas mais comuns entre os jardineiros. Nenhuma quantidade de fertilizante ou adubo ajudará a obter uma boa colheita se o solo estiver empobrecido. O bicarbonato de sódio pode ajudar a equilibrar a composição do solo. Para isso, prepare uma solução com um litro de água morna e 100 gramas de bicarbonato de sódio e regue o canteiro. Após 24 horas, afofe bem o solo com um ancinho.
Bicarbonato de sódio para uvas
Os viticultores também devem estocar bicarbonato de sódio para fertilização e controle de pragas. Uma solução de bicarbonato de sódio a 5% é usada para irrigação na primavera, quando os novos botões estão se formando, e também durante a floração e quando os botões estão se formando.
Para prevenir o mofo cinzento, pulverize as videiras durante a floração e a formação dos frutos. Se o tratamento for necessário, prepare uma solução a 10%. Aplique a cada 5-7 dias.
Bicarbonato de sódio para compostagem
Quem já fez compostagem no quintal sabe o quanto o cheiro é desagradável. Além disso, esse local é um ambiente propício para a proliferação de germes e bactérias patogênicas. Para eliminar os dois problemas de uma vez, basta polvilhar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio sobre a pilha sempre que o odor aparecer.
Bicarbonato de sódio contra lesmas
Na segunda metade do verão, as lesmas aparecem por todo o jardim. Os jardineiros recorrem a todo o tipo de soluções: armam armadilhas, recolhem-nas manualmente e até compram produtos caros em lojas especializadas. Mas o bicarbonato de sódio comum pode repelir lesmas.
Se as plantas não estiverem cobertas com mulch, você pode polvilhá-las com esse pó após a rega, assim que a água for absorvida pelo solo. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Se houver grama recém-cortada ou palha espalhada ao redor dos arbustos, prepare uma solução com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água e borrife-a, tomando cuidado para não deixar o líquido atingir as folhas ou os caules.
Bicarbonato de sódio para groselhas
Os arbustos de groselha começam a frutificar ativamente no terceiro ano. Normalmente, um arbusto pode produzir de 5 a 7 litros de frutos. Plantas maduras podem render até um balde e meio de frutos. Para isso, assegure-se de regar adequadamente, podar os galhos velhos prontamente e fertilizar as plantas. O bicarbonato de sódio é excelente para esse fim. Para regar um arbusto jovem antes da floração, prepare uma solução com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 5 litros de água morna. Quando os ovários começarem a se formar, regue cada arbusto de groselha com a mesma solução, 10 litros para cada, e durante a frutificação, 20 litros para cada.
Bicarbonato de sódio para cerejas e cerejas
As cerejas são aguardadas com grande expectativa não só pelos humanos, mas também por pássaros e diversos insetos. A polpa doce, após um longo inverno, é uma verdadeira iguaria. Para proteger a árvore de pulgões e repelir lagartas e borboletas, borrife-a com uma solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em 1,5 litro de água uma vez por semana. Para melhorar o sabor das cerejas e prolongar sua vida útil, regue a árvore com uma solução de 5% de bicarbonato de sódio antes da floração.
Bicarbonato de sódio para morangos
O bicarbonato de sódio não é usado para regar ou tratar as folhas dos morangos, mas é essencial lembrar disso na hora de replantar. Para uma frutificação adequada, os morangos devem ser cultivados no mesmo local por no máximo 3 a 4 anos. Para garantir que as plantas sobrevivam à transição para um novo local e produzam uma boa colheita no ano seguinte, em vez de usar fertilizantes químicos comprados em lojas, você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio feita com uma colher de chá de bicarbonato para 1,5 litro de água.
Os canteiros preparados para os morangos devem ser regados com essa solução 3 vezes, com um intervalo de 7 dias, e as próprias mudas devem ser imersas nela por 30 a 45 minutos antes do transplante.
Bicarbonato de sódio para framboesas
Para garantir uma boa frutificação, as framboesas precisam ser protegidas de doenças e pragas. Pulgões e outros insetos são pragas comuns. Uma solução de bicarbonato de sódio pode ajudar a repelir esses insetos. Para regar as plantas, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 5 litros de água e, para aplicação foliar, misture 5 colheres de sopa em 10 litros de água (você também pode adicionar algumas raspas de sabão).
O tratamento deve ser realizado desde o início da primavera, uma vez a cada 15 dias, até o início da frutificação ativa, alternando rega e pulverização.
Refrigerante para rabanetes
Apesar de exigirem poucos cuidados, os rabanetes raramente produzem uma boa colheita. Pulgas-da-terra e outras pragas costumam atacar os canteiros. Para proteger as plantas desses ataques, polvilhe-as com uma mistura de 2 partes de cinzas de madeira e 1 parte de bicarbonato de sódio e regue-as a cada duas semanas com uma solução de 5 litros de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
https://youtu.be/MN06Ml2z4Zs
Este é o resultado que o bicarbonato de sódio comum pode proporcionar! Não se apresse em comprar produtos industrializados; use uma solução segura que você sempre tem na sua cozinha e que sempre poderá ajudar as plantas do seu jardim.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes