Os pepinos Ira F1 são uma variedade híbrida. Os arbustos indeterminados podem crescer até 2,3 m, sendo necessária a poda apical. Possuem hábito trepador moderado. Quando cultivados em estufa, os caules precisam ser conduzidos. As flores e os ovários geralmente se agrupam, com 2 a 4 flores por cacho. Essa variedade requer polinização, o que exige abrir a estufa durante o período de floração e tentar atrair o máximo possível de abelhas.
Características da variedade
A planta pode ser cultivada tanto ao ar livre quanto em estufa. Frutos muito maduros alteram o sabor, por isso é melhor colher com frequência, pelo menos a cada 2-3 dias.
Os pepinos se formam nas axilas laterais, com cada axila produzindo aproximadamente 2 a 3 pepinos. A primeira colheita começa 40 dias após a germinação das sementes.
De um m2 Pelo menos 10 kg da colheita são coletados. Os próprios frutos:
- pequeno, não maior que 10 cm;
- não devem pesar mais de 90-110 g;
- com pequenos tubérculos;
- com espinhos brancos;
- cilíndrico;
- De cor verde brilhante com listras vivas visíveis apenas até a metade do pepino;
- com um estalo;
- com polpa suculenta;
- com sementes pequenas que são quase invisíveis quando cortadas;
- De sabor doce e completamente isento de amargor;
- Com um aroma rico.
Os vegetais podem ser consumidos frescos, em conserva ou em vinagre, para o inverno, inteiros ou em pedaços.
Qualidades positivas da variedade:
- Propriedades gustativas.
- Adequação para venda, visto que os frutos apresentam um aspecto comercializável.
- Versatilidade na aplicação.
- Resistência a doenças e pragas.
- Longa vida útil se armazenado conforme recomendado.
Não é recomendável guardar os pepinos em sacos bem fechados, principalmente se não tiverem sido lavados previamente. Colocá-los secos em um recipiente na parte inferior da geladeira é suficiente para evitar que murchem ou apodreçam. Esta variedade não apresenta desvantagens conhecidas.
Propriedades úteis da variedade
O híbrido Ira F1 contém vitaminas de C a B, incluindo uma alta concentração de betacaroteno e oligoelementos. A vantagem deste vegetal é a sua digestibilidade de 100%, apesar de ser composto por 90% de água estruturada. O consumo promove:
- Melhorar o estado geral de saúde;
- Aumentar a imunidade;
- Melhorar o funcionamento da glândula tireoide;
- prevenção de doenças do sistema geniturinário, como cálculos renais;
- prevenção de varizes;
- Melhorar o sistema cardiovascular;
- Reduzindo a concentração de colesterol no sangue.
Especialistas comprovam repetidamente que incluir pepinos na dieta pode ajudar a limpar o organismo de resíduos, toxinas e metais pesados. Os pepinos são altamente digeríveis devido ao seu alto teor de fibras e possuem 15 kcal por 100 g. Médicos recomendam o consumo de pepinos até mesmo para crianças pequenas, como forma de promover a saúde mental e uma nutrição adequada.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido pode ser cultivado em regiões com alta umidade e verões curtos, pois é resistente a:
- oídio;
- mancha marrom;
- podridão radicular;
- mosaico de pepino;
- míldio.
A cultura praticamente não é atacada por pragas de insetos.
Caso contrário, você poderá ter problemas. As causas da infecção incluem:
- Grande quantidade de ervas daninhas no canteiro.
- Níveis elevados de umidade podem ocorrer devido ao excesso de água, ao uso de água fria e à falta de suporte para os brotos.
- Rotação de culturas para analfabetos.
Como medida preventiva, inspecione regularmente a planta em busca de diversos sintomas. Caso sejam detectadas manchas escuras, folhas roídas ou ressecamento, utilize tratamentos como Fitosporina, Calda Bordalesa, Quadris ou Thiram.
Condições de cultivo
Para obter uma boa colheita de pepinos Ira, você precisará seguir as recomendações de especialistas. Inicialmente, preste atenção à seleção do solo, que deve ser:
- luz;
- fértil;
- não azedo.
O ideal é preparar o canteiro no final da estação, adicionando composto e revolvendo a terra. Isso elimina a necessidade de fertilização na primavera; basta cavar o solo e dividi-lo em canteiros individuais. Para evitar a formação de microrganismos nocivos no solo, regue-o com uma solução à base de manganês e cubra-o com filme plástico por pelo menos uma semana.
As hortaliças são plantadas na estufa em meados de maio. A principal exigência é a ausência de geadas noturnas ou o completo fechamento hermético da estufa. A temperatura do ar não deve cair abaixo de 15°C. OCaso contrário, as plantas simplesmente morrerão sem ter tempo de se fortalecerem.
Ao plantar, escolha um espaçamento de 50x25cm. Tudo depende do tamanho do espaço e de onde exatamente as mudas serão plantadas. As sementes devem ser enterradas de 1 a 2 cm no solo. Se forem plantadas mais fundo, podem não germinar.
Como a variedade Ira é alta, são instaladas treliças que são amarradas.
Ira é um híbrido que, como outras variedades, requer rega, capina, afofamento e fertilização regulares. Para evitar decepções com a variedade escolhida, siga estas orientações:
- É preciso ter cuidado todos os dias, especialmente em dias quentes e verões secos.
- Em clima quente regado Uma vez por dia. Em condições de alta umidade e chuva, uma vez por semana é suficiente.
- Remova as ervas daninhas regularmente, pois mesmo a menor quantidade delas não só inibe o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular, como também pode levar à morte da planta.
- Afofar a terra. O ideal é fazer isso após a rega para evitar o acúmulo excessivo de umidade, que pode causar doenças fúngicas. Afofar a terra regularmente ajuda a oxigenar as raízes.
- Estaqueamento. Se as trepadeiras não forem fixadas para permitir o crescimento vertical, a umidade se acumulará embaixo delas, atraindo lesmas e outras pragas, e causando o apodrecimento das raízes. Além disso, as trepadeiras verticais são muito mais fáceis de inspecionar e colher.
- Utilizam-se fertilizantes minerais e orgânicos. Se houver carência de nutrientes, é melhor optar por preparações complexas.
Para não perder o momento em que a planta é afetada por doenças ou pragas, vale a pena examinar cada folha e cada broto.
Você também pode se interessar por:Os pepinos crescem melhor em áreas ecologicamente limpas. Isso evita a contaminação por metais e outros produtos químicos presentes na atmosfera. Pelo mesmo motivo, recomenda-se o uso apenas de fertilizantes de fabricantes renomados ou mesmo fertilizantes caseiros.
Avaliações
O híbrido Ira F1 foi desenvolvido com propriedades únicas e, por isso, é valorizado por muitos jardineiros, como comprovam as inúmeras avaliações exclusivamente positivas.
Inga, 42 anos
Nos últimos anos, tenho cultivado apenas o híbrido Ira. É fácil de cultivar, produtivo e delicioso. O mais importante é evitar que os frutos amadureçam demais. Eles não perdem o sabor, claro, mas ainda assim ficam diferentes dos pepinos colhidos no ponto certo. Inspeciono os canteiros a cada 2 ou 3 dias e encontro cada vez mais pepinos novos.
Igor, 63 anos
Para um jardineiro, o mais importante é poder colher uma safra saborosa e de alta qualidade. É por isso que eu, e muitos outros jardineiros, preferimos escolher apenas variedades híbridas de pepino, como a Ira. Essa opção é ótima em quase todos os aspectos. Li diversas recomendações, comparei diferentes variedades e concluí que essa era perfeita para mim, e não me decepcionei quando a plantei pela primeira vez.
Vera, 37 anos
Uma colheita saborosa é apenas o resultado, mas exige muito trabalho. Venho plantando híbridos há vários anos e, desta vez, escolhi a variedade Ira. Não me arrependo. A variedade faz jus à sua descrição. Os frutos são deliciosos e crocantes. Espero que as conservas que farei para o inverno também sejam uma delícia.
Os pepinos Ira F1 são vegetais saudáveis, ricos em vitaminas e micronutrientes. Podem ser consumidos em quantidades ilimitadas sem receio de ganho de peso ou reações alérgicas. Há apenas alguns relatos de casos em que o vegetal causou coceira, vermelhidão ou descamação. São seguros até mesmo para crianças pequenas.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas