
É difícil imaginar as diversas culinárias nacionais sem a presença de pimentas ardidas. Essa planta picante chegou à nossa região vinda da Bolívia, onde é cultivada há 6.000 anos. A pimenta não é usada apenas na culinária, mas também é amplamente utilizada na medicina popular devido às suas propriedades benéficas.
aurora
Esta variedade de meia estação cresce até cerca de um metro de altura. O tempo médio desde a germinação até a colheita é de 145 a 150 dias. Esta pimenta caracteriza-se por uma ardência média e conserva-se bem. É utilizada de diversas formas: em conservas de inverno, fresca e seca. Os frutos são alongados, com uma extremidade pontiaguda e curva, que lembra um tronco.
Adjika
Adjika é uma variedade de ciclo médio-precoce caracterizada por arbustos fortes e altos que não necessitam de estacas. Tornou-se muito popular devido ao seu aroma e sabor picante.
Os frutos têm uma tonalidade vermelha intensa, paredes com cerca de 3 mm de espessura e pesam 90 g. Podem formar-se até 25 vagens em um único arbusto.
Astracã
Essa variedade é considerada bem adaptada e a mais popular entre as variedades de meia estação em toda a Rússia. Começa a frutificar 120 dias após a germinação. O arbusto é forte e ramificado, semi-padrão, atingindo um metro de altura. A planta produz uma alta quantidade de pimentas muito picantes.
Os pimentões vermelhos podem ser colhidos por um longo período, pois essa variedade tem um ciclo de frutificação muito prolongado. Os frutos, que pesam cerca de 10 gramas, têm formato cônico, ponta achatada e casca lisa.
Chifre de carneiro
A pimenta Ram's Horn é uma variedade de meia temporada. Ela exige pouca manutenção, mas com os cuidados adequados, produz rendimentos muito altos. É extremamente sensível à alta umidade e não tolera água parada. A cor característica do fruto é amarela ou vermelha. Seu formato realmente lembra um chifre de carneiro: as vagens têm uma superfície irregular e estriada na base, e as pontas são ligeiramente curvadas.
Com regas frequentes, a colheita não é tão picante, mas em clima quente e regas pouco frequentes, as pimentas ficam muito apimentadas. A variedade se transporta bem e mantém sua aparência comercial. As plantas são baixas, compactas e não precisam de estacas.
Amarelo húngaro
Esta bela variedade, de sabor moderadamente picante, apresenta vagens amarelas, ligeiramente curvas e com pontas agudas. Os frutos pesam entre 30 e 45 g. A variedade Amarela Húngara tem distribuição mundial e é considerada muito popular entre as suas parentes.
Esta variedade é de meia estação: a colheita começa 120 dias após a germinação. Os arbustos crescem baixos (40–45 cm) e compactos, não necessitando de estacas ou poda. Esta variedade é resistente a muitas doenças e a baixas temperaturas.
Vizir
Este híbrido amadurece em 150 dias. A pimenta recebe seu nome devido aos seus frutos incomuns e belos, em formato de turbante. Os frutos maduros têm um sabor muito picante e são usados principalmente em marinadas, picles e conservas.
Os arbustos crescem bastante, necessitando de treliças, mas produzem frutos em abundância e por um longo período. O plantio e os cuidados são padrão. A variedade Vizier é resistente à maioria das doenças comuns.
Buquê mágico
A variedade recebe seu nome devido ao formato de cacho de seus frutos nos arbustos. É uma variedade de maturação precoce, com colheita possível em 110 a 112 dias. A Magic Bouquet é ideal para climas temperados com verões curtos.
Os frutos têm formato cônico, ponta romba, são de dureza média e muito pequenos, com paredes finas. Devido ao tamanho diminuto dos frutos, uma produção de 1 a 1,5 kg por metro quadrado é considerada recorde.
Homero
Essa variedade híbrida amadurece cedo — a primeira colheita pode ser feita já 115 dias após o início do período de crescimento. Os arbustos pequenos e compactos produzem frutos em abundância por um longo período.
Os frutos vermelhos têm formato cônico alongado com ponta aguda. Esta pimenta é excelente para consumo fresco devido ao seu nível médio de ardência, suculência e paredes grossas. A variedade é muito bonita e impecável.
Dinossauro
As plantas deste híbrido apresentam rendimentos recordes: até 6 kg por metro quadrado. A planta é extremamente exigente em termos de luz solar e tolera facilmente seca, calor e flutuações de temperatura. Portanto, serão necessárias fontes de luz adicionais durante o cultivo das mudas.
Os frutos, que crescem para cima, são amarelos e vermelhos, em forma de cone, e têm paredes muito carnudas e picantes. O comprimento do fruto é de 20 a 25 cm. A variedade Dinosaur é de maturação precoce — a colheita começa 100 a 110 dias após o término do ciclo de crescimento. Os arbustos vigorosos e semi-espalhados atingem uma altura de 60 cm.
Para a sogra
Esta variedade de maturação precoce atinge a maturidade em 115-120 dias. Os arbustos são bastante compactos, atingindo 60 cm de altura, e não necessitam de poda ou suporte. Entre as vantagens desta variedade estão a maturação uniforme dos pimentões, o alto rendimento e a excelente facilidade de transporte.
Os frutos têm 10-12 cm de comprimento, formato cônico, pesam em média 65 g, possuem uma cor vermelha intensa, um forte aroma apimentado e um sabor forte e picante.
Danúbio
Esta variedade de maturação precoce amadurece 100 dias após o surgimento dos primeiros brotos. A variedade Danúbio ganhou imensa popularidade entre os jardineiros russos devido à sua produtividade excepcionalmente alta. A planta cresce mais de um metro de altura e necessita de suporte. O híbrido é altamente tolerante à seca e às flutuações de temperatura.
Os frutos têm formato oblongo e cor verde, mas às vezes apresentam uma tonalidade avermelhada.
Ardência no nariz
Outra variedade de meia estação comum na Rússia: os pimentões podem ser colhidos já entre 110 e 115 dias após a germinação. A planta tem crescimento determinado e atinge de 70 a 75 cm de altura.
Os frutos crescem agrupados no arbusto, como buquês. As pimentas têm um aroma forte e um sabor picante. Quando tecnicamente maduras, os frutos são verdes; quando completamente maduros, são vermelhos. Pesam de 20 a 30 g e atingem 10 cm de comprimento. Os frutos estreitos e brilhantes, graças às suas paredes grossas, são utilizados com sucesso tanto frescos quanto na produção de especiarias.
Valentão
Esta variedade de maturação precoce produz rendimentos muito elevados, rendendo de 5 a 8 kg de pimentões por metro quadrado em 110 dias de cultivo. Os pimentões amarelos e vermelhos não se assemelham visualmente às pimentas picantes, pois têm formato trapezoidal como as variedades doces. No entanto, possuem um sabor bastante apimentado.
Valentão
Esta variedade de meia estação começa a frutificar 110-115 dias após a germinação. A planta é compacta e semi-espalhada, atingindo uma altura de 70-75 cm. A zadira é uma planta pouco exigente, resistente à seca e às flutuações de temperatura, mas necessita de bastante luz.
Quando maduros, os frutos são verdes ou vermelhos, em formato de cone com uma probóscide pontiaguda, e pesam até 20 g. A polpa é suculenta, picante e de ardência média, com aroma delicado e paredes de 2 mm de espessura. Esta variedade caracteriza-se pela alta produtividade: é possível colher de 3,5 a 4 kg de pimentas por metro quadrado.
Serpente Gorynych
Esta variedade de meia estação amadurece entre 115 e 120 dias após a germinação. O nome da planta fala por si: os frutos caracterizam-se por um sabor particularmente pungente e picante. Os arbustos são baixos, espalhados, atingindo uma altura de até 60 cm, não necessitando de estacas.
Os pimentões, pesando entre 20 e 30 gramas, têm formato de cones longos e estreitos de cor vermelho-escura. As paredes têm 2 mm de espessura. Esta variedade requer luz adequada e rega abundante – somente nessas condições produzirá frutos em grande quantidade: é possível obter 5 kg de colheita por metro quadrado.
Impala
Impala é uma variedade de pimenta precoce, que amadurece em apenas 60 a 70 dias. Este híbrido possui forte imunidade a diversas pragas e doenças comuns. O arbusto é robusto e de grande porte, atingindo uma altura de 70 cm e não necessitando de suporte. Não requer rega frequente nem sol pleno, e tolera bem o calor e a seca.
A planta produz frutos grandes e alongados, pesando cerca de 80 g. Quando maduro, o fruto apresenta uma cor vermelha intensa e um formato cônico e estreito. Seu excelente sabor, aroma e ardência moderada o colocam, com justiça, entre as melhores variedades de pimenta.
amargo de pimenta caiena
Essa variedade começa a frutificar já 110 dias após o início da germinação e é considerada uma variedade de meia estação. Esse tipo relativamente novo de pimenta já se tornou muito popular em todo o mundo devido ao seu sabor excepcionalmente picante e intenso. É conhecida por muitos como pepperoni e chili.
A planta cresce até 60 cm de altura e possui caules ramificados. Os frutos da pimenta caiena apresentam uma variedade de formatos e cores: podem ser esféricos ou em forma de vagem, vermelhos, amarelos ou até mesmo verde-oliva escuro. Esta variedade produz uma excelente colheita.
Capricho
Os frutos desta variedade de beleza singular são esféricos e pequenos, semelhantes a bagas. A planta pode ser utilizada no jardim não só para o cultivo de pimenta, mas também para fins decorativos. Os arbustos frutificam por um longo período, produzindo excelentes colheitas. Esta pimenta de porte baixo, com apenas 40-50 cm de altura, possui folhagem densa e semi-espalhada, com folhas pontiagudas.
A planta começa a frutificar entre 110 e 115 dias após a germinação. Os frutos são pequenos, atingindo apenas 1,5 a 2 cm de diâmetro e pesando 2,5 g. A variedade é resistente a condições ambientais adversas.
Fogo chinês
A pimenta Chinese Fire começa a frutificar em 110-115 dias e é uma variedade de meia estação. A planta tolera bem o clima quente e seco e requer bastante luz solar. Este híbrido é considerado uma das melhores variedades de pimenta devido à sua ardência intensa. A pimenta caracteriza-se pela resistência a doenças e fatores adversos. Os arbustos se espalham e atingem uma altura de cerca de 50 cm.
Os frutos têm formato de chifre longo e curvo, atingindo 20-23 cm de comprimento e mudando de cor à medida que amadurecem, de verde escuro para vermelho intenso. As pimentas pesam em média de 50 a 70 g. Esta variedade produz uma excelente colheita.
A Rainha de Espadas
Esta variedade de meia estação começa a frutificar 110 a 115 dias após a germinação. Os arbustos baixos e arredondados atingem apenas 20 a 30 cm de altura e são ideais para uso como planta ornamental de jardim, graças à sua aparência atraente. A planta prospera em áreas sombreadas.
Os frutos pequenos, voltados para cima, têm formato cônico. À medida que amadurecem, adquirem uma variedade de cores: amarelo, laranja, roxo e, quando completamente maduros, tornam-se vermelho-escuros. Os frutos atingem de 10 a 12 cm de comprimento e pesam de 10 a 12 g. O sabor da pimenta é moderadamente picante, com um toque adocicado.
com
Esta variedade de maturação precoce, com seu plantio e cuidados padronizados, tornou-se bastante comum na Rússia, pois amadurece em apenas 95 dias. O arbusto é denso, semi-padrão e de altura média (40-50 cm). A planta possui uma aparência ornamental muito bonita, sendo essa sua característica única.
Os frutos são lisos e brilhantes, com 7 a 8 cm de comprimento. Quando maduros, apresentam uma tonalidade verde-esbranquiçada e, quando completamente maduros, adquirem uma cor vermelha intensa. Esta variedade produz uma grande quantidade de frutos, e a polpa é suculenta, aromática e moderadamente picante. Esta pimenta está bem adaptada a climas frios, tolerando condições adversas e baixas temperaturas.
Língua da sogra
Teschin Tozhok é uma variedade de maturação precoce, atingindo a maturidade em 100 dias. Os arbustos são bastante compactos, atingindo 50 cm de altura, não necessitando de tutoramento ou poda. É cultivada utilizando métodos padrão em todas as regiões do país. A variedade é resistente ao mosaico do tabaco, à podridão e à seca.
A planta produz pimentas com peso aproximado de 50 gramas. Os frutos, ligeiramente curvados, com 10 a 12 cm de comprimento, são alongados e cônicos, de cor verde ou vermelha. As pimentas distinguem-se por um aroma intenso e um sabor picante e forte.
Tula
A pimenta Tulsky é uma variedade de maturação precoce — o período da germinação à frutificação é de, em média, 95 dias. O arbusto tem porte padrão, semi-espalhado, e atinge uma altura de 40 a 60 cm. Este híbrido é considerado, com razão, uma das melhores variedades de pimenta cultivadas na Rússia, pois adapta-se perfeitamente às condições locais, prospera em qualquer tipo de solo e é resistente às doenças comuns das solanáceas.
Os frutos têm uma cor vermelha intensa e pesam entre 15 e 20 g. A polpa é aromática, suculenta e picante, com paredes de cerca de 4 a 4,5 mm de espessura. A pimenta produz uma excelente colheita — é possível colher de 500 a 600 g de frutos de um único arbusto.
ucraniano
Esta é a variedade de pimenta malagueta de meia estação mais comum na Ucrânia: leva de 112 a 118 dias para atingir a maturidade técnica e 140 dias para a maturidade biológica. Os arbustos são pequenos, semi-espalhados e atingem uma altura de 35 a 40 cm. Esta pimenta tolera até mesmo as temperaturas mais baixas e é resistente a diversas doenças virais.
Os frutos são alongados e em forma de cone, com ponta afilada e coloração vermelho-escura quando maduros. O comprimento dos frutos varia de 4 a 9 cm e o peso de 10 a 20 g. A polpa tem um sabor distintamente picante e é bastante densa, com paredes finas. A pimenta rende 1,5 kg por metro quadrado.
Habanero
Esta variedade de meia estação, que amadurece em 100 dias, recebe o nome de Havana, a capital de Cuba. A pimenta habanero é originária do México e, hoje, nenhum prato latino-americano está completo sem ela. No entanto, adaptou-se bem ao clima russo, mas requer bastante luz solar para o seu cultivo. A habanero é uma pimenta muito picante, sendo a sua parte mais ardida as sementes.
Os frutos têm um formato característico de coração, são de beleza incomparável e pesam aproximadamente 15 g. Na maturação, as pimentas apresentam diversas cores: laranja, vermelha, rosa ou branca. Esta variedade possui aroma floral e é utilizada fresca ou seca em todos os tipos de culinária.
Jalapeño
A variedade recebe o nome da região do México onde é cultivada. Essa variedade de meia estação é difundida mundialmente, começando a frutificar após 110 dias. Embora prospere em climas quentes e seja muito exigente em termos de luz solar, a planta também se adaptou bem ao clima russo. Os arbustos são altos, atingindo 1 metro de altura, e requerem poda e amarração.
Quando maduros, os frutos atingem de 5 a 8 cm de comprimento e pesam aproximadamente 50 g. As pimentas são estreitas e cônicas, com a ponta romba. Na maturação técnica, os frutos são verdes, tornando-se vermelhos posteriormente e adquirindo um brilho lustroso. A polpa é picante com um toque adocicado.
Língua de dragão
A variedade Língua de Dragão é de maturação precoce, levando de 95 a 105 dias da germinação à plena maturação. Produz arbustos robustos e espalhados, com 65 a 70 cm de altura, que produzem frutos de maturação uniforme. É resistente ao frio e altamente resistente a doenças comuns, o que a torna adequada para cultivo em todas as regiões da Rússia e requer poucos cuidados.
Os frutos estreitos e vermelhos têm uma aparência pendente no arbusto e são em forma de cone, com uma ponta ligeiramente curva e afilada. Pesam entre 15 e 25 gramas e medem de 10 a 10 cm de comprimento. A polpa tem um aroma muito agradável e uma picância forte. É possível colher até 2 kg de pimentas por metro quadrado de plantação.
Avaliações
Cultivadores experientes de pimentas na Rússia central observam que a maioria prospera em climas frios e é fácil de cuidar. Os frutos podem ser consumidos de diversas maneiras: em conserva, enlatados, congelados, secos e moídos. As pimentas não só produzem excelentes colheitas, como também embelezam o jardim, exibindo um arco-íris de cores e cativando os vizinhos.
Com um pouco de carinho, rega regular e luz solar, os amantes de comida picante podem desfrutar dos frutos do seu trabalho durante todo o inverno.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?