Pimentas podem ser cultivadas não apenas em sua casa de campo ou em grandes estufas industriais, mas também em sua varanda. Contaremos quais variedades de pimenta são as melhores para isso e se você pode obter uma colheita tão boa quanto a do seu jardim.
Características e descrição de pimentas para varanda
Cultivar pimentões na varanda está se tornando um passatempo popular entre muitas donas de casa que desejam vegetais frescos quando não têm um jardim no campo. Uma varanda é o lugar ideal para cultivar pimentões. Essa planta, que adora sol e umidade, crescerá feliz em seu apartamento. A varanda deve estar voltada para o sul, oeste ou leste para garantir que a planta receba sol pleno durante todo o dia.
Você pode plantar pimentões doces e picantes na sua varanda. Cultivar pimentões na varanda é semelhante a cuidar de plantas de interior, que são mais exigentes. O segredo é escolher a variedade certa que irá prosperar e produzir frutos.
A variedade deve ser:
- Determinada. Plantas altas são impraticáveis, enquanto as de porte baixo são perfeitas para o cultivo em vasos. A altura recomendada para a planta é de 40 a 50 cm.
- Com um sistema radicular não expansivo. Este fator é crucial, pois algumas plantas podem não ter espaço suficiente no vaso e começarão a morrer;

- Com um longo período de frutificação. Algumas plantas, após um certo número de ovários, param de produzir flores e continuam a frutificar. As pimentas picantes proporcionam prazer por mais tempo do que as doces.
Regras para cultivar pimentões em uma varanda
Seguir algumas regras para o cultivo de pimentões na varanda garantirá excelentes colheitas. Vejamos os principais elementos do cultivo e cuidado adequados para essa hortaliça:
Preparando o solo para o plantio da pimenta.
Para cultivar pimentões, é preciso preparar o solo onde as sementes serão plantadas. Você pode preparar o solo você mesmo, mas em áreas urbanas é difícil encontrar grama e fertilizante orgânico, sendo mais fácil comprar terra pré-preparada com todos os elementos necessários.
O solo adquirido já deve estar desinfetado, mas, por precaução, é recomendável tratá-lo adicionalmente. Isso pode ser feito com uma solução à base de Fitosporin ou uma solução de permanganato de potássio (com uma leve coloração rosa).
Cuidando de pimentões na varanda.
Semeie as sementes em bandejas ou caixas, que podem ser cobertas com filme plástico para criar uma miniestufa enquanto as sementes germinam. Quando as plantas atingirem 10-15 cm, transplante-as para vasos individuais. Use vasos de cerâmica ou plástico, mas certifique-se de que tenham capacidade mínima de 6 litros.
O fertilizante deve ser aplicado quando a planta tiver pelo menos três folhas. Para fertilizar, você pode usar uma solução à base de 10 litros de água, 50 g de ureia, 125 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio. Se você tiver poucas plantas, reduza a quantidade de água e fertilizante proporcionalmente. São necessários de 50 a 100 ml de fertilizante líquido por planta.
A temperatura do ar na varanda deve ser de pelo menos 20 a 25 graus Celsius. Para manter a umidade, utilize um borrifador de água periodicamente.
Evite colocar as plantas perto de uma fonte de calor direta (aquecedor, radiador). Colocar vasos de pimenta perto dessas fontes fará com que as mudas murchem e percam umidade.
Não será necessário amarrar ou beliscar os brotos laterais das plantas principais. Regue as pimentas com água em temperatura ambiente para evitar o aparecimento de podridão negra. A água da torneira deve ser deixada em repouso antes de regar.
Antes da floração, as plantas são fertilizadas com fertilizantes de potássio e fósforo para que os frutos cresçam carnudos e saborosos.
Técnicas agrotécnicas
- Você não precisará combater ervas daninhas;
- Periodicamente, será necessário afofar o solo, pois a água forma uma crosta. Afofar o solo permite que as raízes recebam oxigênio, acelerando assim a troca gasosa e, consequentemente, o desenvolvimento da planta.
- Cubra o solo com cobertura morta. Você pode comprar feno em lojas de ração animal. A cobertura morta reduzirá a evaporação do solo e manterá seu equilíbrio térmico;
- A presença de pragas ao cultivar plantas na varanda é descartada, já que elas não têm de onde vir em um apartamento e em áreas urbanas em geral.

Variedades de pimenta para a varanda
Qualquer pessoa pode cultivar pimentas doces e picantes na sua varanda. O sabor desses vegetais é absolutamente idêntico ao das pimentas cultivadas em estufa ou horta a céu aberto.
Pimentas malaguetas para a varanda
- A variedade "Amarela Húngara" é uma pimenta picante de excelente qualidade. Seu porte baixo a torna ideal para cultivo em varandas. Na maturidade comercial, as pimentas amarelas atingem um peso de 60 gramas com paredes de 3 a 4 mm de espessura. Os frutos maduros são vermelhos. Uma única planta produz até 30 pimentas.

- A pimenta "Jalapeño Laranja" pertence ao grupo das pimentas Jalapeño e distingue-se pelo seu fruto alaranjado. A planta é cultivada como ornamental. O fruto pesa no máximo 50 gramas e atinge um comprimento máximo de 9 cm. As pimentas são muito picantes, sendo utilizadas em pratos condimentados. Uma única planta produz de 30 a 35 pimentas durante a estação de crescimento.

- A pimenta "Jalapeño Early" amadurece precocemente, 80 dias após o transplante das mudas para os vasos. Essa variedade requer boa rega, só assim a pimenta ganhará peso rapidamente, atingindo 30-40 gramas. A "Jalapeño" tem 2-3 cm de diâmetro e 4-8 cm de comprimento.

- A pimenta "Purple Jalapeño" é uma pimenta de ardência média, pesando entre 35 e 40 gramas. Seus pequenos frutos têm uma intensa coloração roxa. Os arbustos crescem rente ao solo e o sistema radicular se desenvolve bem em vasos. Durante a época de frutificação, a planta produz de 25 a 35 frutos.

- Dentre todas as variedades de jalapeño, esta se destaca pelo seu sabor agradável, picante e ligeiramente ácido. Cresce de forma compacta, pesando entre 25 e 30 gramas. Apresenta uma aparência muito atraente em uma planta arbustiva e espalhada. Uma única planta produz de 30 a 35 grãos de pimenta.

- A pimenta "Magic Bouquet" distingue-se pela disposição dos frutos em cachos. Os arbustos atingem 70 cm de altura. Os frutos são pequenos, pesando apenas 2,7 g. Cada cacho contém de 5 a 10 grãos de pimenta. É utilizada em pratos picantes e para conservas.

- A "Vulcão Ardente" é uma planta alta que necessita de suporte. Os frutos são triangulares estreitos, atingindo 10 cm de comprimento com paredes de 1 a 1,5 mm de espessura. Pesam de 15 a 20 gramas. Os frutos são de um vermelho intenso. São utilizados na produção de páprica, molhos picantes e frutos secos.

Variedades de pimentão doce para varanda
- "Maikopsky 470" é uma variedade doce e de alta produtividade, com um período de maturação de 110 a 120 dias. Os arbustos crescem até 45 cm de altura. Os frutos têm formato variável, às vezes triangular ou tetraédrico, mas todos são piramidais. Os frutos maduros são suculentos e doces, com uma cor vermelho-escura característica.

- A pimenta "Winnie the Pooh" produz frutos pequenos, pesando entre 45 e 60 gramas, mas com polpa muito macia e suculenta. As paredes atingem de 5 a 8 mm de espessura. Esta variedade também impressiona pelo seu período de maturação, de 107 a 115 dias. A planta não cresce mais do que 30 cm de altura, por isso terá a aparência de uma planta de interior comum.

- "Mysterious Island" é uma variedade de pimentão doce muito precoce; os frutos estão prontos para consumo na maturidade técnica, 85 dias após a germinação. Os arbustos são pequenos, do tipo cacho, com 35-45 cm de altura. Os frutos se agrupam em cachos com as pontas voltadas para cima. Cada fruto pesa no máximo 80 gramas.

- A pimenta 'Dwarf' é uma excelente opção para cultivo em varandas. Esta planta de crescimento determinado possui poucas folhas e atinge uma altura máxima de 40 cm. Os frutos pesam entre 50 e 60 gramas, têm formato cônico com a ponta romba e polpa espessa, de 6 a 8 mm. As pimentas contêm uma alta porcentagem de vitamina C.

- A variedade 'Agapovsky' começa a frutificar cedo, 100 dias após a germinação. Apresenta frutos grandes, cada um pesando 120 gramas. Os arbustos são de porte médio e compactos. Os frutos têm formato prismático, com casca brilhante e vermelha.

- "Firstborn of Siberia" é uma variedade de pimenta resistente, ideal para cultivo em varandas. Os arbustos têm porte esparso, padrão, e não ultrapassam 45 cm de altura. As pimentas piramidais são pequenas, pesando entre 40 e 68 gramas. A polpa tem paredes espessas, de 8 a 10 mm. A produção é estável e não é afetada por mudanças bruscas de microclima.

- 'Buratino' é um híbrido popular de pimentão doce. Seus frutos cônicos, lisos e vermelho-escuros certamente chamarão sua atenção. As paredes são densas e grossas, de 7 a 8 mm, e muito suculentas e doces. A planta cresce até 1 m de altura, portanto, será necessário um suporte.

- 'Akvarel' é uma pimenta doce oblonga, com 10 a 15 cm de comprimento. Os frutos são pequenos, pesando de 20 a 30 gramas, mas muito doces. Os arbustos são densamente folhados e atingem uma altura de 50 a 80 cm. A produção é alta, com 30 a 60 pimentas por planta. Os frutos têm coloração vermelho-arroxeada.
- A pimenta "Treasure Island" é uma variedade apreciada por sua adaptabilidade às condições de cultivo. Os frutos são arredondados, cônicos e pesam de 50 a 60 gramas. A casca é lisa, a polpa firme e o sabor agradável. Os arbustos são baixos, de 40 a 60 cm. Os frutos maduros são vermelhos com um tom carmesim.
- "Presente da Moldávia" é um pimentão doce caracterizado por frutos vermelhos pendentes em formato de cone. As plantas de porte padrão irão decorar sua varanda. Elas não ultrapassam 40 cm de altura. Em média, os frutos pesam entre 100 e 145 gramas e amadurecem no meio da estação.
https://youtu.be/IZ4W8fETWHA
Avaliações:
Tatiana Mikhailovna:
Esta é a primeira vez que cultivo pimentas na varanda. Quando me disseram que era possível cultivar pimentas dentro de casa, não acreditei, então decidi tentar por diversão. Elas realmente crescem e dão frutos. O segredo é começar o cultivo das mudas e manter uma temperatura constante. Reguei-as como plantas de interior comuns. No início, afofei a terra, mas parei porque as raízes estavam muito perto da superfície. Cultivei três pés de pimenta malagueta e cinco de pimenta doce. As pimentas não só são comestíveis, como também se tornaram um belo complemento para a varanda. Recomendo a todos que experimentem cultivar pimentas na varanda.
Taisiya Konstantinovna:
Sempre quis cultivar meus próprios vegetais, mas não tinha condições de comprar um terreno fora da cidade, então comecei a plantar quase todas as minhas hortaliças em vasos na minha varanda. Cultivar pimentas se tornou meu passatempo favorito. Pimentas pequenas são muito práticas e fáceis de cultivar. Meu marido adora pimentas. Ele gostou muito da pimenta jalapeño. Todo ano, planejo cultivar novas variedades de pimentas e outras hortaliças para mostrar aos meus amigos e conhecidos que é possível e para ajudá-los a resistir à tentação de começar uma pequena horta em seus apartamentos.

















Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?