A murcha de Fusarium é uma doença fúngica que afeta hortaliças. As variedades resistentes à fusariose listadas abaixo também apresentam maior resistência a outras doenças virais e fúngicas. Dependendo da localização, algumas variedades podem produzir rendimentos maiores ou menores. Essas variedades requerem um regime padrão de rega e fertilização.
Quais pimentas são resistentes à murcha de Fusarium?
Métodos de cultivo seletivo e resistência natural à murcha de Fusarium tornam essas variedades candidatas ideais para o plantio em qualquer jardim. A doença em si é insidiosa:
- A detecção só é possível na fase intermediária do desenvolvimento;
- O fungo bloqueia os canais de comunicação com as substâncias orgânicas;
- A planta é incapaz de realizar fotossíntese e se desenvolver normalmente;
- O fungo Fusarium é transmitido por meio de máquinas agrícolas e resíduos vegetais, onde pode ficar armazenado por até 3 anos;
- A planta não tem cura, só pode ser arrancada e queimada.
Portanto, a murcha de fusarium é uma visitante indesejada em qualquer jardim. Os melhoristas de plantas desenvolveram variedades de pimentão resistentes à murcha de fusarium.
Orelha de Boi
A pimenta Orelha de Boi é uma variedade doce que exige bastante cuidado, mas é resistente a um número significativo de doenças. Seu sabor é um bônus agradável: a polpa não é amarga mesmo quando madura. Essa pimenta é ideal para consumo fresco ou em conserva. A maturação é determinada pela cor. Os frutos passam gradualmente de um verde intenso para tons escuros de vermelho. Uma pimenta madura pesa 200 gramas e a produção por metro quadrado pode chegar a 3 quilos.
Darina
Além da resistência a doenças fúngicas, a pimenta Darina é capaz de frutificar e crescer em temperaturas desfavoráveis. A planta em si é baixa, semi-padrão, atingindo 50-55 cm de altura. Os pimentões amadurecem com um peso de 100 gramas e uma espessura de parede de 6 mm. Na maturação técnica, a cor é amarela, mas na maturação biológica, atinge a cor vermelha.
Esta variedade é igualmente adequada para cultivo em campo aberto e em estufa fechada. Produz 6 quilos por metro quadrado. A Darina também é resistente à murcha de verticillium.
Dobrynya
A variedade Dobrynya, fiel ao seu nome, é resistente a diversas doenças, incluindo a fusariose. Um pimentão maduro pesa 100 gramas e sua seção transversal pode atingir até 5 milímetros de espessura. Os pimentões têm formato prismático e ficam vermelhos quando maduros. Jardineiros experientes recomendam o cultivo da Dobrynya em hortas, em vez de estufas de plástico.
A variedade amadurece cedo, produzindo frutos em até 95 dias após a germinação completa. A Dobrynya apresenta uma produtividade consistente de 13 quilos por metro quadrado.
Beglitsky
Uma variedade de pimenta que produz frutos em forma de cone que ficam vermelhos quando biologicamente maduros. Além de resistente à fusariose, também é resistente à alternaria e ao mosaico do tabaco. A planta é baixa, atingindo 75-85 cm de altura. Os frutos são estáveis em temperatura ambiente e transportáveis, pesando até 70 gramas. A Beglitsky é uma variedade que se desenvolve igualmente bem em estufas e em campo aberto. A espessura da parede de um fruto maduro é de 4-5 cm.
Hércules
A pimenta Hercules é uma variedade de maturação tardia que adquire uma cor vermelha brilhante ao amadurecer. As pimentas crescem em plantas cúbicas com cantos arredondados e paredes de 5 a 7 mm de espessura. A frutificação ocorre entre 135 e 145 dias após o plantio. Muitos jardineiros experientes elogiam esta variedade pelo seu sabor e pela sua ampla gama de usos culinários. O arbusto da Hercules é compacto, não sendo alto nem espalhado, atingindo apenas 50 cm de altura.
Fiel ao seu nome, esta variedade é bastante robusta e resistente não só a doenças, mas também a condições climáticas extremas. Portanto, esta pimenta pode ser cultivada em áreas com climas menos favoráveis. No entanto, é melhor evitar áreas muito expostas a ventos fortes sazonais.
búlgaro
A pimenta búlgara é uma variedade de meia estação, produzindo frutos em até 130 dias após a germinação. O fruto tem formato cônico, pesa entre 150 e 200 gramas e possui uma espessura de parede de 5 a 7 mm. As pimentas búlgaras podem ser cultivadas tanto em estufas plásticas quanto em campo aberto, com rendimentos semelhantes.
Quando cultivada em grandes quantidades, rende 50 toneladas por hectare. Além de resistente à fusariose, a variedade búlgara é resistente à alternaria. Na maturidade biológica, adquire uma tonalidade vermelha e um acabamento brilhante.
Jubileu de Rostov
Uma variedade de pimenta de meia estação, que se desenvolve melhor quando plantada ao ar livre. O período entre a germinação e o amadurecimento é de 115 dias. Uma única pimenta Rostovsky Yubileiny tem 4-5 mm de espessura e pesa 120 gramas.
Na maturidade técnica, a pimenta fica verde-clara, tornando-se vermelha à medida que amadurece. É amplamente utilizada em casa, tanto fresca quanto em conservas.
Jack
A variedade de pimentão doce Jack, de maturação precoce, começa a frutificar entre 105 e 110 dias após o plantio. Ela se desenvolve tão bem em estufa quanto em campo aberto. O arbusto se torna uma planta baixa, atingindo uma altura total de 55 a 60 cm. A produtividade da variedade é padronizada, com um potencial de 5 a 6 quilos de pimentão por metro quadrado.
A pimenta Jack se destaca por sua cor laranja incomum quando está biologicamente madura. Uma pimenta madura pesa entre 150 e 200 gramas.
Doce Everest
Apesar do nome imponente, esta variedade não é particularmente alta. O arbusto é de porte médio, com 40 a 45 cm, e não se espalha bastante. O peso dos frutos atinge 150 a 200 gramas, e a produção total por hectare é estimada entre 160 e 400 centners, dependendo das condições de cultivo.
Os pimentões são igualmente úteis para marinadas, saladas e outras aplicações culinárias. Suas paredes variam em espessura, chegando a até 9 mm.
Você também pode se interessar por:Um presente da Moldávia
Esta variedade de pimenta, bastante produtiva, rende até 7 quilos por metro quadrado de plantio. Possui um período de maturação médio. A variedade Gift of Moldova produz frutos maduros entre 115 e 130 dias após o plantio. É adequada tanto para cultivo em estufa quanto em hortas.
O arbusto cresce até um tamanho pequeno, de até 50 cm. pimentões doces Crescem em formato de cone, pesando entre 100 e 120 gramas cada. A espessura típica da parede é de 5 mm. Prosperam em temperaturas não inferiores a 20 graus Celsius.
Zhanna
Esta pimenta é uma variedade de maturação precoce, atingindo a maturidade em 106 dias. Ela se desenvolve bem tanto em estufas quanto em campo aberto. A altura média da planta é de 40 a 50 cm. O arbusto é compacto e produz cerca de 15 frutos. Seu formato lembra um cone alongado, com textura lisa e brilhante. Durante o crescimento, as pimentas são verde-claras e, quando maduras, ficam vermelho-escuras. A espessura da parede é de 8 a 9 mm. Cada pimenta pesa de 90 a 100 gramas. A variedade Zhanna é versátil e pode ser usada em qualquer prato. O sabor é intenso, mas o aroma é delicado.
A perigosa doença de fusariose não tem cura. Portanto, ao escolher uma variedade de pimentaVale a pena considerar esse fato. Felizmente, existem muitas variedades resistentes; elas são fáceis de cuidar e cultivar sem problemas em qualquer terreno. O cuidado adequado com o solo e medidas preventivas preservarão a colheita.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?