
A necrose da casca da macieira é resultado da ação de pragas, certas doenças e erros do jardineiro. Qualquer sinal dessa condição exige uma inspeção detalhada da árvore. Uma avaliação objetiva da saúde da macieira ajudará a preservar a colheita.
Não há motivo para preocupação se o rachamento da casca for localizado. Na maioria dos casos, o problema se resolve sozinho. A situação se torna mais complexa se as áreas necrosadas continuarem a se espalhar. A falta de tratamento resultará na morte da árvore.
Manifestações clínicas
Os botânicos identificaram diversos fatores negativos que desencadeiam essa patologia. Eles foram divididos em internos e externos:
- atividade de pragas;
- queimadura solar;
- queimadura por frio;
- atividade de roedores;
- o aparecimento de esporos de fungos.
Os jardineiros devem distinguir entre rachaduras fisiológicas e rachaduras naturais da casca. Estas últimas são um processo observado após o inverno. Pequenas áreas da camada superior da macieira, que secaram, podem ser facilmente arrancadas. Por baixo delas encontra-se madeira saudável.
Quando as camadas subjacentes ficam visíveis sob a casca rachada, isso indica uma patologia. Existem vários sinais que podem ser usados para fazer um diagnóstico.
|
Quebra-gelo
|
queimadura solar |
| A cor da casca não muda. | A casca fica uniformemente vermelha. |
| O câmbio da árvore fica marrom com um tom ferrugem bem característico. | O câmbio apresenta uma tonalidade vermelha uniforme. |
Se as pragas forem a causa do problema, uma colônia de insetos pode ser facilmente vista sob a casca rachada. Assim que o culpado for identificado, o tratamento deve começar.
Recomendações práticas
Os botânicos recomendam que os jardineiros prestem atenção às medidas preventivas. Todas as primaveras, realizam uma inspeção detalhada de cada ramo e tronco. Mesmo a menor rachadura deve ser tratada o mais rápido possível. O método mais simples é remover primeiro a área danificada e depois cobri-la com piche. Além da inspeção visual, também se realiza uma palpação. O objetivo é detectar possíveis problemas em um estágio inicial. Danos mais extensos são tratados com uma mistura. A receita é a seguinte:
- 1 kg de cinzas frescas;
- 1 kg de argila;
- Misture tudo;
- Aplique uma camada fina na área danificada;
- Cubra com uma camada de juta.
Uma conduta diferente é recomendada caso se observe rachaduras e descamação da casca na base de galhos grandes. Jardineiros devem estar cientes de que, em 9 de cada 10 casos, a causa é uma doença ou fungo. Até que um diagnóstico seja feito, nenhuma ação é recomendada. Os fungos apresentarão uma característica camada branca e felpuda sob a área danificada. A podridão é um sinal de doença. Para tratar a área afetada, você precisará da seguinte solução:
- 400 g de resina;
- 100 g de parafina;
- 100 g de gordura animal.
Misture os ingredientes listados em um recipiente fundo. Em seguida, aplique a mistura na área afetada. Finalize envolvendo o tronco com uma camada de juta.
Tratamento de áreas afetadas por fungos
A chave para o sucesso é a rapidez e a precisão na dosagem. Se o descascamento e o rachamento da casca forem causados por atividade fúngica, deve-se adquirir uma solução de sulfato de cobre a 2%. Aplique a solução na área afetada com um pincel. O próximo passo é usar a receita acima para evitar a propagação da doença.
O jardineiro deve garantir que a solução de sulfato de cobre a 2% entre em contato com a menor quantidade possível de áreas saudáveis da casca.
Características do tratamento relacionadas à idade
Pesquisas botânicas estabeleceram uma correlação entre a idade da macieira e o método mais eficaz para restaurar a integridade da casca. Árvores jovens devem ser tratadas da seguinte forma:
- Remova imediatamente todas as áreas de casca morta.
- Aplique a variedade na área afetada.
- Danos extensos devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio.
- O próximo passo é cobrir a área afetada com um pano previamente embebido em Cytovit ou Zircon.
- Remova a bandagem após 24 horas. Deixe a área lesionada secar ao sol.
- Trate a superfície com uma mistura usada para selar juntas de fogão. Ela pode ser comprada em lojas de materiais de construção.
- No caso de haver pequenos ferimentos em uma macieira jovem, eles são tratados com uma mistura à base de cera (100 g) e gordura animal (100 g).
A copa da macieira é revestida com tinta branca para reduzir os efeitos nocivos da luz solar. Na primavera, a camada aplicada é removida. A área selada deve ser tratada com uma solução de argila. Com a chegada do inverno, a área afetada deve ser envolvida em várias camadas de tecido claro. O polietileno ajudará a reduzir o impacto negativo do frio na ferida. A integridade da casca de uma macieira antiga pode ser restaurada da seguinte forma:
- Remoção total (100%) das áreas com casca danificada;
- Pequenas protuberâncias devem ser removidas com uma escova macia;
- Trate as áreas danificadas com uma solução de sulfato ferroso a 1%;
- Deixe a área afetada secar ao sol durante 5 a 6 horas.
Trate a área afetada com cal para jardinagem. Todos os tratamentos devem ser realizados apenas em tempo seco.
Eliminação das consequências das queimaduras térmicas
Durante o inverno, degelos repentinos são comuns e podem ter efeitos adversos na árvore. O verão também pode apresentar diversos problemas. A exposição excessiva ao sol pode causar rachaduras na casca. Em ambos os casos, é necessário um plano de ação específico:
|
Frio
|
Aquecer |
| Trate a área afetada com uma mistura de 1 parte de cal, 3 partes de argila e 1 parte de esterco. | Remova imediatamente as áreas afetadas da casca. Aplique uma mistura de cera e banha na proporção de 1:1 na área tratada. |
| Para casos mais graves, prepare uma massa. Misture 300 g de esterco, 200 g de argila gorda e a mesma quantidade de massa para acabamento. Leve a mistura à consistência de creme de leite espesso. | Se a casca de uma macieira velha apresentar numerosas áreas afetadas, o jardineiro prepara uma mistura de resina (13%), cera (17%) e nigrol (70%). Aplique a mistura uma vez por dia. |
Independentemente da causa do rachamento da casca, após o tratamento, o jardineiro monitora cuidadosamente a resposta das macieiras. Se a frutificação não começar, a árvore deve ser destruída.
A inspeção regular do tronco e dos galhos ajudará a prevenir esse problema. Outra dica importante é usar variedades de maçã resistentes.
A lista deles é a seguinte:
- "Mal Bagaevsky";
- "Jonathan";
- "Empapelamento";
- "Alva".
As variedades a serem plantadas devem ser selecionadas com base no clima da região. Essas informações estão disponíveis na embalagem.
https://youtu.be/RLvDzEbDN-Q
A casca rachada da macieira pode ser resultado de erros do jardineiro, queimaduras térmicas, infecções fúngicas ou ação de pragas. Cada caso requer um tratamento específico. Não tire conclusões precipitadas, mas também não demore. Inspeções visuais e manuais regulares do tronco e dos galhos ajudarão a detectar problemas iminentes precocemente. Todas as áreas afetadas da casca devem ser removidas imediatamente.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono