Por que as mudas de pimenta têm folhas que se enrolam para cima e para baixo como barquinhos?

Pimenta

As pimentas são plantas que adoram calor e prosperam em solo úmido, solto e nutritivo, com bastante luz e calor. O cultivo de pimentas a partir de mudas requer o cumprimento de práticas agrícolas adequadas. Uma das características das mudas de pimenta durante a estação de crescimento é o enrolamento das folhas superiores durante o período de crescimento ativo.

Os produtores de hortaliças que se depararam com essa patologia estão interessados ​​em saber o quão perigosa ela é e como afetará a frutificação.

O que causa a torção?

As folhas das mudas de pimenta podem enrolar por diversos motivos. Queda de temperatura, aumento da acidez e umidade elevada devido à falta de drenagem podem levar as plantas jovens a desenvolver várias doenças, que podem afetar as folhas.

Na maioria das vezes, esse fenômeno ocorre devido a:

  • crescimento foliar irregular, o que é frequentemente observado nesta cultura;
  • falta de microelementos no solo;
  • pulgões e ácaros;
  • fusarium, em que as folhas inferiores começam a se enrolar no estágio inicial.

Para determinar a causa da doença, é necessário um exame minucioso das plantas. É preciso avaliar:

  • Variações de temperatura durante o dia;
  • nível de umidade do ar;
  • secura do solo;
  • a presença de insetos ou teias de aranha nas plantas;
  • esterilidade do solo;
  • Saturação do solo com nutrientes.

Qualquer fator desta lista pode causar o enrolamento das folhas em mudas de pimenta.

Quando a torção é um processo natural da vegetação

Em mudas de pimenta, observa-se o enrolamento das folhas jovens para cima quando o solo é rico em nutrientes, mas carece de calor e luz solar. Isso faz com que as plantas se estiquem e os processos bioquímicos nas folhas delicadas sejam retardados.

Com excesso de nitrogênio, a nervura central da folha aumenta rapidamente de comprimento, enquanto as células da lâmina foliar, devido à falta de luz, não conseguem se dividir rapidamente. Isso causa uma tensão severa na lâmina foliar, provocando seu enrolamento. Após algum tempo, as células da lâmina foliar se tornam ativas, começam a se dividir normalmente e formam uma folha completamente desenvolvida que se endireita e adquire sua densidade e brilho característicos.

Para resolver esse problema, desbaste as plantações densas. Isso aumentará a exposição à luz solar. Se as temperaturas noturnas caírem significativamente, isole as mudas à noite, cobrindo-as com um material que retenha calor. Se as mudas foram semeadas cedo e colocadas perto de uma janela com moldura de madeira que deixa entrar ar frio, você pode cobrir a janela com uma camada de plástico para criar um efeito estufa.

Quando se preocupar

A presença de insetos ou teias no caule deve ser um sinal de alerta. Pragas que infestam mudas perfuram as células da planta com suas probóscides e sugam a seiva, causando murchamento e enrolamento das folhas.

Você deve verificar se as folhas estão pegajosas. Os pulgões, trazidos por formigas, secretam uma seiva adocicada. Eles se alimentam dessa seiva e destroem os caules em crescimento, acabando gradualmente com a planta inteira. Se encontrar teias dentro das folhas enroladas, o vaso está infestado por ácaros, que são tão prejudiciais quanto os pulgões.

Se a superfície da planta estiver limpa, o sistema radicular pode estar comprometido. A falta de drenagem e a rega fria podem danificar a parte subterrânea da planta, afetando o aspecto das mudas.

O enrolamento das folhas pode ser causado por doenças fúngicas, que se desenvolvem por diversos motivos. A murcha de Fusarium se desenvolve em mudas de pimentão se as sementes foram infectadas com esporos do fungo. Essa infecção prospera em solos onde tomates, pepinos, feijões ou milho foram cultivados anteriormente.

Essa doença fúngica é perigosa para as mudas, pois ameaça destruir toda a safra de pimentões que se desenvolve em plantas infectadas com fusarium no início do ciclo de crescimento. O micélio se espalha pelos vasos para várias partes do caule, começando pelas camadas inferiores das folhas. Essa característica torna a doença fúngica facilmente distinguível do enrolamento natural das folhas, que é observado apenas no ápice dos pimentões.

Que medidas devem ser tomadas se as mudas forem danificadas?

Dependendo dos sintomas detectados, selecionam-se os métodos para proteger as mudas da morte. Se o enrolamento foi causado por insetos, as mudas devem ser tratadas com Intavir, diluindo uma ampola ou comprimido em água, conforme as instruções. Isso será suficiente para livrar os vasos das pragas. A maioria das pimentas se recuperará e as mudas continuarão a crescer. A colheita não será prejudicada.

A detecção da murcha de Fusarium em mudas exigirá medidas rigorosas de quarentena. As mudas deverão ser destruídas, os vasos lavados e tratados com um fungicida.

  1. Para evitar a perda de sementes e mudas, é preciso prevenir doenças fúngicas: Compre terra em uma loja especializada.
  2. Ao usar sua própria mistura nutritiva, frite todos os ingredientes a uma temperatura acima de 60°C até que fiquem defumados.
  3. Regue o solo preparado com uma solução escura de permanganato de potássio ou Fitosporin.
  4. As sementes cultivadas em casa devem ser pré-tratadas com um fungicida.
  5. Se as folhas estiverem enrolando devido à falta de nutrientes, as pimentas devem ser tratadas com um fertilizante micronutriente e, em seguida, polvilhadas com cinzas de madeira. Isso resolverá a deficiência de potássio no solo.

Quando o enrolamento das folhas em mudas de pimentão é causado por solo seco, o que frequentemente ocorre em vasos pequenos colocados perto de fontes de calor, além de regar abundantemente, borrife as folhas com um borrifador várias vezes ao dia. Isso aumenta a umidade, reduz o estresse hídrico e melhora a aparência das plantas.

Importante: Evite recipientes pequenos, que não são adequados para pimentas. Elas precisam desenvolver raízes longas para um crescimento adequado.
.

Avaliações

Em suas avaliações, jardineiros experientes compartilham técnicas para evitar o enrolamento das folhas.

Tatiana, região de Moscou: "Cultivo mudas de pimenta em um parapeito de janela com um radiador de aquecimento central embaixo. A terra seca rapidamente, fazendo com que as folhas da pimenta enrolem. Para resolver esse problema, além de regar com água morna, borrifo água limpa nas plantas regularmente. Depois disso, as folhas se endireitam e começam a brilhar."

 

Ivan, Cáucaso do Norte: "Às vezes vejo as folhas das mudas de pimenta enrolando devido a mudanças bruscas de temperatura. Uso um solo caseiro feito de terra preta, cinzas de fogão, vermiculita e turfa para cultivar pimentas. Adiciono nitrato de potássio na proporção de 1 colher de sopa para cada 5 litros de solo para melhorar a nutrição."

 

Valery, Crimeia: "Às vezes vejo folhas enroladas em plantas muito próximas umas das outras. Então, eu faço o desbaste das mudas, deixando 2 a 3 cm entre os brotos. Isso é suficiente para garantir que as plantas recebam a luz necessária. Se as folhas enrolarem, eu verifico a temperatura e cubro as mudas à noite para reter o calor."

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates