Nos últimos anos, o clima de verão nem sempre tem sido favorável ao cultivo de pepinos em canteiros. Portanto, um número crescente de produtores de hortaliças está optando por cultivar pepinos, que apreciam o calor, em estruturas protegidas no solo. A produtividade dos pepinos cultivados em estufa é tipicamente de 3 a 4 vezes maior do que a dos pepinos cultivados em canteiros.
Por isso, os pepinos cultivados em estufa produzem significativamente mais nutrientes em sua colheita do que os pepinos cultivados ao ar livre.
Por que precisamos de fertilizantes?
Por que os pepinos cultivados em solo protegido devem ser adubados durante a estação de crescimento se o solo foi bem fertilizado com matéria orgânica e fertilizantes minerais durante o plantio inicial?
A necessidade de fertilização surge porque os pepinos têm raízes muito frágeis, incapazes de absorver nutrientes do solo profundo. A massa vegetativa de rápido crescimento dos pepinos esgota todos os nutrientes armazenados na superfície do solo no primeiro mês de vida.
Para produzir uma boa colheita de pepinos, manter um alto nível de imunidade nas plantas e aumentar sua resistência a doenças perigosas, é necessário aplicar fertilizantes minerais e matéria orgânica durante todo o período de crescimento do pepino.
Os pepinos precisam de umidade relativa relativamente alta e fertilização regular para prosperarem. Toda a fertilização e rega devem ser feitas pela manhã. Isso permitirá que as plantas sequem antes do anoitecer e evitará que se tornem suscetíveis a doenças fúngicas. Na ausência de luz solar intensa, não há risco de queimaduras nas folhas.
Logo após colocar as plantas em seu local definitivo na estufa, você deve pensar na primeira adubação. Mas isso não significa que as mudas de pepino não precisem de adubação.
Use apenas água morna para fertilizar e regar. Regar com água fria é uma maneira infalível de introduzir doenças fúngicas nas plantas de pepino.
Horários de alimentação. Com que frequência alimentar o bebê?
A adubação do solo destinado ao cultivo de pepinos deve começar no outono. Durante a aração de outono, adicione um balde de composto ou húmus por metro quadrado. Considerando que a solução do solo em estufas é tipicamente mais ácida do que a média, 500 gramas de calcário por metro quadrado devem ser adicionados simultaneamente com a matéria orgânica.
Na primavera, a área onde os pepinos serão cultivados deve ser fertilizada com adubo mineral 8 dias antes do plantio das mudas. Para cada metro quadrado, é necessário aplicar:
- 30 g de nitrato de amônio;
- 20 g de sulfato de potássio;
- 30 g de superfosfato.
Após isso, o solo é escavado e desinfetado com uma solução de permanganato de potássio.
Foi constatado que, para se obter uma colheita satisfatória de pepinos em estufa, após o plantio, é necessário fertilizá-los pelo menos 5 vezes:
- A primeira adubação é realizada 13 dias após o plantio das mudas, com fertilizantes contendo potássio e nitrogênio;
- 2. A adubação de cobertura é realizada quando as plantas entram na fase de floração, utilizando fertilizantes que contêm potássio, nitrogênio, magnésio e micronutrientes;
- 3. A adubação de cobertura é feita no momento certo para coincidir com o início da frutificação e é realizada utilizando os mesmos métodos da segunda vez;
- 4. A adubação de cobertura é realizada 15 a 18 dias após a terceira adubação, e fertilizantes contendo fósforo são adicionados à composição usual;
- Após mais 17 dias, está prevista a 5ª adubação com fertilizantes minerais complexos.
Alimentando mudas
O ciclo de fertilização deve começar no cultivo das mudas de pepino. Os fertilizantes são aplicados durante o preparo do solo rico em nutrientes para as mudas. Esse solo deve conter:
- húmus (40% em volume);
- solo de gramado (50%);
- areia ou serragem para soltar o solo (10%).
Além disso, adicione uma pequena quantidade de cinzas de madeira à mistura e, em seguida, regue com uma solução quente de permanganato de potássio. As cinzas de madeira são uma fonte de potássio e o permanganato de potássio é uma fonte de manganês. Esses nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais dos pepinos.
As mudas de pepino devem ser adubadas pela primeira vez quando apresentarem 1 a 2 folhas verdadeiras. Nessa fase, devem ser aplicados fertilizantes nitrogenados, potássicos e fosfatados para acelerar o crescimento do caule e das folhas e promover o desenvolvimento de um sistema radicular forte.
Após duas semanas, as mudas no viveiro são novamente adubadas com a mesma mistura de fertilizantes. Tendo recebido outra dose de nutrientes, as mudas adquirem ainda mais imunidade e ficam mais aptas a suportar o estresse do transplante subsequente para o solo em seu local definitivo.
As mudas com 30 dias de idade enraízam melhor em um novo local.
Fertilizar após o plantio
Por mais cuidadosos que sejamos ao transplantar as mudas para um novo local, não podemos evitar completamente o estresse das plantas. Portanto, aproximadamente 10 a 14 dias após o transplante, é necessário fertilizar as mudas para reduzir o estresse, estimular o crescimento vegetativo e promover o desenvolvimento de um sistema radicular robusto.
Existem muitas receitas para alimentar os animais, mas você pode optar por esta:
- Dissolva 20 g de superfosfato em 10 litros de água;
- Mexa bem até que o fertilizante esteja completamente dissolvido;
- Adicione 20 g de sulfato de potássio e 15 g de nitrato de amônio;
- Misture bem a mistura novamente.
Regue os pepinos com a solução resultante. Essa quantidade deve ser suficiente para 12 a 15 plantas.
A concentração da solução nutritiva deve ser rigorosamente controlada. O excesso de fertilizante pode causar queimaduras nas folhas, e o excesso de fertilizantes nitrogenados pode resultar em níveis elevados de nitrato nos frutos, o que é prejudicial aos seres humanos.
Os produtores de hortaliças utilizam fertilizantes que não contêm nitrogênio na forma de nitrato, tais como:
- sulfato de potássio;
- cristalina A;
- Fertilizante de húmus.
A verbasco é considerada um excelente fertilizante. Quando aplicada entre as fileiras de pepino, ela não só fornece uma variedade de nutrientes, como também, ao se decompor, libera dióxido de carbono, essencial para a fotossíntese normal.
É absolutamente inaceitável colocar verbasco perto das raízes dos pepinos - isso pode causar queimaduras.
Durante a floração
A próxima adubação das culturas de pepino deve ser realizada durante a fase de floração em massa. Isso geralmente ocorre de 16 a 22 dias após a primeira adubação das mudas transplantadas para um novo local. Durante esse período, os pepinos ainda estão crescendo e se desenvolvendo rapidamente, necessitando, portanto, de nitrogênio. No entanto, além do nitrogênio, a formação de flores e ovários requer mais potássio e micronutrientes como magnésio e boro.
Excrementos de pássaros e verbasco têm se mostrado eficazes como fertilizante para esse tipo de planta. Se você pretende adubar pepinos com excrementos de pássaros, siga os seguintes passos preparatórios:
- Dilua o esterco de galinha com água na proporção de 1:15;
- Pegue 10 litros dessa solução e adicione 150 g de cinzas de madeira;
- Misture bem a mistura.
Regue os canteiros de pepino com a solução resultante na proporção de 1 litro de líquido por planta.
Se você pretende usar verbasco para nutrir pepinos floridos, pode preparar uma solução eficaz seguindo esta receita:
- Despeje 10 litros de água em um balde;
- Adicione 500 ml de verbasco líquido e 1 colher de sopa de nitrofósforo.
- Misture a mistura e adicione mais 150 g de cinzas, 0,5 g de ácido bórico e 0,3 g de sulfato de manganês;
- Misture bem a solução.
Regue o solo sob os pepinos com a solução preparada, utilizando 3 litros por metro quadrado.
Durante a frutificação
Esta é uma das etapas mais importantes no cultivo de pepinos. Pepinos em formação requerem mais fertilizante potássico, portanto, ele deve ser aplicado o quanto antes. Para a adubação adicional, você pode usar as mesmas fórmulas de fertilizantes que para pepinos em floração, ou pode experimentar novas combinações:
- Dissolva 30 g de nitrato de potássio em um balde de água;
- Adicione 50 g de ureia ali;
- cinzas de madeira na quantidade de 500 g;
- Misture bem a composição.
Aplique adubação de cobertura na raiz na proporção de 8 litros por m².
Alimentação radicular e foliar
Durante a época de crescimento, os pepinos cultivados em estufas requerem fertilização regular. Dependendo do método de aplicação, a fertilização pode ser dividida em:
- raiz;
- raiz extra.
Alimentação radicular
Essa fertilização pode ser feita com a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos, ou uma combinação de ambos. Em princípio, é possível aplicar apenas fertilizantes na raiz, sem pulverizar as plantas com fertilizante. No entanto, o ideal é combinar os dois métodos.
A adubação radicular deve ser feita após umedecer previamente o solo. As plantas se beneficiam da fertilização em dias nublados.
As mudas são transplantadas para o local definitivo na estufa quando apresentam quatro folhas verdadeiras. Elas necessitam de nitrogênio, potássio e fósforo para crescimento e desenvolvimento. Esses elementos são frequentemente insuficientes no solo e, às vezes, indisponíveis. Portanto, as plantas jovens de pepino precisam ser fertilizadas.
Para fertilizar, você pode usar um complexo fertilizante mineral pronto, contendo todos os nutrientes necessários em uma forma balanceada. Você também pode preparar sua própria solução de fertilizantes minerais contendo esses três nutrientes essenciais.
Receita de fertilizante:
- Leve 10 litros de água;
- Dissolva 20 g de superfosfato, 15 g de nitrato de amônio e 15 g de sulfato de potássio em água;
- Mexa a mistura até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos.
Essa solução preparada deve ser suficiente para alimentar 15 plantas jovens.
Os pepinos podem obter uma nutrição equilibrada a partir de azofosca ou nitroammofosca. Elas contêm toda a gama de macronutrientes necessários para pepinos jovens. Uma solução é preparada diluindo 1 colher de sopa da substância em 10 litros de água.
O trabalho de preparação de uma solução nutritiva a partir de fertilizantes minerais deve ser realizado com o uso de camisa de mangas compridas e luvas.
É sabido que, à medida que os pepinos cultivados em estufa crescem e se desenvolvem, sua necessidade de certos tipos de fertilizantes muda e sua necessidade geral de nutrientes aumenta.
Alimentação foliar
Pepinos cultivados em estufa também podem ser adubados via foliar com fertilizantes minerais prontos ou misturas caseiras. Os mesmos tipos de fertilizantes usados para a adubação radicular são adequados. A única diferença é a concentração da solução nutritiva. Ao aplicar fertilizante foliar, reduza a concentração pela metade para evitar queimar as plantas.
Três receitas para adubação foliar:
- Dissolva 10 g de superfosfato, 30 g de nitrato de potássio, 1 g de ácido bórico, 0,4 g de sulfato de manganês e 0,1 g de sulfato de zinco em um balde de água;
- 50 g de ureia por 10 l de água;
- Dissolva 1 colher de chá de ácido bórico e 10 cristais de permanganato de potássio em 1 litro de água.
Utilize as soluções preparadas para adubação foliar até que as folhas estejam completamente molhadas.
A adubação foliar é mais eficaz do que a adubação radicular e deve ser preferida quando os pepinos são cultivados em solos relativamente frios. Sabe-se que as plantas absorvem nutrientes com menos eficiência em solos frios.
A aplicação foliar é feita com um pulverizador, garantindo uma névoa muito fina de líquido. Quanto menores as gotas, mais eficientemente a planta absorve a água e os nutrientes dissolvidos.
Fertilizantes minerais
Muitos jardineiros usam fertilizantes minerais para fertilizar o solo.
A seguinte composição demonstrou ser eficaz na prática:
- Coloque 20 g de superfosfato, 10 g de cloreto de potássio e 10 g de nitrato de amônio em um balde;
- Misture a mistura.
A solução preparada é utilizada para umedecer a zona radicular dos pepinos e deve ser suficiente para 10 plantas.
Para realizar a primeira adubação dos pepinos, após o plantio em local definitivo na estufa, você pode usar as seguintes receitas de fertilizantes:
- Dissolva 1 colher de sopa de ureia e 60 g de superfosfato em um balde de água;
- Espalhe 5 g de amófos sobre a superfície e incorpore-o ao solo, afofando-o;
- Misture 10 g de nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio e dissolva-os em 10 litros de água.
As receitas a seguir são adequadas para a segunda e terceira rega com pepino:
- 20 g de nitrato de potássio, 30 g de nitrato de amônio, 40 g de superfosfato por 10 litros de água;
- Dissolva 20 g de nitrato de potássio em 10 litros de água.
Durante a fase de frutificação dos pepinos, recomenda-se a seguinte dosagem de fertilizante por balde de água:
- nitrato de amônio – 15-20 g;
- superfosfato – 20 g;
- sulfato de potássio – 20 g.
É sempre uma boa ideia umedecer previamente a área antes de aplicar o fertilizante.
Fertilizantes orgânicos
Nem todos os jardineiros preferem adubar seus pepinos com fertilizantes minerais. Alguns são defensores ferrenhos de fertilizantes orgânicos e remédios caseiros.
Uma forma popular de fertilizar pepinos é através de uma infusão de ervas daninhas. Ela é valorizada por seu teor de nitrogênio facilmente assimilável. Para prepará-la, siga estes passos:
- Coloque as ervas daninhas picadas em um balde;
- Encha com água;
- Deixe a mistura repousar por 4 dias, até que apareçam bolhas e um cheiro azedo;
- Dilua a solução-mãe com água na proporção de 1:5.
Regue os pepinos pela raiz com a solução preparada, utilizando 5 litros por metro quadrado. É aconselhável umedecer o solo antes de adubar.
Quando os primeiros ovários do pepino aparecem, costuma-se usar um fertilizante orgânico à base de verbasco e esterco de galinha, preparado de acordo com a seguinte receita:
- Coloque 1 litro de verbasco líquido e 0,5 kg de excrementos de pássaros em um balde;
- Encha os ingredientes com água até a borda;
- mistura.
Regue os pepinos pelas raízes com a solução preparada, na proporção de 1 litro por planta.
Para a primeira adubação dos pepinos, também pode ser utilizada uma solução de cinzas. A receita é a seguinte:
- Despeje 150 g de cinzas de madeira em um balde com água;
- Misture a mistura.
Utilize a solução para adubação radicular, despejando 1 litro do líquido sob cada raiz.
Aqui está outra receita popular para preparar fertilizante para pepinos:
- Dilua 500 ml de verbasco em um balde de água e adicione 1 colher de sopa de nitrofósforo;
- Misture bem a mistura;
- Adicione mais 50 g de sulfato de potássio, 0,5 g de ácido bórico e 0,3 g de sulfato de manganês;
- Mexa a mistura até que todos os ingredientes estejam completamente dissolvidos.
Regue os pepinos na raiz com a solução preparada, aplicando 3 litros por metro quadrado. O maior efeito dessa adubação é observado durante a floração e a frutificação.
Uma solução de cinzas de madeira (100 g por 10 litros de água) é benéfica para plantas de pepino. Essa solução pode ser usada em qualquer fase de crescimento e desenvolvimento.
O que fazer se você aplicou fertilizante em excesso
É melhor fertilizar os pepinos com um pouco menos de fertilizante do que em excesso. O excesso pode causar efeitos indesejáveis, como descoloração das folhas, crescimento atrofiado, brotação de novos ramos ou queimaduras nas folhas. Veja como ficarão os pepinos fertilizados em excesso com um determinado fertilizante:
- Se as plantas de pepino forem alimentadas com nitrogênio em excesso, a formação do ovário será retardada. As ramas ficarão excessivamente grossas e as folhas ficarão mais densas e de cor verde mais escura.
- O excesso de fertilizantes fosfatados pode causar o amarelecimento das folhas, que podem desenvolver manchas necróticas que aumentam de tamanho. Se as medidas adequadas não forem tomadas, as folhas começarão a cair.
- Se houver excesso de cálcio no solo, isso também pode ser observado nas folhas, que desenvolvem clorose intervenal.
- As plantas de pepino que recebem excesso de potássio começam imediatamente a ter seu crescimento mais lento.
Se ocorrer um erro e você tiver usado fertilizante em excesso, isso afetará inevitavelmente as plantas. Uma rega abundante com 15 litros por metro quadrado pode normalizar a situação. Essa técnica lava o excesso de fertilizante das camadas superficiais do solo para camadas mais profundas, inacessíveis às raízes do pepino. Lavar o solo quando há excesso de fertilizante sempre produz resultados positivos.
Como entender que não há fertilizante suficiente
A deficiência de nutrientes sempre afeta a aparência das plantas, suas folhas e frutos. Jardineiros experientes conseguem identificar facilmente, visualmente, a deficiência de nutrientes em pepinos.
O problema é inicialmente indicado pela descoloração das lâminas foliares. Se esse sinal for ignorado e a deficiência não for corrigida, será impossível produzir frutos atraentes e comercializáveis. Posteriormente, as folhas frequentemente se deformam e diminuem de tamanho, os caules afinam, o crescimento dos brotos cessa e os frutos ficam distorcidos. As deficiências de cada nutriente essencial apresentam sintomas específicos.
Além dos nutrientes essenciais, os pepinos podem sofrer com a falta de micronutrientes, bem como de oxigênio e umidade no solo. Se a nutrição for insuficiente, os pepinos ficam suscetíveis a doenças fúngicas, crescem lentamente e seus frutos perdem o sabor. Quanto mais cedo o problema for identificado e as medidas apropriadas forem tomadas, melhor para a colheita e a qualidade dos pepinos.
Monitore a umidade do solo durante toda a estação de crescimento dos pepinos. A falta de água durante o cultivo das mudas não será compensada posteriormente, ao contrário dos nutrientes. Os pepinos ficarão com um sabor amargo pelo resto da estação.
O que dar para eles comerem para que não fiquem amarelos?
Às vezes, mesmo com fertilizante, os jardineiros se deparam com o amarelecimento das folhas do pepino. Isso pode ocorrer em uma estufa com microclima normal e na ausência de pragas e doenças, que também podem causar o amarelecimento das folhas.
Se você notar que suas plantas de pepino estão começando a amarelar, tente usar a seguinte adubação foliar:
- Coloque um pão em um balde de dez litros durante a noite;
- De manhã, amasse o pão e adicione um frasco de iodo ao balde;
- Dilua 1 litro da solução-mãe resultante em 10 litros de água.
Após coar, aplique a solução nas folhas para pulverização.
Além disso, os jardineiros preparam uma solução nutritiva para adubação foliar a partir de urtigas, seguindo a seguinte receita:
- Prepare as urtigas jovens, retirando as sementes;
- Coloque-o em um balde e encha-o com água;
- A mistura deve ficar em infusão por 22 horas.
Para preparar uma solução de trabalho, dilua 1 litro da solução concentrada em 10 litros de água e comece a pulverizar.
O que dar de comer se eles ficarem pálidos?
Folhas de pepino pálidas em estufa geralmente são causadas por deficiência de nitrogênio ou ferro no solo, bem como por microrganismos patogênicos. Para resolver esse problema, basta usar um dos seguintes remédios:
- Dissolva 1 litro de verbasco líquido em um balde de água. Deixe descansar por alguns instantes e depois mexa. Regue os pepinos com essa solução diretamente na raiz, na proporção de 1 litro por planta.
- Recolha as ervas daninhas do jardim e pique-as. Coloque-as num balde e adicione água. Deixe a mistura repousar durante 14 horas. Antes de usar, dilua a solução com água na proporção de 1:5 e comece a pulverizar.
- Coloque duas colheres de sopa de ureia em um balde com água e mexa até que o fertilizante esteja completamente dissolvido. Borrife as folhas das plantas com a solução preparada.
Que fertilizantes devo adicionar para que elas fiquem viçosas?
Ao fertilizar as plantas de pepino, os jardineiros recorrem a remédios caseiros que estão sempre à mão. Com esses remédios, eles restauram rapidamente a aparência saudável das plantas e as estimulam a produzir frutos em abundância.
Para engrossar os molhos de pepino, é comum usar os seguintes ingredientes:
- cinzas resultantes da queima de madeira;
- nitroammofosca;
- infusão de casca de cebola;
- esterco de galinha;
- levedura;
- Complexos de fertilizantes prontos para uso, contendo uma gama completa de nutrientes essenciais.
Cobertura com nitroammofosca
Como se sabe, a nitroammofosca contém três nutrientes essenciais na proporção necessária para as plantas: nitrogênio, potássio e fósforo.
A principal vantagem do nitroammofoska é a sua versatilidade. Pode ser utilizado em todos os tipos de solo, mas a sua maior eficácia é alcançada em solos cinzentos e pretos húmidos.
Observou-se que, após a aplicação de nitroammofosca em pepinos, o número de ovários e a duração da frutificação aumentam. Existem dois métodos para fertilizar pepinos com nitroammofosca:
- Incorporar o produto químico no solo antes do plantio das mudas de pepino;
- Regar pelas raízes até que os ovários apareçam.
Antes de plantar os pepinos em seu local definitivo, aplique 30 g de nitroammofosca por metro quadrado de canteiro. Para promover uma frutificação abundante, prepare uma solução de trabalho com 1 colher de sopa de fertilizante e 5 litros de água. A dosagem recomendada é de 500 ml por planta.
Cobertura de cinzas
Para realizar essa alimentação, você deve primeiro preparar uma solução de trabalho, da seguinte forma:
- Coloque 250 g de cinzas em um balde;
- Encha com água morna;
- Misture a mistura.
Regue as plantas com a solução líquida resultante, despejando 1 litro sob cada arbusto.
Levedura
Os seguintes macro e microelementos foram encontrados em leveduras: nitrogênio, potássio, fósforo, ferro, manganês e outros. Para preparar uma solução de trabalho, siga estes passos:
- pegue um balde de água;
- dissolva um pacote de fermento nele;
- Deixe em infusão por 22 horas.
Regue os pepinos com uma solução líquida, despejando 1 litro sob cada raiz.
esterco de galinha
Fezes de aves frescas e em decomposição são usadas como fertilizante. Dilua as fezes em decomposição em água na proporção de 1:10 e despeje de 0,7 a 0,8 litros da solução sob cada planta. Para usar fezes frescas de galinha, dilua-as em água na proporção de 1:20 e regue os espaços entre as fileiras de pepino. Lembre-se de umedecer bem o solo antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
casca de cebola
As cascas de cebola são um resíduo, mas descobriu-se que podem ser usadas como fertilizante para pepinos. Aqui está a receita:
- Coloque 200 g de casca de cebola em um balde com água;
- Despeje água sobre a casca;
- Coloque o balde no fogão e aqueça até ferver;
- Deixe a mistura esfriar até atingir a temperatura ambiente.
Regue os pepinos com esta solução na proporção de 1 litro por pé.
Como determinar pela aparência quais fertilizantes estão em falta?
Utilizando o chamado diagnóstico foliar, você pode determinar quais nutrientes estão em falta nos pepinos cultivados em estufa, com base na cor e no formato das folhas. Se os pepinos parecerem saudáveis, não há necessidade de fertilizar imediatamente.
Mas quando você notar que as folhas estão mudando repentinamente de cor ou forma, que as trepadeiras do pepino estão crescendo mais lentamente ou que a planta parou de florescer, é preciso identificar urgentemente a causa desses fenômenos indesejáveis e aplicar prontamente os fertilizantes necessários. Veja como a deficiência de nutrientes essenciais em plantas de pepino se manifesta na prática e o que você pode fazer para resolver o problema:
- Deficiência de nitrogênioQuando há deficiência de nitrogênio, as plantas param de produzir brotos jovens, e as folhas ficam menores e mais pálidas. Posteriormente, as lâminas foliares amarelam e secam. A floração das plantas de pepino torna-se escassa, os ovários diminuem e os pepinos crescem mal. Uma solução rápida para esse problema é aplicar um adubo líquido ou nitrato de amônio nas raízes. Aplique 1 kg de adubo líquido e 30 g de nitrato de amônio por 1 m² de área cultivada. A adubação foliar com ureia também é aceitável, dissolvendo 30 g do produto em 10 litros de água.
- Deficiência de fósforoOs sintomas aparecem primeiro nas folhas mais velhas, que adquirem uma tonalidade azulada ou avermelhada. A deficiência desse elemento é mais frequentemente observada em solos ácidos. Para corrigir a deficiência de fósforo, siga estes passos:
- pegue um balde de água;
- Coloque ali 50 g de superfosfato;
- Misture bem até que os grânulos estejam completamente dissolvidos;
- Filtrar a solução.
Pulverize as plantas de pepino com a solução preparada. Após 15 dias, repita a adubação com fertilizante mineral complexo na proporção de 1 colher de sopa para cada 10 litros de água.
- Deficiência de potássioQuando os pepinos sofrem de deficiência de potássio, manchas ferruginosas aparecem em suas folhas, geralmente nas bordas das lâminas foliares. As próprias folhas ficam enrugadas. Os brotos do pepino ficam finos e quase não crescem. Para resolver esse problema, as plantas de pepino são fertilizadas com cinzas ou uma solução de cloreto de potássio.
- Deficiência de magnésioEste elemento é essencial para as moléculas de clorofila e, sem ele, a fotossíntese é impossível. A deficiência de magnésio retarda o transporte dos produtos da fotossíntese para as diversas partes da planta. Isso retarda o crescimento do pepino, as raízes param de se desenvolver e não conseguem absorver adequadamente a água e os nutrientes nela dissolvidos. As folhas enrugam e desenvolvem manchas amarelas. Apenas as nervuras permanecem verdes. Esse problema pode ser resolvido com a aplicação de sulfato de magnésio ou nitrato de magnésio.
- Deficiência de enxofreIsso causa uma desaceleração geral no crescimento da planta. Os caules não engrossam e permanecem finos e quebradiços. As folhas ficam esbranquiçadas e suas nervuras ficam pálidas. Se for detectada uma deficiência desse elemento, os pepinos devem ser adubados com sulfato de cálcio ou sulfato de magnésio.
- Deficiência de cálcioIsso faz com que as folhas se deformem, enrolem e murchem. A imunidade da planta fica enfraquecida, tornando-a suscetível à podridão. Raízes, frutos e caules apodrecem. A deficiência desse elemento causa o aparecimento de margens secas e acastanhadas nas pontas das folhas. A aplicação oportuna de nitrato de cálcio, aos primeiros sinais desse problema, resolve a questão.
De quais microelementos uma planta precisa?
A nutrição do pepino deve incluir uma gama completa de macro e micronutrientes essenciais. Os macronutrientes incluem nitrogênio, fósforo, enxofre, magnésio, cálcio e potássio, assim denominados por serem necessários às plantas em quantidades relativamente grandes.
Juntamente com esses elementos, existem vários outros que também são muito importantes para a nutrição, mas são absorvidos pelas plantas em pequenas quantidades. Esses são os chamados micronutrientes. Os níveis deficientes de micronutrientes podem ser repostos com a aplicação de fertilizantes orgânicos e complexos.
Ao planejar a fertilização, leve em consideração o estado geral das plantas. Deficiências de elementos específicos podem ser determinadas visualmente pela cor das folhas, o formato das inflorescências e o formato dos frutos.
Para evitar a deficiência de micronutrientes individuais, é necessário aplicar a dose calculada de fertilizantes complexos antes do plantio dos pepinos em local definitivo.
Normalmente, a deficiência de um determinado elemento torna-se aparente através de alterações externas. Conhecer esses sinais pode ajudar a determinar o que está faltando em suas plantas de pepino. Os sinais que indicam a deficiência de um micronutriente específico incluem:
- Deficiência de cobreAs pétalas das flores caem prematuramente. Os brotos do pepino enfraquecem e murcham. As folhas ficam pálidas.
- Deficiência de boroQueda da inflorescência. Deformação do formato do fruto. Aparecimento de estrias amarelas nas lâminas foliares e nos frutos.
- Deficiência de manganêsEste elemento é responsável pela produção de clorofila e pelos processos de oxidação. A deficiência de manganês causa o aparecimento de manchas verde-escuras nas folhas, e as próprias lâminas foliares perdem sua cor original.
- Deficiência de ferroNessa variante, as folhas jovens perdem a capacidade de realizar fotossíntese. As folhas superiores das plantas começam a amarelar, e as lâminas foliares restantes clareiam, a partir das nervuras.
- Deficiência de zincoIsso causa a morte de seções individuais das folhas. Manchas marrons ou cor de chumbo aparecem nas lâminas foliares, o tecido morre e as nervuras ficam pretas.
A deficiência de cada um desses micronutrientes leva à redução da produção e à deterioração da qualidade dos frutos. A adubação foliar pode ajudar as plantas rapidamente.
Cada produtor de hortaliças deve decidir por si qual método de fertilização utilizar. Pode usar apenas fertilizantes minerais ou optar por fertilizantes orgânicos. Uma combinação de ambos é provavelmente a melhor opção. O importante é aplicar o fertilizante quando necessário e nunca exceder a concentração recomendada da solução nutritiva. Seguindo essas recomendações, suas plantas de pepino certamente o recompensarão com uma colheita abundante de pepinos deliciosos.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas