A proteção das vinhas do sul, cultivadas em condições de solo fechado e aberto, contra geadas severas é praticamente a mesma em todas as regiões da Planície da Europa Central.
Portanto, jardineiros iniciantes podem usar com sucesso todos os métodos de cobertura de videiras para o inverno nos Urais:
- utilizando materiais não tecidos;
- com os meios disponíveis;
- em uma estufa de policarbonato;
- coberto de terra em uma vala.
Após a colheita das uvas, é necessário realizar medidas preparatórias para preservar as vinhas durante os rigorosos meses de inverno:
- Regue os arbustos abundantemente.
- Pulverize com uma solução fraca de sulfato de cobre.
- Corte os brotos laterais até atingir o tronco com casca densa.
- Use tesouras de poda para cortar o excesso de comprimento dos ramos frutíferos.
[sc name="info-dashed" text="O comprimento das videiras restantes depende da variedade da uva; consulte um especialista sobre isso, pois algumas variedades são cortadas quase até a raiz."]
Outras variedades precisarão apenas de uma leve poda e de serem amarradas em feixes em vários pontos com uma larga tira de material não tecido antes de cobrir as videiras para o inverno nos Montes Urais. Fotos passo a passo mostrarão aos jardineiros iniciantes os métodos corretos para preparar seus arbustos para o frio.
A maneira mais fácil de cobrir
Se os arbustos foram plantados inicialmente em buracos profundos, a terra comum de jardim ajudará a preservar as trepadeiras para a próxima colheita.
- Ao longo da treliça, cave uma vala com comprimento e largura suficientes para que a manga formada possa ser colocada livremente no fundo.
- Coloque as trepadeiras amarradas em um buraco e cubra com terra até uma altura de 30-40 cm.
- Deixe as extremidades da vala descobertas para evitar que o aquecimento cause o crescimento de mofo e bolor nos galhos.
Após a queda de neve, empilhe-a o mais alto possível sobre os abrigos de terra. Se o inverno for seco e não houver precipitação, cubra os abrigos de terra com qualquer material isolante — juta, filme plástico ou materiais não tecidos (como spunbond ou agrofibra).
[sc name="info-hand" text="No primeiro ano de plantio, os jardineiros recomendam não realizar a poda de outono dos ramos laterais e deixar todas as videiras - o frio futuro e as dificuldades decorrentes das mudanças climáticas ajudarão a identificar os ramos de uva mais fortes e viáveis."]
Método de secagem ao ar
Para evitar que o frio danifique a planta delicada, é prática comum cobrir os arbustos, mantendo os galhos ligeiramente suspensos:
- Coloque tábuas de madeira ou pranchas ao longo das treliças, apoiadas por pedaços de vigas de madeira.
- Dobre os galhos amarrados em um feixe, deixando uma distância de 10 a 15 cm do deck, e prenda os arbustos com pinos ou ganchos especiais de arame de aço.
- Coloque por cima os ramos secos de árvores frutíferas que sobraram do desbaste da copa na primavera.
- Preencha a estrutura com serragem seca ou folhas de carvalho. Você também pode usar galhos de abeto ou pinheiro para ajudar a manter a ventilação dentro do abrigo.
- Cubra toda a estrutura com qualquer material isolante — feltro para telhado, filme ou ardósia. As extremidades da estrutura só devem ser seladas hermeticamente quando a temperatura permanecer consistentemente abaixo de -5°C.
Não há necessidade de se apressar em isolar suas videiras — geadas leves estimulam o endurecimento da casca, e as videiras entrarão no inverno mais robustas. A casca é mais resistente a mofo e fungos do que a pele verde e tenra dos brotos jovens.
Na primavera, com este método de isolamento das uvas, basta remover a vedação, deixando a serragem e as folhas no feixe de videiras. Isso ajudará a videira a se recuperar gradualmente e protegerá a planta das queimaduras solares.
Para ajudar as raízes da videira a despertar e bombear a seiva para os ramos mais rapidamente na primavera, instale tubos ao redor dos troncos. Assim que a neve derreter e a temperatura atingir um nível constante acima de zero, encha os tubos com água morna. Essa nutrição ajuda as videiras a resistirem melhor às geadas repentinas nos Urais.
Como fazer cobertura em uma estufa?
Jardineiros que não querem ficar à mercê das surpresas do verão dos Urais tentam cultivar variedades de trepadeiras precoces em ambientes internos. Isso facilita um pouco a preparação para o frio, pois permite maior controle sobre a situação e uma maior probabilidade de sucesso.
Antes de isolar arbustos em uma estufa, deve-se realizar uma preparação padrão:
- Eliminar os enteados;
- encurtar os ramos frutíferos;
- alimentar o sistema radicular;
- Pulverize os galhos com uma solução fraca de sulfato de cobre.
Você também pode isolar seus arbustos em clima úmido — as condições de estufa protegem a planta do excesso de umidade, que pode causar fungos ou mofo nos brotos:
- Amarre todas as videiras em um único feixe. Se as uvas tiverem casca densa, curvá-las até o chão será difícil, sendo necessário o isolamento vertical. Para isso, o ideal é usar agrofibra ou tecido não tecido – cubra os cachos com 2 a 3 camadas.
- A película de polietileno para abrigos verticais não é adequada para o inverno – não permite a passagem de ar e acumula condensação, o que é prejudicial aos botões em condições de frio.
- Se os ramos da planta se mantiverem firmes e não racharem nas curvas, podem ser amarrados ao longo da treliça inferior, após a poda dos ramos laterais.
Construa uma estrutura com materiais disponíveis e estique filme de polietileno sobre ela. As extremidades da cobertura para uvas permanecem abertas para ventilação até que a temperatura caia para -5°C (-5°F) de forma consistente. Materiais não tecidos, que não exigem uma base rígida adicional, estão sendo cada vez mais utilizados em substituição ao filme.
[sc name="info-dashed" text="O mais importante ao usar polietileno para cobrir uvas durante o inverno nos Urais é evitar que as videiras entrem em contato com sua superfície."]
https://www.youtube.com/watch?v=7-z5pNUOHTc

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações