Durante o período de frutificação, os arbustos de framboesa cedem todas as suas propriedades benéficas aos frutos e ficam debilitados, sendo necessário revitalizá-los e cuidar deles adequadamente. Vejamos como cuidar das framboesas após a colheita no final do verão.
Podando framboesas
Este é o primeiro e mais importante passo. Os ramos que deram frutos este ano cumpriram sua função e devem ser removidos. Devem ser cortados rente à base, deixando no máximo alguns centímetros de toco. Deixar mais do que isso é inaceitável, pois diversos insetos e pragas passam o inverno ali, atacando as folhas jovens com vigor renovado na primavera. Não deixe mais do que seis ramos em um único arbusto; isso é suficiente. Os ramos doentes também devem ser cortados atrás dos ramos mais velhos e queimados. Isso garantirá que os arbustos recebam o máximo de luz e seiva. Aliás, os bons galhos velhos cortados no outono podem ser queimados separadamente; isso fornecerá excelente nutrição para as plantas jovens em crescimento.
Veja também, Como cuidar dos morangos após a frutificação.
cobertura
Agora que você limpou e revitalizou o canteiro de framboesas, é hora de nutrir as plantas restantes. Elas estão começando a preparar seus botões de frutos para a primavera e precisam de boa nutrição. Esterco de galinha, diluído em 1 parte de esterco para 20 partes de água, com um pouco de cinzas adicionadas, é uma excelente opção para a primavera, assim como a verbasco. No outono, é melhor espalhar potássio e fósforo sob os arbustos; isso será muito benéfico. Depois, na primavera, adicione um fertilizante rico em nitrogênio, e seus arbustos ficarão extremamente agradecidos por essa nutrição maravilhosa. Também é bom adicionar composto orgânico a cada dois anos. No entanto, aplique todos os fertilizantes somente depois de afofar o solo e regar bem — cerca de um balde de água por arbusto.
Jardineiros experientes conseguem reconhecer pela aparência da planta o tipo de fertilizante que ela precisa no momento:
- As bagas demoram muito a amadurecer, a folhagem é exuberante - há um excesso de nitrogênio, que precisa ser suprimido com outros fertilizantes;
- As folhas são pequenas e estão amarelando, os brotos estão crescendo lentamente – falta de nitrogênio;
- As folhas estão marrons, pequenas e deformadas - falta potássio;
- Galhos finos e folhas vermelhas - falta de fósforo;
- Os botões morrem antes de terem tempo de aparecer - é preciso adicionar boro com urgência.
Prevenção
Você já podou, afofou a terra, regou e fertilizou os arbustos. Agora é hora de tomar medidas preventivas contra todos os tipos de doenças. Para isso, basta pulverizar tudo com calda bordalesa a 1% e ter certeza de que suas framboesas estarão perfeitamente bem no ano que vem. Mas esse não é todo o cuidado necessário. As framboesas também precisam ser amarradas para evitar que congelem e quebrem sob a neve. Você pode amarrá-las a um suporte ou treliça, e elas sobreviverão bem ao inverno.
Cuidando de framboesas de produção contínua
O primeiro ano de cuidados não difere dos cuidados com framboesas comuns, mas o segundo ano tem suas peculiaridades. Durante as duas primeiras semanas de crescimento, os rebentos radiculares devem ser completamente removidos. O arbusto deve ser podado em 4 a 5 ramos, com fileiras de 5 a 15 ramos por metro, sendo que os maiores devem ser espaçados em no máximo 15 cm. A cada cinco anos, para rejuvenescer as framboesas perenes, remova os rizomas antigos com uma pá, o que estimula a formação de novas raízes.
Você também precisa considerar quantas colheitas deseja. Se o seu objetivo é uma framboesa grande no outono, pode todos os brotos; se o objetivo é duas framboesas de tamanho médio, pode-as como framboesas comuns.
Veja também: Avaliações e fotos do tomate Raspberry Miracle.

Quando colher folhas de framboesa e groselha para secar durante o inverno.
Poda de framboesas remontantes: como fazê-la corretamente
Framboesas pretas no outono: cuidados e preparação para proteção no inverno, poda.
Cuidados adequados com as framboesas no outono e sua preparação para o inverno.