A oleandro é um dos arbustos exóticos trazidos e cultivados em nosso país. Essa planta é utilizada em estufas e jardins de inverno, bem como para decoração de casas e escritórios. Apesar de sua aparência incomum, a oleandro requer poucos cuidados, e cultivá-la em ambientes internos exige apenas orientações simples para garantir uma floração anual abundante, como mostra a foto.
Antes de comprar uma flor, você deve se familiarizar com informações sobre seu cultivo e também estar ciente de que a planta contém veneno que pode ser prejudicial para crianças pequenas e animais de estimação.
Características da oleandro comum e diversidade de espécies com nomes.
A oleandro é um arbusto com folhagem perene e flores perfumadas, que cresce em ruas, jardins e residências. Seu habitat natural são os climas subtropicais. Belos bosques floridos podem ser encontrados ao longo das margens de corpos d'água na Europa, China e Norte da África, pois ela requer bastante umidade.
As seguintes características da oleandro podem ser distinguidas:
- A altura, dependendo da variedade, varia de 1,5 a 3 metros;
- Cor da folha – verde escuro;
- caules ramificados de tonalidade marrom;
- Folhas estreitas, com até 3 cm de largura, estão presas ao caule por pequenas raízes;
- o comprimento da folhagem é de 10 a 15 cm;
- As flores são grandes e têm cinco pétalas;
- A inflorescência é coletada em um racemo;
- Gama de cores: branco, rosa, vermelho, amarelo;
- Aroma específico e distinto durante a floração.
No clima do nosso país, este arbusto pode ser cultivado em ambientes internos, proporcionando folhagem durante todo o ano e flores vibrantes no verão. A oleandro comum, que possui diversas variedades, é ideal para cultivo em ambientes internos.
As características das variedades de plantas mostradas na foto são as seguintes:
- A Rigoletto possui flores dobradas de tom rosado, com pétalas torcidas no centro da flor;

Rigoletto - Petite Salmon é uma planta anã com pequenas flores cor de pêssego;

Salmão pequeno - Mont Blanc é um arbusto com floração abundante, apresentando flores brancas e arredondadas;

Mont Blanc - Cardinal tem um aroma frutado, a cor das flores é framboesa, bordô;

Cardeal - Árvore resistente com pétalas vermelho-escuras e textura ligeiramente felpuda;

Hardyred - A Soleil Levant possui flores rosa com centros amarelos e uma fragrância duradoura;

Sol Levant - A variedade Variegata caracteriza-se pela presença de pétalas duplas, estreitas e alongadas, e por uma rica tonalidade rosa;

Variegata - A variedade Elegance possui flores grandes em tons que variam do rosa ao pêssego, e são muito perfumadas.

Elegância
A oleandro adapta-se bem ao cultivo em jardins, terraços e varandas abertas, embora a presença dessa planta dentro de casa também possa decorá-la em qualquer época do ano.
Dificuldades no cuidado com a oleandro em casa
Embora a oleandro seja uma planta exótica, cultivá-la em casa não é um processo muito trabalhoso, mas requer certos cuidados específicos e espaço disponível.
Você também pode se interessar por:Florescimento e seu estímulo
A oleandro caracteriza-se por uma floração exuberante e relativamente longa que, quando cultivada em ambientes internos, dura de meados de junho até o final do outono. Durante esse período, a flor desenvolve novos ovários e continua a florescer.

O perfume da flor é bastante forte durante esse período, por isso não é recomendada para ambientes com crianças ou pessoas propensas a alergias. Essa é frequentemente a razão pela qual a planta é enterrada no jardim durante o verão. A flor tolera muito bem essas mudanças e, após a floração e o replantio, continua a crescer normalmente.
Durante o período de crescimento ativo, a fertilização semanal regular é necessária para estimular a floração. Você pode aplicar fertilizantes complexos e orgânicos, de preferência 1 a 2 horas após a rega. Normalmente, fertilize a planta uma vez a cada três semanas. Fertilizantes complexos específicos podem ser adquiridos para esse fim. Antes de fertilizar, umedeça bem o solo. A oleandro não precisa de fertilização durante o outono e o inverno.
Solo para plantio
Após comprar uma flor em uma loja, recomenda-se replantá-la em um substrato mais adequado. Ao plantar, certifique-se de incluir uma camada de drenagem no fundo do vaso. O solo deve ser composto por partes iguais de terra vegetal com adição de húmus e turfa. Um substrato composto por partes iguais de húmus e argila também é adequado.
Ao comprar um substrato em uma loja especializada, dê preferência à opção para palmeiras, pois é a mais adequada para a oleandro.
Iluminação
A oleandro é uma planta que adora sol; para seu pleno desenvolvimento e crescimento, ela precisa de bastante luz em qualquer época do ano. O ideal é cultivá-la em parapeitos de janelas voltados para o sul. Ela não precisa de sombra e, no inverno, recomenda-se iluminação suplementar com lâmpadas especiais, principalmente quando os dias são curtos.
Se a planta não receber luz suficiente, sua folhagem começa a murchar e os botões não aparecem ou caem antes da floração. No verão, o ideal é colocar a oleandro em uma varanda com bastante luz e ar fresco.
Você também pode se interessar por:Temperatura e umidade do ar
A temperatura ideal para um arbusto ornamental no inverno é de +150°C (312°F), mas temperaturas mais baixas geralmente não são um problema; a planta é bastante resistente e sobrevive até mesmo a temperaturas de +100°C (212°F). Na primavera e no verão, temperaturas entre 22°C e 27°C (72°F e 79°F) são ideais para um crescimento saudável. Recomenda-se uma circulação constante de ar, bem como evitar o superaquecimento sob o sol forte.

É essencial borrifar água na folhagem durante esses períodos, caso contrário as pontas das folhas começarão a enrolar e secar. Em outros períodos, a rega não é necessária.
Rega
Para um crescimento vigoroso, a planta precisa de rega abundante, especialmente em clima quente. Se a temperatura ambiente onde a planta está for inferior a 200°C (400°F), regar 2 a 3 vezes por semana é suficiente, dependendo de quando a camada superficial do solo secar.
Para regar, o ideal é usar água bem decantada à temperatura ambiente ou ligeiramente morna. Certifique-se de não deixar o vaso de oleandro em água parada, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento rápido das raízes.
Transplante e poda
As plantas jovens devem ser replantadas anualmente no início da primavera, antes do início da estação de crescimento, enquanto as plantas adultas, com 3 a 4 anos, requerem esse procedimento a cada poucos anos. As oleandras adultas devem ser replantadas em um novo vaso, após a poda das raízes que já ocuparam todo o espaço. Plantas maiores não precisam ser replantadas; basta substituir a camada superficial do solo por uma mais nutritiva.

Para controlar o tamanho e a forma da copa do arbusto, é necessário podá-lo regularmente. A planta não só tolera bem esse procedimento, como também o necessita para garantir que floresça novamente no ano seguinte. A poda para dar forma à folhagem deve ser feita somente após o término do período de floração.
Se necessário, os ramos devem ser cortados pela metade; isso não causará nenhum dano à planta, mas permitirá que novos brotos cresçam, dando-lhe uma aparência mais saudável e viçosa.
Métodos de cultivo e propagação de flores de interior
Existem diversas maneiras tradicionais de cultivar oleandro: por sementes, estacas e alporquia. Você pode comprar mudas em lojas especializadas e estufas, e então usar os mesmos métodos para propagar a planta.
Você também pode se interessar por:Por meio de estacas
O arbusto produz brotos jovens no outono e na primavera, que podem ser usados para propagar esta flor. A técnica de replantio é simples e consiste nos seguintes passos:
- As raízes são cortadas rente à base, sendo o comprimento ideal de 10 a 15 cm.
- As estacas cortadas são colocadas em água fria comum até criarem raízes.
- As áreas cortadas no arbusto devem ser tratadas com cinzas ou carvão ativado triturado.
- A muda com raízes é plantada em um vaso com substrato, regada e então cresce completamente como um novo arbusto.
Como essa planta normalmente produz um grande número de brotos jovens, escolher alguns deles para replantio não será difícil.
Camadas de ar
Este método de propagação permite obter imediatamente uma planta forte que crescerá de forma rápida e vigorosa. A alporquia para o cultivo de oleandro procede da seguinte forma:
- Seleciona-se um ramo adequado do arbusto e fazem-se cortes na camada superior da casca;
- Coloque areia em um saco plástico e envolva as áreas cortadas;
- Essa areia precisa ser umedecida para que forneça umidade constante ao galho;
- Após algum tempo, raízes crescerão a partir dos cortes;
- O ramo é cortado do arbusto e transplantado para um vaso preparado.
Este método de propagação da oleandro não exige muito tempo ou habilidade, mas permite que você cultive um novo arbusto rapidamente.
Sementes
Talvez o método mais trabalhoso e menos confiável para se obter resultados positivos seja a propagação de plantas de interior a partir de sementes. Isso se deve principalmente ao fato de que o clima interno precisa ser o mais próximo possível do habitat natural da planta, o que é bastante problemático.
Para o plantio, utilize sementes compradas em lojas, que geralmente são tratadas com produtos químicos para aumentar suas chances de germinação. Siga estes passos:
- Deixe as sementes de molho em um estimulador de crescimento por 50 a 60 minutos.
- Encha uma pequena caixa com substrato para palmeiras e coloque as sementes na superfície.
- Cubra o recipiente com filme transparente e coloque-o em um local aquecido, de preferência onde a temperatura seja mantida a +30°C e haja luz suficiente.

sementes de oleandro - É necessária umidade constante no solo e ventilação adequada, mas sem mudanças bruscas de temperatura e excesso de água.
- A película é removida após o aparecimento dos primeiros brotos.
- Em seguida, a rega é reduzida e os brotos jovens são deixados crescer até que várias folhas se formem neles.
- Os rebentos prontos são transplantados para um pequeno vaso com substrato especial.
Os benefícios e malefícios da oleandro
Muitas pessoas conhecem as propriedades medicinais da oleandro, assim como sua capacidade de matar com seu veneno. Ao cultivar essa planta, é importante saber que ambas as hipóteses já foram comprovadas há muito tempo, mas existem nuances a serem consideradas ao escolher um arbusto como decoração de casa ou ferramenta terapêutica.
A planta é venenosa ou não?
Todas as partes desta planta são venenosas, mas o arbusto é inofensivo se cultivado adequadamente. O aroma das flores pode causar tonturas e náuseas se a oleandro for colocada em um cômodo pequeno e mal ventilado. Não deve ser colocada em um quarto ou berçário, mas é perfeita para ambientes amplos e espaçosos como decoração de interiores.

Ao podar e replantar a planta, para sua proteção, use equipamento de proteção e evite o contato com a pele exposta. Pelo mesmo motivo, evite plantar o arbusto em casas com crianças ou animais, que podem prová-lo e se colocar em perigo. Em grandes quantidades, o veneno da planta pode causar alucinações, problemas estomacais e até parada cardíaca.
Propriedades medicinais
O arbusto ornamental contém componentes benéficos como carboxina, saponina, ácido ursólico e digitalina. Esses componentes possibilitam o uso da folhagem ornamental como ingrediente em preparações medicinais.
Na medicina popular, as folhas e as flores secas da oleandro são utilizadas para fins medicinais:
- Pomadas feitas com flores são usadas em dermatologia para aliviar a coceira causada por picadas de insetos;
- Uma infusão das folhas da planta ajuda com dores de cabeça e dores de dente;
- Uma decocção de flores é usada para tratar distúrbios nervosos;
- A tintura alcoólica é prescrita para dores musculares, diarreia e vômitos;
- Soluções à base de oleandro são adequadas para dilatar os vasos sanguíneos e aliviar cólicas quando usadas regularmente.
Perguntas frequentes sobre cultivo
A oleandro é uma planta belíssima com flores perfumadas que pode decorar sua casa e jardim, criando uma vegetação única e exótica. Ela também pode ser usada medicinalmente, mas é preciso ter cautela ao utilizá-la, pois a planta contém uma toxina que pode ser prejudicial à saúde humana se usada incorretamente.



















As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso