Para garantir que as macieiras sobrevivam ao inverno sem danos, a manutenção começa no outono. Após a queda das folhas, elas são recolhidas, o solo é revolvido e coberto com mulch. O tronco e os galhos são inspecionados em busca de danos e infecções e pulverizados com produtos específicos. Em regiões frias, as mudas jovens são sempre protegidas da geada para ajudar a árvore a sobreviver ao inverno.
Cuidando de uma macieira no outono
Durante o outono, há uma série de etapas a serem seguidas para preparar macieiras e outras árvores frutíferas para o inverno. Dependendo das condições climáticas, alguns procedimentos podem ser omitidos, como a poda em áreas com outonos curtos, a rega em caso de chuvas prolongadas, e assim por diante. Para obter informações detalhadas sobre como cuidar adequadamente de macieiras no outono, assista ao vídeo neste artigo.
remoção de folhas
As folhas caídas podem servir como cobertura morta, protegendo as raízes do congelamento. Após a decomposição, as folhas atuam como fertilizante. No entanto, elas podem abrigar pragas e esporos de fungos que persistem durante o inverno e se tornam ativos na primavera, causando doenças nas macieiras. Portanto, após a queda das folhas, todas devem ser recolhidas. É aconselhável queimá-las, principalmente se a macieira estiver infestada por infecções fúngicas ou pragas como besouros ou lagartas.
Se as árvores foram pulverizadas no início da primavera e as mudas permaneceram livres de doenças durante toda a primavera e o verão, você pode guardar as folhas e colocá-las em uma composteira. A compostagem leva cerca de dois anos para amadurecer, atingindo uma temperatura de 60°C. No verão, quaisquer esporos de fungos ou pragas presentes morrerão. Jardineiros experientes recomendam tratar as folhas com fungicidas antes de compostá-las. Adicionar cal à composteira não só acelerará o processo, como também fornecerá um fertilizante útil para a primavera.
Cavando a terra, fertilizando
Após coletar as folhas, cave o solo a uma profundidade de cerca de 15 cm. Cave com cuidado para evitar danificar as raízes. Cavar o solo expõe as larvas de pragas que se escondem nele durante o inverno e as mata. Além disso, as sementes de algumas ervas daninhas enterradas no solo perdem a viabilidade com as temperaturas de congelamento.
Jardineiros recomendam combinar o revolvimento do solo com a aplicação de fertilizantes contendo potássio e fósforo. Os fertilizantes minerais devem ser aplicados de 10 a 15 dias após a colheita, pois é nesse período que as árvores frutíferas começam a armazenar nutrientes. Se o solo estiver empobrecido, uma semana após a aplicação dos fertilizantes minerais, a terra ao redor da muda pode ser coberta com composto bem curtido.
Aparar, descascar
Os ramos secos e danificados são podados, removendo-se 2 cm de material saudável. Os ramos laterais em árvores mais velhas são encurtados em 1/3 para rejuvenescer a macieira. Se a árvore tiver mais de 4 metros de altura, a copa pode ser podada para facilitar a colheita dos frutos. Uma copa grande impede a circulação de ar e a penetração da luz. Para evitar o adensamento excessivo, os ramos sobrepostos são podados, reduzindo o risco de infecções fúngicas. Os ramos são removidos com uma serra manual ou tesoura de poda afiada, e as áreas danificadas são tratadas com piche para jardim (disponível em lojas especializadas).
A casca das árvores mais velhas começa naturalmente a engrossar, e as rachaduras resultantes podem abrigar larvas de insetos. Portanto, a casca solta é raspada com uma escova de arame, após a colocação de uma lona plástica no chão. Se houver musgo ou líquen, estes também são removidos, e todas as rachaduras são seladas com piche para jardinagem. A casca raspada, especialmente a de árvores doentes, é queimada.
Cobertura morta para macieiras no outono
Um método para proteger o solo do congelamento excessivo e de mudanças bruscas de temperatura. Existem vários métodos de cobertura morta:
- Proteção com película preta ou agrofibra;
- revestimento de fertilizante orgânico;
- Proteção com composto.
A proteção orgânica pode incluir casca de árvores velhas, palha, feno, aparas de grama, folhas, papel, ervas daninhas sem sementes, lascas de madeira e serragem. O solo ao redor das árvores costuma ser coberto com lascas de mármore, pedra britada e cascalho. Evite aplicar uma camada espessa de cobertura morta em tempo úmido, pois o solo úmido pode favorecer o crescimento de mofo, fungos e lesmas. Se agulhas de pinheiro caídas forem usadas como cobertura morta, lembre-se de que elas aumentam a acidez do solo.
A serragem e os cavacos de madeira reduzem os níveis de nitrogênio. Antes de serem usados, devem ser misturados com fertilizantes nitrogenados, farinha de dolomita e areia, e deixados em repouso por pelo menos um ano. O feno pode abrigar ratos, por isso os jardineiros recomendam a aplicação de repelentes de ratos sob a camada de cobertura morta. O composto é ideal e não apresenta desvantagens. O composto contendo serragem e cavacos de madeira é considerado o melhor.
Regando macieiras no outono
A necessidade de regar as mudas no outono depende da quantidade de chuva. Se o verão foi seco, as macieiras devem ser regadas em meados de outubro, numa prática conhecida como irrigação de reposição de umidade. Se as chuvas começarem no início do outono, não é necessário regar. Você pode verificar se o solo precisa de umidade cavando um buraco de cerca de 20 cm de profundidade sob a muda. Se o solo no fundo do buraco estiver úmido e não se desfizer ao ser apertado com a mão, não há necessidade de regar.
Regar as macieiras no outono ajuda-as a produzir mais frutos na primavera. Os ramos regados também são menos propensos a quebrar durante fortes nevascas e ventos, e a casca fica mais resistente às baixas temperaturas. A rega recomendada para uma macieira jovem no outono é de 3 a 4 baldes de água, enquanto para uma árvore mais velha, a quantidade ideal é de 8 a 10 baldes. Se o solo não absorver bem a água, pode regar durante 2 a 3 dias seguidos até que o solo esteja saturado a pelo menos 50 cm de profundidade.
Proteção contra pragas e doenças
O tratamento preventivo é necessário para proteger as macieiras de insetos e doenças. O sulfato de cobre ou outros pesticidas, disponíveis em lojas especializadas, são os mais comumente usados. As macieiras são pulverizadas mesmo que as pragas não sejam detectadas; elas podem depositar seus ovos sob a casca e eclodir no início da primavera. As árvores devem ser pulverizadas em tempo seco e sem vento. Se forem detectados túneis de besouros da casca no tronco, produtos para controle de pragas, como o Antizhuk, são injetados nos orifícios com uma seringa. Alimentadores de pássaros também podem ser instalados nas árvores para ajudar ainda mais no controle dos besouros.
Para proteger as macieiras do oídio e da sarna, pulverize-as com uma solução de ureia (500 g de ureia por balde de água). Se não tiver ureia, pode preparar outra solução:
- sabão para lavar roupa – 50 g;
- bicarbonato de sódio – 400 g;
- água – 10 litros.
Adicione bicarbonato de sódio e sabão ralado fino à água e mexa bem até dissolver. Essas soluções podem ser substituídas por uma solução pronta chamada Horus. Para proteger as mudas de ratos e lebres, o tronco é coberto com feltro asfáltico e bandagens especiais. Se o solo for coberto com serragem, esta é embebida em uma solução de óleo de creolina. Diversas iscas contendo substâncias venenosas e repelentes ultrassônicos também são utilizados.
Cal
Após a remoção da casca velha e danificada, musgo e líquen, o tronco e os galhos esqueléticos são caiados ou tratados com uma tinta especial. O objetivo da caiação no inverno é:
- Prevenir queimaduras solares no início da primavera (a cor branca reflete os raios solares);
- proteger o tronco dos ratos;
- reduzir a probabilidade de rachaduras na casca devido a geadas severas;
- Protege contra insetos que podem viver na casca durante o inverno até a chegada do clima quente.
Aplique a cal em um dia seco e sem vento. Se chover dentro de 2 a 3 horas após a aplicação da solução, repita o processo. Você pode preparar a cal você mesmo. Para isso, você precisará de:
- cola para madeira – 180 g;
- cal – 3 kg;
- água – 10 l;
- sulfato de cobre – 500 g.
Misture todos os ingredientes até formar um líquido homogêneo. O processo deve ser realizado a uma temperatura de pelo menos 4°C. Aplique a mistura uniformemente em uma única camada no tronco, incluindo os galhos mais finos.
Como proteger as macieiras da geada
Os cuidados de outono para macieiras jovens incluem a proteção contra geadas. Árvores mais velhas e resistentes à geada geralmente não precisam de isolamento, pois estão acostumadas às flutuações de temperatura. Macieiras jovens têm dificuldade em suportar seus primeiros invernos, por isso precisam de isolamento para se adaptarem gradualmente. Os seguintes materiais isolantes são utilizados:
- qualquer papel;
- material têxtil (bolsas, meias-calças);
- agrofibra, fibra de vidro, bola de spun;
- papelão para telhados;
- feltro para telhados;
- garrafas de plástico;
- ramos de pinheiro;
- caules de junco e girassol.
As raízes podem ser protegidas com uma cobertura morta feita de talos de milho, palha ou serragem. Esse material de cobertura não só protege contra geadas, mas também contra roedores como ratos e lebres. O tronco deve ser isolado a aproximadamente 1 a 1,3 metros do solo, e o material deve ser removido no início da primavera.
Características dos cuidados de outono para macieiras colunares
Ao contrário de outras variedades, as macieiras colunares são completamente cobertas durante o inverno. Acrescenta-se húmus ao redor do tronco e monta-se uma pirâmide de tábuas de madeira em torno da muda. A estrutura é então coberta com material de proteção. As macieiras colunares requerem rega, pulverização e pintura com cal no outono, tal como outras variedades. Esta variedade raramente necessita de poda, uma vez que não desenvolve ramos laterais; apenas as áreas danificadas são removidas. Apenas os rebentos com um ano podem ser podados, deixando pelo menos duas gemas.
Como cuidar de uma macieira no outono na região de Moscou
Na região de Moscou, os invernos costumam apresentar grandes oscilações de temperatura, frequentes degelos e chuvas congelantes. Portanto, as macieiras podem sofrer danos severos com o congelamento repentino. Além dos cuidados com as macieiras recomendados para outras regiões, recomenda-se também o seguinte:
- Coloque suportes sob os galhos estruturais para protegê-los da quebra;
- isolar círculos de tronco de árvore;
- É melhor não podar no outono; só se podem remover os ramos infetados com fungos.
Na região de Moscou, o outono é curto e o clima relativamente quente não dura muito, por isso os cuidados com as macieiras jovens devem ser iniciados prontamente. Seguir as recomendações de cuidados com as macieiras pode reduzir o risco de muitas doenças e pragas de insetos no início da primavera. Proteger a casca da árvore com revestimentos especiais pode prevenir queimaduras solares e rachaduras causadas pela geada, resultando em uma colheita abundante.

O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono