Tipos de fertilizantes micronutrientes: na forma quelatada, características e descrição.

Fertilizantes e preparações

O fertilizante micronutriente é um complexo rico em micronutrientes que pode melhorar a saúde das plantas, livrando-as de doenças e parasitas e promovendo o crescimento. Toda cultura precisa de fertilizante, mesmo que isso não seja imediatamente óbvio. Para cultivar uma planta, primeiro é preciso entender suas necessidades e o tipo de solo em que ela prospera.

Antes do plantio das sementes, o solo geralmente precisa de certos micronutrientes. Seja ferro, zinco ou cobre, um solo pobre em nutrientes não produzirá a colheita esperada sem suplementação. Os fertilizantes micronutrientes podem ser a solução. Há muitas opções no mercado, mas o importante é determinar exatamente o que sua planta e seu solo precisam na hora da escolha.

Composição e propriedades dos microfertilizantes

Os fertilizantes micronutrientes são utilizados quando o solo precisa ser enriquecido com uma ampla gama de elementos. Os fertilizantes monomicronutrientes são úteis quando se necessita de um elemento específico.

Vejamos qual deve ser a composição de um bom fertilizante complexo de micronutrientes:

  • Microelementos em forma quelatada: cobre, manganês, zinco;
  • quelato de enxofre, boro, molibdênio, vitaminas do complexo B;
  • ácidos e aminoácidos de origem orgânica, que ajudam a equilibrar e melhorar o efeito dos microelementos acima mencionados;
  • Outras substâncias ativas que ajudam o fertilizante a permanecer na planta pelo maior tempo possível.

Quanto à composição dos monomicrofertilizantes, eles contêm o elemento principal, que está em falta, e substâncias auxiliares. Estas ajudam na absorção do componente principal.

Como escolher os micronutrientes certos?

Para garantir que a fertilização das suas plantações e do solo seja benéfica, você precisa escolher o fertilizante certo:

  • Antes de escolher um fertilizante micronutriente, você deve determinar a condição do solo e identificar quaisquer deficiências de elementos específicos presentes nele;
  • Vale a pena prestar atenção à própria planta; se ela precisar de fertilizante, isso será visível a olho nu;
  • Os fertilizantes líquidos são mais fáceis de usar;
  • Um fertilizante complexo de boa qualidade contém pelo menos cinco micronutrientes.

Os micronutrientes quelatados são considerados os fertilizantes mais eficazes. São substâncias biologicamente ativas, altamente estáveis ​​no ambiente e altamente solúveis.

Atenção: Fertilizantes quelatados com micronutrientes são menos tóxicos!

Vamos considerar alguns tipos de fertilizantes micronutrientes quelatados:

  • ADOB Cu, ADOB Zn, ADOB Mn – esses fertilizantes são produzidos na Polônia. O adobe está disponível como fertilizante individual e como complexo de micronutrientes.
  • Seibit é um fertilizante líquido classificado como formador de película polimérica.

Instruções de uso

Estes produtos devem ser utilizados estritamente conforme as instruções. A embalagem indica os possíveis métodos de aplicação: fertilização do solo, nutrição de sementes antes do plantio ou pulverização foliar direta.

Os fertilizantes estão disponíveis em vários tipos:

  • pó;
  • comprimidos;
  • líquido.

Fertilizantes micronutrientes à base de cobre

Os fertilizantes micronutrientes à base de cobre são frequentemente utilizados em solos localizados próximos a pântanos. Sem cobre, é difícil obter uma boa colheita nessas áreas. O cultivo de grãos em áreas pantanosas é completamente impossível. Os fertilizantes de cobre são produzidos a partir de resíduos industriais e são divididos em vários tipos:

  1. O sulfato de cobre é produzido na forma de cristais de sal azul-escuro. É utilizado principalmente antes da semeadura e como fertilizante foliar. Os cristais dissolvem-se facilmente em água, mas são frequentemente usados ​​na sua forma pura. Uma única aplicação de sulfato de cobre, também conhecido como sulfato cúprico, tem uma duração de cinco anos. Utiliza-se um grama por metro quadrado.
  2. Pirita – este tipo de fertilizante se assemelha à cinza na aparência. É um pó escuro e finamente moído que contém cobre. A pirita também é conhecida como cinzas de pirita.

Fertilizantes micronutrientes de boro

Os fertilizantes à base de boro são utilizados durante toda a estação de crescimento. Esses fertilizantes também são divididos em vários grupos:

  1. O bórax e o ácido bórico contêm 37% de ácido e 11% de boro. As sementes são embebidas numa solução destas substâncias antes do plantio. Este fertilizante de boro também pode ser usado como cobertura quando as primeiras folhas começam a desabrochar. Utilize no máximo 4 g do produto por 100 metros quadrados.
  2. O superfosfato de boro contém até 0,4% de boro. Este fertilizante é utilizado antes do plantio e deve ser incorporado ao solo. O superfosfato de boro é excelente para nutrir batatas.
  3. O nitrato de amônio com boro é utilizado em praticamente todas as espécies de plantas, pois é um nutriente versátil para as culturas. Ele combate muitas doenças que afetam diversas plantas de jardim. Além disso, a aplicação oportuna deste fertilizante impacta positivamente o sabor dos frutos.

Microfertilizantes de molibdênio

O molibdênio é mais frequentemente usado em solos florestais, o que não ocorre em solos ácidos. É improvável que os fertilizantes micronutrientes à base de molibdênio apresentem suas propriedades benéficas nesses solos. Se for necessário adicionar molibdênio a solos ácidos, o solo deve primeiro ser misturado com calcário.

Tipos de microfertilizantes de molibdênio:

  • Pó de molibdênio – contém até 17% dessa substância. O pó é polvilhado sobre as sementes antes da semeadura ou diluído em água e depois pulverizado sobre o material de plantio;
  • Molibdato de amônio – contém até 52% de molibdênio. Essa é uma quantidade recorde dessa substância entre fertilizantes similares. Esse tipo de fertilizante é misturado ao solo antes do plantio de sementes e tubérculos;
  • Os resíduos da produção de lâmpadas fertilizam campos inteiros de cultivos de grãos e leguminosas. O molibdênio pode aumentar a produtividade de grãos e leguminosas em até 30%.

Microfertilizantes de manganês

Os fertilizantes de manganês podem ter um efeito benéfico em todos os tipos de culturas em diversas condições climáticas. Em várias regiões do país, esse tipo de fertilizante pode aumentar significativamente a produtividade das lavouras. O manganês funciona bem até mesmo em solos podzólicos.

O manganês regula o metabolismo de proteínas e carboidratos e ativa enzimas vegetais. Se uma planta apresenta deficiência de manganês, suas folhas ficam amarelas e listras distintas podem ser observadas nelas.

O fertilizante micronutriente de manganês mais popular é o sulfato de manganês. A mistura contém mais de 24% de óxido de manganês. É utilizado como fertilizante de acordo com as instruções: um quilograma por 100 metros quadrados.

Fertilizantes micronutrientes à base de cobre

O cobre é um micronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento normais das plantas. Sem cobre, as folhas e os caules podem enrolar-se severamente e perder a sua cor natural. O sulfato de cobre é considerado o principal fertilizante à base de cobre. É aplicado nas culturas, diluído em água na proporção de 500 gramas por 100 metros quadrados.

Fertilizantes de cobalto

O cobalto pode promover o crescimento das plantas, fixar nitrogênio e participar do metabolismo das culturas. Esse tipo de fertilizante micronutriente é utilizado em prados e pastagens. Isso é especialmente importante porque o cobalto também é necessário para os animais que pastam nesses locais. Ao consumirem grama enriquecida com esse micronutriente, os ungulados têm menos probabilidade de adoecer e morrer.

Entre os fertilizantes de cobalto, os mais populares são:

  • sulfato de cobalto (20% de cobalto);
  • cloreto de cobalto (35,7% de cobalto).

Fertilizantes micronutrientes de ferro

O fertilizante micronutriente de ferro é mais conhecido como sulfato ferroso. Apresenta-se na forma de um pó cristalino azul-celeste. É utilizado não só como fertilizante, mas também como um eficaz agente de controle de pragas.

Mas a principal função do ferro é como fertilizante. O ferro é facilmente solúvel e prontamente disponível para a nutrição das plantas. Sem ferro, as plantas podem morrer, perder a cor e ficar quebradiças. Árvores frutíferas — macieiras, pereiras e pessegueiros — são particularmente vulneráveis.

Microfertilizantes prontos para uso

Os fabricantes desenvolveram fertilizantes micronutrientes prontos para uso, especificamente para a conveniência dos jardineiros. Esses complexos contêm diversos micronutrientes essenciais para o crescimento normal das plantas. Eles podem não apenas aumentar a produtividade das colheitas, mas também protegê-las de fatores externos.

Aqui estão os complexos de fertilizantes micronutrientes prontos para uso mais populares:

  • "Master" é um fertilizante foliar que contém zinco, cálcio, magnésio e ferro. Ele permanece sempre na forma quelatada, por isso seu espectro de ação é bastante amplo;
  • O "Sizam" protege contra pragas e doenças, além de aumentar a produtividade. É especialmente indicado para a adubação de repolho. Além de zinco, cálcio, ferro e magnésio, contém também vitaminas do complexo B e sacarose. Pode ser utilizado para o tratamento de sementes antes do plantio.
  • "Oracle" é usado para nutrir plantas, frutos silvestres e prados. Contém magnésio, cálcio, zinco, ferro e vitamina B;
  • Reacom reduz os nitratos em frutas. É utilizado em grãos e batatas. Reacom aumenta significativamente a produtividade de hortaliças e grãos, além de proteger as plantas contra pragas.

Avaliações

Valentin, 54 anos, região de Moscou:

"Eu uso fertilizantes com micronutrientes de ferro constantemente porque meu jardim está localizado em um local difícil. Felizmente, fertilizando o solo com ferro e calcário, cultivar uma boa colheita não é mais um problema."

Nadezhda, 56 anos, Stavropol:

"Descobri os fertilizantes quelatados recentemente. Uso-os em forma de tabletes, que diluo em água e borrifo na minha couve e batatas. O solo não só fica mais fértil, como também há menos insetos nocivos."

Anatoly, 66 anos, Ecaterimburgo:

"Um monofertilizante é uma ótima opção para quem sabe o que seu jardim precisa. Fiz uma análise do solo e descobri uma deficiência de manganês. Era por isso que eu estava perdendo colheitas. Comprei um pacote de manganês em pó e pronto. Agora a colheita é boa, as plantas estão sempre mais viçosas, as flores estão exuberantes e não perderam a cor."

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates