Uvas Chernysh: características e descrição, plantio e cuidados.

Uva

VinogdadEm algumas regiões da Federação Russa, o cultivo de uvas é bastante desafiador. No entanto, os melhoristas simplificaram essa tarefa, produzindo variedades resistentes às intempéries. Uma variedade popular é a "Chernysh", desenvolvida no Instituto de Pesquisa de Viticultura e Vinificação Potapenko, de âmbito nacional. Desenvolvida a partir do cruzamento das variedades "Rusmol" e "Agat Donskogo", essa variedade vem ganhando popularidade a cada ano.

Características da variedade

A Chernysh é uma variedade de uva de mesa. Amadurece cedo, com os cachos atingindo a maturação em aproximadamente 116 a 125 dias. A colheita geralmente ocorre no início de agosto, embora a época varie conforme a região. Os arbustos são de porte médio, vigorosos e com crescimento expansivo, apresentando numerosos brotos. A Chernysh é autopolinizadora, produzindo flores bissexuais e, portanto, não necessita de polinizadores. Um ou dois cachos se formam em um único broto, cada um pesando de 500 gramas a um quilograma. Os cachos geralmente são disformes, às vezes cilíndricos. As bagas são redondas, grandes, variando de 22 a 26 mm, e ficam azuis com um leve tom púrpura quando maduras. A casca é densa, coberta por uma camada cerosa, e a polpa é suculenta e carnuda. As bagas têm um sabor marcante, contendo até 16% de açúcar e de 6 a 9 gramas de acidez por litro.

Esta variedade é recomendada para cultivo na Rússia central. As videiras amadurecem rapidamente e toleram temperaturas de até -25 graus Celsius. A produção é alta, com uma videira madura rendendo até 14 kg. As uvas Chernysh são adequadas para consumo in natura e também para a produção de sucos e vinhos. A variedade apresenta resistência moderada a doenças comuns. É particularmente resistente às seguintes doenças:

  • mofo;
  • oídio;
  • mofo cinza;

A taxa de sobrevivência das estacas é alta, chegando a 99%. O arbusto contém 85% de ramos frutíferos, com 38 a 43 gemas.

Importante!

Durante o período de amadurecimento das bagas, a rega é interrompida para evitar rachaduras.

Vantagens

  • alto rendimento;
  • excelente imunidade;
  • Apresentação atraente;
  • Excelente sabor de frutos silvestres;
  • preservação a longo prazo de frutos silvestres no arbusto;
  • resistência à geada;

Imperfeições

  • Se houver muita umidade, as frutas vermelhas irão rachar, o que prejudicará sua aparência comercial;
  • A exposição direta à luz solar intensa pode causar queimaduras nas frutas vermelhas;

Crescente

O melhor momento para plantar videiras é na primavera, depois que o risco de geadas tiver passado. Não é recomendável plantar estacas no outono, pois elas podem não ter tempo suficiente para enraizar e morrerão com a chegada do frio. Somente mudas totalmente desenvolvidas são adequadas. Ao plantar várias videiras, deixe uma distância de 150 a 200 cm entre elas. Cave buracos com uma profundidade média de aproximadamente 60 a 70 cm. Alguns agrônomos recomendam preparar o buraco de plantio com antecedência, principalmente se o solo for pobre. Coloque brita ou tijolos quebrados no fundo, seguidos de uma mistura de terra e húmus, à qual também podem ser adicionados 20 g de superfosfato. Após 14 a 21 dias, cave o buraco de plantio, coloque a muda e cubra com a mistura de terra. Em seguida, compacte levemente o solo e regue com água morna e decantada (20 a 25 litros).

O local de plantio é igualmente importante; deve ser ensolarado e protegido de ventos frios. Para proteger a planta ainda jovem, você pode colocar um balde sem fundo por cima. As videiras precisam de suporte para poderem trepar.

Cuidado

Para garantir o desenvolvimento normal e altas produtividades, as videiras precisam ser podadas. Isso é feito na primavera e no outono, removendo os ramos em excesso e distribuindo a carga sobre a planta. Normalmente, a poda é feita deixando de 6 a 8 gemas. Independentemente da resistência à geada, a videira deve ser protegida durante o inverno. Para isso, retire-a do suporte, cubra-a com uma camada de terra, depois com serragem ou folhas secas e, finalmente, cubra-a com filme plástico.

Conselho!

Antes da chegada do tempo frio, recomenda-se realizar a irrigação para repor a umidade do solo.

Como qualquer cultura, as uvas precisam ser regadas de 4 a 5 vezes por temporada, dependendo das condições climáticas. Uma planta adulta normalmente necessita de 40 a 60 litros de água. Para prevenir doenças, o ideal é tomar medidas preventivas. Antes da floração, as uvas são tratadas com calda bordalesa. Soluções fertilizantes também são recomendadas. Aqui está uma receita popular:

Ingredientes:

  • fertilizantes fosfatados;
  • fertilizantes nitrogenados;
  • Fertilizantes potássicos;
  • água;

Preparação e utilização:

Adicione 20 gramas de cada um dos fertilizantes mencionados acima a 10 litros de água decantada à temperatura ambiente e mexa até dissolver completamente. Regue as videiras diretamente na raiz com a solução resultante; 5 a 7 litros de solução por planta são suficientes.

Avaliações

Lyupov Ivanovna

Cultivo mais de 15 variedades de uva no meu terreno, uma delas sendo a "Chernysh". Plantamos há oito anos e ela começou a dar frutos no segundo ano, embora a colheita ainda seja pequena. Tem um sabor excelente; eu adoro; rende um suco delicioso. É muito resistente a doenças; não tive uma única infecção em todo esse tempo, e me protejo das vespas com recipientes de água adoçada. Os cachos são grandes, chegando a pesar um quilo, e amadurecem no início de agosto.

 

André

Meu irmão cultiva vinhas e faz vinho, e eu sou apenas um amador. Há cinco anos, ele me deu uma muda da variedade "Chernysh". Plantei-a na primavera e ela sobreviveu bem ao inverno, mas só começou a dar frutos um ano depois. As uvas são de ótima qualidade, mas não podem ser regadas em excesso, senão racham e ficam com cicatrizes. Comemos as uvas frescas e fazemos compota; a produção é excelente, chegando a 12 kg.

A "Chernysh" é uma excelente variedade de uva, de alto rendimento, cultivada no centro e sul da Rússia. Requer poucos cuidados, tolera bem o frio e possui excelente imunidade. As bagas têm um sabor excelente e são adequadas tanto para consumo in natura quanto para processamento.

Vinogdad
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates