
No final do século XIX, produtores húngaros cruzaram variedades de uva precoces (Perlet Sidlis) e industriais (Villars Blanc). O resultado foi o híbrido Kishmish 342 (GF-342). Ele se caracteriza pela resistência à geada, maturação precoce, alta produtividade e facilidade de cultivo. Essas qualidades o tornaram muito popular entre os agricultores das regiões temperadas continentais da Rússia e da Bielorrússia.
Características Kishmish 342
Características da trepadeira lenhosa conhecida como videira:
- Um caule fino e vigoroso, com alta elasticidade e versatilidade. Essas qualidades devem ser levadas em consideração no plantio das uvas e na preparação para o inverno;
- As folhas são grandes, arredondadas e ligeiramente recortadas;
- Os brotos amadurecem quando a videira atinge 2/3 do seu comprimento, por isso recomenda-se podá-los deixando 7 a 8 gemas. Isso ajuda a melhorar a maturação da videira e aumentar a produção de frutos em até 85%.
- O agrupamento excessivo de brotos afeta negativamente a produção do híbrido. Os jardineiros devem podar regularmente, seguindo todas as orientações, deixando no máximo três cachos em cada broto.
- frutificação estável.
Respeitando as regras de plantio e cuidado, a produção de uvas é de 20 a 25 kg por videira perene.
Características da fruta:
- Tamanho médio 15x17 mm;
- formato oval;
- Ausência de sementes de 3ª classe;
- Pele fina, porém resistente, com uma tonalidade amarelo-esverdeada;
- o peso não excede 3-5 g;
- Polpa doce e densa, sem sementes, com um leve sabor de noz-moscada;
- A concentração de açúcar situa-se entre 19 e 21% e não depende das condições de cultivo da variedade;
- As bagas são colhidas em cachos em forma de cone, de tamanho médio a grande (peso de 400 a 900 g). Há registros de casos em que esse peso chegou a 1,5 kg.
Da formação do ovário ao amadurecimento do fruto, leva aproximadamente de 100 a 115 dias. Nas regiões sul da Rússia, a uva Kishmish 342 pode ser colhida durante os primeiros dez dias do último mês do verão. A partir de meados de agosto, os frutos desse híbrido amadurecem nas regiões de Voronezh, Belgorod, Lipetsk, Kursk e Tambov. Os agricultores dos Urais e da Transbaicália começam a colher essa variedade de uva na última semana do verão. Com os devidos cuidados, cada videira produz de 20 a 25 kg.
O transporte das uvas colhidas é simples, por isso as uvas Kishmish 342 são enviadas para todo o país. Os cachos são armazenados em local fresco (geladeira, adega) por aproximadamente 3 a 5 semanas.
Na indústria alimentícia, essa variedade híbrida é frequentemente usada para fazer sucos infantis, vinho e passas. Estas últimas podem ser obtidas sem retirar os cachos da videira. Eles são colocados em sacos e virados periodicamente. Em casa, um desidratador elétrico ou o micro-ondas podem ser usados para esse fim.
A composição rica em vitaminas e minerais torna o Kishmish 342 adequado para o tratamento de problemas bucais, nervosos, cardiovasculares e digestivos. A vitamina C presente nas uvas ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sendo indicada para a prevenção de resfriados.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens do GF-342 incluem as seguintes características:
- Resistência à geada. As uvas são cultivadas em áreas onde as temperaturas chegam a -26 graus Celsius;
- possibilidade de armazenamento a longo prazo;
- Amadurecimento rápido dos frutos e alto rendimento;
- Ausência de sementes e quantidade mínima de rudimentos nas bagas;
- Sabor doce e agradável;
- risco mínimo de doenças fúngicas;
- Não requer cuidados especiais;
- boa taxa de sobrevivência das mudas;
- A polinização ocorre através do seu próprio pólen, que é transportado por insetos ou por arbustos vizinhos. Portanto, a Kishmish 342 é considerada uma variedade de uva autopolinizadora. Ela também produz sementes, mas, após algum tempo, estas caem espontaneamente.
O sistema híbrido também apresenta algumas desvantagens:
- a possibilidade de formação incorreta da videira, o que leva ao aparecimento de sementes nas bagas;
- A necessidade de realizar certas ações para preparar as uvas para o inverno. Isso é especialmente importante para as videiras jovens, que podem ainda ser um pouco sensíveis às baixas temperaturas no primeiro ano;

- Quando cultivada em regiões do sul, onde a umidade do solo é escassa, a planta sofre deficiências nutricionais. Isso se reflete em seu sabor, que se torna "artificial". Nessas regiões, as uvas podem apresentar notas rudimentares.
- As bagas são muito atrativas para vespas, por isso é necessário instalar armadilhas.
Os agricultores também observam que, na maioria dos casos, uma colheita comercializável só pode ser obtida entre o 5º e o 7º ano, mesmo que todas as regras de plantio e cultivo sejam seguidas.
Características da tecnologia agrícola da variedade
Para garantir uma colheita abundante da variedade Kishmish 342, preste atenção às seguintes características ao selecionar as mudas para o plantio:
- Comprimento da raiz – 19-23 cm, parte aérea da trepadeira – 23-24 cm;
- a presença de 2 a 4 botões viáveis;
- O diâmetro é de 1 cm.
Regras de aterrissagem
Após adquirir as mudas, recomendamos escolher um local para o plantio das uvas e preparar o solo:
- A variedade Kishmish 342 é plantada do final de abril ao início de outubro, desde que não haja geada, na parte leste ou oeste do jardim;
- O local deve ser livre de sombras e correntes de ar. Um local ensolarado, protegido do vento por uma parede da casa, é o ideal. Também deve estar livre de ervas daninhas, especialmente grama-bermuda, cujo extenso sistema radicular dificultará o crescimento do híbrido.
- Nível de acidez do solo: 6,4-8,0. Solos encharcados ou salinos não são adequados;
- O solo preto com uma camada fértil de pelo menos 70 cm de profundidade é considerado o melhor solo para uvas;
- A proximidade com águas subterrâneas também é indesejável, pois pode causar a morte do sistema radicular;
- A distância entre as videiras é de 4 m, e entre as fileiras, de 2 a 2,5 m;
- A profundidade e a largura da cova cavada para a planta são de 0,8 a 0,9 m e de 0,7 a 1,0 m, respectivamente. Uma camada espessa de material de drenagem (argila expandida ou pedra britada) é colocada no fundo. Uma quantidade igual de areia é colocada por cima, seguida por outra camada de material de drenagem misturado com composto em proporções iguais.
- Caso não haja sebe, instale uma treliça metálica de 2,6 m de altura a 0,8-1,0 m do arbusto. A sombra da treliça não deve incidir sobre a videira. Entre os segmentos da treliça, estique fios metálicos paralelos e perpendiculares para dar suporte à videira. Isso deve criar quadrados com lados de 50 a 56 cm.
- Para regar a planta, fixe um tubo de plástico (diâmetro de 15 a 17 cm) na parede do buraco cavado.
Um dia antes do plantio, as raízes da muda são regadas. Após esse período, a muda é retirada da água e colocada precisamente no centro da cova. As raízes são cobertas com terra solta, cobertas com serragem, compactadas e regadas abundantemente. Por fim, a muda é podada, deixando apenas duas gemas.
Cuidados necessários
As videiras devem ser fertilizadas após o surgimento das primeiras folhas. Para isso, pulverize-as com uma solução de sulfato de amônio ou nitrato de amônio. Após uma semana, repita o procedimento utilizando superfosfato ou cloreto de potássio. Fertilize o sistema radicular duas semanas antes da floração. Misture as quatro substâncias em água na dosagem necessária. Para fertilizar uma videira, são necessários 10 litros dessa solução. Repita o procedimento quando os frutos amadurecerem.
Regras de rega para Kishmish 342:
- Durante os primeiros 1,5 meses após o plantio, a muda deve ser regada a cada 4 dias com 12 a 15 litros de água;
- Durante o período que vai da brotação ao aparecimento das flores, a quantidade de água necessária aumenta para 27-35 litros, devido à rega a cada 18 dias;
- Ao término da floração, o volume de líquido necessário para realizar a manipulação é de 30 a 45 litros, com um intervalo de rega de 15 a 16 dias;
- Para evitar que as bagas rachem, a rega é interrompida 3 semanas antes do início do amadurecimento.
Após realizar tal manipulação ou precipitação, o solo deve ser completamente solto.
A área onde as novas mudas serão plantadas deve ser completamente limpa de ervas daninhas para evitar que elas criem raízes. A remoção das ervas daninhas deve ser feita a uma profundidade de 2 a 7 cm.
Os herbicidas podem ser usados para controlar ervas daninhas, mas não devem entrar em contato com o Kishmish 342 durante a pulverização.
Na primavera, use tesouras de poda para remover as partes indesejadas da trepadeira e evitar o excesso de folhagem. Recomenda-se podar quando a planta tiver entre 6 e 7 gemas, deixando no máximo três cachos por ramo. Isso ajudará a aumentar a produção da planta.
A variedade Kishmish 342 é resistente a infecções fúngicas, mas isso não a impede de ser atacada por outras doenças ou pragas (lagartas, ácaros). Se o verão for úmido e fresco, é essencial tratar a planta com inseticidas e fungicidas em julho e queimar todas as folhas caídas fora do jardim no outono.
Outro problema no cultivo da GF-342 são as vespas. Elas podem danificar de 30 a 90% da colheita, por isso são construídas armadilhas com substâncias venenosas ou as uvas são colocadas em sacos envoltos em gaze. As áreas próximas ao vinhedo também são inspecionadas em busca de ninhos.
Regras de colheita:
- Os cachos totalmente maduros são cortados com tesouras de poda;
- O procedimento é realizado em dias ensolarados para garantir que as frutas estejam secas. Evite deixá-las na videira por muito tempo, pois perderão o sabor;
- A colheita é inspecionada para verificar danos mecânicos e apodrecimento. Essas bagas estão sujeitas à remoção;
- Os cachos restantes são separados por tamanho, se necessário.
É recomendável cobrir as videiras durante o inverno, especialmente no cultivo de híbridos em regiões mais ao norte. Os ramos são amarrados firmemente e curvados rente ao solo, sendo então cobertos com fibra agrícola, galhos de coníferas (abeto, pinheiro), serragem ou folhas secas.
Avaliações
Nossa dacha fica na região de Moscou. Todos aqui adoram uvas, então experimentamos muitas variedades e optamos pela Kishmish 342. Meu marido e eu nos sentimos atraídos pela facilidade de cultivo dessa variedade, e nossos netos adoram a fruta sem sementes. Começamos a colheita no final de julho. Mesmo com um verão chuvoso e frio, conseguimos pelo menos 50 kg de três videiras. Armazenamos os cachos na adega por um mês.
Tamara, 55 anos, Moscou
Cultivo uvas Kishmish 342 há cinco anos. Os arbustos são muito vigorosos, então deixo dois cachos por videira. Sigo os procedimentos de cultivo adequados, por isso não tive problemas com doenças da videira. Colho depois de 10 de agosto. Meus filhos gostam muito dessa variedade por seu sabor adocicado. Pretendo plantar mais dois ou três arbustos na primavera.
Alexandre, 35 anos, Oryol
Cultivar a variedade Kishmish 342 no seu jardim é fácil e requer poucos cuidados. As bagas impressionam pelo seu sabor a moscatel, o que as torna ideais para a produção de vinho. Além disso, são benéficas não só para crianças, mas também para idosos que sofrem de diversas doenças.


Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações