Encontrar uma variedade de uva descomplicada e com sabor excelente é bastante difícil. Mas neste artigo, você poderá aprender mais sobre uma dessas variedades. Ela se chama "Laura", e alguns viticultores experientes ainda a conhecem pelo seu antigo nome, "Flora".
Características
A variedade foi desenvolvida por cientistas na Ucrânia, a partir do cruzamento de quatro variedades. Os arbustos são fortes e vigorosos, crescendo rapidamente e começando a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio. As plantas são caracterizadas pela floração feminina e requerem polinização manual. Os arbustos tendem a produzir um número excessivo de hastes frutíferas, o que pode sobrecarregar a planta. Portanto, jardineiros experientes recomendam não deixar mais de 40 hastes. Caso contrário, os cachos ficarão menores e o período de maturação será prolongado.
Existe também o risco de as uvas perderem todos os seus frutos na temporada seguinte. Por vezes, mesmo plantas maduras produzem de 14 a 19 cachos grandes, que amadurecem prematuramente. No entanto, a videira pode começar a produzir mais frutos, que também amadurecerão prematuramente. As folhas são verde-esmeralda, palmadas e serrilhadas nas bordas. À medida que os cachos amadurecem, remova quaisquer folhas que façam sombra às uvas. 'Laura' é uma variedade resistente à geada; a videira pode suportar temperaturas tão baixas quanto -23°C.
Os cachos amadurecem cedo, com um intervalo de 110 a 120 dias entre a formação dos frutos e a colheita. São grandes, com frutos em densidade média, de formato cônico e podem pesar mais de um quilo por cacho. O cacho pode atingir até 40 centímetros de comprimento. A variedade é excelente em produção, com uma planta adulta capaz de render até 40 quilos de uvas.
As bagas são de cor verde-clara, tornando-se âmbar onde recebem mais luz solar. São grandes, ovais e alongadas. Cada uva pesa entre 7 e 10 gramas e mede de 3 a 4 cm de comprimento. Com porta-enxertos altos, podem crescer ainda mais. No entanto, nesse caso, o período de maturação é um pouco mais longo e o sabor menos pronunciado. Uma vez maduras, as bagas permanecem firmemente presas ao engaço por um longo tempo. A casca é densa, crocante e levemente revestida por uma camada cerosa. As bagas têm um excelente sabor agridoce. O teor de açúcar nas frutas chega a 20% e a acidez varia de 6 a 8 gramas por litro. As sementes, localizadas na polpa suculenta, são grandes e duras.
As uvas podem ser consumidas frescas e também são adequadas para a produção de vinhos de sobremesa. Em condições apropriadas, os cachos mantêm sua aparência comercial e sabor original por um longo período. A variedade é adequada para transporte.
Vantagens
- Aparência atraente.
- Sabor delicioso.
- Durabilidade e facilidade de transporte.
- Maturação precoce.
- Aplicação universal.
- Uma boa colheita, com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis.

Imperfeições
- Se as práticas agrícolas não forem seguidas ou se o clima piorar (frio e chuvas prolongadas), a produção e a qualidade do sabor diminuem.
- Falta de imunidade a algumas doenças fúngicas.
Características de cultivo e cuidados
Para garantir que as plantas cresçam e se desenvolvam bem, elas precisam de condições favoráveis. Ao plantar, leve em consideração a localização do lençol freático; ele não deve estar próximo à superfície do solo.
O solo deve ser fértil; solos argilosos são absolutamente inadequados para o cultivo de uvas. O local de plantio também deve ser ensolarado e protegido do vento. As plantas devem ser espaçadas a 150 cm de distância. Um buraco para as mudas deve ser cavado previamente e adubado com fertilizante mineral. Antes do plantio, um tubo de irrigação e suportes para as plantas devem ser instalados.
Uma muda jovem precisará de pelo menos 30 litros de água, e uvas com 5 a 7 anos precisarão de ainda mais. As ervas daninhas devem ser removidas prontamente; alguns jardineiros aplicam uma camada de cobertura morta para evitar o crescimento de ervas daninhas. Isso também ajuda a reter a umidade no solo. Os fertilizantes são aplicados conforme a necessidade, utilizando tanto matéria orgânica, como esterco bem curtido, quanto fertilizantes minerais.
Reprodução
As videiras podem ser propagadas por estacas. Para isso, as raízes são cultivadas na videira e, em seguida, as estacas são plantadas no solo, enterrando-as a aproximadamente 20 cm de profundidade. A variedade Laura também pode ser propagada por estacas, retirando-se brotos de plantas jovens. Esses brotos são mantidos em um local fresco e, em seguida, imersos em água morna por uma hora. O enxerto é feito em uma planta adulta, após o tratamento do broto com "Humate".
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente ao mofo cinzento. As bagas não racham, mesmo em alta umidade. A "Laura" também possui excelente imunidade a doenças fúngicas comuns, mas, apesar disso, as plantas são suscetíveis ao oídio. No cultivo comercial de uvas, trato as plantas com produtos químicos. Em casa, os vinhedos são tratados com uma solução de permanganato de potássio e enxofre. Para proteger as plantas da podridão negra, aplico fungicidas antes do inverno.
Preparando-se para o inverno
A variedade "Laura" é resistente ao inverno, mas em algumas regiões, as plantações ainda precisam ser cobertas durante essa estação. Antes da chegada do frio, as videiras são podadas, removendo-se todos os ramos danificados e doentes. O tronco é revestido com argamassa de cal, as videiras são cuidadosamente curvadas até o solo e fixadas com ganchos de metal. Em seguida, as videiras são cobertas com uma camada de 30 centímetros de terra e serragem ou palha.
Conclusão
A "Laura" é uma variedade de uva de mesa maravilhosa, com sabor excelente. Para atingir a produção esperada, a planta requer cuidados especiais. Essa variedade é bem conhecida tanto por jardineiros amadores quanto por aqueles que cultivam uvas para fins comerciais.
Avaliações
Ivan
Uma excelente variedade para cultivo comercial, cultivo a "Laura" há mais de dez anos. Com práticas de cultivo adequadas, a produção é alta, mas se você deixar de cuidar da planta, a produção cai imediatamente. Moro na região de Moscou e cubro as plantas durante o inverno. Alimento-as principalmente com matéria orgânica e aplico fertilizantes minerais uma vez por ano. O peso máximo de um único cacho que já vi foi de 1960 gramas.
Júlia
Estou muito satisfeita com a variedade; a produção é excelente e as uvas são deliciosas. As uvas se conservam por bastante tempo; eu as entrego aos meus filhos de trem e elas sempre chegam sãs e salvas. A "Laura" é resistente a doenças, o que é uma grande vantagem, já que não é incomum que grande parte da colheita se perca por causa delas. Comemos as uvas frescas e fazemos um vinho delicioso com elas.


Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações
Vencedor
A variedade Laura é excelente. No entanto, na foto onde a placa da Laura diz "Laura", não se trata da variedade Laura. Os frutos da Laura têm formato cilíndrico, enquanto na foto, eles têm a ponta afilada, mais parecidos com os da variedade Arcadia.