Para os cultivadores de uvas que se interessam por novas variedades, foi desenvolvida recentemente uma variedade chamada "Magaracha". A cultura é conhecida pela sua colheita abundante, com frutos de qualidade razoável. A Magaracha é apreciada e cultivada na região sul do país, e a uva conquista novos admiradores a cada ano.
Descrição e características
Em Yalta, existe um instituto dedicado ao melhoramento genético da uva, que leva o mesmo nome da variedade. A uva foi desenvolvida ali através do cruzamento da apreciada e renomada Kishmish com outras variedades. Os cientistas buscavam desenvolver uma variedade de uva comercial, e a Magarach Early atendeu a todos os requisitos. A variedade produz rendimentos estáveis e elevados. Começa a frutificar no máximo no terceiro ano após o plantio e não necessita de polinizadores. Do sexto ao oitavo ano de cultivo, a produção atinge 120 centners por hectare. Com técnicas de cultivo adequadas, a produção pode chegar a 150 centners.
O período de maturação é curto: apenas 115 a 120 dias desde o início da formação dos botões. A maior parte da colheita amadurece até o final de agosto, razão pela qual esta uva também é conhecida como "precoce". Os bagos recém-maduros são roxo-escuros com casca fosca. A polpa é avermelhada, suculenta e tem aroma de moscatel. A polpa contém de 2 a 3 sementes. Os frutos são redondos e pesam apenas de 4 a 5 g. As uvas têm um sabor agridoce, com teor de açúcar de 15 a 16% e acidez de 6 g/l. Os especialistas classificam o sabor com 8 em 10. Os bagos são agrupados em cachos pesados que podem pesar até meio quilo. Os cachos tendem a se desprender se houver frutos em excesso.
O maracujá é cultivado para a produção de vinho. Produz vinhos excelentes e também pode ser usado para fazer bebidas alcoólicas fortes. O maracujá também é usado para fazer conservas, geleias e marmeladas. Os frutos são comestíveis e agradam a quem gosta de um sabor ácido.
Esta variedade apresenta boa resistência à geada até -18 graus Celsius. Pode ser cultivada nas regiões central e sul do país. A Magarach prospera particularmente bem na Península da Crimeia, no Krai de Krasnodar, no Cazaquistão, no Azerbaijão e na Moldávia.
A variedade prospera ao sol, no calor e no ar úmido, portanto, o plantio em uma zona quente é preferível. As uvas são cultivadas em solos franco-arenosos; a fertilização do solo antes do plantio é essencial para o crescimento ideal.
O sistema imunológico da Magarachi é mediano. Há um alto risco de míldio, filoxera e mancha negra. Pragas e insetos atacam as bagas ocasionalmente. O tratamento com fungicidas e inseticidas é obrigatório pelo menos duas vezes por temporada.
Considera-se que as qualidades positivas de Magarachi sejam:
- alta produtividade;
- facilidade de transporte e prazo de validade das frutas vermelhas;
- a possibilidade de reprodução;
- Fácil manutenção.
Entre as desvantagens estão a baixa tolerância a doenças e a tendência de queda dos frutos.
Pousar
Na região central do país, o cultivo de Magarachi é realizado no final da primavera ou início do verão; na região sul, as mudas são plantadas em campo aberto em meados de abril. O solo é preparado no outono, adicionando-se húmus e composto na proporção de 10 kg por metro quadrado. A cova é preparada previamente, com profundidade mínima de 80 cm. No fundo, coloca-se cascalho fino, seguido de um balde de húmus, uma xícara de cinzas e 100-200 g de superfosfato. A cova é regada abundantemente e o solo é deixado em repouso até a primavera. Durante o inverno, os nutrientes do solo se distribuem bem, resultando em um solo fértil.
Antes do plantio, as mudas são tratadas com uma solução desinfetante de permanganato de potássio. Em seguida, as raízes são colocadas na cova e cobertas com terra. Plantas saudáveis enraízam em algumas semanas e, ao final do verão, as trepadeiras atingem 2 metros de comprimento. O espaçamento recomendado entre as mudas é de 2,5 a 3 metros. Após o plantio, as plantas são regadas com água limpa (20 litros por planta) e o solo é coberto com serragem.
Cuidado
A rama (Magarach) requer poucos cuidados especiais. No início do seu crescimento, a planta ganha força rapidamente, com os seus rebentos a desenvolverem-se e a alongarem-se. No outono, o arbusto é podado. Espere até que todas as folhas tenham caído dos ramos e, em seguida, remova os ramos doentes ou mortos. De todos os gomos que se formaram, deixe apenas 10 a 12; isso é suficiente para a frutificação no ano seguinte. Em plantas jovens, os ramos devem ser cortados logo acima do gomo. As áreas cortadas são cobertas com piche de jardim ou tratadas com permanganato de potássio.
As videiras devem ser regadas com pouca frequência, de 3 a 4 vezes durante o período de crescimento: antes da floração, após a floração e após a frutificação. Cerca de uma vez por mês, a planta deve ser regada com água fria. Para facilitar o uso, deve-se cavar uma vala de até 10 cm de profundidade ao redor do tronco. A água deve ser despejada na vala e deixada infiltrar. Esse tipo de rega evita que o solo se torne ácido e permite que a água chegue diretamente ao sistema radicular.
Abrigo para o inverno
No sul, não há necessidade de cobrir a variedade de uva durante o inverno, nem mesmo em seu primeiro período de invernada. Em outras regiões, as videiras são preparadas para o inverno desde o início de novembro. As videiras são retiradas da treliça e cobertas com cobertura morta. Galhos de pinheiro ou folhas de outono são colocados sobre a cobertura morta. Uma película impermeável é drapeada sobre as folhas e os galhos. Pesos são colocados nos cantos da película para evitar que ela seja levada pelo vento. As videiras só são descobertas no início de abril.
Avaliações
Ivan, da região de Kemerovo
"Comprei as mudas há três anos e agora elas têm cerca de 5 metros de altura. As uvas amadureceram em meados de setembro. Tratei as videiras com uma solução de calda bordalesa a 3% na primavera e as plantas não adoeceram. Também as tratei com Topaz antes da floração. As inflorescências são entrelaçadas, então certifique-se de separar as videiras e desembaraçar os cachos, caso contrário, será praticamente impossível fazê-lo depois."
Marina do Krai de Krasnodar
"As bagas de magarach são ótimas para fazer vinho caseiro. Elas não têm muito açúcar, e os primeiros frutos a amadurecer são os mais doces. Os últimos a serem colhidos são mais ácidos. O magarach é um dos alimentos favoritos das vespas; para mantê-las afastadas, use inseticidas como Clorofós, Delta Zone ou armadilhas especiais para insetos."

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações