A uva Manicure Finger é considerada uma variedade única. Ela foi desenvolvida por cientistas japoneses no século passado. Resultante do cruzamento entre as variedades Unicorn e Baladi, o produto final foi memorável tanto na aparência quanto no sabor. Inicialmente, o híbrido era cultivado apenas em estufas, mas com o tempo, as uvas começaram a ser plantadas ao ar livre. Atualmente, a variedade se espalhou não só pelo Japão, mas também pela China, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Europa.
Características e descrição da variedade
As bagas da variedade Finger Manicure são simplesmente inconfundíveis. Sua coloração é singular: a maior parte da baga é amarelo-clara, enquanto a ponta apresenta um vermelho vibrante. A baga é alongada, lembrando um dedo. Essa semelhança deu nome à variedade. As bagas têm polpa crocante e suculenta, com um sabor doce e harmonioso. O teor de açúcar é de pelo menos 18% e a acidez varia entre 6 e 7 g/l. As bagas são de peso e tamanho médios, podendo pesar até 15 g. O peso máximo do cacho é de 1 kg, sendo os cachos mais comuns aqueles com peso entre 700 e 800 g. A produção da Finger Manicure varia de acordo com as condições de cultivo — até 30 kg podem ser colhidos de uma única planta.
O principal uso desta variedade é o consumo in natura e o cultivo comercial. As bagas são adequadas para a produção de vinho e conservas, mas sua aparência vibrante torna seu uso pouco atraente. As bagas inteiras são utilizadas para compotas de frutas ou congeladas.
O ciclo de crescimento da uva Finger dura de 120 a 130 dias. O amadurecimento ocorre mais próximo do outono e dura de 2 a 3 semanas. A principal colheita das uvas acontece em meados de setembro. O amadurecimento depende muito do clima da região. Na zona sul, as uvas amadurecem de forma rápida e uniforme, sem variações perceptíveis na aparência ou no sabor. Quando plantadas em uma zona adjacente, sob condições de pouca luz, chuva e geadas noturnas, a cor pode ser menos intensa; as uvas perdem a coloração vermelha e têm um sabor ligeiramente ácido.
A resistência da variedade à geada é mediana, atingindo até -22°C. O cultivo de uvas ao ar livre é adequado apenas para regiões no sul do país. Para os Urais, região de Moscou e Sibéria, recomenda-se o cultivo exclusivamente sob cobertura plástica. O plantio profundo e o uso de porta-enxertos resistentes à geada são recomendados, pois as raízes frequentemente congelam durante o inverno.
Os arbustos caracterizam-se por um crescimento rápido e um sistema radicular ativo. Recomenda-se o uso de estacas imediatamente após o plantio; uma treliça em forma de T é preferível. As trepadeiras são conduzidas em forma de leque. A formação de brotos é rápida, exigindo podas de 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. A melhor opção é podar as trepadeiras deixando de 6 a 8 gemas. Sem a condução adequada, a frutificação é ligeiramente reduzida.
A planta Manicure Finger é suscetível a quase todas as doenças. Devido à sua natureza ornamental, é frequentemente suscetível à antracnose, ao mofo cinzento e a uma série de infecções fúngicas. O tratamento é realizado de 3 a 4 vezes, a partir do plantio.
As vantagens da variedade são:
- aparência incomum das frutas;
- Sabor adocicado e polpa suculenta;
- boa vida útil;
- transportabilidade.
Entre os pontos fracos da uva está seu sistema imunológico frágil. Conseguir uma cor vibrante exige algum esforço: sol em excesso pode fazer com que as bagas fiquem completamente vermelhas.
Recursos de aterrissagem
A chave para uma colheita de uvas estável é escolher o local certo. Uma encosta voltada para o sul é ideal, mas deve ser sombreada. Árvores, arbustos e cercas podem criar sombra. Às vezes, os jardineiros plantam uvas da variedade Finger junto com variedades mais altas para evitar queimaduras solares. Ao plantar dessa maneira, mantenha uma distância de 2 metros entre as plantas.
As uvas-dedo são plantadas em meados da primavera, quando não há risco de geada. Caso contrário, após o plantio, as videiras são envoltas em agrofibra durante a noite. O solo fértil, composto por turfa, húmus e outras matérias orgânicas, é preparado previamente. Antes do plantio, uma camada de drenagem de 20 cm de espessura é colocada no fundo da cova. A muda é coberta com terra, amarrada a uma treliça e regada com 10 a 15 litros de água.
Cuidado
Duas semanas após o transplante das mudas para o solo, trate-as com fungicida. Qualquer produto antibacteriano serve; dilua-o de acordo com as recomendações do fabricante e pulverize a solução sobre os brotos e o solo. O ideal é repetir o tratamento 3 a 4 dias após o primeiro. O uso oportuno de fungicidas ajudará a reduzir o risco de infecção e prolongará a vida útil das videiras.
A rega deve ser moderada, mas regular. É impossível especificar uma quantidade exata, mas regue o solo quando estiver completamente seco. Geralmente, quatro a cinco regas da primavera ao outono são suficientes, embora a rega deva ser evitada durante a floração e a formação dos frutos.
A adubação é essencial para a framboesa-dedo. Dois componentes são particularmente importantes para a planta: nitrogênio e potássio. Os fertilizantes nitrogenados são utilizados durante a primeira fase de crescimento, antes da floração. Os suplementos de potássio são aplicados durante a formação do ovário para garantir a futura colheita. Além dos minerais, os fertilizantes orgânicos também têm um efeito positivo na qualidade da framboesa e podem ser utilizados no cultivo.
Abrigo para o inverno
Quando cultivadas ao ar livre, as uvas Finger são preparadas para o inverno a partir de meados de outubro. As uvas são retiradas da treliça e as videiras são podadas, removendo-se a folhagem e os brotos pequenos. Uma espessa camada de palha seca é colocada perto da base do caule. As videiras, agrupadas em cachos, são acomodadas nessa camada, de forma que não fiquem visíveis acima do solo. Uma manta asfáltica ou filme plástico é colocado sobre a palha e fixado com um peso. Deixa-se um espaço em uma das extremidades para a circulação de ar, evitando que as uvas apodreçam.
Avaliações
Existem poucas avaliações desta variedade devido ao fato de a uva ter surgido na Rússia apenas recentemente.
Nina de Krasnodar Krai conta:
"Consegui comprar algumas mudas online. Plantei-as há três anos e a coloração corresponde à descrição, sem nenhum fertilizante para uvas. A variedade definitivamente não gosta de muito sol. Os cachos que ficaram expostos ao sol sofreram queimaduras em mais da metade. Os cachos plantados na sombra amadureceram uniformemente, com apenas as pontas das bagas apresentando coloração vermelha."
Evgeniy, de Volgogrado, escreve::
"Colho as amoras por volta de 10 de setembro. O sabor é doce, mas elas contêm sementes pequenas, apenas algumas de cada vez, 2 ou 3. São resistentes ao oídio — outra variedade da região foi infectada, mas a Finger não foi afetada. As amoras precisam de alguma sombra para manter uma cor bonita. Recentemente, descobri que é possível eliminar as sementes da polpa tratando a colheita com giberelina. Com certeza vou experimentar no ano que vem."

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações