
A Muscat Blanc é uma das castas de uva mais famosas. Suas origens exatas são desconhecidas, mas é considerada uma das variedades mais antigas. A Muscat é uma uva típica cultivada para processamento; seu principal objetivo é a produção de vinho.
Características e descrição da variedade
A variedade pertence ao grupo oriental de castas de uva. Acredita-se que tenha se originado no Egito ou na Síria. A Muscat é mais difundida em países com climas quentes: Itália, Espanha, Romênia, Bulgária, Hungria, França e Estados Unidos. Na Rússia, a variedade é menos cultivada devido à sua falta de resistência à geada. As uvas frequentemente não têm tempo suficiente para amadurecer completamente. O amadurecimento leva de 140 a 150 dias e, na maioria das regiões, as temperaturas caem para perto de zero em meados de outubro. A Muscat é cultivada no sul do país, onde recebe bastante sol e dias quentes.
Os cachos de uva Moscatel Branco são pequenos, com peso médio de 200 a 300 g. O peso do cacho raramente ultrapassa 400 g. As bagas são compactas e ligeiramente pequenas. A casca é amarelo-clara com um belo tom âmbar. Os frutos têm formato arredondado. As uvas são doces, com alto teor de açúcar (20 g/l) e baixa acidez (em torno de 6 a 7 g/l). A proporção entre açúcar e acidez pode variar dependendo das condições específicas de cultivo.
A uva Moscatel é cultivada comercialmente, e a colheita resultante é utilizada para a produção de vinhos de sobremesa finos, champanhe e sucos. A variedade confere um aroma cítrico com notas de rosa às bebidas. As bagas são perfeitamente adequadas para consumo in natura, e o Moscatel é frequentemente encontrado à venda, especialmente em mercados. A produção varia de 60 a 120 centners por hectare. A variedade atinge seu pico de produção entre seis e sete anos de idade.
As mudas apresentam inicialmente brotos eretos com pontas ligeiramente pendentes. As folhas são serrilhadas e de um verde brilhante. A videira começa a florescer no início ou no final do verão e não necessita de polinizadores. Os brotos frutíferos são poucos — 50 a 60%. A videira se estende rapidamente, atingindo facilmente 5 metros ou mais de comprimento. Esta variedade requer poda regular, pelo menos uma vez por ano. Os brotos são encurtados, deixando de 5 a 8 gemas.
A uva Muscat Blanc possui um sistema imunológico deficiente e é suscetível a doenças se não for cultivada adequadamente. Oídio, míldio pulverulento e antracnose são particularmente perigosos. Períodos chuvosos e tempo nublado podem causar o aparecimento de mofo cinzento nos brotos. O enrolamento das folhas da videira pode ocorrer nos cachos. As uvas devem ser tratadas com fungicidas de duas a três vezes por temporada.
Muscat é apreciada pelas seguintes qualidades positivas:
- rendimento estável;
- cuidados casuais;
- longa vida útil das frutas;
- boa transportabilidade;
- Uso geral.
Jardineiros que escolheram uma variedade para plantio também podem ter que lidar com alguns aspectos negativos:
- Baixa imunidade a doenças virais e esporos fúngicos;
- longo período de maturação;
- baixa resistência à geada.
Todos os problemas associados ao cultivo da uva moscatel são facilmente resolvidos se a planta receber cuidados adequados e regulares.
Pousar
O plantio da uva Moscatel exige a escolha do local certo. Se o seu jardim tiver uma colina, é ideal para o cultivo da videira. Evite áreas baixas, especialmente depressões, pois elas reduzem a exposição solar e aumentam a acidificação do solo. Solos argilosos não são adequados para a Moscatel. Se o teor de argila for claramente muito alto, adicione areia de rio ou turfa.
As mudas de uva são preparadas para o plantio em meados de abril, com o sistema radicular pré-tratado com um aditivo estimulante. O fertilizante potássico é adicionado ao solo previamente; a variedade responde bem ao micronutriente desde o primeiro ano, e suplementos de potássio são utilizados nos cuidados subsequentes para aumentar a produção. Após o plantio, o solo deve ser bem umedecido e coberto com palha ou serragem para manter o equilíbrio hídrico do solo.
Cuidado
O cultivo da uva Muscat é praticamente idêntico ao de outras variedades, mas apresenta algumas particularidades. Estas não são complicadas, mas exigem um estudo cuidadoso. A negligência nos cuidados é crucial, pois, caso contrário, a colheita pode ser arruinada e as plantas podem adoecer. O cultivo da uva Muscat requer:
- Rega pouco frequente. A irrigação por gotejamento é possível, mas, caso não seja, utiliza-se a irrigação por sulcos;
- Cobertura morta. O solo deve ser coberto com cobertura morta após cada rega. A composição ideal da cobertura morta é turfa e húmus, em partes iguais;
- Capina regular. O excesso de vegetação retira alguns nutrientes do solo e dificulta o crescimento da trepadeira;
- Tratamento preventivo contra pragas e doenças. Aplicar antes da floração com calda bordalesa, sulfato de cobre, Fitosporin ou Topaz.
A condição da videira é monitorada constantemente. Uma planta saudável desenvolverá brotos ativamente e as folhas não apresentarão sinais de infecção, como placas, manchas ou rachaduras. Se alguma alteração ocorrer, a causa é imediatamente identificada e tratada.
Inverno
Ao cultivar uvas no sul, não há necessidade de cobrir as plantas. A variedade sobreviverá facilmente ao inverno sem cobertura morta. Se a variedade for plantada em uma região onde o inverno chega em novembro, ela precisará de uma cobertura cuidadosa. É aconselhável construir uma estufa para o vinhedo durante o inverno. A cobertura regular do sistema radicular e das videiras com palha também é adequada. Coloque galhos de líber ou pinheiro sobre a palha e cubra o canteiro com lona, celuloide ou qualquer material impermeável. As videiras devem ser descobertas somente a partir de abril, quando a temperatura ambiente estiver acima de zero.
Avaliações de jardineiros
Valentina, da cidade de Anapa fala:
"A uva Moscatel foi a primeira variedade que cultivei no meu jardim. O amadurecimento leva quatro meses, com as bagas amadurecendo lenta, mas uniformemente. O sabor da fruta a torna adequada para fazer geleia, suco e, claro, vinho. Toda primavera, depois do inverno, eu fertilizo as videiras com nitrofosfa. Elas ganham massa verde rapidamente e os brotos florescem vigorosamente."
Antonina do Krai de Krasnodar escreve:
"Minha videira já tem oito anos e continua produzindo frutos em abundância. As bagas são um pouco pequenas e têm sementes. Esta variedade é fácil de cuidar, mas requer rega frequente. Em hipótese alguma se deve regar em excesso, pois isso causa apodrecimento e estraga o sabor das bagas. É melhor evitar a rega durante o período de frutificação."

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações