Uvas Chardonnay: Características e Descrição da Variedade, Plantio e Cuidados

Uva

Variedade de uva Chardonnay

Se você pedir a alguém que não conhece uvas para citar uma variedade de cor, provavelmente essa pessoa dirá Chardonnay. Essa variedade ganhou popularidade mundial, é conhecida em todos os países desenvolvidos e ainda é cultivada ativamente nesses locais.

A Chardonnay é cultivada com mais frequência em escala industrial em plantações inteiras, pois é uma variedade de cultivo descomplicado e versátil em sua finalidade.

Características e descrição

A data e a região exatas de origem da Chardonnay permanecem desconhecidas. Os produtores de vinho especulam que a variedade seja originária da Europa Ocidental. Outra teoria defende que a uva foi criada a partir do cruzamento de duas variedades: Gouais Blanc e Pyrot Noir. Inicialmente, a variedade foi cultivada como uma uva técnica e destinada ao seu uso exclusivo no processamento de vinhos.

As bagas são verde-esbranquiçadas, redondas e cobertas por uma fina camada de cera. Ao sol, essa camada adquire um tom dourado, conferindo-lhes uma aparência apetitosa. Cada baga mede até 20 mm de comprimento e 12 mm de largura. Seu peso varia de 12 a 15 g. O sabor é agridoce, com um aroma frutado vibrante. O teor de açúcar é de 15 a 18 g e a acidez de 8 a 12 g. A Chardonnay possui um aroma complexo, com notas entrelaçadas de limão, abacaxi, noz e melão. A polpa oca contém de 2 a 3 sementes. A casca é firme, porém fina.

Em termos de tempo de maturação, a Chardonnay é considerada uma variedade de ciclo médio-precoce. Do broto ao plantio, passam-se no mínimo 135 a 140 dias. A maturação nas regiões do sul ocorre no final de agosto ou setembro. Os brotos jovens amadurecem bem, mas a produção de uvas é baixa. Do total de brotos, apenas um terço, ou no máximo metade, produz frutos. Com técnicas de cultivo adequadas, podem ser obtidas produções de 8 a 12 toneladas de bagas por hectare. A Chardonnay é utilizada principalmente para a produção de vinho, tanto em pequena escala quanto em grandes vinícolas. Além do vinho, é utilizada na produção de champanhe. A variedade também é adequada para consumo in natura. Uva Pode ser usado para fazer compotas, geleias e conservas.

As uvas Chardonnay variam de tamanho médio a vigoroso. Os ramos vigorosos atingem alturas superiores a 5 metros. As folhas dos ramos são serrilhadas e de um verde brilhante. Não apresentam pelos pubescentes. A polinização ocorre de forma independente, pois a variedade é hermafrodita. Os cachos são pesados, chegando a pesar 1 kg cada. Quando muito maduras, as bagas caem no chão. O suporte em treliça é essencial.

A variedade é especialmente difundida ao longo do clima ameno da costa do Mar Negro e em outras regiões do sul. A Chardonnay também pode ser plantada na região de Moscou, mas recomenda-se proteção contra geadas. Pode não ser adequada para a Sibéria e os Montes Urais. Sua resistência à geada é baixa, e as uvas morrem em temperaturas abaixo de -20°C. A imunidade da planta é mediana. Ela é, por vezes, suscetível ao míldio e ao oídio. Em alta umidade, as bagas apodrecem.

Observação!
A Chardonnay é cultivada em solo argilo-calcário, de preferência em encostas ou áreas elevadas.

A variedade combina aspectos positivos e pequenas desvantagens.

Vantagens:

  • Matérias-primas de excelente qualidade para a produção de vinho;
  • resistência à seca;
  • Não necessita de polinizadores;
  • Reproduz-se bem.

Imperfeições:

  • baixa resistência à decomposição;
  • As bagas são propensas a rachaduras;
  • baixo rendimento.

Pousar

O solo deve ser preparado com antecedência. Adicione calcário (1 a 2 xícaras por metro quadrado) e composto (1 balde por metro quadrado). Incorpore todos os ingredientes ao solo e deixe descansar por duas semanas. Antes do plantio, regue bem o solo. Pode-se utilizar calda bordalesa (solução a 2-3%) ou sulfato de cobre (solução a 3%) – esses produtos combatem eficazmente os patógenos e protegem a planta de possíveis infecções.

Para pousos Cave um buraco com cerca de um metro de profundidade para a muda. Preencha o buraco com um balde de pedra britada e um balde de composto. Coloque a muda no composto e cubra com o restante da terra. O colo da raiz deve ficar acima da superfície do solo. Imediatamente após o plantio, amarre a muda e regue-a com 2 a 3 baldes de água. Depois que a água for absorvida, aplique uma camada de cobertura morta — feno, palha ou serragem — sobre o solo úmido.

Atenção!
A distância entre plantas adjacentes não deve ser inferior a 2,5 metros.

Cuidado

Uma vez por semana ou a cada duas semanas, afofe a terra ao redor da planta. Isso é necessário para melhorar a circulação de ar no sistema radicular. Use uma enxada ou as mãos para afofar a terra. Este procedimento deve ser realizado com extremo cuidado para evitar danos ao tronco jovem. É especialmente benéfico afofar a terra úmida, pois isso permite que ela absorva água e oxigênio mais rapidamente.

A Chardonnay não tolera regas frequentes. O ideal é não regar as uvas mais do que uma vez a cada 3-4 semanas. Durante a floração e a frutificação, a rega deve ser evitada completamente para não comprometer o sabor da fruta. A água deve estar ligeiramente morna. Você pode colocar um balde com água ao sol por algumas horas para aquecê-la bem. A rega deve ser feita pela manhã, antes do meio-dia. Regar à noite é perigoso, pois a umidade não tem tempo de evaporar durante a noite, podendo causar o apodrecimento das uvas.

Abrigo para o inverno

Nas regiões do sul, a Chardonnay pode ser cultivada sem cobertura. Nas demais regiões, o solo é coberto com palha no final do outono, os ramos são curvados rente ao chão e galhos de pinheiro são colocados por cima. Filme plástico ou fibra agrícola é esticado sobre os ramos e o material é pressionado em todos os lados. Deixe assim. uva para o inverno. A partir de meados de abril, o abrigo é desmontado.

Avaliações

A maioria dos viticultores concorda em um ponto: a variedade merece muitos elogios, mesmo com suas deficiências.

Yulia de Sochi

"Tenho cerca de 12 videiras de Chardonnay no meu terreno. Completaram quatro anos este ano. As uvas são comestíveis, mas um pouco adstringentes. Cultivo-as para fazer vinho caseiro. Já tentei misturá-las com outras variedades, mas gostei mais da variedade só com Chardonnay. No próximo ano, quero tentar tirar algumas estacas da videira principal e propagar o meu vinhedo."

Evgeniya

"Minhas videiras crescem em uma colina, em uma área bem iluminada. Elas produzem frutos em abundância, com uma produção normal. Ao podar, deixo de 10 a 12 gemas, e os cachos se formam vigorosamente. Usei superfosfato como fertilizante após a floração (1 colher de sopa para cada 10 litros); achei que as uvas ficaram mais doces depois disso."

Variedade de uva Chardonnay
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates