Uma variedade da famosa Kishmish, denominada "Zaporozhsky", surgiu no século passado. Essa variedade possui uma segunda O nome "Kishmish Klochikova" homenageia seu criador. O produtor ucraniano combinou duas variedades famosas, Rusbol e Victoria, para criar esta uva. O cruzamento resultante deu origem a uma variedade sem sementes com sabor excepcional.
Características e descrição da variedade
A uva Zaporizhzhya Kishmish tem um sabor adocicado, sem acidez perceptível. Esta variedade certamente agradará aos apreciadores de vinhos doces. As uvas são cultivadas tanto para consumo doméstico quanto em escala industrial. A variedade é adequada para a produção de vinho e conservas. Os bagos são pequenos, pesando de 2 a 3 g. O amadurecimento começa no final do verão. O ciclo de crescimento dura de 115 a 120 dias. Os bagos são colhidos em cachos grandes e pesados, com mais de 1 kg. Os cachos frequentemente chegam a pesar até 1,5 kg. A cor da casca varia do roxo escuro, quase preto, ao bordô.
Esta casta de uva é considerada de porte médio. A videira pode atingir até 5 metros de altura. Produz rebentos muito vigorosos, especialmente nos primeiros anos após o plantio. Os viticultores recomendam a poda anual, deixando de 6 a 8 gemas. A videira deve ter no máximo de 25 a 30 gemas para garantir uma frutificação consistente. Pelo menos 80% dos rebentos frutificam e a taxa de maturação é considerada alta.
https://youtu.be/OHE_yR4UGiI
A resistência a geadas de até -25 graus Celsius permite que a variedade Zaporizhzhya Kishmish seja cultivada em todo o país, incluindo os Urais e a Sibéria. A variedade cresce e se reproduz lindamente na Rússia central e é adequada para plantio no sul.
Esta variedade possui boa imunidade a muitas doenças comuns às uvas. Os brotos e as bagas quase nunca são afetados por oídio, antracnose ou míldio. No entanto, a Kishmish recebe tratamento uma ou duas vezes por temporada para eliminar completamente o risco de infecção.
As principais qualidades de Kishmish Zaporizhzhya são:
- ausência de sementes na polpa;
- sabor doce de frutos silvestres;
- bela aparência;
- alto rendimento;
- maturação plena dos brotos;
- resistência à geada;
- Forte capacidade imunológica.
Kishmish tem suas desvantagens. São elas:
- formação abundante de enteados;
- Má separação dos cachos do talo.
No verão, durante a floração e a frutificação, as videiras são frequentemente atacadas por vespas. Para repelir os insetos, armadilhas são instaladas na área e os vinhedos são tratados com inseticidas antes da floração.
Pousar
As mudas da videira Kishmish de Zaporizhzhya são vendidas em exposições e feiras. São adquiridas na primavera ou no outono; o plantio pode ser feito em qualquer época, exceto no inverno. O local de plantio deve ser plano ou em uma encosta, com o nível do lençol freático a pelo menos 1,5 metros abaixo da superfície do solo. A videira Kishmish prospera em solos neutros a ligeiramente ácidos. O solo deve ser poroso.
As videiras são plantadas quando o clima esquenta e as geadas são certas. Cave um buraco com pelo menos 70-80 mm de profundidade e adicione pelo menos 20 cm de material de drenagem no fundo.
Em seguida, fertilize a mistura de solo com turfa e húmus na proporção de 1:1. Aproximadamente 10-15 kg de fertilizante são suficientes para uma cova. Ao plantar, certifique-se de misturar superfosfato e sulfato de potássio à turfa na proporção de 30-50 g por cova. Coloque a muda no solo, endireite as raízes e cubra com terra. Coloque um suporte ao lado da muda. Compacte a terra ao redor do tronco com as mãos e regue a planta com água fria. Após a rega, você pode cobrir o solo com serragem.
Cuidado
Após o plantio, a muda precisa de 1 a 2 semanas para se adaptar. Uma vez adaptada, a planta se alongará para cima e folhas verdes e saudáveis surgirão do tronco. A Zaporizhzhya Kishmish se adapta rapidamente ao novo local e prospera. A poda não é necessária durante o primeiro ano. Os ramos são podados apenas no final do outono para remover galhos doentes e prevenir o crescimento de microorganismos nocivos.
A rega é importante para as uvas, mas não deve ser frequente. Desde a brotação até o final da frutificação, as uvas precisam de apenas 3 a 4 regas. A rega deve ser evitada quando a planta está em floração ou frutificação. Regar durante esse período é muito arriscado: pode degradar o sabor das uvas e fazê-las encolher. Os viticultores costumam usar irrigação por gotejamento, principalmente se tiverem muitas videiras. Esse sistema é conveniente e prático, usa pouca água e leva a água diretamente às raízes.
É melhor evitar a fertilização no início do cultivo. Se o solo foi fertilizado no plantio, as raízes terão nutrientes suficientes para 2 a 3 anos, e o excesso só prejudicará a planta. Posteriormente, devem ser utilizados fertilizantes minerais, complexos balanceados para o cultivo da uva e suplementos orgânicos. Os fertilizantes geralmente são aplicados antes da brotação, durante a floração e até a frutificação.
Abrigo para o inverno
As uvas jovens são particularmente sensíveis às flutuações de temperatura, por isso são as primeiras a serem cobertas. No final de outubro, as videiras são podadas, tratadas com sulfato de cobre para prevenir doenças durante o inverno e o solo é bem irrigado. Assim que o solo seca, a colheita é coberta. Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Método seco. Os vinhedos são cobertos com agrofibra, caixas de madeira, sacos, filme plástico e outros materiais que retêm calor. As videiras são dispostas no solo e um túnel de hastes ou caixas de metal é construído sob elas. O material é esticado sobre o metal. Isso cria uma estufa onde as uvas passarão o inverno com sucesso.
- Enterrando as videiras no solo. As videiras são colocadas no solo e cobertas com terra retirada entre as fileiras, até uma profundidade de 10 a 20 cm. Uma película plástica é colocada por cima para evitar que o solo fique úmido.
Ambos os métodos são perfeitamente aceitáveis, portanto a escolha deve ser baseada no clima da região. O primeiro método é mais adequado para cobrir a videira em regiões do norte, enquanto enterrar as videiras durante o inverno é adequado na Rússia central.
Avaliações
Oleg do Krai de Krasnodar
As uvas-passas de Zaporizhzhia são conhecidas não só pela sua resistência a doenças e geadas, mas também à seca. O verão foi quente, mas as uvas mantiveram o seu teor de açúcar e a sua aparência permaneceu inalterada. As vespas não atacaram as uvas e eu não as tratei com nada. As uvas apareceram em meados do verão e estavam muito saborosas e de ótima qualidade. Sequei algumas delas. Depois de colher, costumo mergulhar as uvas por alguns segundos numa solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro de água) para remover a camada externa. As uvas lavadas ficam com um brilho bonito e parecem mais apetitosas.
Sergey de Dnepropetrovsk
As bagas são doces, mas racham com facilidade. No terceiro ano de colheita, elas começaram a rachar nos galhos. Não conseguimos conservar a colheita; a maioria foi consumida para evitar que estragasse. Isso pode ter ocorrido devido ao excesso de água (reguei de duas a três vezes por mês) ou ao tempo chuvoso.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações