Pragas das mudas de pimenta

Pimenta

As mudas de pimenta podem ser destruídas não apenas por doenças virais e bacterianas, mas também por pragas que não hesitam em se alimentar da seiva da planta.

Afídeo

Os pulgões são uma praga comum que infesta pimentões. Esses insetos são muito pequenos e verdes. Os pulgões são insetos fitófagos que infestam os pimentões para sugar a seiva da planta.

Os pulgões são encontrados na parte inferior das folhas, onde podem ser vistos os adultos e muitas larvas novas. Os primeiros sinais de infestação por pulgões incluem:

  •                   a lâmina foliar começa a murchar e a enrolar;
  •                   As partes superior e inferior da folha começam a brilhar e a grudar. Isso ocorre devido à secreção de melada pelos pulgões;
  •                   Na parte inferior, é possível ver claramente os insetos verdes e as larvas que eles já produziram.

Métodos de controle de pulgões:

  • Utilizando produtos químicos. Vejamos quais produtos podem ser usados ​​para tratar plantas contra pulgões:
  1.     "Commander" é um produto completo que protege contra pulgões, moscas-brancas e o besouro-da-batata-do-colorado. Ele mata não apenas os besouros adultos, mas também as larvas. Um frasco do produto é suficiente para tratar 1000 metros quadrados de terreno. Para o controle de pulgões, recomenda-se diluir 5 ml do produto em 10 litros de água.
  2.    Confidor é um produto químico com ação intestinal e de contato. Deve ser diluído na proporção de 1 ml para cada 10 litros de água. Começa a agir imediatamente e seu efeito dura de 2 a 3 semanas.
  3.  Fufanon é um inseticida de contato para proteção contra diversos insetos, incluindo pulgões. Não apresenta perigo para humanos ou insetos benéficos. Para preparar uma solução, você precisará de 5 ml do produto e 10 litros de água. Para uma área de 20 m², são necessários 3 litros de água e 3 litros do produto.
  • Remédios caseiros para o controle de pulgões:
  1.   Utilizando cinzas de madeira. Para preparar a solução, você precisará de: 10 litros de água, 100 ml de sabão (líquido ou amolecido) e 2 xícaras de cinzas. Aplique essa mistura em ambos os lados das folhas;
  2.   Usando camomila. Você vai precisar de: 1 litro de água quente, 100 gramas de camomila e sabonete líquido. Coloque a camomila na água quente e deixe em infusão por 12 horas. Coe a mistura, adicione o sabonete e borrife.

Verme aramado

Um verme-arame é a larva de uma espécie de besouro estalador. Existem três tipos principais de vermes-arame:

  •                   Larva do besouro-estalador escuro. A carapaça quitinosa é amarelo-escura. Elas atingem aproximadamente 2,5 cm de comprimento;
  •                   Larva de besouro estalador da estepe. Marrom com um tom avermelhado. O comprimento do verme-arame é de 3,5 cm.
  •                   A larva do besouro-estalador listrado atinge 2 cm de comprimento. A maior parte do corpo desses insetos é branca, com manchas marrons nas bordas.

Os vermes-arame atacam as raízes das pimentas, causando a morte lenta da planta. Métodos de controle de pragas:

Métodos químicos:

  1.  Para grandes infestações de pragas, utilize o produto tóxico "Bazudin". A dosagem recomendada é de 10 a 15 gramas por 10 m². Aplique o produto no solo durante o plantio, espalhando-o nos buracos preparados.
  2.  Provotox é um produto de baixa toxicidade para o controle de larvas de besouro-arame. É utilizado durante o plantio. O produto granulado é espalhado nas covas de plantio na proporção de 40 a 50 gramas por 10 m².

Métodos agrotécnicos de controle de larvas de besouro-arame:

  •                   Adicione calcário ao solo no outono, antes de arar. Consumo por 1 m²: 100 gramas de calcário;
  •                   Na primavera, antes do plantio, adicione um copo de cinzas aos buracos;
  •                   Remova a grama-bermuda do canteiro o mais rápido possível, pois os vermes-arame gostam de se alimentar das raízes dessa erva daninha;
  •                   Vale a pena cavar ou arar a terra pouco antes da geada para que o verme-arame não tenha tempo de se esconder no solo e congelar.

Os métodos de controle agronômico ajudarão a eliminar os vermes-arame em 3 a 4 anos, enquanto os produtos químicos destruirão a população de insetos no primeiro ano.

grilo-toupeira

O grilo-toupeira é uma praga que se alimenta não só de raízes de plantas, mas também de hortaliças de raiz. Ele se move no subsolo, cavando túneis como uma toupeira. Corre rapidamente na superfície, por isso, eliminá-lo exige extrema atenção. Possui uma cabeça grande, uma mandíbula maciça, corpo marrom, pernas pequenas, porém fortes, e asas. Os grilos-toupeira migram à noite. Um único inseto pode pôr de 200 a 300 larvas por temporada.

Métodos populares e agrotécnicos de controle:

  •                   Para proteger a estufa com mudas, faça pequenos sulcos e preencha-os com areia embebida em querosene. O cheiro do combustível repelirá os grilos-toupeira;
  •                   Ao plantar mudas de pimenta, recomenda-se colocar agulhas de pinheiro (pinheiro, abeto) nos buracos. Acredita-se que esse cheiro repele os grilos-toupeira;
  •                   Destrua os ninhos de grilos-toupeira. Você pode colocar torrões de composto orgânico nas áreas onde o inseto costuma depositar seus ovos. Verifique periodicamente a presença de ninhos e queime-os caso os encontre.
  •                   Se um grilo-toupeira aparecer no jardim, não se deve adubar as plantas com húmus de estrume de vaca, pois esse é um local favorável à sua reprodução;
  •                   Despeje uma solução com sabão nas tocas da praga. Após algum tempo de tratamento com a mistura de sabão, o inseto emergirá do solo e tudo o que você precisará fazer é matá-lo.

Métodos de controle químico:

  •                   "Medvedoks" é um produto organofosforado para o controle de pragas de grilos-toupeira. A dosagem recomendada é de 100 gramas por metro quadrado. Aplique a uma profundidade de 5 a 10 cm ou no plantio em covas.
  •                   "Fenaxin" é um produto não fitotóxico com duração de ação de 20 dias. Deve ser aplicado a uma profundidade de 5 cm. A dosagem recomendada é de 100 gramas por 10 m². Após a ingestão, o grilo-toupeira morre em até três horas.
  •                   Rofatox é um produto químico para controle de pragas à base de imidaclopride, eficaz no combate a grilos-toupeira e larvas-arame. São necessários 30 gramas do produto para cada 10 m². Aplique o produto a uma profundidade de 3 a 5 cm.

mosca branca

A mosca-branca é um inseto que se assemelha a uma mariposa comum. Seu corpo mede de 1 a 2 mm de comprimento, e suas asas e corpo são brancos. Um único adulto pode pôr até 280 ovos. As moscas-brancas são perigosas durante a fase adulta, quando passam de ovos para larvas e começam a se alimentar da seiva das plantas. As folhas afetadas pela mosca-branca começam a amarelar, enrolar e cair.

Preparações químicas para moscas-brancas:

  •                   "Actellic" é um inseticida com ação intestinal e de contato. Para tratar 10 m², você precisará de 2 litros de água e 2 ml do produto.
  •                   O Karbofos é um inseticida sistêmico usado em hortaliças e jardins. Para tratar pimentões contra moscas-brancas, você precisará de 60 gramas do produto e 10 litros de água. A solução resultante é suficiente para 100 m².

Métodos populares para matar insetos:

  •                   Tratamento de plantas com infusão de alho. Para preparar, você precisará de 1 litro de água e 6 gramas de alho amassado. Deixe em repouso em local escuro por 24 horas, depois coe e borrife as plantas com um borrifador.
  •                   Infusão de tabaco. Compre um maço de cigarros, retire o tabaco, despeje um litro de água quente sobre ele e deixe em infusão por 5 dias. Trate as plantas a cada três dias até que as pragas desapareçam completamente.

Lesmas

As lesmas são moluscos que, por meio de mudanças evolutivas, perderam suas conchas. Esses animais aparentemente inofensivos são considerados uma grande praga para hortaliças e plantações. As lesmas comem as folhas e os frutos dos pimentões e podem arruinar toda a colheita.

Remédios caseiros básicos para o controle de lesmas:

  •                   Você pode espalhar mostarda, borra de café seca, pimenta e limão sob as plantas;
  •                   Borrife as plantas com uma infusão de alho. Para preparar a infusão, utilize 5 litros de água e 150 gramas de alho amassado, e deixe em infusão por 24 horas.

Dentre os produtos químicos que podem ser usados ​​para combater lesmas, destacam-se: “Agrozin” (consumo de 45 ml por 10 m²), “Ulicid” (5 g por 1 m²).

ácaro

Os ácaros não são insetos, mas sim aracnídeos da família dos ácaros-aranha. A espécie encontrada em pimentas é o Tetranychus urticae. Eles podem ser vistos com ampliação. Sua cobertura quitinosa pode ser amarelo-esverdeada ou marrom. Alimentam-se da seiva das folhas da pimenta, perfurando a lâmina foliar com sua probóscide.

Preparações químicas para o controle de ácaros:

  •                   "Akarin" contém uma substância de amplo espectro com ação intestinal e de contato, usada para controlar vários ácaros, pulgões e o besouro da batata do Colorado. A dosagem para pulverização em pimentas é de 1 a 2 ml por litro de água;
  •                   "Kleschevit" é um inseticida para carrapatos. A dosagem recomendada é de 2 gramas por litro de água.

Remédios caseiros para tratar ácaros em plantas:

  •                   Solução com sabão. Para preparar, você precisará de 5 litros de água e uma barra de sabão para lavar roupa. Limpe as folhas da planta com a solução resultante;
  •                   Infusão de cebola. O preparo leva 12 horas. Você precisará de 200 a 300 gramas de casca de cebola e de 8 a 10 litros de água morna. Coe a solução resultante e borrife-a nas suas plantas.

Trips

Os tripes são pragas de hortaliças e jardins, caracterizados pelo seu pequeno tamanho, mas pelos danos significativos que causam. Eles possuem corpo alongado, coloração marrom, cabeça triangular e asas transparentes. Não ultrapassam 1,5 mm de comprimento. Sua presença nas folhas das plantas é difícil de ser notada. O inseto fixa suas peças bucais às folhas e começa a sugar a seiva.

Inseticidas para tripes:

  •                   "Green Soap" é um produto de contato para o controle de tripes, pulgões e percevejos. A dosagem recomendada é de 0,25 ml para cada 0,5 litro de água.
  •                   Iskra é um inseticida de ação estomacal e de contato que contém permetrina e cipermetrina. Dois comprimidos devem ser dissolvidos em 5 litros de água.

Utilizando remédios caseiros:

  •                   Infusão de calêndula. Você precisará de 50 a 70 gramas de flores trituradas e um litro de água. Despeje as flores na água e leve ao fogo até ferver, depois deixe em infusão por 3 dias.
  •                   Infusão de celidônia. Adicione 200-300 g de folhas e caules de celidônia em 1 litro de água quente, deixe em infusão por 2 dias e depois pulverize as plantas.

Avaliações:

Valentina:

Adoro pimentões, mas este ano fui atormentada por lesmas. Depois das fortes chuvas, havia tantas que eu não sabia o que fazer. Tentei dois métodos: comprei uma armadilha para lesmas e espalhei um produto químico chamado "Groza" (Tempestade) embaixo das plantas. O produto químico acabou sendo mais eficaz. Muitos dos pimentões foram danificados pelas lesmas, mas fico feliz que metade deles tenha sido salva.

 

Maxim Anatolyevich:

Gostaria de compartilhar minha experiência com ácaros em pimentões. Não notei a presença do aracnídeo nos meus pimentões imediatamente. Só quando as folhas começaram a enrolar em massa é que comecei a investigar a causa. Descobri que se tratava mesmo de ácaros pelas teias que encontrava na planta. Tratei os pimentões com o pesticida de amplo espectro "Karbofos". De fato, em poucos dias, a condição das plantas melhorou, pois os ácaros não estavam mais sugando a seiva das folhas.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates