Cultivo de pepinos em estufa: segredos para uma colheita abundante

pepinos

Pepinos em uma treliçaPara obter uma colheita abundante de pepinos, é preciso cuidar bem da plantação. A chave para o sucesso no cultivo de hortaliças é o plantio correto, a rega moderada, a poda oportuna dos brotos laterais e o uso de fertilizantes.

Todos esses fatores afetam o crescimento do caule e o sabor dos frutos, portanto, não devem ser negligenciados. Os cuidados adequados com as plantas permitirão que você cultive pepinos deliciosos e saudáveis ​​em abundância e desde cedo.

Estágios iniciais do cultivo

A fase inicial desempenha um papel fundamental no cultivo de plantas. É durante essa fase que a capacidade imunológica da planta, a produtividade e a qualidade dos frutos são estabelecidas. A fase inicial pode ser dividida, de forma geral, em:

  • Preparação do solo;
  • tratamento de sementes;
  • pousar.

Como preparar o solo para uma estufa

Os pepinos são cultivados em todo o país, independentemente do isolamento geográfico. Não existem requisitos específicos ou rigorosos para o solo. Idealmente, o solo deve ser não argiloso e poroso, sem água parada. O plantio é feito em canteiros elevados: camadas de solo fértil são dispostas até formar um cume de 15 a 20 centímetros de altura. O solo deve conter nutrientes como turfa, esterco ou húmus.Terreno e equipamentos para o trabalho

A preparação do solo começa no outono. Remova quaisquer detritos e partes aéreas de plantas anteriores da estufa. Em seguida, revolva toda a terra e adicione verbasco seco na proporção de 1 quilograma por metro quadrado. O verbasco deve ser picado finamente para ser absorvido mais rapidamente pelo solo. Durante o inverno, o fertilizante se espalhará por toda a área, enriquecendo o solo com elementos orgânicos benéficos.

Importante!

Você pode substituir o esterco de vaca por esterco de cavalo.

Durante o clima mais quente, a partir de meados de abril, revolva a terra novamente e adicione quantidades iguais de areia de rio e turfa (um balde por metro quadrado) para melhorar a porosidade. Para aumentar o teor de minerais, você pode adicionar uma xícara de cinzas ao balde de areia. As cinzas contêm magnésio, ferro, potássio e cálcio. Esses nutrientes são essenciais para que os pepinos produzam frutos e desenvolvam resistência.

O solo preparado é testado para verificar o pH. Os pepinos requerem um ambiente neutro. Em solos excessivamente ácidos ou alcalinos, os pepinos crescem mal, produzem poucos ovários e a qualidade dos frutos se deteriora significativamente. Um pH abaixo de 7 indica alta acidez do solo. Isso pode ser resolvido adicionando cal virgem (1 xícara por metro quadrado). Espalhe a cal uniformemente pelo solo e deixe-a decompor por uma semana, depois teste o pH novamente. O ácido bórico pode ajudar com a alcalinidade excessiva. Dilua uma colher de sopa do ácido em um balde de água e regue o solo. O solo se tornará neutro.

Além de preparar o solo, é importante tratá-lo contra pragas e doenças antes do plantio. Muitos vírus e insetos permanecem no solo durante o inverno, sobrevivem às geadas e emergem na primavera para atacar as mudas jovens. A maneira mais fácil de se livrar de doenças e pragas é regar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio. Dilua a solução rosa e regue o solo alguns dias antes do plantio. Repita o tratamento uma semana depois. O uso de Fitosporin ajuda a prevenir infecções virais. Dissolva uma colher de sopa da solução em um balde de água e regue o solo.

Como selecionar e preparar sementes

As sementes estão prontas para o plantio em meados da primavera. Compre sementes apenas em centros de jardinagem ou lojas especializadas. Às vezes, sementes armazenadas do ano anterior são utilizadas. Existe uma enorme variedade de pepinos. Eles são classificados por época de maturação, tamanho e características de crescimento. A variedade é selecionada com base nas condições climáticas e na finalidade do fruto. As variedades Murashka, Alekseich e Emelya são frequentemente cultivadas para saladas. Se os pepinos forem destinados à produção de conservas, as variedades Boy's Thumb, Muromsky e Rodnichok são as mais indicadas.Germinação de sementes de pepino

As sementes selecionadas são primeiro imersas em uma solução desinfetante. Três cristais de permanganato de potássio são adicionados a um frasco de um litro e as sementes são deixadas de molho por uma hora. Em seguida, são enxaguadas em água corrente e secas levemente com uma toalha. Após o tratamento antibacteriano, as sementes podem ser germinadas. Este procedimento fica a critério do jardineiro. A germinação acelera o processo, o que significa que a floração e a frutificação ocorrerão alguns dias mais cedo.

Dilua qualquer estimulante de crescimento em água, seguindo as proporções indicadas na embalagem, e deixe as sementes de molho por algumas horas. Outro método consiste em embeber uma toalha no estimulante de crescimento e enrolá-la com as sementes, formando um espiral. Dobre o pano úmido formando uma corda comprida, adicione as sementes e enrole bem apertado para que as sementes fiquem presas dentro. Deixe as sementes germinarem por 2 a 3 dias e, em seguida, desenrole o pano. Durante esse tempo, a casca protetora se rompe e a semente forma um broto, que é plantado em solo preparado.

Como semear pepinos

O plantio em estufa começa não antes de maio. As sementes germinadas podem ser plantadas diretamente no solo da estufa. Buracos especiais — covas — são cavados no solo. O diâmetro de cada buraco é de 15 a 20 centímetros e a profundidade é de 10 centímetros. A semente germinada é colocada no centro do buraco e pressionada levemente com o dedo. Regue o solo e aguarde o surgimento das mudas em 7 a 10 dias.

Alguns jardineiros preferem cultivar mudas de pepino em ambientes internos e depois transplantá-las para o local definitivo. Esse método permite uma colheita precoce, e as mudas já terão desenvolvido resistência a doenças e pragas. As sementes de pepino devem ser plantadas para a produção de mudas até o início de março. Dessa forma, em maio, as mudas já terão crescido e estarão prontas para o transplante.Mudas de pepino estão crescendo em um vaso.

Encha um recipiente raso com terra para vasos, regue e plante as sementes tratadas com permanganato de potássio. Cubra o recipiente com plástico ou vidro e coloque-o perto de uma fonte de luz solar direta. Após 5 a 7 dias, as mudas emergirão. Borrife as mudas com água quando a terra secar, mas não remova a cobertura plástica. Aclimate as mudas gradualmente às condições do ambiente somente a partir da segunda semana após a germinação. Abra a cobertura por alguns minutos por dia, aumentando gradualmente o tempo ao longo da semana.

Quando a segunda folha começar a se formar no caule, as mudas são transplantadas para recipientes maiores com terra. Este procedimento deve ser realizado com extrema cautela para evitar danos às plantas jovens. Quando as mudas atingirem uma altura superior a 10 centímetros, as plantas de pepino podem ser plantadas em canteiro aquecido ou estufa.

Atenção!

Ao colher pepinos, não retire a terra das raízes.

Cuidados básicos para pepinos em estufa

Esta importante etapa do cultivo permite não só aumentar o número de frutos, como também melhorar o seu sabor. Nesta fase, o foco principal deve ser a rega adequada, a poda apical oportuna e a fertilização.

Antes da floração

Para hortaliças jovens, é importante capinar e afofar a terra. As ervas daninhas próximas roubam os nutrientes do solo e também interferem no desenvolvimento do sistema radicular dos pepinos. A capina deve ser feita a cada 2-3 dias. O ideal é afofar a terra manualmente, trabalhando a uma profundidade de no máximo 3 centímetros.

A rega deve ser feita a cada 7 a 10 dias, quando o solo estiver seco. Um regador é prático para essa finalidade. Se usar uma mangueira, ajuste a vazão para uma pressão suave. Para melhorar a circulação de ar em dias quentes, ventile a estufa após a rega. Ao cultivar mudas em estufa, certifique-se de cobri-las com filme plástico à noite.pepinos

Fertilize os pepinos no mínimo duas semanas após o plantio. Antes da floração, os vegetais ganham massa verde rapidamente. Para aumentar o número de brotos e folhas verdes, use fertilizantes nitrogenados como nitrato de amônio ou nitrofósforo. Uma colher de chá de qualquer um dos fertilizantes deve ser diluída em um balde de água e aplicada sob os pés das plantas uma vez a cada duas semanas durante todo o mês de maio.

Além da adubação, os pepinos são tratados com calda bordalesa no início do cultivo. Uma solução a 2% é diluída e aplicada nos brotos. A calda bordalesa previne infecções por oídio, mofo cinzento, requeima e mosaico. Um efeito semelhante é obtido com uma solução de sulfato de cobre a 3%. O tratamento contra vírus também é aplicado simultaneamente.

Dez a 14 dias após o plantio, os pepinos são amarrados a uma treliça. A treliça dará suporte à planta e ajudará a preservar os caules e os frutos. Também facilita a remoção dos brotos laterais, pois os novos brotos jovens ficam bem visíveis nos caules. Para obter a melhor produção, recomenda-se deixar no máximo três brotos; os demais são cortados e a área cortada é tratada com permanganato de potássio. A poda dos brotos laterais deve ser feita regularmente, dependendo da variedade. Alguns pepinos não reagem bem à remoção dos brotos laterais, enquanto outros precisam ser podados a cada 3 a 5 dias.

Durante a floração

Os pepinos começam a florescer na primeira metade do verão. Flores amarelas se formam nos brotos, que depois se desenvolvem em ovários. Durante esse período, os pepinos precisam de regas frequentes e pulverização foliar. A rega deve ser aumentada para uma vez a cada dois dias. Pulverize as folhas e os caules pela manhã, antes da chegada do calor. Ao regar os arbustos, evite as flores.

Para aumentar o número de ovários, alimente as plantas com sulfato de potássio e superfosfato. Dilua uma colher de sopa de cada em um balde com água fria e aplique nas raízes, repetindo a aplicação a cada 10 dias. A quantidade recomendada é de meio litro por planta. Após a rega, cubra o solo com uma mistura de palha e turfa.pepinos

Atenção!

A floração pode ser estimulada agitando-se suavemente o arbusto. O pólen que cai irá atingir as flores vizinhas, estimulando assim a formação de ovários.

Durante a floração, não se esqueça de afofar o solo para enriquecê-lo com oxigênio, e também de remover ervas daninhas e grama invasora.

Durante a frutificação

A primeira colheita pode ser feita no final de junho. O pico da colheita ocorre em meados do verão. Os pepinos amadurecem vigorosamente nos pés e a colheita deve ser feita prontamente, pois os caules ficam cada vez mais tensionados para suportar o peso dos frutos. A colheita é feita em dias alternados. Os pepinos não são lavados, mas secos para remover a umidade e armazenados na geladeira por no máximo uma semana. Após uma semana, a casca da maioria dos pepinos começa a amolecer e eles perdem o sabor. Quando armazenados em ambientes fechados, os pepinos estragam em 3 a 5 dias.Cultivando pepinos

No meio da temporada, repita a fertilização com nitrato de amônio para prolongar a frutificação. Continue regando os pepinos em dias alternados e lembre-se de abrir as janelas e portas durante o dia na estufa. Se a frutificação estiver lenta, fertilize os pepinos com fertilizante potássico, como fez durante a floração. A rega com verbasco líquido também ajuda. Dilua o verbasco líquido em água na proporção de 1:10 e regue os pepinos sob a planta. Após três fertilizações, a produção de pepinos aumenta.

Após a colheita completa, os arbustos são arrancados e secos. O solo é preparado para a próxima estação da maneira descrita acima.

Dicas adicionais de cuidados

Os jardineiros que cultivam essa planta há muito tempo recomendam seguir certas regras:

  • Pepinos não devem ser plantados perto de batatas. Há um alto risco de infestação por insetos e vírus;
  • Os fertilizantes são usados ​​apenas quando necessários. Isso geralmente ocorre devido ao crescimento deficiente, frutos pequenos e maturação tardia;
  • Os pepinos devem ser cobertos à noite, especialmente logo após o plantio e na segunda metade do verão. A geada pode afetar o sabor deles;
  • Pepinos muito maduros podem ser colhidos para produzir sementes para o próximo ano. Coloque o pepino maior ao sol para amadurecer. Quando ele ficar amarelo, corte a polpa ao meio, retire o conteúdo e coloque-o em um copo com água. Coloque o copo em um local escuro por dois dias. Em seguida, use uma peneira para separar o líquido das sementes. Seque as sementes ao sol e depois guarde-as em um local seco.

Cuidar dessa cultura não é difícil; mesmo um jardineiro iniciante, sem experiência prévia, pode cultivar pepinos. Seguindo todas as recomendações e nuances descritas acima, você garantirá uma colheita precoce e da mais alta qualidade.

Pepinos em uma treliça
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates