Se um jardineiro tem dificuldade em encontrar espaço suficiente para plantar mudas, uma ótima solução foi encontrada: semear as sementes em rolos de papel. Esse método é chamado de germinação por enrolamento automático ou estilo Moscou. É adequado para a maioria das culturas: pimentões, tomates, pepinos, cebolas, repolho e berinjela. Sementes de flores também podem ser germinadas usando o método de enrolamento.
A essência e as características do método
O princípio da sequência de operações é o mesmo para todas as fábricas. Primeiro, prepare os blanks de papel e celofane. Adequado papel higiênico comumUm pedaço de filme plástico é cortado na largura do papel. O filme deve ser suficientemente grosso para permitir que a embalagem fique em pé dentro do recipiente de vidro.
Você também pode se interessar por:Técnica:
- É mais fácil marcar o papel com base em suas dimensões. O comprimento dos pedaços varia, de 30 a 50 cm. Se houver muitas sementes, é melhor cortar os pedaços menores.
- Coloque uma folha de papel sobre a superfície da mesa. Umedeça-a com um borrifador ou pingando água cuidadosamente no centro.
- Em seguida, plante cada semente a 2-3 cm da borda superior. A densidade de semeadura depende do tipo de planta; em média, é de 4 cm. Não é recomendável plantar muito perto, pois não haverá espaço suficiente para o crescimento.
- Coloque o filme plástico sobre as sementes, certificando-se de que as bordas estejam alinhadas. Em seguida, enrole-o com cuidado. Aliás, quanto mais fino o papel e mais molhado ele estiver, maior a probabilidade de rasgar.
Coloque vários desses rolos em um copo ou outro recipiente com 7 a 10 cm de altura. Adicione água até um terço da altura do copo. Para criar um efeito estufa, coloque o copo dentro de um saco plástico ou cubra-o. Evite bloquear completamente o fornecimento de oxigênio; a ventilação é essencial.
Após o surgimento dos brotos verdes, adicione fertilizante mineral à água. A concentração dessa solução é calculada com base na quantidade de água no copo, ou seja, ela deve ser bem diluída.
Durante o período de crescimento, verifique o nível da água a cada poucos dias. Após um mês, quando as folhas aparecerem, repita a adubação.
Após o período de germinação, desenrole o rolo com a película plástica voltada para você, como estava originalmente. O papel já estará amolecido, portanto, tenha cuidado para não romper os brotos. Recorte cada broto individualmente, utilizando o papel. Se o processo for feito corretamente, as sementes que ainda não germinaram completamente podem ser enroladas e devolvidas ao recipiente com água. Os brotos prontos podem ser plantados no jardim, diretamente no solo ou em vasos individuais, para que cresçam.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens são:
- Sem usar solo nas mudas e, consequentemente, sem possibilidade de doença da perna preta;
- Economia de espaço;
- Simplicidade da técnica.
Os requisitos mínimos permitem a semeadura diretamente no parapeito da janela. As sementes enroladas são armazenadas de forma prática em copos, com vários rolos em um único copo.
Para plantas que preferem mais calor, este método é adequado nos estágios iniciais de desenvolvimento das mudas. O crescimento lento exige germinação diretamente no solo. Os jardineiros precisam transplantar as mudas para vasos após um curto período e continuar cuidando delas normalmente. Isso é inconveniente, ocupa mais espaço e exige mais trabalho.
Em que casos é adequado?
Ao germinarem enroladas, as mudas esticam seus caules. Isso nem sempre é um efeito positivo quando os jardineiros tentam alcançá-lo. Pimentas que gostam de calor se desenvolvem mal, resultando em um sistema radicular fino.
Dependendo da variedade da cultura, por exemplo, os tomates requerem porta-enxertos robustos e compactos com um tronco ramificado. No caso dos tomates arbustivos, esticá-los em direção ao sol impedirá o desenvolvimento de frutos grandes. Isso ocorre porque as sementes ficam próximas umas das outras, resultando em um desenvolvimento vertical e mínima propagação. Isso economiza espaço. Geralmente, isso não é um problema ao plantar hortaliças e flores resistentes ao frio.
Conselhos e opiniões de quem plantou.
Quem já testou o método de enrolamento há bastante tempo conhece os segredos. Por exemplo, para aumentar a produção de sementes, primeiro as separam em uma solução salina. As sementes que flutuam são descartadas e as restantes são plantadas. O ideal é usar papel de três camadas se for aplicar uma única camada. É melhor cobrir as sementes com outra camada antes de aplicar o filme plástico. Isso garante que as sementes fiquem mais firmes e dá espaço para as raízes crescerem.
O nível da água no fundo não importa. Não deve haver mais de 1 cm de água. O principal é que esteja saturada de nutrientes. Não exagere na adubação. As raízes se formam primeiro devido à fibra do papel. Sem excesso de minerais, elas se fortalecerão e permitirão que toda a planta cresça plenamente. Assim que as raízes estiverem prontas, toda a energia será direcionada para o caule.
Você também pode se interessar por:Compreender o resultado e conhecer a variedade da cultura permitirá que você faça a escolha certa ao usar o método de rolo.

Como cultivar mudas com sucesso em casa
Calendário de mudas 2024: planejamento do plantio em abril
Tudo sobre mudas: um caminho fácil para uma colheita abundante.
Da semente ao broto vigoroso: por que as mudas são a chave para uma colheita abundante.