Com a deterioração da situação ambiental e o aumento do risco de desenvolvimento de tumores, as pessoas estão constantemente buscando novas maneiras de cultivar plantas em um ambiente favorável e seguro. É claro que as condições de cultivo (ou germinação) mais seguras e ecológicas são aquelas criadas pela própria natureza, tornando as cascas de ovo uma base ideal para a jardinagem doméstica. Cascas de ovos podem ser usadas para cultivar grama para roedores de estimação, germinar sementes de flores e muito mais. Cultivar mudas em cascas de ovo é um método simples, e estamos aqui para lhe contar como:
Você precisará de:
- Os ovos e a caixa em que vieram (de preferência de papelão prensado, que é mais resistente a influências externas).
- Solo – areia, serragem e terra. Se você optou por um cultivo orgânico, evite comprar terra industrializada, que contém desinfetantes especiais e fosfatos adicionados para regular o pH. Em vez disso, traga terra vegetal da floresta.
- Água para irrigação. Use água de poço decantada. Se isso não for possível, filtre bem a água da torneira, mas não a ferva.
- Sementes e brotos que preferem viver em um espaço pequeno com suas raízes (campainhas-de-inverno, cactos, muitos tipos de grama, etc.)
O primeiro passo é preparar os "recipientes" ecológicos — as cascas. Você precisará da maior parte do volume do ovo, então, com cuidado, fure a parte superior da casca com uma faca e faça um furo de cerca de 1 cm de diâmetro. Use o conteúdo do ovo para cozinhar — para massa, omeletes, etc.
A casca deve ser seca por 1 a 2 dias.
Corte cuidadosamente as bordas excedentes da bandeja de ovos. Você pode recortar várias bandejas em vez de usar a bandeja inteira.
Em seguida, preencha cuidadosamente os eco-recipientes com terra. A maneira mais fácil de aplicar a terra ou areia é com uma colher pequena (como as usadas para fórmula infantil ou as descartáveis de conjuntos de recipientes de plástico). Considere as preferências da planta ao escolher o solo: a areia é ideal para cactos, enquanto as folhas de violeta brotam mais rápido em serragem úmida.
Não encha o vaso com terra até a borda, senão não haverá espaço suficiente para regar. Recomenda-se deixar um espaço de 3 a 4 mm.
Coloque as cascas recheadas em uma caixa de ovos. O número de camas pode ser qualquer um, dependendo do tamanho do seu parapeito de janela ou prateleira especial.
Antes de plantar, umedeça o solo com água. Recomenda-se usar um regador com bico fino (como aqueles que vêm com ferros de passar roupa). Lembre-se de que as conchas não têm furos no fundo, então o excesso de água ficará retido dentro delas. Portanto, planeje a rega com cuidado para esse pequeno volume de terra.
Plante as sementes ou estacas de flores em solo úmido. Regue conforme necessário, aproximadamente uma vez a cada 2-3 dias.
Se necessário, plante os brotos no jardim ou na horta. Não retire os brotos do recipiente; simplesmente aperte as cascas para criar rachaduras e plante-os no local indicado.
Existem muitas outras maneiras interessantes de cultivar mudas, basta dar uma olhada. aqui.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes