O método de cultivo de tomates em baldes sem fundo surgiu no final do século XX. Depois foi esquecido e só foi retomado há cerca de dez anos. Essa opção tem seus prós e contras. As vantagens incluem economia de espaço para o cultivo, uma estação de crescimento mais curta e a eliminação da necessidade de capina. No entanto, nem todas as variedades de tomate são adequadas para esse método de cultivo. A escolha cuidadosa dos recipientes também é essencial.
Vantagens do método
Cultivar tomates em baldes tem vantagens:
- Este método permite cultivar tomates em qualquer terreno. Não é preciso procurar espaço para canteiros ou estufas.
- O solo em baldes aquece mais rápido do que em canteiros. As mudas podem ser plantadas três semanas antes. Os arbustos começam a dar frutos mais cedo do que o esperado.
- As ervas daninhas não crescem no solo colocado em vasos.
- Os tomates mantidos em baldes são praticamente imunes a doenças.
- Plantas em baldes podem ser movidas, protegidas de granizo ou colocadas na sombra.
- Os arbustos em vasos individuais caracterizam-se por um desenvolvimento ativo. O sistema radicular torna-se mais robusto, os caules engrossam e os frutos adquirem maior teor de açúcar.
Este método tem uma desvantagem. A terra usada nos baldes é adequada para apenas uma estação. Ela precisa ser completamente substituída antes do próximo plantio.
O que você vai precisar para plantar
Os tomates não crescem sozinhos em qualquer vaso. Precisam de condições semelhantes às de um jardim, mas num espaço menor.
Para plantar tomates em baldes, você precisará preparar o seguinte:
- Capacidades.
- Preparação.
- Húmus.
- Drenagem (pedra britada fina, argila expandida, tijolo quebrado).
- Cobertura: húmus, feno, grama, cascas de ovos, etc.
Variedades adequadas
Qualquer variedade de tomate pode ser cultivada em baldes. No entanto, se os tomates forem cultivados ao ar livre, jardineiros experientes recomendam escolher variedades de porte baixo. Os baldes proporcionam uma boa colheita. cereja.
Variedades altas de tomate indeterminado podem ser cultivadas em estufas. Estas incluem:
- Milagre da Terra;
- O Gigante de Novikov;
- Yantarevsky;
- Gigante egípcio.
Que baldes são adequados e como prepará-los
Você pode cultivar tomates em qualquer recipiente com fundo perfurado e capacidade mínima de 10 litros. Esse espaço permitirá que as raízes cresçam livremente e nutram a planta.
Recipientes com formato e tamanho semelhantes a baldes podem ser comprados em floriculturas (vasos para plantas) ou você pode usar o que já tiver:
- Recipientes de plástico para produtos alimentícios a granel;
- banheiras de madeira;
- Baldes domésticos para resíduos alimentares.
Os tomates não se importam com o recipiente em que são plantados, mas evite baldes pretos para impedir que o sistema radicular da planta superaqueça em dias quentes e ensolarados. Se o balde for preto, você pode envolvê-lo em um pano branco opaco ou juta.
Recipientes de plástico e madeira têm uma desvantagem significativa: estouram devido às variações de temperatura e não duram mais do que duas temporadas. Recipientes de ferro, por outro lado, duram mais.
O ideal é usar baldes novos ou recipientes próprios para alimentos para o cultivo de tomates. Se os recipientes continham tinta ou cimento anteriormente, precisam ser limpos e arejados.
O final de outubro é a melhor época para preparar os baldes para o plantio de mudas de tomate na primavera.
Prepare os baldes para os tomates desta forma:
- Limpe e lave os recipientes.
- Existem vários orifícios no fundo para permitir a drenagem da água.
- Uma camada de 2 a 3 cm de material de drenagem é colocada no fundo. Pode ser composta por pequenas pedras, argila expandida ou tijolos quebrados.
- A terra é despejada sobre a drenagem.
- A terra é afofada e regada com água morna.
Os baldes ficarão assim até a primavera. O ideal é deixá-los na estufa e, se possível, cobri-los regularmente com neve.
Preparo do solo
Os baldes são preenchidos não apenas com terra, mas com um substrato para vasos. Este deve ser nutritivo e fornecer à planta todos os nutrientes necessários. Se não for possível preparar o seu próprio substrato nutritivo, pode usar terra comprada em loja e enriquecê-la ainda mais com micro e macronutrientes.
A mistura de solo para tomates em baldes inclui os seguintes componentes:
- solo de gramado;
- turfa ou húmus;
- cinzas de madeira;
- feno, ervas daninhas e resíduos de alimentos vegetais na forma de húmus;
- Fertilizantes minerais (ureia, superfosfato, cloreto de potássio, manganês).
Para preparar o solo, misture partes iguais de todos os ingredientes e regue com uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio. A solução requer 1 g de permanganato de potássio para cada 10 litros de água.
O princípio do plantio de tomates
O solo em baldes aquece mais rapidamente do que em volumes maiores em estufas e canteiros. Os tomates podem ser plantados em recipientes individuais em maio, quando as temperaturas noturnas permanecem acima de zero.
Algumas pessoas acreditam que os vasos com arbustos devem ser enterrados no solo, a uma profundidade de vinte e cinco a trinta centímetros. No entanto, se o sistema radicular crescer através dos buracos, será impossível mover o vaso.
As mudas são plantadas em baldes seguindo o mesmo princípio utilizado em estufas ou em campo aberto:
- faça um furo (cerca de 15 centímetros), adicione um estimulador de crescimento nele (opcional);
- As mudas são colocadas no buraco e cobertas com terra até o colo da raiz (até as folhas inferiores);
- O solo é compactado e regado com água morna.
O método de cultivo em balde não envolve o transplante ou replantio de plantas, por isso recomenda-se plantar uma muda de tomate por balde.
Cuidados com as plantas
Os tomates cultivados em baldes não diferem dos cultivados em canteiros ou estufas, portanto, os cuidados são os mesmos. Uma grande vantagem de cultivar plantas em recipientes individuais é a possibilidade de movê-los, protegendo-os da luz solar direta ou de chuvas fortes, como granizo.
Para garantir uma boa colheita de tomates, você deve fazer o seguinte:
- Regue os arbustos abundantemente com água morna;
- Afofe a terra para permitir que o oxigênio chegue às raízes;
- efetue a poda dos brotos laterais;
- alimente as plantas.
Os tomates cultivados em vasos precisam de três adubações. Aplique-as nas raízes na seguinte ordem:
- A primeira adubação é feita dez dias após o transplante das mudas. Consiste em água (10 litros), verbasco líquido (0,5 litros) e nitrophoska (1 colher de sopa).
- A segunda aplicação é feita 10 a 12 dias após a primeira. Consiste em água (10 litros), sulfato de potássio (1 colher de chá) e fertilizante complexo (1 colher de sopa).
- A terceira aplicação é feita 14 a 16 dias após a segunda. Consiste em água (10 litros), cinzas de madeira (2 colheres de sopa) e superfosfato (1 colher de sopa).
Os tomates em baldes não precisam ser amontoados. Se a capacidade do recipiente permitir, você pode fazer isso parcialmente.
Você também pode se interessar por:Os tomates cultivados em recipientes separados raramente são afetados por doenças. Se suspeitar de requeima, quando manchas castanhas aparecem nas folhas e nos frutos, siga estes passos:
- alimentados com fertilizantes que contêm potássio e fósforo;
- tratado com calda bordalesa;
- Após uma semana, água com uma solução de água (10 l), permanganato de potássio (3 g), sabão líquido (1 colher de sopa) e alho (200 g espremido em um espremedor).
Cultivar tomates em recipientes sem fundo é uma alternativa aos métodos tradicionais, ideal para regiões com solo pobre e infértil, bem como para pequenos terrenos. Para obter uma boa colheita de tomates, não é necessário reservar espaço para canteiros ou construir uma estufa.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto
Gheorghe
Super!