
A "Pera de Moscou" é uma antiga variedade de maçã russa. Possui diversos nomes populares: "Skorospelka", "Spasovka" e "Pera Vermelha". A variedade foi desenvolvida por meio de seleção natural, o que facilita seu cultivo. Mas para obter boas colheitas, é necessário conhecer as características da variedade e os detalhes do seu cultivo.
Descrição geral da variedade
Esta variedade pertence ao grupo de maçãs de maturação precoce, adequadas para consumo no verão. Os primeiros frutos maduros podem ser colhidos da árvore já no final de julho. Os frutos amadurecem de forma irregular ao longo de um período de duas a três semanas. No entanto, a maior parte da colheita está pronta nos primeiros dez dias de agosto.
A variedade "Pera de Moscou", desenvolvida na região de Tula por meio de seleção popular, rapidamente se espalhou por todo o país. Graças à sua excelente resistência à geada, prosperou na maioria das regiões com climas variáveis.
As dificuldades de cultivo, devido à baixa tolerância das macieiras à seca prolongada, surgem em regiões áridas com clima continental acentuado.
Características da árvore
Esta variedade caracteriza-se por árvores altas com copa piramidal ampla, de densidade média e sistema radicular forte e profundo. Os ramos esqueléticos da árvore inclinam-se com a idade. A casca do tronco e dos rebentos é castanho-avermelhada, enquanto os ramos principais apresentam uma tonalidade amarelo-alaranjada característica. A folhagem é bastante densa. As lâminas foliares são ovais, ligeiramente alongadas, com margens serrilhadas. Durante a floração, a macieira fica completamente coberta de botões rosados, seguidos por flores quase brancas como a neve, em forma de pires.
Árvores desta variedade não são autopolinizadoras. Apesar disso, jardineiros relatam que problemas com a frutificação são bastante raros. Especialistas atribuem isso ao uso generalizado de macieiras com épocas de floração semelhantes em jardins. Excelentes polinizadores para a 'Grushovka Moskovskaya' incluem 'Antonovka', 'Anis' e 'Papirovka'.
Para melhorar a polinização cruzada, os agrônomos recomendam atrair abelhas para os canteiros. Isso é fácil de fazer: logo no início da floração, as macieiras são pulverizadas com água e mel. Para preparar a mistura, dissolva três colheres de sopa de mel em um litro de água. O tratamento deve ser feito pela manhã.
Características da fruta
Os frutos da "Pera de Moscou" distinguem-se pelo seu pequeno tamanho. O peso médio de uma única maçã não ultrapassa os 120 gramas. Em anos de colheita abundante, os frutos tornam-se menores, com uma média de cerca de 80 gramas. O formato do fruto assemelha-se mais a um achatado-arredondado regular, mas por vezes apresenta ligeiras nervuras ou é bulboso. Uma característica distintiva desta variedade de maçã é o seu disco largo e dobrado, com cinco sulcos na base. O pedúnculo é ligeiramente curvado e bastante espesso.
A cor da fruta é predominantemente verde-clara com listras vermelhas pronunciadas, mas às vezes as maçãs ficam completamente cobertas por um tom rosado uniforme e difuso.
A polpa é suculenta e tem um aroma intenso de maçã, com textura macia quando madura e farinhenta quando passada. O pequeno caroço consiste em cavidades fechadas que contêm pequenas sementes. A casca da maçã é fina, lisa e amanteigada. O sabor é bom. O paladar é equilibrado, refrescante, com notas agridoces.
Produtividade
Esta variedade é considerada precoce, o que significa que as macieiras começam a frutificar relativamente cedo, já no terceiro ou quarto ano de crescimento. Com os devidos cuidados, uma árvore jovem pode produzir aproximadamente 10 kg de maçãs. Árvores maduras produzem mais de 150 kg de frutos. Esses números indicam a alta produtividade da variedade.
Uma característica distintiva da "Pera de Moscou" é a sua frutificação periódica. A partir dos quatro anos de idade, as árvores frutificam apenas em anos alternados. Com práticas de cultivo adequadas, essas macieiras podem continuar a produzir frutos sem declínio por mais de 40 anos.
Designação de variedade
Esta variedade de maçã de verão destina-se principalmente ao consumo in natura. Os frutos amadurecem a tempo do feriado ortodoxo do "Salvador da Maçã", portanto, apesar de sua curta vida útil, os produtores conseguem vender sua colheita com sucesso nos mercados próximos.
Essas frutas produzem compotas aromáticas, conservas e marmeladas. Frutas secas também são preparadas para consumo no inverno.
Vantagens e desvantagens da "pera de Moscou"
As seguintes qualidades podem ser destacadas como vantagens desta variedade:
- Produção precoce de frutos;
- alto rendimento;
- resistência à geada;
- maturação precoce;
- boas qualidades de sabor das frutas.
As desvantagens dessa variedade incluem as seguintes características:
- periodicidade da frutificação;
- amadurecimento desigual dos frutos;
- baixa tolerância à seca;
- As árvores são suscetíveis à sarna;
- má conservação das maçãs.
Características do cultivo
Apesar de sua simplicidade, a pereira de Moscou só produzirá uma boa colheita se certas condições forem atendidas:
- O plantio deve ser realizado no momento certo, sem atrasos nem adiantamentos: no outono, durante o mês de setembro, e na primavera, na terceira dezena de abril.
- As macieiras preferem locais ensolarados e sem vento. Na sombra, a frutificação é retardada e o sabor da fruta é significativamente reduzido.
- A macieira cresce bem em solos arenosos e turfosos com acidez normal ou fraca;
- A preparação do terreno para o plantio de uma macieira deve começar pelo menos um mês antes da data prevista. Caso contrário, o solo irá compactar junto com a árvore plantada, resultando em sua morte.
- A cova de plantio deve ter pelo menos 80 cm de profundidade e pelo menos um metro de largura;
- Um substrato nutritivo composto por fertilizantes orgânicos e minerais deve ser colocado no fundo da cova de plantio;
- Ao plantar, não enterre o colo da raiz da macieira muito fundo;
- A árvore plantada está amarrada a um suporte e regada abundantemente.
Instruções de cuidado
Os cuidados com a macieira da variedade Moscow Pear consistem nos seguintes passos:
Rega
Como mencionado anteriormente, as macieiras desta variedade não toleram bem o estresse hídrico. Portanto, em anos secos, a rega regular é necessária. Isso é especialmente importante durante os períodos em que as necessidades hídricas das plantas são maiores. Esses períodos incluem:
- início da época de crescimento (início da primavera);
- antes da floração (início de maio);
- durante o período de formação do ovário (final de maio);
- após a colheita (em caso de tempo seco).
Para garantir uma irrigação eficaz, o ideal é manter o solo ao redor da macieira em pousio. O excesso de vegetação ao redor do tronco, como grama ou outras plantas, impede o fluxo adequado de umidade para as raízes superficiais da árvore, que absorvem a água.
A quantidade de água necessária para árvores de 3 a 4 anos é de aproximadamente 5 a 6 baldes. Para uma árvore adulta e frutífera, essa quantidade aumenta para 7 baldes por metro quadrado de circunferência do tronco.
A variedade 'Pera de Moscou' tolera água fria de poço. Portanto, pode ser regada com uma mangueira em baixa pressão ao longo dos sulcos de irrigação.
Aparar
As macieiras devem ser podadas duas vezes por ano. Os especialistas recomendam a poda da copa durante o último mês do inverno. Para isso, no verão, quando a árvore tem folhagem abundante, marque os ramos que estão engrossando a copa. No inverno, esses ramos são removidos ou encurtados até o comprimento desejado.
No outono, os ramos doentes e danificados são podados, assim como os ramos que crescem no tronco abaixo do enxerto.
cobertura
Como as macieiras crescem no mesmo local por muitas décadas, o solo deve ser bem fertilizado anualmente. Caso contrário, a árvore sofrerá com deficiências nutricionais, o que afetará sua capacidade de resistir a doenças e pragas e, consequentemente, a quantidade e a qualidade da colheita.
Especialistas recomendam seguir o seguinte cronograma de fertilização:
- Em abril, a pelo menos 70 cm do tronco, distribuem-se 500 gramas de ureia e 3 a 4 baldes de húmus no solo;
- Antes da floração, a macieira é regada com uma solução de superfosfato (50 gramas) e sulfato de potássio (40 gramas) por 10 litros de água. O consumo para uma árvore adulta é de 4 baldes de fertilizante líquido;
- Após a colheita, de forma semelhante à adubação de abril, adicionam-se 300 gramas de superfosfato seco e sal de potássio à macieira.
Doenças e pragas
As macieiras desta variedade não são particularmente resistentes a doenças e pragas. Portanto, é necessário monitorar a condição das árvores e realizar tratamentos preventivos regularmente. As doenças mais perigosas para as macieiras frutíferas desta variedade são a sarna e a podridão dos frutos. Se não forem tratadas, essas doenças se espalham rapidamente e podem destruir a planta.
Diversos fungicidas são utilizados para tratamento e prevenção. Um remédio simples e consagrado pelo tempo é uma solução de calda bordalesa a 2%. Essa solução é aplicada duas vezes ao ano.
- início da primavera, antes do início da estação de crescimento;
- No final do outono, depois que as folhas caem.
As pragas mais comuns são os pulgões e as traças da maçã. Para prevenir e eliminar essas pragas, as árvores frutíferas são tratadas com a mesma calda bordalesa.
Se a doença atacar a árvore durante o período de frutificação, o uso de produtos químicos é proibido, pois os frutos se tornarão impróprios para consumo. Para preservar a colheita, pode-se recorrer a remédios caseiros, como pulverizar a macieira com uma solução de sabão de lavar roupa e cinzas ou uma infusão de alho.
Colheita e armazenamento
As peras de Moscou maduras não permanecem muito tempo na árvore, por isso é melhor colhê-las um pouco verdes. Em local fresco, elas conservam o sabor por 2 a 3 semanas. Se colhidas completamente maduras, as peras podem ser consumidas ou processadas imediatamente.
Preparando-se para a temporada de inverno
Árvores adultas não precisam de cobertura isolante antes do inverno. Para evitar danos causados pelo congelamento das raízes em macieiras jovens no primeiro ano de plantio, a área ao redor do tronco é coberta com húmus seco.
Para proteger contra roedores em busca de alimento no inverno, os troncos das árvores jovens são envoltos em trapos ou cercados com tela.
A macieira "Grushovka Moskovskaya" não é adequada para cultivo comercial, mas é uma excelente variedade de verão para jardineiros e pequenos produtores rurais. Com cuidados simples, esta macieira lhe proporcionará alegria por muitos anos com colheitas precoces e abundantes de frutos deliciosos.
Avaliações
Valéria, Kazan
As pereiras crescem no nosso jardim desde que me lembro. As maçãs amadurecem no final de julho. Têm um sabor maravilhoso — suculentas, doces e aromáticas. São um prazer de comer; não têm gosto metálico e quase não se sente a casca. A única desvantagem é que só dão frutos a cada dois anos. Por isso, secamos as maçãs e fazemos compotas, armazenando para dois anos. A produção da macieira permite isso; é até suficiente para vender. Às vezes somos atacados por pulgões verdes, mas não usamos pesticidas; controlamos com remédios caseiros.
Elena, Oblast de Tver
Uma antiga variedade russa, não há um único terreno em nossa comunidade de jardinagem onde esta macieira não cresça. Nossa árvore tem cerca de 15 anos e produz frutos a cada dois anos, mas em abundância. Não exige muitos cuidados. Podamos os galhos velhos no outono e pintamos os troncos de branco. No início da primavera e no final do outono, espalhamos esterco e um pouco de superfosfato seco sob a árvore. As maçãs amadurecem gradualmente, então temos tempo para comê-las e processá-las todas. Eu fatio e congelo algumas maçãs e, no inverno, assamos tortas doces e perfumadas.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono