
Geralmente se acredita que os pimentões amarelos têm sabor inferior aos vermelhos, mas superior aos verdes. No entanto, os pimentões amarelos são mais saudáveis do que os vermelhos e verdes, pois contêm maiores quantidades de vitamina C e caroteno, essenciais para os seres humanos em qualquer época do ano. As propriedades benéficas e o teor calórico de muitos pimentões amarelos os tornam recomendados para pessoas com doenças cardíacas e idosos, já que, diferentemente de outras variedades, também contêm potássio em excesso. Pesquisadores observam que os pimentões amarelos contêm a maior quantidade de nutrientes valiosos.
Os pimentões amarelos contêm mais fósforo, essencial para o sistema nervoso e a condução dos impulsos nervosos. Esta variedade contém cinco vezes mais vitamina C do que até mesmo a renomada groselha preta. Também contêm vitamina B6, essencial para quem pratica exercícios físicos intensos ou está debilitado por doenças graves.
Variedades amarelas, belas e variadas
Os médicos observam que as propriedades benéficas dos pimentões amarelos são essenciais não apenas para quem sofre de doenças cardíacas e anemia, mas também para quem tem problemas de visão. As variedades amarelas contêm luteína, responsável por otimizar a função visual.
As variedades mais comuns são:
- Laranja Altai. Uma variedade padrão indeterminada, adequada para cultivo em regiões do sul e climas temperados. Foi desenvolvida para as montanhas Altai. Apresenta uma bela coloração intensa, frutos suculentos e saborosos, além de ser resistente às intempéries e às principais doenças. A produtividade é média.
- Laranja Amana. Esta variedade de pimenta vem dos mesmos criadores dos famosos tomates de mesmo nome, que foram incluídos no catálogo das Melhores Variedades de 2017. Possui sabor excelente e textura rica e carnuda. Apresenta uma cor laranja intensa. Esta variedade oferece boa produtividade e é fácil de cultivar.
- BagrationDe meia temporada, com frutos pequenos, tem um sabor muito agradável.
- O coração do touro é laranja. Variedade de maturação precoce que pode ser cultivada em campo aberto na região da Sibéria, os arbustos necessitam de suporte devido à abundância de frutos de formato característico, com peso médio de 200 g.
- Gêmeos. Um híbrido recomendado para cultivo comercial, de grande porte, com excelente sabor, alto rendimento, suculento e em formato cúbico.
- DiCaprio. Uma variedade precoce do produtor Russkiy Rostok. É relativamente fácil de cultivar, produzindo frutos de até 220 g e com boa durabilidade. Os pimentões não racham mesmo com excesso de água. A variedade tolera bem estufas sem aquecimento.
- Um barril de melUma variedade de meia estação, com frutos grandes, adequada para cultivo em estufas e em campo aberto. Possui excelente sabor, sem amargor, e um aroma rico e picante. Adequada para todas as necessidades culinárias, mantém suas características tanto em conserva quanto durante o armazenamento prolongado. É muito apreciada pelos verdadeiros conhecedores de pimentões doces.
- Touro amarelo. Uma excelente variedade de pimenta de ciclo médio-precoce, com polpa espessa (até 10 mm), suculenta e adocicada. O peso médio é de 200 g, mas com o cultivo adequado, pode chegar a 350 g. Possui sabor excelente, cresce até 20 cm de comprimento e pode render de 14 a 14,5 kg em estufa aquecida ou de 9 a 10 kg em estufa não aquecida.
Outras variedades de pimentão amarelo
Buquê amarelo
Esta variedade possui porte arbustivo e folhagem moderada. Para garantir uma boa colheita, recomenda-se a remoção dos brotos laterais e da camada inferior de folhas. Após essa etapa, produz uma excelente safra de frutos grandes, de cor amarelo-vivo, formato retangular-convexo, sabor excelente e distinto, e doçura moderada. Esta variedade é de ciclo médio-precoce, com os primeiros frutos amadurecendo 115 dias após a emergência. Os frutos atingem de 10 a 12 cm de comprimento e peso médio de 150 a 250 g. Possuem paredes moderadamente espessas, de 6 a 7 mm, dependendo do tamanho do fruto. Esta variedade é adequada para todos os fins culinários e é cultivada ao ar livre em regiões do sul.
Gigante amarelo
Esta variedade é cultivada em três cores: vermelho, amarelo e laranja. Os frutos são grandes e têm excelente aparência comercial. Eles literalmente cobrem o arbusto e amadurecem quase simultaneamente. A produção é excepcional – os galhos precisam ser amarrados para evitar que quebrem sob o peso dos frutos. As pimentas gigantes têm mais de 20 cm de comprimento, com um peso médio de 300 a 350 g. Com o cultivo adequado, podem crescer ainda mais. Este híbrido possui paredes grossas e carnudas, com pelo menos 12 mm de espessura.
Sino amarelo
Uma excelente variedade com tempos de maturação recordes (75 dias desde os primeiros brotos). Os frutos são cúbicos, com 3 ou 4 lados, dependendo do tamanho. As paredes têm até 9 mm de espessura. Requer pouco suporte, pois o arbusto é espalhado e atinge uma altura de 75-80 cm. O sabor é excelente.
Andorinha Dourada
Uma variedade de maturação precoce que pode ser cultivada sob cobertura plástica mesmo em climas frios. A planta é rasteira, com caule robusto e sistema radicular vigoroso. É possível colher até 6 kg de pimenta por metro quadrado sob cobertura plástica, tornando-a uma delícia tanto para consumo in natura quanto para conservas de inverno. Amadurece 115 dias após o plantio.
Pintassilgo
Os frutos trapezoidais são amarelo-dourados. Podem atingir essa tonalidade quando colhidos na maturação técnica. O amadurecimento é lento, ocorrendo 125 dias após a emergência das mudas. A variedade é adequada para cultivo em estufa e também pode ser cultivada em estufa fria. Os arbustos são altos, necessitando de poda apical e tutoramento, e geralmente são conduzidos em treliças.
Lanterna Dourada
Uma planta de porte pequeno que requer condução cuidadosa, após a qual, em 115 a 120 dias, produz frutos com peso entre 120 e 130 g e uma bela coloração laranja-dourada. Possui excelente sabor e tolera bem o transporte prolongado. Apresenta sabor marcante e paredes espessas.
Chuva dourada
Uma variedade de ciclo médio-precoce (amadurecimento em 116-120 dias após o plantio). É adequada para cultivo em estufas e hortas a partir de mudas. Produz 2,6 kg por metro quadrado. É considerada uma das variedades mais saborosas para rechear. O peso médio do pimentão é de 60-80 g, mas pode chegar a 100 g. O pimentão é esférico e achatado, com paredes de 7-8 mm de espessura, sabor excelente e um aroma doce, intenso e marcante.
Jubileu de Ouro
Esta variedade de pimentão amarelo, carnudo (com cerca de 1 cm de espessura), doce e suculento, é de meia estação, amadurecendo 150 dias após o plantio. É de porte baixo, requer poucos cuidados e é resistente à maioria das doenças conhecidas. Produz frutos de 160 a 180 g, com uma produtividade média de 4 a 5 kg por metro quadrado.
Oriole
Fruto do trabalho meticuloso de melhoristas siberianos, esta variedade é adequada para cultivo em regiões com climas desafiadores. Ela prospera na Sibéria, nos Montes Urais e no Noroeste, não apenas em diversos tipos de estufas, mas também em campo aberto. É resistente ao estresse, tolera variações de temperatura e possui sabor agradável e aroma rico. Os arbustos crescem até um metro de altura, com uma extensão moderada.
Isabel
Os primeiros frutos são colhidos 120 dias após o plantio das mudas, o que torna esta variedade considerada de meia estação. Os pimentões são pequenos — de 6 a 8 cm, dependendo do local de cultivo — mas produzem frutos de forma confiável tanto em ambientes externos quanto internos.
Indalo
Uma variedade alta, de meia estação, cultivada principalmente ao ar livre. Um excelente exemplo de seleção nacional, amadurece em 110 a 120 dias. É indeterminada e cresce até 2 m de altura. Quando cultivada em estufa, recomenda-se o uso de treliças para evitar danos aos ramos devido ao peso dos frutos. A variedade é resistente ao mosaico do tabaco. Com o cultivo adequado, pode produzir até 14 kg de frutos por metro quadrado. É popular entre os consumidores.
Catriona
Um híbrido superprecoce que amadurece em 65 dias, com excelente sabor e frutos pequenos (150 g).
Katyusha
Considerada uma variedade versátil de pimentão doce, é adequada para consumo fresco, recheio, enlatamento, picles, fermentação e para o preparo de saladas de vegetais para conservação no inverno. É uma variedade de maturação precoce e resistente a doenças.
Uma curiosidade
Os arbustos são baixos, fortes e estáveis, exigindo pouco treinamento. Os frutos são grandes, sem amargor, com peso médio de 250 a 300 g. São muito produtivos.
Raisa
Os arbustos não crescem mais do que 1 m de altura e requerem poda e remoção de folhas durante a estação de crescimento. Esta variedade é adequada para cultivo comercial e para quaisquer necessidades culinárias, incluindo a conservação no inverno.
Vaga-lume
Ciclo médio-precoce, 3 plantas por metro quadrado, 1,6 kg por arbusto. Os frutos pesam a partir de 100 g.
Creme amarelo
Frutos decorativos, pequenos, pesando cerca de 20 g, semelhantes a bolas amareladas.
Sol
Uma variedade de alto rendimento e maturação precoce, que produz frutos em abundância e com amadurecimento quase simultâneo.
Yaroslav
Os frutos são amarelo-dourados, têm formato incomum, sabor excelente, casca carnuda, são suculentos e ricos em vitaminas, com um sabor picante característico. A produção é média.
Opiniões de jardineiros
Ilya Andreevich, 65 anos. Região de Volgogrado:
"Planto a variedade 'Yellow Bell' todos os anos. Ela é considerada uma variedade de maturação tardia, mas no ano passado pude desfrutar do seu sabor desde agosto. A planta cresce bastante e produz frutos em abundância. Já colhi até 10 frutos de uma única planta. Recomendo a todos; é uma variedade muito boa."
https://youtu.be/z9xo7oAmqDs
Maria Fedorovna, 51 anos. Região de Ryazan:
"Há dois anos, minha filha me trouxe algumas mudas de pimenta 'Katyusha' para experimentar. Plantei-as e, para minha surpresa, todas enraizaram. Não as reguei muito, mas tive uma excelente colheita. Colhi de 6 a 8 pimentas de cada planta. As pimentas têm um sabor agradável; usei-as para fazer saladas e recheá-las. Toda a família adorou."

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?
Lyudmila
Olá, você poderia me dizer qual variedade de pimentão amarelo tem frutos que crescem para cima como "velas"?