Uma sebe é uma excelente opção tanto para privacidade quanto para paisagismo. Com os devidos cuidados, uma sebe desse tipo encantará os jardineiros por muito tempo. Ela fica ótima tanto no verão quanto nos meses mais frios.
Plantas para sebes
- CotoneasterEste arbusto é frequentemente encontrado em parques e praças. É fácil de cuidar e tolera podas em qualquer formato. Agrega valor estético a qualquer espaço, em qualquer estação do ano. O cotoneaster é adequado para cercas vivas baixas.
- viburno-folhas-de-senaEste arbusto forma uma sebe de até 3 metros de altura. Possui uma copa muito densa com ramos espalhados. No outono, as folhas mudam de cor, passando do amarelo para o roxo.
- laranja-falsaO arbusto cresce até 3 metros de altura. Durante o verão, fica coberto de lindas flores pequenas. As flores murchas exigem poda para manter sua aparência estética.
- BérberisUm arbusto de porte médio. É considerado um daqueles arbustos conhecidos por sua dificuldade de passagem. A poda regular é necessária para formar uma copa densa. Os frutos do bérberis são adequados para conservas e compotas.
- LigustroUm arbusto com frutos venenosos. Não necessita de poda. Tolera sombra e seca. Seu aroma atrai borboletas para o jardim.
- ThujaTanto árvores quanto arbustos podem ser cultivados como cercas vivas. Essas cercas vivas podem atingir mais de 2 metros de altura. No verão, as agulhas podem desbotar, adquirindo uma coloração marrom desagradável. A tuia requer cuidados especiais durante a estação fria.
- EspinheiroUm arbusto que praticamente não exige cuidados. Os brotos enraízam com facilidade. O arbusto suporta as geadas mais rigorosas sem necessidade de proteção adicional. Os frutos do espinheiro-alvar são utilizados medicinalmente.
Essas são as plantas mais comuns usadas para criar cercas vivas.
Regras para cuidar de uma sebe
ArbustosOs arbustos utilizados em sebes geralmente requerem pouca manutenção e não necessitam de cuidados especiais, além da poda. No entanto, para se obter uma sebe de alta qualidade, os arbustos devem ser plantados relativamente próximos uns dos outros. Essa distância costuma não ultrapassar 30 cm, mas em alguns casos pode chegar a 1 metro.
Com esse esquema de plantio, é necessária fertilização adicional. A melhor opção é usar fertilizantes minerais prontos para uso.
A cobertura morta é usada como fertilizante. A cobertura com resíduos vegetais (serragem, aparas de grama, palha, folhas do ano anterior, agulhas de pinheiro) proporciona proteção adicional contra o ressecamento do solo e, à medida que a cobertura se decompõe, libera nutrientes.
Você também pode se interessar por:
Você também pode se interessar por:
Uma sebe plantada no local certo manterá sua aparência por até 3000 anos.

Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY