Pimentas precisam de solo rico para se desenvolverem plenamente. O fertilizante de cinzas ajuda a repor o fósforo e o potássio, essenciais para uma colheita de alta qualidade. Este fertilizante orgânico possui concentrações variáveis de macronutrientes, dependendo da variedade. Isso afeta as regras e o momento da aplicação de fertilizantes naturais. Se os níveis de fósforo ou potássio estiverem deficientes, as pimenteiras também devem ser adubadas via foliar com cinzas de madeira.
Benefícios e malefícios das cinzas no cultivo de hortaliças
Os macronutrientes encontrados em fertilizantes naturais são essenciais para as plantas durante todas as fases do ciclo de crescimento. A composição das cinzas determina seus benefícios:
- Os compostos de cálcio melhoram o metabolismo ao participarem da fotossíntese e aumentarem a resistência ao frio e a imunidade.
- O ortofosfato de potássio normaliza o equilíbrio hídrico – na ausência desse elemento, a amônia se concentra dentro das células, inibindo o desenvolvimento das pimentas e a frutificação.
- O magnésio, presente em compostos de carbonato, silicato e sulfato, é responsável pelo curso normal das fases de brotação e floração.
- O cloreto de sódio, juntamente com o ortofosfato, são responsáveis pelo pleno crescimento das hortaliças em geral – as pimentas adoram sódio e não conseguem atingir seu potencial como cultura sem a sua deficiência.
- O fósforo garante o transporte de elementos químicos para as partes da planta que deles necessitam – um composto sem o qual o curso normal da fotossíntese é impossível.
Você também pode se interessar por:No entanto, o uso de cinzas nem sempre tem um efeito positivo. Fatores negativos:
- Ao utilizar cinzas obtidas da queima de plástico, resíduos de construção e produtos de madeira envernizada, substâncias nocivas se acumulam nas frutas;
- A aplicação simultânea de estrume e cinzas de madeira reduz a concentração de nitrogênio no solo;
- O produto orgânico neutraliza a acidez do solo, tornando os solos alcalinos, que já são inadequados para o cultivo de pimentas, completamente impróprios para esse fim.
Tipos de fertilizantes
As cinzas são o resultado da queima de materiais orgânicos. Sua composição depende da matéria-prima. Se o material for composto por galhos de árvores, as cinzas terão uma concentração maior de potássio, enquanto se forem brotos de plantas, conterão cálcio. As cinzas também contêm os seguintes elementos:
- fósforo;
- ferro;
- cobre;
- manganês;
- zinco;
- molibdênio;
- cobre.
Você também pode se interessar por:Existe uma classificação geralmente aceita dos tipos de fertilizantes de cinzas. Ela se baseia nas matérias-primas utilizadas em sua produção:
- Madeira. O tipo de madeira utilizada e sua idade influenciam a concentração de elementos químicos na madeira: se for queimada madeira de bétula, o potássio predominará, enquanto se for queimada madeira de pinheiro, o fósforo predominará.
- Proveniente de resíduos vegetais. As cinzas são o resultado do "processamento" de palha, talos de batata, tomates, pimentões e folhas secas.
- Carvão. Este tipo de fertilizante contém muito silício e enxofre. No jardim, é usado apenas para o cultivo do solo, adicionando-o para melhorar a estrutura solta.
- Turfa. O elemento predominante é o cálcio, que tem efeito neutralizante. Aplicar com extrema cautela, apenas em casos de acidificação severa.
Regras gerais para fertilização com fertilizante de cinzas
Apesar dos benefícios desse composto orgânico, a aplicação descontrolada, dosagens excessivas e o não cumprimento do momento correto podem prejudicar as pimenteiras. A cinza não deve ser aplicada em solo seco, mas a aplicação em solo muito úmido também reduz sua eficácia. Fertilize as plantas dois dias após a rega abundante com água morna, pois a água fria pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Como preparar fertilizante
Uma solução de cinzas para fertilizante de pimenta é preparada de acordo com as seguintes orientações. As principais etapas são:
- Um copo de cinzas é peneirado em uma tigela.
- Despeje 1 litro de água fervente no recipiente.
- A infusão é filtrada através de várias camadas de gaze.
- Antes de usar, o concentrado deve ser diluído em 10 litros de água.
- Como adesivo, adicione um pouco de sabonete líquido para bebês ralado – 50 g.
Dosagem
A estrutura do solo influencia a taxa de aplicação de cinzas. Para solos soltos e bem aerados, 150-250 g do produto são suficientes; para solos argilosos, aplique de 3 a 5 vezes mais, dependendo da densidade do solo. Para evitar concentração excessiva de cinzas no solo, considere a dosagem:
- 1 colher de sopa contém 6 g do produto;
- em um copo de tamanho padrão – 100 g;
- em um frasco de meio litro - 250 g.
Momento e cronograma da fertilização
Durante o desenvolvimento das mudas, estas são adubadas com cinzas duas vezes. Em ambos os casos, as cinzas são aplicadas como fertilizante orgânico. Elas são adicionadas ao substrato de cultivo das mudas, espalhadas nos buracos durante o plantio e incorporadas ao solo durante a aração no preparo do solo no outono e na primavera. As plantas adultas também recebem adubação com compostos orgânicos, monitorando-se a condição do solo e das plantas para determinar quais nutrientes estão em falta nas pimentas.
Mistura de solo
A cinza é adicionada ao solo no momento da semeadura. O substrato é preparado com solo rico em nutrientes, adicionando-se uma xícara de cinza por balde de terra. Se o solo tiver baixa permeabilidade, a quantidade de fertilizante aplicada deve ser aumentada em 2 a 3 vezes. A cinza é adicionada ao substrato de mudas; não se adiciona cinza na primeira adubação, quando as mudas já tiverem formado 3 a 4 folhas verdadeiras.
Adubação de mudas
Para obter uma boa colheita, é necessário cultivar mudas fortes. Caso não tenha sido adicionada cinza ao substrato, após a formação da terceira folha, as mudas devem ser fertilizadas com uma solução à base de composto orgânico na proporção de 30 ml por planta. Para maior praticidade, a solução deve ser preparada em um pequeno recipiente, diluindo 100 g de cinza em 5 litros de água morna e decantada. Após 14 a 20 dias, repita a adubação, mantendo a concentração, mas dobrando o volume de líquido por planta. A última rega com adubação deve ser feita mesmo que tenha sido adicionada cinza ao substrato.
Nos buracos
Ao preparar os buracos para o plantio, adicione um punhado de cinzas de madeira em cada um. Misture bem as cinzas com a terra para evitar queimar as raízes das mudas. Isso não só nutre as plantas, permitindo que criem raízes e cresçam mais rápido, como também desinfeta o solo, inibindo patógenos e aumentando a imunidade da pimenta.
Após o transplante
Dez dias após o plantio de pimentas em estufa ou campo aberto, as plantas começam a enraizar. Este é o momento ideal para fertilizar com fertilizantes nitrogenados — minerais ou orgânicos. Além disso, adicione uma infusão à base de cinzas à solução de cultivo na proporção de 1 litro por planta. A adição de um complexo de macronutrientes melhora a fotossíntese, permitindo que a planta desenvolva simultaneamente raízes e massa vegetativa.
Na fase de vegetação intensiva
Evite fertilizar em excesso com cinzas, pois o excesso de potássio pode prejudicar a absorção de nitrogênio e outros nutrientes. No entanto, durante a fase de floração, as pimentas se beneficiarão da adição de cinzas como fertilizante. Sua composição estimula a formação abundante de botões e o desenvolvimento dos ovários, que terão tudo o que precisam para o amadurecimento completo.
Você também pode se interessar por:Como adubar pimentões com cinzas em diferentes condições.
Além das regras gerais para a aplicação de fertilizantes orgânicos, existem algumas considerações específicas relacionadas ao método de cultivo de pimentas. Quando cultivadas ao ar livre, onde as plantas sofrem com a seca atmosférica, a adubação foliar é frequentemente utilizada. Em estufas, as plantas crescem em um espaço limitado e são privadas de muitos nutrientes; a aplicação de uma solução de cinzas de componente único não é suficiente.
Em campo aberto
Preparar uma solução de tratamento para canteiros desprotegidos é fácil. Os passos básicos para preparar uma solução de irrigação com fertilizante são:
- Peneire 300 g de cinzas em um recipiente de metal e despeje 1 litro de água fervente.
- Em fogo baixo, leve o líquido à fervura.
- A solução é filtrada e diluída em 10 litros de água.
- Adicionam-se mais 50 ml de sabão líquido como adesivo.
Na estufa
Pimentas cultivadas em solo protegido são fertilizadas pelo método de adubação radicular. A mistura seca é espalhada ao redor do perímetro do tronco, o solo é então afofado e a planta regada com água morna utilizando um regador com bico pulverizador. Os seguintes componentes são adicionados à mistura nutritiva por metro quadrado de área:
- 150 g de cinzas de madeira;
- 15 g de sulfato de potássio;
- 30 g de superfosfato;
- 3 kg de composto decomposto.
Controle de pragas e doenças utilizando freixo
As cinzas obtidas pela queima de galhos ou restos de plantas são um meio eficaz de proteger as pimenteiras de insetos nocivos e diversas infecções, como demonstram inúmeros vídeos. O produto é utilizado da seguinte forma:
- Pulverize com cinzas ou solução de cinzas e sabão;
- Pó com cinzas peneirado.
A solução aplicada pode ser usada como agente protetor tanto em estufas quanto em canteiros abertos. Pulverize as plantas à noite, em dias secos. Se as pimentas estiverem crescendo sem proteção, verifique a previsão do tempo para evitar chuvas que possam remover o agente terapêutico e profilático das folhas. Nesse caso, regue as plantas apenas na raiz.
Erros comuns
A aplicação de cinzas nem sempre produz os resultados desejados. Isso se deve à combinação incorreta de fertilizantes em uma única adubação. Fertilizar plantas com ureia ou esterco misturados com cinzas resultará na perda de quase todo o nitrogênio. O crescimento vegetativo não será acelerado. Se a deficiência de nitrogênio persistir, ela continuará.
A combinação de cinzas de madeira e cal pode até ter um efeito prejudicial nas pimentas, pois elas são sensíveis a solos alcalinos. Nesses solos, as plantas ficam atrofiadas e morrem. As cinzas, assim como a cal, neutralizam a acidez do solo. Combinadas, essas substâncias também intensificam o efeito alcalinizante. A adição de agentes acidificantes (superfosfato, turfa de turfa) pode ajudar a corrigir a situação.
Graças à rica composição química das cinzas, seu uso sistemático resultará em frutos abundantes e de alta qualidade. No entanto, isso só é possível se as orientações de dosagem e aplicação forem seguidas em vários estágios de desenvolvimento da pimenta.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?