Você plantou tomates de cabeça para baixo?

Tomates

O cultivo de tomates e pepinos não se limita aos métodos tradicionais, como estufas ou campo aberto. Outro método incomum é o cultivo de vegetais de cabeça para baixo. Isso apresenta vantagens e desvantagens. Conhecer os segredos do cultivo de tomates de cabeça para baixo ajudará você a obter uma colheita abundante e com boa apresentação.

A essência da tecnologia de plantio

As mudas devem ser plantadas em vasos ou qualquer outro recipiente com capacidade mínima de 5 litros. O processo de plantio envolve as seguintes etapas:

  1. Na parte inferior do recipiente, faça um furo com aproximadamente 8 cm de diâmetro.
  2. Encha o balde com solo rico em nutrientes, adicionando substrato nas bordas. Feche a tampa e vire o recipiente de cabeça para baixo.
  3. As mudas são plantadas na cova. Levará 21 dias para que as plantas de tomate se adaptem completamente ao novo solo.
  4. Assim que a planta começar a crescer, o recipiente pode ser virado. Ela então crescerá com as raízes para cima, mas como os caules ainda estarão voltados para o sol, o tomateiro crescerá para cima, e não para baixo.
  5. O recipiente com a horta plantada deve ser suspenso em um suporte resistente.
Observação!
É importante monitorar constantemente a umidade do solo. Como o recipiente é pequeno, o solo secará com frequência. Se você não o umedecer imediatamente, poderá perder metade da colheita ou, pior, a própria planta.

Para evitar evaporação excessiva, o balde pode ser coberto com uma tampa, sem apertar muito. Retire a tampa antes de cada rega e recoloque-a em seguida.

Vantagens do método

Este método de cultivo de tomates tem suas vantagens:

  • a possibilidade de obter um alto rendimento;
  • economizando espaço no site;
  • Você pode usar a parte superior da estufa para esse método de cultivo;
  • a capacidade de transportar um recipiente suspenso em caso de mau tempo;
  • servir como decoração;
  • Esses tomates são menos suscetíveis a doenças e pragas;
  • Não há necessidade de instalar prendedores para ligas.

Esses canteiros não exigem arar nem capinar. Basta regá-los regularmente e verificar o solo periodicamente. A rega é prática, pois é muito semelhante à rega de plantas de interior.

Desvantagens do método

As desvantagens dessa tecnologia incluem:

  1. A necessidade de construir uma suspensão forte e durável.
  2. Nem sempre se consegue uma forma bonita à medida que um arbusto cresce. A planta ainda tende a crescer para cima, por isso os arbustos podem ficar com uma aparência desagradável durante o cultivo.
  3. Para formar um arbusto grande, são necessárias pelo menos 8 horas de sol. No entanto, o recipiente em que as mudas são plantadas inicialmente proporciona uma sombra intensa, inibindo o desenvolvimento normal.
  4. Se o verão for muito quente e seco, será necessário regar os tomates constantemente para fornecer a umidade necessária ao solo.
  5. Nem todas as variedades da cultura conseguem crescer nessas condições.

https://youtu.be/0GBmF4_HVFQ

Às vezes, pode ser difícil encontrar um gancho ou outro lugar para pendurar um vaso. Claro, você pode fazer seu próprio tripé ou comprar um, mas isso implica em algum custo financeiro.

Recomendações para o cultivo de tomates

É importante escolher a variedade certa para este método de cultivo de tomates. Essas variedades devem produzir frutos pequenos e ter caules finos. Algumas dessas variedades incluem "Pearl", "Ampelny", "Wagner Mirabelle" e "Black Bunch".

Você pode cultivar tomates com as raízes para cima em recipientes especiais vendidos em lojas. No entanto, para economizar dinheiro, você pode improvisar um recipiente com itens domésticos. Um balde ou uma garrafa de plástico são as opções mais comuns.

Observação!
Uma garrafa de plástico ajuda a evitar a sombra durante os estágios iniciais de formação da planta. Como a abertura da garrafa é alongada, ela não cria uma sombra forte para a planta.

Você pode fixar este recipiente no teto, na parede ou usar uma barra transversal separada. Esta última opção é mais econômica, pois permite que os tomates recebam luz solar suficiente.

Cultivar tomates de cabeça para baixo é uma ótima maneira de produzir hortaliças em um pequeno jardim com espaço limitado. Para quem quer cultivar tomates, mas não tem jardim, esse método permite plantá-los na varanda. Não exige muito investimento. A única coisa que você precisa fazer é regar as plantas regularmente para evitar que o solo seque.

Tomates
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates