Manjericão na janela, cultivado a partir de sementes.

Manjericão

O manjericão é uma planta frequentemente usada por chefs em uma grande variedade de pratos. Por exemplo, o manjericão roxo é adicionado a carnes e frutos do mar, e usado como ingrediente em saladas. O manjericão-limão combina perfeitamente com peixe. Qualquer pessoa pode cultivar manjericão a partir de sementes em um parapeito de janela, se tiver vontade. É bastante fácil de cuidar. E se você seguir algumas regras simples, essa erva prosperará o ano todo.

Preparando-se para o pouso

As sementes de manjericão podem ser compradas em floriculturas. Também é possível cultivá-lo a partir de mudas, mas a vantagem do plantio a partir de sementes é que elas terão a capacidade de se estabelecer no solo. Os brotos resultantes serão fortes e saudáveis.

Se você não tem muita experiência em jardinagem, compre sementes de manjericão de folhas pequenas. Elas serão mais fáceis de cuidar. Antes de plantar o manjericão em um parapeito de janela, deixe as sementes de molho em um pano de queijo embebido em água morna por dois dias. Coloque o pano com as sementes em um recipiente e guarde-o em um local aquecido.

Troque a água duas vezes ao dia para evitar a formação de mofo no recipiente. Trate os embriões inchados com uma solução fraca de permanganato de potássio. Coloque as sementes em uma solução desinfetante por algumas horas. Em seguida, seque-as com um pano.

Você pode comprar terra para cultivo em lojas especializadas ou trazê-la do seu jardim ou da floresta. Para matar os ovos de insetos e proteger a futura planta de infestações, pré-aqueça a terra no forno.

Além disso, para plantar manjericão a partir de sementes em um parapeito de janela, prepare uma caixa ou vaso de madeira retangular. Coloque pedrinhas ou tijolos quebrados no fundo. Em seguida, adicione argila expandida ou espuma de poliestireno triturada — isso ajudará a remover o excesso de umidade do solo.

Encha o recipiente com terra até dois terços da sua capacidade, deixando 3-4 cm nas bordas. Antes do plantio, a terra deve ser bem regada.

Leia também:

Plantio e cuidados

Recomenda-se plantar manjericão em abril ou maio. As mudas precisam de luz e os dias são mais longos nessa época. Após a semeadura, cubra os vasos com filme plástico. Periodicamente, remova o filme plástico para permitir que a planta respire. Inicialmente, isso deve ser feito por cinco minutos, aumentando o tempo gradativamente.

cuidando do manjericão em um parapeito de janela

Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecerem nas mudas, a água deve ser completamente removida. Duas vezes ao dia, pela manhã e por volta do meio-dia, os brotos são borrifados com água morna e decantada.

Se você quer que sua erva produza uma boa colheita, precisa cuidar dela regularmente. É fácil:

  1. Toda semana, a terra onde o manjericão está plantado precisa ser afofada para que o oxigênio chegue às raízes da planta.
  2. Fertilize os brotos maduros a cada duas semanas para ajudar a manter o excelente sabor da planta por mais tempo. Fertilize pela primeira vez quando o arbusto atingir aproximadamente 45 cm de comprimento. Antes de fertilizar, afofe bem o solo.
  3. Se o tempo lá fora piorar, as plantas devem ser isoladas, envolvendo os vasos em plástico. Isso ajudará a reter o calor e evitará que as raízes sensíveis congelem. Em temperaturas abaixo de zero, cubra os arbustos com plástico. Caso contrário, eles podem simplesmente murchar.
  4. Para evitar o mofo, evite regar a planta em excesso. Duas vezes ao dia é suficiente. Remova regularmente qualquer líquido acumulado no prato. Em seguida, seque-o com um pano.

Se já houver mofo no vaso, remova e descarte a camada superficial do solo e deixe o restante secar completamente. Suspenda a rega temporariamente até que o solo seque por completo. Remova quaisquer folhas e caules com uma camada acinzentada para evitar a contaminação do restante da planta.

manjericão no parapeito da janela

Você pode cultivar manjericão a partir de sementes em um parapeito de janela no inverno (veja o vídeo abaixo para um guia passo a passo). No entanto, nesse caso, você precisará investir em uma lâmpada de cultivo. Se a planta não receber de 15 a 18 horas de luz diária, ela pode murchar. Uma lâmpada de cultivo pode estender artificialmente as horas de luz do dia.

Atenção: se houver frestas nas suas janelas, não plante manjericão perto delas. Os brotos não toleram correntes de ar. Pelo mesmo motivo, não o deixe no parapeito da janela ao arejar o ambiente.

Colheita

A colheita pode começar de 1 a 1,5 meses após o plantio. Nesse ponto, os brotos devem ter pelo menos quatro folhas desenvolvidas. Para promover o crescimento de novos ramos, você pode beliscar delicadamente a ponta da planta.

Use uma tesoura afiada para cortar as folhas das laterais do arbusto. Evite colher com as mãos, pois isso pode danificar os brotos frágeis, o que atrasará sua recuperação.

E nunca corte as folhas completamente. Deixe sempre 3 ou 4 folhas para evitar que a planta morra.

Guarde o manjericão cortado em um recipiente de plástico ou frasco de vidro. O manjericão seco, quando armazenado corretamente, pode conservar seu sabor por muito tempo — até cinco anos.

Fotos passo a passo do plantio:

 

Para fins culinários, utilizam-se as folhas, que são cortadas quando a planta atinge 15 cm de altura. A vida útil desse arbusto é de 3 a 4 meses.

Importante! As estacas devem ser protegidas da luz solar, pois a exposição à radiação ultravioleta pode causar queimaduras e a morte das plantas.

https://www.youtube.com/watch?v=nGm_yMiZ2Xw

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates