Botânicos e astrólogos recomendam o plantio de pepinos em estufas na região de Moscou em 2021, entre março e maio. Esse período pode ser ajustado de acordo com a região. No sul do país, o plantio começa em março. Os moradores dos Urais e da Rússia Central plantam o vegetal crocante nos primeiros e segundos dias de abril, e no norte, nos primeiros e segundos dias de maio. Selecione as sementes com base na velocidade de maturação e no tempo de conservação desejado. O plantio em estufas deve começar quando o clima externo estiver consistentemente quente.
Características do clima da região
As condições climáticas na região de Moscou são determinadas por fatores externos. O inverno, em média, é frio e longo. Geadas frequentes ameaçam a colheita futura, o que exige cuidados adicionais. A primavera é caracterizada por geadas de curta duração. A neve derrete no final de março ou início de abril. Os meses de verão nem sempre são quentes. Os meteorologistas preveem tempo seco em algumas regiões, enquanto altos níveis de umidade são comuns em outras.
O clima da região de Moscou é moldado por uma área metropolitana em rápido desenvolvimento. A metrópole está se aproximando das casas de veraneio. Primeiro, o solo é analisado para verificar os níveis de metais pesados e outros subprodutos da atividade humana e mecânica, e então os pepinos são plantados em uma estufa. O vegetal prefere um pH em torno de 6,5. Se o pH ultrapassar esse nível, adiciona-se 1,5 kg de farinha de dolomita por metro quadrado de solo.
Vantagens do cultivo em estufa
Vale a pena semear pepinos em estufa se você tiver confiança na qualidade da estrutura. Primeiro, verifique se há rachaduras nas paredes, certifique-se de que todas as juntas vedem bem contra correntes de ar, e assim por diante. Preste atenção à proteção contra alagamentos. Se a área sofre com alagamentos frequentes, instale um sistema de drenagem. Prepare o solo. Um plantio de alta qualidade é impossível sem monitorar o pH e os níveis de nutrientes do solo. Se preparado corretamente, o cultivo em estufa oferece inúmeras vantagens:
- O revestimento possui um alto nível de permeabilidade à luz;
- Protege as mudas do excesso de raios UV;
- Possui propriedades de isolamento térmico;
- A estrutura é instalada em uma área livre no jardim;
- Não construa uma fundação de vários níveis;
- Não há necessidade de construir uma estrutura enorme;
- A superfície pode suportar o impacto da neve e de outras precipitações.
Existem dois tipos de estufas equipadas. O primeiro é temporário, utilizado durante o verão. É instalado em uma área moderadamente iluminada e longe de correntes de ar.
Datas de plantio em estufa (calendário lunar)
Plantar pepinos em uma estufa na região de Moscou Em 2021, é importante prestar muita atenção às recomendações dos astrólogos. Os dias favoráveis são calculados com base na posição do corpo celeste no seu signo do zodíaco.
| Mês | Dias | Observação |
| Marchar | 3, 4, 17, 18, 22, 23, 30, 31 | - |
| abril | 8, 9, 14, 18, 19, 25, 26, 28 | O quarto mês do ano é marcado por geadas repentinas, por isso, em regiões com condições climáticas instáveis, instala-se um sistema de aquecimento na estufa. |
| Poderia | 5, 6, 7, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 25 | As datas de plantio dependem da estação chuvosa de maio, que afeta negativamente o material das sementes. |
Prepare a estufa 14 dias antes da data prevista para o plantio. Se a estufa tiver sistema de aquecimento, plante as sementes assim que a temperatura interna atingir pelo menos 15°C.
Dias desfavoráveis para o plantio
Os astrólogos definem um período em que não é recomendável trabalhar com mudas. As datas negativas são divididas em várias categorias. A primeira é 100% desfavorável, quando nenhum trabalho é feito no jardim do amanhecer ao anoitecer. A segunda categoria é parcialmente desfavorável. Esta se refere apenas aos períodos em que o trabalho é evitado.
| Mês | Parcialmente desfavorável | 100% desfavorável |
| Marchar | 11, 27, 29 | 12, 13, 14, 28 |
| abril | 10, 24 | 11, 12, 13, 27 |
| Poderia | 14, 21, 27 | 10, 11, 12, 26 |
Quem desejar plantar o vegetal crocante com sementes tratadas durante os chamados "dias neutros" deve monitorar as condições climáticas. A lua está inativa e não exerce influência positiva ou negativa sobre as mudas, portanto, as condições climáticas e as práticas agrícolas escolhidas são cruciais.
Características do cultivo
Dias favoráveis para o plantio de pepinos em estufa são importantes, mas não determinam a qualidade da colheita futura. A iniciativa está em suas mãos. A primeira regra é escolher variedades adequadas para o cultivo na região de Moscou:
- "Amur F1" - o peso do fruto atinge 100 g;
- "Zozulya F1" é uma variedade híbrida com frutificação prolongada;
- "Claudia F1" é um híbrido com frutificação em cachos, não propenso a crescimento excessivo;
- "Courage F1" é um híbrido universal que se destaca pelo seu alto rendimento e baixos requisitos de manutenção.
A segunda regra é tratar as sementes. Primeiro, as sementes são mergulhadas em uma solução salina saturada. Após duas horas, o recipiente é verificado. Quaisquer sementes que permanecerem na superfície são descartadas. As sementes que afundarem são colocadas em uma solução moderadamente saturada de permanganato de potássio.
Preparando a estufa
A estufa é construída em um terreno elevado. Isso impede que a umidade fique estagnada no solo. A construção de estufas perto de declives não é permitida, pois isso fará com que as plantas fiquem permanentemente submersas. A estufa é montada de 15 a 17 dias antes do plantio. Quanto mais pesado o solo, mais alta deve ser a estrutura. A orientação da estufa é importante. Se o terreno for plano, a orientação oeste-leste é preferível, enquanto em um declive, a orientação norte-sul é a mais adequada.
Ao escolher a localização de uma estufa, considere a rotação de culturas. Os pepinos são plantados em um local diferente a cada ano. Essa rotação ativa de locais impacta positivamente a velocidade de desenvolvimento dos frutos e previne o enfraquecimento da imunidade. No interior, instala-se um sistema de ventilação, juntamente com proteção contra correntes de ar. Isolamento adicional é instalado próximo às aberturas de ventilação e à entrada. Isso é especialmente importante em regiões com climas instáveis.
Leia também
Plantar sementes
Dentro da estufa preparada, as propriedades físicas e químicas do solo são verificadas. Se não forem detectadas alterações na acidez, os nutrientes são adicionados. Os pepinos são uma cultura de fácil cultivo, mas isso não é motivo para ignorar as recomendações agrícolas. Primeiramente, aplique 2 kg de fertilizante complexo por 1 m² de solo. O solo é afofado e revolvido. Caso tenha sido observada alguma doença na hortaliça na última safra, o solo é tratado adicionalmente com uma solução saturada de permanganato de potássio.
Os adeptos dos fertilizantes naturais, insatisfeitos com os produtos químicos tradicionais à base de fósforo, recorrem ao esterco. Aplique 1,5 baldes por metro quadrado. Em climas instáveis ou solos particularmente pesados, utilizam-se fertilizantes minerais. Adicione 1 balde por metro quadrado. O próximo passo é:
- A distância entre os furos é de 20 cm e entre as fileiras é de 35 a 40 cm;
- Em uma pequena estufa, o vegetal é plantado em um padrão quadriculado;
- A profundidade do buraco é de 15 a 20 cm;
- Colocam-se 2,5 colheres de sopa de fertilizante líquido complexo no fundo;
- Plante 2 sementes em cada buraco e cubra com terra.
Regue as mudas e continue observando. Os primeiros brotos aparecem após 1 a 1,5 semanas.
Leia também
Cuidando das mudas
A rega regular é fundamental para uma boa colheita. As datas de plantio escolhidas para os pepinos em estufa determinam as necessidades de rega subsequentes. Em climas temperados, o padrão é de 5 litros por metro quadrado. Nas regiões mais ao sul, esse valor aumenta para 8 litros, enquanto nas regiões mais ao norte, diminui para 3 litros por metro quadrado. Regue as raízes, certificando-se de que a água não atinja as folhas. Regue as plantas a cada 4-5 dias. Inicialmente, verifique o nível de umidade do solo a uma profundidade de 10-15 cm. Se o solo estiver seco, regue os pepinos com mais frequência.
Fertilização: Durante o período de crescimento, aplique até cinco vezes uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais. Antes da floração, utilize soluções nutritivas líquidas. Use 2 colheres de sopa para cada 10 litros de água. Aplique 300 ml por planta. Após o início da floração, utilize 1 colher de chá dos seguintes ingredientes para cada 10 litros de água:
- sulfato de potássio;
- ureia;
- superfosfato;
- "Effekton - O".
A taxa de aplicação para cada plantio é de 400-500 ml. A adubação deve ser feita de acordo com a fase crescente da lua. Durante a frutificação, não aplique nutrientes durante a lua cheia ou em dias desfavoráveis. Nos demais períodos, prepare o fertilizante de acordo com a seguinte receita:
- 10 litros de água;
- 2 colheres de sopa de "Effekton-O";
- 1 colher de sopa de nitrophoska.
Utilizam-se 5 litros de solução por metro quadrado. O procedimento é repetido a cada 7 dias. Além da fertilização, os arbustos são conduzidos dentro da estufa. Este trabalho inicia-se 14 dias após o plantio. Os arbustos são fixados à treliça com barbante.
O arbusto é conduzido em um único caule. Até cinco folhas adultas são removidas das axilas, juntamente com quaisquer folhas e brotos. O topo do arbusto é sempre beliscado. Uma vez que o arbusto esteja totalmente conduzido, o caule principal atinge 35 cm de comprimento, mas não mais do que 45 cm. O ponto de crescimento é beliscado quando o caule principal atinge 70 cm de comprimento.
Possíveis dificuldades
Os profissionais estão sempre preparados para imprevistos. Eles surgem mesmo quando todas as datas de plantio e recomendações agrícolas são seguidas. Após a seleção das datas de plantio para uma estufa recém-construída, medidas preventivas são tomadas. O solo é sempre revolvido e afofado. Quem se esquece disso enfrentará a primeira dificuldade potencial. Assim que o clima esquenta, pragas e patógenos escondidos no solo se tornam ativos. A segunda dificuldade é a escolha de sementes de baixa qualidade. Esse problema não tem solução. Se a colheita for irremediavelmente perdida, os restos são descartados. Outras dificuldades potenciais:
- plantio muito denso;
- Excesso ou falta de água;
- falta de luz solar;
- Isolamento térmico insuficiente da estufa.
Essas possíveis complicações são resolvidas com intervenção imediata. Primeiro, verificam se o problema é causado por superlotação e, em seguida, entram em ação. Se tudo for feito de forma rápida e correta, a colheita é salva.
Ao semear pepinos em estufa na região de Moscou, preste atenção ao calendário lunar e às condições climáticas. Escolha uma variedade de pepino crocante que tolere variações climáticas. Verifique as características do solo e a qualidade da estufa. Atenção aos detalhes reduz a probabilidade de problemas.



Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas