
Embora muitos fabricantes anunciem seus produtos como "ecológicos", indicando que não foram tratados com produtos químicos durante o crescimento, isso é, em grande parte, uma estratégia de marketing. Produtos químicos, inseticidas e fungicidas, apesar de seus nomes aparentemente assustadores e nocivos, podem ajudar a aumentar a produção de árvores e protegê-las de pragas e doenças, que muitas vezes são mais perigosas para os humanos do que os tratamentos. Leia abaixo todas as informações sobre como pulverizar árvores corretamente no início da primavera.
Quando pulverizar árvores frutíferas no início da primavera?
Muitos jardineiros cometem o erro de acreditar que a pulverização das árvores deve ser feita mais cedo, quando os frutos começam a se formar. Na verdade, o período mais favorável para esse procedimento é considerado quando a temperatura do ar atinge +5°C e a primeira neve derrete. Isso se deve ao aumento da atividade de insetos e pragas com o derretimento da neve.
Para maior praticidade, dividimos o processo em dois grupos e elaboramos um cronograma detalhado.
Etapas de processamento de macieiras e pereiras
Março - início de abril
Nesta fase, você precisa organizar seu jardim, remover os detritos do ano passado, revolver bem a terra e, se necessário, enriquecê-la com nutrientes. O ideal é que você já tenha enriquecido o solo com nutrientes desde o outono. Caso não tenha tido essa oportunidade, fertilize o solo duas semanas antes de começar o cultivo.
Início de abril – abril
É importante tratar as árvores contra pragas que se alimentam das flores durante a formação dos frutos. Inseticidas ou malation são excelentes opções para isso. No final de abril, trate as árvores contra sarna e podridão dos frutos.
Sulfato de cobre, calda bordalesa e produtos químicos prontos, como o "HOM", são adequados para essa finalidade. O ideal é realizar esse processo durante o período de maturação dos botões.
Durante o período de maturação dos botões e floração, o melhor é tratar os ácaros com enxofre coloidal.
Em maio, o melhor produto para pulverização é o Fitoverm.
Imediatamente após a floração, as árvores devem ser tratadas com “Aktara”; este produto combate eficazmente os insetos errantes.
Lembre-se que o horário mais favorável para o processamento é considerado o período da noite.
Etapas do processamento de frutas com caroço
Marchar
É necessário repetir os passos do tratamento destinados às macieiras e pereiras.
abril
A formação ativa dos botões começa durante esse período. Árvores desse tipo são as mais afetadas por doenças fúngicas. Portanto, para preservá-las, devem ser tratadas com sulfato de cobre e calda bordalesa.
Poderia
Em maio, é necessário retratar as árvores com substâncias que contenham cobre ou substituí-las por preparações prontas (por exemplo, “Desicit”), que podem ser adquiridas em lojas de jardinagem.
Como pulverizar árvores frutíferas no início da primavera?
Para garantir um tratamento eficaz, todos os produtos e sprays devem ser adquiridos em lojas de boa reputação. Ao comprar, verifique se a embalagem está intacta e a data de fabricação.
Para pulverizar, você precisará comprar um pulverizador de jardim. Eles estão disponíveis em versões mecânicas e manuais. A experiência mostra que os pulverizadores manuais, embora mais difíceis de operar (tornando o processo de pulverização mais lento), duram muito mais. Ao comprar, inspecione cuidadosamente o frasco de pulverização (geralmente feito de plástico) para garantir que não haja danos, principalmente rachaduras ou furos.
Ao trabalhar, certifique-se de usar equipamentos de proteção individual: avental, luvas, respirador, máscara e, de preferência, óculos de proteção. Todos os itens devem ser feitos de materiais emborrachados, ter o tamanho adequado e cobrir completamente o corpo. Embora todos os produtos químicos e substâncias disponíveis comercialmente tenham se tornado mais ou menos seguros para os seres humanos, quantidades excessivas em contato com a pele e as mucosas podem causar queimaduras e intoxicação. Tenha cuidado.
A mistura de tratamento deve ser fresca. Não pode ser preparada com antecedência. Pulverize num dia ensolarado ou ao entardecer. Certifique-se de que não há previsão de chuva para o dia da aplicação ou para o dia seguinte.
Pulverize as árvores da maneira mais uniforme possível, garantindo que o produto atinja todas as rachaduras e cortes. Não se esqueça de tratar o solo sob a árvore.
Crianças e animais não devem estar presentes durante o processamento.
Após a pulverização, não é aconselhável permanecer embaixo ou perto de árvores por cerca de 24 horas.
Processamento de árvores frutíferas antes e depois da brotação
Antes do inchaço dos botões, árvores e arbustos são frequentemente afetados por doenças fúngicas, musgo e líquen. Uma solução de sulfato de cobre pode ser usada para proteção.
Durante o processo de intumescimento dos botões e abertura das flores, são necessários tratamentos contra a sarna e a podridão dos frutos. A calda bordalesa e a aktara são indicadas para a prevenção.
Após a brotação, árvores e arbustos devem ser tratados contra pulgões, podridão apical e gorgulhos. "Binom" é uma excelente opção para isso.
Após a floração, o tratamento pode ser realizado com qualquer inseticida, por exemplo, Fufanon, Apollo.
Os medicamentos mais populares e eficazes
Atualmente, os agentes de pulverização mais populares e eficazes são:
- Fufanon é indicado para a proteção de árvores frutíferas e arbustos. Controla moscas-serra, gorgulhos e ácaros das gemas.
- A ureia combate pulgões, lagartas e insetos enroladores de folhas.
- O sulfato de cobre protege contra o cancro negro, sarna, podridão apical dos frutos e das flores, e enrolamento das folhas.
- A calda bordalesa protege as plantas contra musgo, sarna e moniliose.
- O sulfato ferroso elimina o mofo cinzento, doenças fúngicas e crostas.
Os remédios caseiros mais eficazes
Para quem não quer recorrer a produtos químicos, existem muitos remédios caseiros. Infelizmente, eles são significativamente menos eficazes do que os produtos disponíveis comercialmente, mas, quando usados corretamente, podem ajudar a controlar pragas e doenças no início da primavera.
tintura de alho
Para se preparar, você precisará de:
- 500 gramas de alho;
- 10 litros de água.
Pique finamente o alho e adicione cinco litros de água. Deixe a mistura repousar por cerca de 2 a 3 horas e, em seguida, adicione mais 5 litros de água. Aplique a solução resultante nas árvores e arbustos de acordo com o cronograma descrito acima.
decocção de pimenta
Para se preparar, você precisará de:
- 100 gramas de pimenta vermelha seca;
- 11 litros de água.
Despeje 1 litro de água sobre as pimentas secas e leve ao fogo até ferver. Após cerca de 2 a 3 horas, retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, adicione 10 litros de água e estará pronto para pulverizar.
Chá de camomila
Para se preparar, você precisará de:
- 1 kg de camomila seca;
- sabão para lavar roupa;
- 5 litros de água.
Despeje água quente sobre a camomila e deixe em infusão em um local escuro por 24 horas. Após 24 horas, adicione sabão em pó e dissolva até obter uma mistura homogênea. Coe a infusão e coloque em um borrifador de jardim.
Caiar árvores
A pintura com cal é uma etapa muito importante na proteção das árvores. Ela se destina a:
- proteger a casca contra queimaduras;
- proteção contra mudanças de temperatura (é por isso que as árvores são pintadas de branco no início da primavera, quando a temperatura média diária é instável e há grandes diferenças entre as temperaturas da manhã e da noite);
- Proteger as árvores de insetos, pragas e do desenvolvimento de doenças.
Tanto as árvores jovens quanto as adultas precisam ser caiadas.
Como pintar árvores de branco corretamente?
- da base do tronco até os primeiros galhos;
- Além disso, é necessário branquear os ramos esqueléticos inferiores quase até a metade.
A solução mais comum para caiar é a argamassa de cal. Alguns jardineiros recorrem ao uso de tinta à base de água.
A pintura com cal só deve ser feita em tempo seco, após a remoção de elementos desnecessários da casca e o tratamento com inseticidas, produtos químicos ou remédios caseiros contra pragas e doenças.
Ureia, sulfato de cobre e sulfato de ferro – como usar e como diluir?
Para preparar ureia ou carbamida para pulverização, você precisa:
- 50 gramas de ureia;
- 10 litros de água.
Coloque com cuidado e você poderá iniciar o processamento.
É adequado tanto como tratamento básico (antes e depois da floração) quanto como etapa final na preparação da árvore para o inverno (pode ser aplicado após a árvore ter perdido a maior parte das folhas). Também pode ser usado como fertilizante, caso opte por aplicá-lo no solo antes de preparar a árvore para o outono.
Para preparar uma solução de sulfato de cobre, você precisa de:
- 100 gramas de sulfato de cobre;
- 10 litros de água.
Normalmente, utiliza-se até 2 litros do produto por árvore. Uma solução de sulfato de cobre é ideal para o tratamento de árvores no início da primavera. A pulverização deve ser feita preferencialmente pela manhã, em um dia ensolarado, quando a temperatura estiver entre 5°C e 30°C. Este fungicida é agressivo, portanto, mantenha crianças e animais afastados durante a aplicação e lembre-se de usar equipamento de proteção individual (macacão, luvas e máscara respiratória).
Para preparar uma solução de sulfato ferroso para o tratamento de árvores jovens, você precisa de:
- 50 gramas de sulfato de ferro;
- 10 litros de água.
Para tratar árvores mais velhas, basta dobrar a concentração de sulfato de cobre.
Assim como o cobre, é ideal para tratamentos no início da primavera, antes que as árvores comecem a brotar. É adequado não apenas como agente protetor, mas também como fertilizante, especialmente para árvores frutíferas.
Ao preparar cuidadosamente a pulverização de árvores e arbustos no início da primavera, você não só os mantém saudáveis, como também aumenta sua colheita várias vezes, já que muitos produtos, apesar de serem nocivos aos humanos, são nutritivos e benéficos para as árvores.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples