O controle de pragas é uma etapa importante no cultivo de repolho, mas nem todos querem recorrer a produtos químicos agressivos. Felizmente, existe uma alternativa: remédios naturais e inofensivos.
O que fazer se aparecerem pulgões
Um ataque de pulgões pode ser identificado por sinais simples: as folhas do repolho se enrolam, manchas esbranquiçadas ou marrons aparecem na superfície e, logo depois, a planta perde força e morre.
Considera-se que os métodos de tratamento mais eficazes e seguros contra esta praga são:
- Use uma solução de sabão de lavar roupa comum – cada planta deve ser bem lavada à mão. Use uma barra de sabão para cada balde de água morna e limpa; para maior praticidade, você pode ralá-la.
- Infusão de talos de tomate e cascas de cebola – os talos laterais são frequentemente sobras do processamento dos tomates. Misture esses talos verdes (aproximadamente 2 kg) com cascas de cebola e detergente líquido para as mãos. Despeje água fervente sobre os ingredientes (exceto o detergente) e deixe em infusão por cerca de 2 dias. Você pode dividir em recipientes separados ou misturar tudo de uma vez. Aplique a mistura resultante no repolho.
- Tintura de tabaco – misture aproximadamente uma xícara de tabaco de mascar comum, mostarda em pó, cinzas e sabão (se houver). Despeje água morna sobre a mistura e deixe em um local escuro por um dia. O ideal é adicionar o sabão pouco antes de usar.
A eficácia desses métodos depende do número de insetos – podendo ser necessário realizar vários tratamentos.
Você também pode se interessar por:Métodos de proteção contra lagartas
As borboletas brancas da couve adoram as folhas densas e nutritivas da couve; elas depositam seus ovos no interior das folhas, que mais tarde eclodem em lagartas.
Eles podem devorar e estragar a colheita rapidamente, por isso é necessário realizar o tratamento o mais rápido possível utilizando os seguintes métodos:
- Para uma infusão de cinzas, você precisará de um copo de cinzas, adicione uma pequena colher de sopa de sabão (sabão de alcatrão é o melhor) e dilua a mistura em 5 litros de água morna. Após deixar em infusão por 24 horas, você pode borrifar as mudas com um borrifador.
- O esterco de galinha é um produto poderoso que também funciona como fertilizante. Ao utilizá-lo, é importante calcular a concentração: 1 parte de esterco para 20 partes de líquido.
- Prepare uma infusão de 24 horas com uma mistura de folhas de tomate, alho e uma colher de sopa de sabão. Dilua em cerca de um balde de água e aplique nas plantas.
Combatendo pulgas-da-crucíferas
A astúcia do inseto reside em sua coloração prateada escura, que o torna quase invisível ao olho humano. O besouro-pulga consegue saltar longas distâncias e ataca mudas e folhas jovens de repolho.
Se você notar pequenos furos redondos no seu repolho, precisa agir o mais rápido possível usando os seguintes métodos:
- Você pode polvilhar os canteiros previamente com cinzas ou, melhor ainda, misturá-las com folhas de tabaco ou resíduos (após cada chuva, será necessário renovar a proteção);
- Você pode adicionar óleo de abeto ao líquido de irrigação (cerca de 15 gotas cheias por balde);
- Plante alho perto de mudas de repolho - o cheiro repele pulgões;
- São necessários 10 litros de água. dilua o vinagre de mesa comum. Borrife a mistura abundantemente em todos os lados das folhas. O ideal é fazer isso antes do nascer ou pôr do sol, pois o vinagre pode causar queimaduras.
O esterco de galinha também pode ser usado – dilua uma pequena quantidade em água e regue as plantas.
Proteção contra lesmas e caracóis
Essas pragas são ativas à noite e adoram se alimentar de folhas suculentas de repolho.
Os métodos mais eficazes para se livrar deles são considerados os seguintes:
- Amônia - para uma solução, basta adicionar 50 ml a cerca de 5 litros de água e esfregar o repolho;
- Pó de mostarda – diluído em uma pequena concentração e aplicado na planta, podendo-se adicionar alho ou cinzas;
- A casca de uma cebola comum é deixada de molho em água fervente por 24 horas. O aroma dessa infusão repelirá muitas pragas e insetos.
Métodos gerais para o controle de pragas da couve
Ao cultivar repolho, é importante protegê-lo contra pragas não apenas durante os ataques, mas também preventivamente. Diversos remédios caseiros se mostraram eficazes, são ecológicos e não prejudicam a plantação.
Em primeiro lugar, você pode experimentar infusões de ervas que crescem em quase qualquer região — absinto, celidônia ou flores de tansy — elas previnem ataques de insetos. Cal hidratada também é útil; basta polvilhá-la sobre os canteiros.
Em caso de infestação por moscas-da-couve e outras pragas, pode-se utilizar o aipo: pique os talos (cerca de 4 kg) e ferva-os em 10 litros de água por meia hora. Antes, borrife as plantas com sabão.
Todo jardineiro usa produtos comprovadamente seguros, por isso vale a pena experimentar várias opções sugeridas para encontrar uma proteção confiável e permanente.
As folhas de repolho são bastante densas, resistentes a impactos e não se incomodam com o manuseio manual; por isso, não hesite em usar remédios caseiros. métodos de controle de pragasSomente com os devidos cuidados é possível obter uma boa colheita.

Calculamos os dias favoráveis para a semeadura de mudas de brócolis em 2021 de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de couve-flor em 2021: tabela por dia e mês
Dias favoráveis para a colheita de repolho para armazenamento em 2020 e dicas de armazenamento.
Por que as raízes e os talos do repolho devem ser deixados nos canteiros durante o inverno?