As macieiras são as árvores frutíferas mais comuns nos pomares russos. São fáceis de cultivar, mas produzem bons frutos apenas com os cuidados adequados. Para garantir uma colheita abundante no ano seguinte, as macieiras devem ser fertilizadas no outono. Isso fornece ao sistema radicular os minerais necessários para o seu desenvolvimento, fortalece a imunidade e aumenta as chances de um inverno tranquilo.
A necessidade de alimentação no outono
Uma macieira gasta muita energia durante a frutificação. A árvore utiliza todos os nutrientes armazenados desde a primavera para crescer e formar os frutos. Portanto, no outono, é necessário repor essa deficiência aplicando fertilizante no solo. A fertilização oportuna reduz o risco de infecções. Os nutrientes armazenados aumentam a resistência da árvore frutífera à geada. Se o solo estiver equilibrado em nutrientes, a planta desenvolve forte imunidade a fatores adversos.
A adubação das macieiras no outono garante uma colheita abundante no ano seguinte. A planta produz frutos grandes e doces. A adubação é especialmente necessária quando se planta macieiras no outono. Uma adubação adequada aumenta as suas chances de sobreviverem ao inverno.
Leia também
Momento da aplicação de fertilizantes
A época da adubação de outono depende do clima da região. Geralmente, começa após a colheita. Enquanto as folhas verdes permanecem nos galhos da árvore frutífera, ela continua absorvendo ativamente os nutrientes do solo. Os fertilizantes são aplicados de 3 a 5 semanas antes da primeira geada, para dar tempo à árvore de absorvê-los e se preparar para o frio que se aproxima.
Para aumentar a resistência à geada, jardineiros experientes recomendam interromper a rega das macieiras já em setembro. Em seguida, comece a aplicar fertilizantes minerais e orgânicos no solo ainda quente. Durante esse período, o sistema radicular da planta absorve ativamente os nutrientes dissolvidos no solo. Ao aplicar o fertilizante, leve em consideração o fim da frutificação.
Em média, a adubação de outono das macieiras é realizada de meados de agosto até os primeiros dez dias de outubro. Dependendo da região, o período de adubação varia conforme a região:
- nos Urais e na Sibéria – na segunda quinzena de agosto;
- na região de Leningrado – até meados de setembro;
- na região de Moscou e em outras regiões do Cinturão Central - na segunda quinzena de setembro;
- na parte sul da Rússia – no início de outubro.
Preparando-se para a fertilização
Antes de fertilizar, é necessário realizar alguns preparativos. Começa-se pela limpeza da árvore frutífera. Caso haja líquen ou musgo no tronco, este deve ser cuidadosamente removido. Em seguida, o solo ao redor da macieira deve ser coberto com jornais velhos ou lona plástica. O mesmo procedimento deve ser seguido para qualquer casca solta, que frequentemente serve de ninho para insetos-praga. Portanto, qualquer detrito suspeito deve ser imediatamente queimado.
Em seguida, inicia-se a poda sanitária de inverno. Todos os galhos secos, brotos quebrados ou aqueles que apresentem sinais de infecção são removidos. Os cortes expostos restantes são selados com piche para jardinagem. Isso impede que patógenos e insetos nocivos penetrem no tecido da planta. Para proteger contra fungos e mofo, o tronco e a parte inferior dos galhos secos são revestidos com soluções antissépticas. Após a secagem da solução, aplica-se uma camada de cal. Isso protege a árvore frutífera contra danos causados por roedores e queimaduras solares.
Tipos de fertilizantes
Para aumentar a produção no próximo ano, as macieiras devem ser fertilizadas com fósforo e potássio no outono. Esses nutrientes fortalecem a imunidade da árvore frutífera e aumentam sua resistência ao inverno. No outono, a planta encerra sua fase de crescimento ativo. Portanto, fertilizantes nitrogenados não são utilizados durante esse período. Esses fertilizantes estimulam o crescimento vegetativo. Quando aplicados, impedem que a macieira entre em dormência, enfraquecendo e congelando com o frio do inverno.
Antes de adicionar nutrientes, considere a composição do solo, ou mais especificamente, sua acidez. Se esse nível exceder o limite permitido, mesmo com floração abundante, não se obterá uma colheita farta. Para neutralizar a alta acidez, adicionam-se farinha de dolomita, giz triturado, cal hidratada ou cinzas de madeira. Esta última substância enriquece o solo com fósforo e potássio, sendo particularmente popular entre os jardineiros. Se o solo for muito alcalino, as árvores frutíferas terão crescimento lento. Para normalizar o solo, adicionam-se aparas de madeira ou turfa de turfa.
Fertilizantes minerais
Com a chegada do outono, as macieiras podem ser fertilizadas com fertilizantes minerais. O método de aplicação deve ser escolhido de acordo com as condições climáticas. Se a primeira geada ocorrer dentro de 20 dias, os nutrientes devem ser aplicados na forma líquida.
No outono, as macieiras podem ser adubadas com as seguintes substâncias:
- farinha de fosfato;
- superfosfato simples ou duplo;
- sulfato de potássio;
- monofosfato de potássio;
- cloreto de potássio.
Para plantas jovens com mais de dois anos, utilize uma solução composta por 1 balde de água, 2 colheres de sopa de sulfato de potássio e a mesma quantidade de superfosfato. Para macieiras adultas, aplique os mesmos ingredientes secos na proporção de 30 g por planta.
Os fertilizantes fosfatados dissolvem-se mal em líquidos. Portanto, para obter o máximo efeito, não devem ser simplesmente espalhados ao redor do tronco; o solo deve ser revolvido e bem irrigado. O cloreto de potássio é aplicado somente no outono. Isso permite que o fertilizante se neutralize antes da primavera. Este fertilizante é utilizado em áreas com solo leve e arenoso. Em todos os outros casos, o sulfato de potássio é mais adequado.
Leia também

Com o fim do inverno se aproximando, as árvores frutíferas do seu jardim precisam ser preparadas para a brotação da primavera e a subsequente frutificação. Para garantir uma boa colheita, suas árvores precisam estar nas condições adequadas…
Fertilizantes orgânicos
No outono, os jardineiros costumam preferir fertilizantes orgânicos. Durante o inverno, as substâncias adicionadas se decompõem, enriquecendo o solo com elementos úteis e melhorando sua estrutura. O fertilizante orgânico é espalhado sobre o solo próximo ao tronco e incorporado ao solo. Árvores frutíferas necessitam de 6 kg por 1 m² de solo. Árvores jovens necessitam de metade dessa quantidade.
Para garantir que as macieiras sobrevivam ao inverno com sucesso, aplicam-se os seguintes fertilizantes:
- adubo líquido;
- húmus;
- composto;
- turfa;
- cinzas de madeira;
- excrementos de pássaros;
- adubo verde.
A verbasco bem decomposta contém microflora benéfica, sendo muito útil para melhorar a estrutura do solo. Ela é diluída em água na proporção de 1:5 e usada para irrigar o solo ao redor do tronco. Os excrementos de pássaros têm uma concentração maior de nutrientes, por isso são misturados com água na proporção de 1:10.
A cinza de madeira é um bom fertilizante para o solo. Pode ser aplicada seca, cavando ao redor dos troncos das árvores, ou dissolvida em água previamente. A cinza de madeira é rica em potássio, fósforo, cálcio e microelementos benéficos. Ela reduz a acidez do solo. O adubo verde é aplicado para combater fungos, patógenos e pragas. Para isso, corte a grama e enterre-a nos troncos das árvores ou espalhe-a sobre o solo como cobertura morta.
remédios populares
Alguns jardineiros fertilizam macieiras com sucesso usando métodos tradicionais e comprovados. Entre eles:
- Farinha de ossos, utilizada para reduzir a acidez do solo e saturá-lo com magnésio, fósforo e cálcio.
- Levedura que estimula o desenvolvimento de mudas jovens. Este fertilizante enriquece o solo com nutrientes, estimula o crescimento do tecido vegetal e ativa processos metabólicos.
Métodos de aplicação de fertilizantes
A fertilização no outono pode ser feita de diversas maneiras:
- raiz;
- foliar;
- marcador de livro com furo.
Ao escolher um método específico, considere a idade da árvore frutífera, o clima regional e a época de fertilização. Substâncias pouco solúveis em água são aplicadas durante o preparo do solo. Preparações altamente solúveis são utilizadas na forma líquida para irrigação do solo e pulverização da copa.
Ao aplicar fertilizante, certifique-se de seguir as recomendações da embalagem do produto ou o conselho de jardineiros experientes. Exceder a concentração permitida prejudicará a saúde da árvore frutífera, impedirá o início da dormência e reduzirá sua resistência ao inverno. Para mudas jovens, a concentração do fertilizante deve ser reduzida pela metade.
Método foliar
A pulverização da copa com soluções nutritivas é feita enquanto a árvore ainda apresenta folhagem verde. Toda a planta é tratada, incluindo o tronco e o solo ao redor. Ao utilizar alguns produtos, aplique a solução generosamente na casca. Este método de tratamento é utilizado para plantas que apresentam sinais de infecção. Os nutrientes são rapidamente absorvidos pelo tecido vegetal. O efeito do tratamento torna-se perceptível em poucos dias. No entanto, o efeito da pulverização desaparece após três semanas. Produtos solúveis em água são adequados para tratamento foliar.
- complexos minerais;
- superfosfato;
- sulfato de potássio.
Método raiz
Este método de fertilização é mais frequentemente utilizado no outono. Antes da fertilização, o solo ao redor do tronco da árvore é irrigado abundantemente para reduzir o risco de queimaduras nas raízes. Os fertilizantes são aplicados secos durante o preparo do solo ou dissolvidos em água previamente e, em seguida, irrigados.
Os fertilizantes secos são espalhados sobre o tronco da árvore e o solo é revolvido a uma profundidade de 15 cm. A área é então umedecida e a camada superficial é coberta com matéria orgânica: palha, aparas de grama, turfa ou serragem. Suplementos minerais secos ou matéria orgânica são adicionados de maneira semelhante. Outra opção para fertilização radicular é aplicar o fertilizante em um sulco espaçado a 0,5 m do centro. Os fertilizantes são aplicados a uma profundidade de 20 cm e cobertos com terra.
Marcando páginas nos buracos
Este método é utilizado para fertilizar macieiras adultas e frutíferas. Vários buracos são cavados a 0,5 metros do centro, com uma profundidade de 40 cm. Matéria orgânica ou suplementos minerais são adicionados. O solo é então revolvido e bem umedecido. A camada superficial da área tratada é coberta com uma camada de cobertura morta para isolar as raízes antes da chegada do frio. Isso permite que os elementos benéficos penetrem gradualmente nas raízes da árvore. Isso é suficiente para garantir que a planta sobreviva aos meses de inverno e receba todos os nutrientes necessários na primavera.
Características da fertilização de macieiras de diferentes idades
As macieiras que já produzem frutos necessitam de fertilizantes diferentes das árvores jovens. Normalmente, a planta começa a frutificar cinco anos após o plantio. Antes dessa idade, ela é considerada jovem e requer uma concentração reduzida de nutrientes.
Antes da colheita da primeira safra, as árvores frutíferas são adubadas com os seguintes preparados:
- Uma solução líquida composta por 10 litros de água, 20 g de superfosfato e 15 g de sulfato de potássio. Essas mesmas substâncias também podem ser adicionadas na forma de grânulos secos durante a incorporação ao solo.
- Uma solução de monofosfato de potássio preparada com 10 g do produto para cada balde de água.
- Cinzas de madeira na proporção de 100 g por balde de água.
As macieiras adultas em fase de frutificação são adubadas com as seguintes substâncias:
- uma solução de 30 g de superfosfato, 20 g de sulfato de potássio e 10 l de água;
- uma solução de 1 balde de água e 15 g de monofosfato de potássio;
- cinzas de madeira na quantidade de 200 g por 1 m² de circunferência do tronco da árvore.
Leia também

Os cuidados adequados com as uvas no outono não só aumentam a resistência da videira à geada, como também garantem o crescimento vigoroso e a saúde das plantas na primavera, o que se reflete no tamanho e na qualidade dos frutos.
Durante outonos chuvosos, o fertilizante é espalhado seco ao redor do tronco. Ele se dissolve com a precipitação e satura o solo. Se o tempo estiver seco, é melhor usar soluções líquidas. Se a macieira produziu frutos em abundância durante o verão e o outono, aumente a concentração de fertilizantes potássicos na próxima aplicação.
Para garantir uma colheita abundante de maçãs na próxima temporada, as árvores frutíferas são fertilizadas no outono. A adubação oportuna no outono ajuda as macieiras a sobreviverem ao inverno com segurança e estabelece as bases para a colheita futura.


Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono