Canela-preta da batata: medidas de controle (Foto)

Batata

Muitos jardineiros conhecem a canela-preta da batata, mas nem todos sabem como combatê-la. A doença em si é perigosa para a colheita. Se a plantação não for tratada e nenhuma medida for tomada para salvar os tubérculos, metade da colheita pode ser perdida.

A doença é causada por três espécies de uma mesma bactéria. Cada tipo de bactéria possui características próprias e capacidade de resistir a diversas condições climáticas. Qualquer variedade de cultivo pode ser suscetível à doença, mas algumas apresentam maior imunidade à canela-preta. Mesmo assim, todo jardineiro que preza pelo seu trabalho e pela sua colheita deve saber como combatê-la.

Descrição dos sintomas da perna-preta em batatas

As bactérias patogênicas podem não apresentar sintomas óbvios por um longo período, mas a planta ainda sofrerá com a canela-preta. Essa doença comum ocorre em tomates e berinjelas. Também é comum em repolho, rabanete e pimentão.

Não é de admirar que muitos guias para produtores de batata recomendem a inspeção cuidadosa da plantação para detectar os primeiros sinais de alerta a tempo.

Os tubérculos da batata são mais suscetíveis, mas a parte aérea também apresenta sintomas:

  1. Aparecem manchas castanhas nos caules.
  2. As folhas se enrolam, começam a amarelar e secam.
  3. Os brotos frequentemente escurecem, às vezes ficam pretos e macios, com indícios de uma substância viscosa se espalhando. Essa substância viscosa que aparece nos brotos tem uma tonalidade esverdeada.
Importante! Os caules infectados se desprendem facilmente do sistema radicular se forem puxados com cuidado. É improvável que os arbustos produzam tubérculos e, caso alguns se formem, devem ser descartados.

Nos estágios iniciais da infecção, os patógenos se multiplicam e atacam as plantas, começando pelo caule. Do caule, eles se movem com facilidade para as raízes, onde atacam rapidamente os tubérculos. Os tubérculos infectados apresentarão manchas marrons que aumentam de tamanho e escurecem com o tempo. Dependendo da gravidade da infecção e da atividade dos microrganismos, os tubérculos podem apodrecer e escurecer, um processo que pode durar de alguns dias a semanas.

Rachaduras na casca da batata e pus verde no fruto indicam uma infecção grave. A podridão, ao entrar no solo, permite que os patógenos se espalhem para plantas saudáveis, onde o processo se repetirá sem intervenção humana até que a canela-preta destrua toda a colheita.

Causas da infecção

Quando os talos das batatas ficam pretos, os jardineiros suspeitam de alguma doença. Mas quantas pessoas já se perguntaram como a doença se desenvolve ou o que a causa? Chuva e umidade são condições ideais para a disseminação de patógenos.

Quando batatas ou partículas de batata infectadas caem no solo, as bactérias podem se espalhar para outros vegetais imediatamente após a chuva. Por esse motivo, a seleção cuidadosa do material de plantio, a colheita criteriosa e o cultivo subsequente do solo são essenciais.

A cigarra, uma praga, pode transmitir a doença e os vírus. O besouro-da-batata-do-colorado também pode ser um vetor do patógeno da canela-preta, assim como larvas-arame e pulgões. A canela-preta da batata destrói rapidamente os tubérculos; fotos dos efeitos do patógeno podem ser encontradas online. Jardineiros que transportam frutas por longas distâncias podem não seguir as condições adequadas de armazenamento, o que, combinado com a fertilização insuficiente durante o cultivo da batata, pode levar ao aparecimento da canela-preta.

Biologia da perna-preta da batata

As batatas são rapidamente afetadas pela canela-preta, que causa o escurecimento e apodrecimento do caule. Isso se deve a enzimas pectolíticas, que provocam podridão mole e formação de limo. As bactérias secretam uma enzima capaz de causar maceração. O tecido vegetal danificado permite a disseminação da doença, que também é transmitida por insetos, os quais frequentemente atacam as plantações. As bactérias que causam a canela-preta se espalham mais facilmente em solos pesados ​​e úmidos. Elas também prosperam em solos franco-arenosos.

Como combater a canela-preta nas batatas

Quando as raízes das batatas ficam pretas, os jardineiros entram em pânico. Mas a doença pode ser controlada, ou melhor ainda, prevenida, com medidas preventivas. Usar material de plantio saudável pode minimizar significativamente o risco de infecção das batatas por essa doença temida.

A qualidade do material de plantio é fundamental para a qualidade da colheita:

  1. A cultura deve ser plantada apenas em áreas livres de microrganismos patogênicos.
  2. Se o solo estiver infectado com a bactéria da canela-preta, não é possível plantar batatas nele por pelo menos três anos, ou até mesmo quatro.
  3. O jardineiro deve recorrer à rotação de culturas.

Os sinais de infecção podem aparecer algum tempo depois do surgimento dos primeiros brotos. A planta é desenterrada, os arbustos replantados em profundidade no solo e cobertos com água sanitária. Muitos jardineiros recomendam queimar os arbustos infectados imediatamente para reduzir as chances de propagação da infecção.

Conselho! Cada planta deve ser cuidadosamente verificada após a germinação até que a floração apareça nas batatas.

Antes da colheita, os talos das batatas devem ser cortados e removidos da horta. O corte deve ser feito sete dias antes da colheita. Qualquer matéria orgânica restante das batatas deve ser queimada e mantida longe da área. Para evitar que o solo, que pode conter o microrganismo causador da canela-preta, grude nos tubérculos colhidos, a colheita deve ser feita em tempo seco.

Secar os tubérculos antes de armazená-los é essencial. Muitos jardineiros preferem deixar as batatas esverdeadas antes de guardá-las para o inverno.

As batatas não sofrerão com a canela-preta se forem tratadas com um produto biológico. Este é aplicado antes do plantio. O Fitosporin-M é usado para esse fim. Os tubérculos são pulverizados antes do plantio e revolvidos para distribuir completamente o material biológico e proteger as batatas.

Um método eficaz é o tratamento químico. Os tubérculos podem ser tratados com um produto chamado TMTD ou VSK. Dissolva 4 litros do produto em 70 litros de água limpa. Essa quantidade é suficiente para tratar uma tonelada de batatas.

Avaliações

Máxima:

"Cultivo batatas há muitos anos. Raramente encontro canela-preta. Tento monitorar o desenvolvimento das mudas e evitar a propagação da infecção. Não quero que os microrganismos se espalhem para as plantas vizinhas. Sei por experiência própria que isso pode acontecer rapidamente. Não tenho tempo de ir à minha casa de campo para verificar as batatas com frequência, então tento tratar os tubérculos regularmente com agentes biológicos antes do plantio."

Miguel:

"Usei TMTD da última vez para tratar os tubérculos antes do plantio. Os resultados foram bons. Não houve problemas com a colheita; tivemos tubérculos excelentes. Nem precisamos remover nenhuma planta infectada da horta; simplesmente não havia nenhuma."

Anastasia:

"Um vizinho reclamou de canela-preta. Eu não tive esse problema nos últimos três anos. Criei o hábito de selecionar cuidadosamente os tubérculos antes de plantar. E, ao colher, é melhor descartar imediatamente qualquer fruto suspeito. Se você mantiver suas batatas verdes, fertilizá-las com frequência e tratá-las regularmente, não há chance de o patógeno da canela-preta se espalhar."

Igor:

"A canela-preta é um problema sério. Nunca imaginei que a doença pudesse se espalhar tão rapidamente. Em um ano, perdi cerca de metade da minha colheita. Desde então, não planto tubérculos sem tratamento prévio."

Alexandra:

"Posso recomendar Fitosporin-M com toda a confiança, embora existam muitas alternativas válidas no mercado. Mas sempre compro este produto para tratar a canela-preta antes do plantio. É extremamente eficaz e não há motivo para preocupação com os cuidados adequados da cultura."

Tamara:

"A canela-preta é uma doença insidiosa que pode se alastrar rapidamente e passar despercebida, mas jardineiros atentos sempre reconhecem os primeiros sinais da doença e destroem as plantas infectadas. Se você fertilizar as batatas prontamente e cuidar delas adequadamente, esse problema e outros serão evitados. As batatas exigem atenção. Para maior segurança, você pode usar tratamentos biológicos, mas eu raramente os utilizo. Prefiro escolher variedades que sejam naturalmente imunes à canela-preta."

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates