O que você pode plantar depois do repolho? Planejando seus plantios para o novo ano.

Repolho

Vegetais depois do repolho

A couve pertence à família das crucíferas. Esta hortaliça é muito atacada por pragas do solo, como mosquitos, moscas e traças. Suas larvas hibernam na camada superficial do solo, onde também permanecem ativos patógenos que causam podridão, manchas foliares, requeima e oídio. Quem ignora a rotação de culturas e planta couve no mesmo canteiro por vários anos acaba sem colheita.

ingestão de nutrientes

Ao longo de uma estação, o repolho extrai nutrientes do solo para formar sua cabeça. Seu sistema radicular é extenso e o solo se esgota ao longo de todo o rizoma. Se a fertilização não for aplicada anualmente, o solo se esgotará em 2 a 3 estações.

Variedade Volume da colheita (t/ha) Nitrogênio consumido (kg) Cálcio consumido (kg) Fósforo consumido (kg) Potássio consumido (kg)
repolho branco 70 230 301 37 256
colorido 60 200 43 35 208
couve-rábano 15 115 48 12 87

No outono, após a colheita completa e a limpeza do canteiro, removendo raízes e folhas, adiciona-se matéria orgânica ao solo juntamente com fertilizantes minerais:

  • húmus 20 kg/m²;
  • superfosfato 2 colheres de sopa l/m²;
  • nitrato de potássio 2 colheres de sopa l/m²;
  • cinzas 1 st/m².

O solo é revolvido sem quebrar os torrões. Se congelarem no inverno, as larvas e pupas da praga morrerão.

O que é bom para o repolho?

O repolho prefere solos férteis, ligeiramente ácidos e que retenham umidade. Para manter um pH ideal, aplique calcário no solo antes do plantio ou adicione farinha de dolomita durante a aração. As raízes do repolho penetram profundamente no solo, portanto, cave mais fundo.

Antes de plantar as mudas, adicione húmus e cinzas às covas. Cubra o canteiro com cobertura morta. Uma boa colheita é alcançada com os devidos cuidados, que incluem os seguintes passos:

  • rega regular;
  • alimentação em tempo oportuno;
  • afrouxando o espaço entre as fileiras;
  • amontoando montes de repolho;
  • Tratamento de plantações contra pragas com cinzas e pó de tabaco.

O que plantar depois do repolho

No outono, eles planejam o plantio da próxima temporada. A safra precisará ser substituída por vegetais com diferentes necessidades nutricionais, suscetíveis a diferentes doenças e pragas. Estes incluem:

  • Verduras (salsa, endro, aipo);
  • solanáceas (batatas, tomates, berinjelas);
  • Os tubérculos mais populares são a beterraba e a cenoura;
  • abóboras (abóbora-moranga, abóbora-menina, abobrinha, pepino).
Referência!

O solo do jardim infectado com hérnia das crucíferas é tratado com espinafre, beterraba e alho. Para curar o solo, essas plantas são cultivadas em duas estações consecutivas.

pepinos

A couve não é apenas uma boa planta precursora do pepino, mas também uma excelente vizinha. Os vegetais cultivados perto dela são menos suscetíveis a doenças e praticamente não sofrem infestações de pragas. As folhas da couve sombreiam a zona radicular do pepino, impedindo que o solo abaixo delas seque ou fique ressecado.

O ideal é plantar pepinos depois da couve-flor e do repolho. As variedades de couve-rábano de maturação precoce amadurecem no início do verão, portanto, as mudas de pepino podem ser plantadas antes ou depois da colheita do repolho.

Tomates

Recomenda-se plantar mudas de tomate após o repolho e a couve-flor, que são culturas de maturação precoce. A colheita precoce permite que a fertilidade do solo se recupere. Os fertilizantes são aplicados no outono e o adubo verde é semeado no verão. Essas duas culturas têm um efeito complexo:

  • Impedir o crescimento de ervas daninhas;
  • Quando a parte aérea é incorporada ao solo, ela se enriquece com microelementos úteis;
  • Melhorar a estrutura do solo do jardim.

A mostarda branca é semeada após o repolho, antes do tomate; ela ajuda a prevenir a requeima e a sarna. As sementes germinam rapidamente, e as partes aéreas podem ser cortadas e incorporadas ao solo duas semanas após a emergência.

A melhor rotação de culturas

Levando em consideração as pragas das hortaliças e os esquemas ideais de fertilização, você pode fazer rotação de culturas em uma horta pequena na seguinte ordem:

  • plantio de batatas – 1 ano;
  • Semeadura de cenouras, plantio de cebolas – 2º ano;
  • Qualquer tipo de repolho – 3 anos;
  • tomates ou pimentões – 4 anos;
  • Cultivo de abóboras – 5 anos;
  • beterraba e alho – 6 anos.

O ciclo se repete a partir do sétimo ano. O solo é adubado anualmente. Esterco fresco pode ser adicionado às batatas e aos pepinos. Boas opções de rotação de culturas estão listadas na tabela.

Tipo de repolho Cultura de seguidores (boa) Seguidor da cultura (excelente)
todas as variedades cenouras, salsa, endro, aipo batata
repolho branco, variedades de meia estação e tardias beterraba, alho, tomates, cebolas pepinos
repolho branco, variedades de maturação precoce cebolas, alho, tomates, pimentões
brócolis espinafre
colorido tomates, pepinos, cebolas

Que vegetais não são cultivados depois do repolho?

Pragas podem causar a perda total da colheita se você plantar hortaliças crucíferas em um canteiro de repolho. Todas as variedades de nabo, rabanete e rutabaga se desenvolvem mal após o cultivo de repolho.

Não é recomendável plantar agrião nem qualquer variedade de repolho. A adubação prévia ao plantio não é suficiente para restaurar o solo. Patógenos e pragas do repolho podem estar presentes a uma profundidade de 0,6 m.

Essa é a profundidade que as raízes da planta atingem. Após a colheita, elas permanecem lá, representando uma ameaça real para todas as culturas de hortaliças crucíferas na temporada seguinte.

Depois disso, o repolho cresce melhor.

A couve precisa de nitrogênio, e o tremoço, a ervilha, o trevo-doce e o trevo-branco são as melhores fontes de nitrogênio. Para obter couves fortes, o adubo verde é plantado no final do outono ou início da primavera.

  • Em setembro – mistura de ervilhaca e aveia;
  • Na primavera, após o derretimento da neve – facélia.

A mistura de ervilhaca e aveia cresce o suficiente até a chegada da geada. Ela é ceifada e deixada na superfície do canteiro. Na primavera, é incorporada ao solo com uma enxada de topo plano e semeia-se facélia.

As mudas de repolho são plantadas diretamente sobre os brotos. A facélia protege as plantas jovens de pulgões e do sol forte. Suas raízes desacidificam o solo, o que é muito importante para o repolho. No final de maio, a adubação verde é cortada e usada como cobertura morta.

Adubo verde para repolho
Importante!

Não se pode plantar variedades de couve-flor e brócolis, couve-rábano e couve-rábano um após o outro, ou após rabanetes, nabos ou raiz-forte.

Considera-se que os melhores antecessores para todos os tipos de repolho são as leguminosas e as batatas, seguidas pela beterraba e pelas hortaliças de folhas verdes (aipo, cebola, alho, salsa). As crucíferas podem ser plantadas depois do tomate, do milho e de todos os tipos de cucurbitáceas.

Não basta apenas fazer a rotação de culturas de hortaliças corretamente. Escolher boas plantas vizinhas para o repolho é igualmente importante. Os repolhos serão menos suscetíveis a infestações de lagartas se plantados perto de calêndulas, hortelã, endro e batatas.

Vegetais depois do repolho
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates