O que se pode plantar depois da colheita do alho?

Alho

De acordo com as regras de rotação de culturas, a mesma cultura não pode ser cultivada no mesmo local por vários anos consecutivos. O alho não é exceção. Plantar essa cultura dois anos seguidos aumenta o risco de infestação por nematoides do caule. É importante lembrar também que nenhuma cultura deve ser plantada após o alho. No final da estação, o solo desenvolve uma microflora específica que não é favorável a todas as plantas.

Peculiaridades do solo após o alho

Após uma temporada de cultivo de culturas exigentes em nutrientes, o solo precisa de tempo para restaurar seu equilíbrio mineral. Durante o crescimento, a cultura absorve muitos nutrientes, mas libera fitoncidas benéficos no solo. Estes podem combater infecções fúngicas.

Os próprios bulbos são suscetíveis a doenças (podridão radicular, tripes do tabaco, míldio, podridão bacteriana, mosca da cebola). As infecções podem se acumular no solo, por isso as plantas suscetíveis a essas doenças não são plantadas no ano seguinte.

As leguminosas são as sucessoras mais convenientes. Elas não são suscetíveis às doenças comuns às culturas de alho, e ainda enriquecem o solo com nutrientes.

O que é melhor plantar em canteiros de alho?

Ao escolher hortaliças para plantar em "solo de alho", concentre-se nos micronutrientes restantes no solo após o cultivo da cultura anterior. A escolha da próxima planta dependerá em grande parte da variedade.

Espécies da primavera

Durante o crescimento, o alho de verão absorve nutrientes das camadas superficiais do solo. Os micronutrientes localizados abaixo das raízes permanecem intactos. Por esse motivo, é melhor plantar as seguintes espécies após o alho de primavera:

  • cenoura;
  • morangos do jardim;
  • beterrabas;
  • Ervas anuais;
  • pepinos;
  • Variedades precoces de batata.

As culturas listadas alcançarão camadas profundas do solo com nutrientes através de seu sistema radicular, e também restaurarão o equilíbrio da fertilidade.

Observação!
A rotação de culturas mais bem-sucedida é a de alho e pepino. As culturas podem ser plantadas em anos alternados.

Variedades de inverno

As ervas daninhas de inverno são colhidas cedo, entre o final de junho e o início de julho. Deixar o solo vazio até a próxima estação é prejudicial ao solo e às plantas que serão plantadas no ano seguinte.

Existem duas opções para o uso do terreno. alho de inverno.

  1. Semear adubo verde para restaurar o equilíbrio de nutrientes do solo.
  2. Plantar vegetais e ervas que amadureçam antes do final da estação.

No segundo caso, semeiam ervas aromáticas para folhagem (endro, salsa, espinafre) ou vegetais de maturação rápida (rabanete, cenoura precoce). Na estação seguinte, as plantas são dispostas no canteiro como para espécies da primavera.

Se não houver necessidade de forragem adicional, podem ser semeadas culturas de adubação verde (cevada, centeio, facélia, trigo sarraceno, rabanete oleaginoso e aveia). Não existe uma cultura de adubação verde ideal para todas as situações. A escolha depende dos objetivos desejados. A adubação verde pode ser usada para repor nutrientes no solo ou para controlar ervas daninhas e pragas.

O que você não deve plantar

Após o cultivo dessa planta, o solo torna-se fértil e contém enzimas especiais que destroem os esporos. Teoricamente, ela pode servir como precursora para qualquer planta.

Não plante cebolas. As duas culturas têm características semelhantes. Se plantar cebolas depois do alho, a colheita será ruim por dois motivos:

  1. Bactérias e fungos que se proliferam em bulbos de alho permanecem no solo. Após o inverno, eles se banquetearão com os bulbos de cebola. Se não forem tratados, a colheita será perdida.
  2. Ambas as plantas bulbosas necessitam dos mesmos micronutrientes para crescer. Eles serão completamente absorvidos pela plantação anterior, e nada restará para a nova estação.
Observação!
Os patógenos que causam a podridão (branca e francesa) persistem no solo por um longo período. É necessário um intervalo mínimo de quatro anos entre as colheitas de bulbos.

Não é recomendável plantar repolho. Ele crescerá, mas a colheita será pequena. Se possível, evite plantar melões, abóboras, abobrinhas e aipo.

Para obter uma boa colheita, é necessário não apenas cuidar adequadamente das plantas, mas também seguir as regras de rotação de culturas. Evite plantar hortaliças no mesmo local por 3 a 4 anos. O alho deixa certos micronutrientes, bem como suas próprias bactérias e patógenos, no solo. Portanto, escolha sua próxima cultura com sabedoria para garantir o máximo crescimento.

Colheita de alho
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates